é possivel ligar 3 falantes juntos dando 8 ohms sem crossover?

    Autor Mensagem
    Krist Novoselic
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Krist Novoselic


    é possivel ligar 3 falantes juntos dando 8 ohms sem crossover?

    Digo em uma caixa de baixo, uma caixa só com: 1 x 15 + 2 x 10, existe alguma possibilidade de ligação pra ligar os 3 juntos dando 8 ohms? Ou obrigatoriamente precisaria ser 4 falantes pra fazer a ligação?


    Obs.... Peste postei no topico errado. kkkkk Ia postar em amplificadores, me desculpem

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Krist Novoselic
    3 falantes de 8 ohms dar 8 ohms de impedância equivalente? Não tem como não...

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Krist Novoselic
    · votar


    Nao digo 3 de 8 ohms.. Digo se tem alguma combinação de impedancia ou de ligações q no final dê 8 ohms...

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Krist Novoselic
    Sim... Falante de 15" com 4 ohms, falantes de 10" com 8 ohms.

    Liga os de 10" em paralelo, e eles em série com o de 15".

    Só que é bom usar essa combinação em um set biamplificado (como os GK), pra poder passar um crossover e só mandar gravão pro de 15 e o resto pra os falantes de 10. Tudo junto fica embolado.

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Hun...Entendi. Posso usar capacitores como filtros? Na verdade eu não gosto muito quando um set de caixas no falante de 15 sai só o gravão abafado não, minha ideia seria nele sair tudo oque ele aguenta e os de 10 por algum filtro de leve só pra não extrapolar os graves além doque eles aguentam.. O que acha?

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Eu usaria selenium e faria a caixa bem calculada com duto atrás, acho que dá uma dinamica melhor e mais definição os dutos atras.

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Krist Novoselic
    Com ligação em série, a filtragem fica ruim de fazer.

    Ao se usar filtros, o melhor é fazer as ligações de modelos de falantes em paralelo.

    Na verdade eu não gosto muito quando um set de caixas no falante de 15 sai só o gravão abafado não, minha ideia seria nele sair tudo oque ele aguenta
    Falante de 15 não aguenta muito mais do que gravão abafado.

    Talvez você não tenha tido muita experiência com crossovers, uma seleção de frequências adequada faz o falante de 15 dar o peso necessário sem embolar, e os de 10 dão a clareza das notas. A chave tá em saber onde deve ser esse ponto de corte.
    Se puder, testa um GK biamplificado pra você ver como o crossover pode fazer maravilhas pelo teu som...

    Eu usaria selenium e faria a caixa bem calculada com duto atrás, acho que dá uma dinamica melhor e mais definição os dutos atras.
    Quais selenium? Os 10PW3 (e os outros membros da família) tem aquele cone de alumínio, são mais agudos. Talvez seja legal, já que você não vai usar corneta/tweeter nesse sistema. Mas só dá pra saber com certeza depois de montar.

    Quanto ao posicionamento dos dutos, não posso ajudar muito, estudei um pouco sobre caixas "bass-reflex" (essas dutadas), mas não sei afirmar categoricamente onde o duto melhor te ajuda.

    De qualquer jeito, um duto bem projetado ajuda a ter melhor resposta em graves, mas também tem que projetar a caixa com mais cuidado pra que o cone do falante não tenha excursão excessiva. (acho que tô falando algo que vc já sabe, mas em todo caso não custa lembrar né.)

    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a é possivel ligar 3 falantes juntos dando 8 ohms sem crossover?