Problema com tensor, Ajuda Galera!

    Autor Mensagem
    Jg Destroyer
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Jg Destroyer


    Salve Galera!

    To com um probleminha com meu baixo, e ta me deixando um pouco preocupado.

    Comprei cordas novas pra ele, porem com um calibre maior. Troquei as cordas, o braco empenou um pouco. Ate ai tudo bem, ja que o calibre e maior. Fui regular o tensor, como sempre fiz tanto em minha guitarra como no meu violao.
    O problema e que precisei dar varias voltas no tensor. Dava meia volta, afinava, continuava empenado. Entao outra meia volta, afinava, e continuava empenado. Chegou a um ponto que vi que teria que forcar pra rodar mais, entao parei.
    Notei uma "bolinha", uma pequena protuberancia no fim do braco (onde seria o fim do tensor, depois da casa 22, porem essa protuberancia tem direcao ao captador, como se fosse o tensor saindo do braco.

    FOTOS
    FOTO 1

    A "bolinha" fica em cima da rodinha do tensor, nao consegui captar ela com a foto, mas da pra ter uma nocao de onde e com essa AQUI
    Perguntas:
    1 - Sera que meu baixo nao aguenta esse calibre?
    2 - Sera que essa "protuberancia" eh mesmo o tensor?

    Obs.
    2 - O baixo eh um Groovin MM
    3 - Nao sei fazer acento no Mac, entao ja viu.. hehe

    GuitarHome
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Cara era melhor no forúm de baixo não?
    E outra, que eu saiba o braço demora algumas horas para se "acomodar" e você perceber a regulagem, não é só apertar que terá o resultado imediato. Tem que regular, esperar algumas horas e ver como fica e ai vai.

    wppereira
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Jg Destroyer
    Vc sabe q vc tem q esperar algumas horas após a regulagem do tensor para ver se é necessário outra regulagem, né?

    Jg Destroyer
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    GuitarHome
    Eh, eu ja pedi pra mover haha

    Entao cara, costuma ser um tantinho imediato, claro nao na mesma hora, esperei cerca de 1 minuto entre as voltas, como sempre fiz com a guitarra e o violao. Tem mais ou menos 1 hora que mexi la, e continua do mesmo jeito, um pouquinho empenado, mas continua empenado.

    Jg Destroyer
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    wppereira
    Olha cara, nao sou luthier, porem como disse eu sempre regulei minha guitarra e violao, e nunca tive que esperar tanto tempo assim, e nunca tive problemas com empenamento ou algo do tipo com eles. Posso ta falando besteira, mas comigo sempre deu certo.

    toty
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: toty
    · votar


    Já escutei falar que o braço demora algumas horas pra tomar o novo formato depois da regulagem do tensor....
    mas não é certeza...ainda mais que vc colocou cordas de calibre maior...

    Jg Destroyer
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    toty
    Opa. então
    Soltei um pouco as cordas e continuo esperando, agora tem exatamente 2 horas que rodei o tensor, de noite eu afino ele e vejo como ficou.

    E sobre a "bolinha", alguém tem alguma idéia do que pode ser, será que é mesmo o tensor? Se for, estragou alguma coisa?

    Abraço

    toty
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Jg Destroyer
    Sobre a bolinha, bem, eu se fosse vc tirava as cordas e afrouxava o tensor, pelo menos até amanhã, pra descansar o braço e ver se essa bolinha volta ao normal...
    e amanhã com calma, fazer dinovo a regulagem...

    Foi um luthier que me disse isso quando tivesse problema com empenamentos leves...

    Jg Destroyer
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    toty
    É, acho que vou fazer isso mesmo. Vou afrouxar e amanhã vejo se ela some. Espero que sim haha, valeu cara o/

    marcioguita
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Ola 1 minuto é pouco . avalie no dia seguinte, desde que nao mexa na afinaçao. de qualquer jeito, Bertola te orienta. é so aguardar que ele aparece.

    Jg Destroyer
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Então, acabei de pegar o baixo, fui afinar e tal, o braço continua um pouquinho empenado. Afrouxei as cordas, dei meia volta no tensor, e guardei no case. No fim da tarde afino de novo e vejo se fica ok.

    Estou fazendo o procedimento certo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com tensor, Ajuda Galera!