Nando Reis errou em ter deixado de ser baixista?

Autor Mensagem
k diaz guitar
Veterano
# out/09


Nando Reis até 2002 era o baixista dos Titãs.Cara eu acho ele sensacional no baixo,tem um jeito proprio de tocar e tal...Agora na carreira solo ele só toca violão (não tao bem como pilotava o baixo e o baixista dele pra mim é bem fraco...No Titãs ele tem linhas sensacionais como Bichos Escrotos,Comida,Sua impossivel chance entre outros.

Ele deveria ter seguido em carreira solo cantando e tocando baixo ou tocando violão?

k diaz guitar
Veterano
# out/09
· votar


Aki vídeos de tres das melhores linhas dele







Julia Hardy
Veterano
# out/09 · Editado por: Julia Hardy
· votar


realmente, ele fazia um trabalho mais interessante com o baixo do que o violão. Mas, é uma escolha dele. Humberto Gessinger fez isso tb.

leobozzo
Veterano
# out/09
· votar


não ele não errou em ter deixado o baixo. na minha opinião ele nunca foi um baixista e sim um quebra galho... até porque foi dessa forma que ele assumiu o instrumento. ouça agora as mesmas linhas que ele tocava,sendo tocadas pelo marcuti... é outra historia... humberto gessinger? esse não vou nem comentar...

MauricioBahia
Moderador
# out/09
· votar


Cantar e tocar baixo não é mais complexo do que violão? Não toco baixo, mas tenho a ligeira impressão. Se for verdade, talvez ele tenha optado por essa razão também. Mais liberdade.

Ou mesmo pq ele sempre gostou mais das 6 cordas mas nunca teve espaço nos Titãs para ficar a vontade.

Abs

ps. no vídeo de "Comida" o Arnaldo tava totalmente fora do beat. Depois a galera deum um toque nele! heheh

Thyagw
Veterano
# out/09
· votar


No Titas eles sempre variavam
Tanto que no primeiro CD haviam musicas que ele so cantava, como Querem meu Sangue
Ele sempre foi um otimo baixista, mas um compositor melhor ainda:
"Atualmente é um dos 10 maiores arrecadadores de direitos autorais no Brasil, de acordo com o ECAD, levando em conta músicas tocadas em shows e execuções em rádio (conforme noticiado pela Folha de São Paulo em 07 de Fevereiro de 2009)."
wikipedia.org

k diaz guitar
Veterano
# out/09
· votar


leobozzo
ouça agora as mesmas linhas que ele tocava,sendo tocadas pelo marcuti

Bichos escrotos por exemplo não ficou nada bom....Apesar disso,os titãs estão em turne com o Branco Mello no baixo revezando com o Sérgio Brito (tecladista)...E sinceramente,não entendo o porque do Paulo Miklos ter assumido a guitarra e não o baixo,já que sempre foi um puta baixista (no começo dos titãs ele revezava com o Nando)...e o Branco já tinha feito trabalhos tanto como Baixista (no Kleiderman,fez um cd mto bom,mas com um baixo pouco imponente) e se naão me engano ele tocou guitarra no cd Eu e meu guarda-chuva do qual eu nao posso opinar...

k diaz guitar
Veterano
# out/09
· votar


ps. no vídeo de "Comida" o Arnaldo tava totalmente fora do beat. Depois a galera deum um toque nele! heheh


Pois é...o problema não foi ele não...Problemas tcnicos na caixa de retorno...Ele não estava ouvindo a banda direito...O coitado do Liminha teve que fingir que tava tocando guitarra (tb por problemas tecnicos)....

k diaz guitar
Veterano
# out/09 · Editado por: k diaz guitar
· votar


e foi o saudoso Marcelo Fromer (o líder da banda,era o guitarrista..hehe) que falou com ele...o Nando tava puto ja..

a bandana do Tony é tosca d+

Gunnar
Veterano
# out/09
· votar


k diaz guitar

Ele escolheu o violão porque é mais leve, e fica mais fácil pra ele cantar, só pode.

jkdias
Veterano
# out/09
· votar


nando reis já foi baixista?????? sério??????

edalko
Veterano
# out/09
· votar


Eu acho que ele errou quando decidiu cantar

Gui
Veterano
# out/09
· votar


sinceramente...um ótimo compositor...mas como músico...continua sendo um ótimo compositor

MioJ0
Veterano
# out/09
· votar


Tópico inútil.

k diaz guitar
Veterano
# out/09
· votar


Lembre-se: só poste se puder ajudar ou enriquecer o tópico. Obrigado!

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Acho que não errou... Acertou em seguir aquilo que o seu coração mandou... E o Nando Reis manda muito bem, cantando e tocando.

De que adianta um montão de notas se elas não conseguem tocar ninguém?!

k diaz guitar
Veterano
# out/09
· votar



nando reis já foi baixista?????? sério??????

e um puta baixista

k diaz guitar
Veterano
# out/09
· votar


De que adianta um montão de notas se elas não conseguem tocar ninguém?!

Que poético

MioJ0
Veterano
# out/09
· votar


Quero só ver o QUANTO isso vai nos enriquecer musicalmente. . .


Não tem erro, nem acerto. Só há a escolha do cara, e pronto. Não é algo opinável. Existem tantos assuntos Relevantes para discutir neste belo espaço, que este tópico se mostra um claro desperdício de tempo e espaço.

(Eu nem sei qual o visual que ele está usando agora, mas) daqui uns dias vão querer discutir se o Nando Reis errou em fazer ou não fazer a barba. Este será o fim.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

louis
Veterano
# nov/09
· votar


Caras, já tinha pensado nisso tbm...
Sempre achei essas linhas de baixo bastante interessantes.
Mas uma coisa que não podemos esquecer é que nessa época o Liminha (que é um puta baixista) produzia os discos da banda e era brother dos caras.
Então não dá pra saber se essas linhas de baixo são mesmo de criação do nando. Ainda mais pq ninguem tinha uma função mto específica no começo da banda. Entao vai ver que ele foi o q se deu melhor com o baixo e simplesmente executava o q outro criou.

brenokkkkk
Membro Novato
# set/15
· votar


Em entrevista o Nando falou que nunca foi baixista sempre tocou violão e sempre gostou do violão, ele pegou o baixo dos titãs meio por acaso, quando ele formou a banda precisava de um baixista e ele entrou meio sendo um quebra galho...

kiki
Moderador
# out/15
· votar


leobozzo
na minha opinião ele nunca foi um baixista e sim um quebra galho... até porque foi dessa forma que ele assumiu o instrumento.

isso é fato, por isso ele "largou" o baixo... mas isso nao significa que ele não seja um bom baixista.

depois de ouvir esse show eu passei a ter mais respeito por ele tecnicamente.



Buja
Veterano
# out/15
· votar


Acabei de ler esse topico aqui, mas como é desse mes, a desenterada nao é la tao absurda hehe.

Esse negocio de trocar de instrumento é muito relativo.

O largamente conhecido flea não imaginava ser baixista de inicio. Tocava instrumento de sopro, acho que trompete. E que eu saiba, tinha queda pelo piano.
Começou a tocar baixo pela necessidade, ao formar a banda que já tinha um guitarrista, e virou referencia baixistica.

Hoje, ele toca baixo, mas já vi varias entrevistas ai ele dizendo que já imaginava tocar outros instrumentos, colocar uns toques de trompete nas musicas, e piano, e como de fato ele fez nesse album I'm with you.

Já ouvi falar tambem que Joey deMaio do Manowar tambem era guitarrista, apesar das fontes que eu leio sempre dizem que era sempre foi baixista desde a epoca do colegio. Se é verdade ou mentira eu nao sei, mas que o estilo de tocar dele, o timbre, e o proprio instrumento estão bem mais pra uma guitarra do que pra um baixo, isso é.

Esse exemplo do Nando Reis eu nao sabia, mas deve ter sido parecido. Tocador de 6 cordas que se bandeou pra 4 porque precisava, e acabou dando certo.

Enfim, se é um erro, acho que nao. Erro é deixar de tocar, deixar de ser musico. Toque o instrumento que quiser, na epoca que quiser, toque até mais de um. Os caras do roupa nova trocam de instrumento mais do que trocam de roupa (eta trocadilho ruim kkkk).

Tem uns que trocam de instrumento, e dão muito certo.

Dificil mesmo é o cara que sempre gostou das 4 cordas, e ficar metido a querer tocar guitarra. Eu que o diga aff...

Ramsay
Veterano
# out/15
· votar


kiki

Achei estranho vc postar esse vídeo, uma vez que o som é de péssima qualidade e mesmo no meu sistema 5.1 não percebi nenhum som de contrabaixo.
Eu não tenho condições de saber se o Nando Reis é um bom baixista ou não, mas, tudo que eu sei é que como baixista ele é um ótimo compositor e responsável por diversas pérolas da MPB.

makumbator
Moderador
# out/15 · Editado por: makumbator
· votar


Ramsay
mesmo no meu sistema 5.1 não percebi nenhum som de contrabaixo.

Eu ouço perfeitamente.

Sabe esse som grave e metálico da música na levada da música? É o baixo em slap. Em 2:05 começa uma parte com o baixo extremamente aparente na gravação (mesma coisa acontece em 2:43. Baixo super na cara). Linhas bem legais, inclusive.

Ramsay
Veterano
# out/15
· votar


makumbator

Agora que vc falou eu notei os slaps aos 2.05 minutos do vídeo o que mostra que ele sabe fazer slaps e, por isso, teoricamente, seria um bom baixista.

Eu sou guitarrista e não baixista e tenho 2 baixos que uso pra gravar bt-tracks pro meu uso e consigo fazer slaps sem nenhuma dificuldade, basta martelar as cordas.

O Nando Reis sabe tocar baixo e isso eu não discuto, mas, continuo achando que ele é um excelente compositor e um baixista de nível apenas razoável.

Se isso não fosse verdade ele não teria alcançado o sucesso que fez na carreira solo cantando somente músicas compostas por ele, nada mais que isso.

makumbator
Moderador
# out/15 · Editado por: makumbator
· votar


Ramsay

Eu acho que ele é um baixista normal (o fato de saber fazer slaps não é nada demais, claro. Assim como o pizzicato, o slap é uma postura que já é ensinada de cara para um iniciante). Por outro lado, o fato de ser um baixista normal não quer dizer que ele não fizesse linhas legais (como nessa música, independente de ser slap ou não). Só me espantei por você dizer que não escutava baixo nenhum na música. Tá tão na cara nessa gravação!

entamoeba
Membro Novato
# out/15
· votar


Ramsay
mesmo no meu sistema 5.1 não percebi nenhum som de contrabaixo.

Escutei o baixo ouvindo nos falantes do laptop. Acho que o que falta é conhecer bem o som do instrumento, mas isso não é demérito nenhum.



jaylucas
Membro Novato
# out/15
· votar


Ramsay
Achei estranho vc postar esse vídeo, uma vez que o som é de péssima qualidade e mesmo no meu sistema 5.1 não percebi nenhum som de contrabaixo.

Sério?! o.o
O baixo entra aos 0:05 do video, e tá bem "na cara" na música toda.

Ps.: tópico de 2009

Julia Hardy
Veterano
# nov/15
· votar


O Liminha (produtor) foi o baixista nos álbuns dos Titãs. Ele que fazia as coisas pela banda. O synth bass em Comida, por exemplo, é tocado por ele e não pelo Nando.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nando Reis errou em ter deixado de ser baixista?