Ajuda! Turbinar o Ibanez SR 505 para SLAP

    Autor Mensagem
    anselmo.rt
    Veterano
    # jun/09


    Ola Pessoal,

    Tenho um Ibanez SR 505 e não sei si é a opnião de todos, mas esse baixo é bom pra tudo menos pro SLAP.
    Gostaria de trocar a captação dele sem muitos transtornos.
    Que captador vcs recomendam para esse contra baixo? o objetivo é preparo para SLAP.

    abraço a todos.

    FCLBass
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    anselmo.rt

    Esse baixo vem equipado originalmente com caps Bartolini série MK, certo? Eu já toquei em um desses e não percebi, na minha opinião, falta de timbre para slap. Antes de trocar os caps verifique as possibilidades de equalização do baixo+ampli. Eu testaria o som dele com um Bass Equalizer e um Limiter antes de pensar em trocar os caps. O corte das cavidades dos caps não são tão flexíveis para uma substituição tipo "plug and play".

    KaizerSoze
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    uma coisa que eu acho estranha nos ibanez é que o captador P é colocado exatamente o oposto do padrao fender... estranho, pois capta as cordas agudas mais no braço e as graves na ponte... vai saber...

    sobre os caps, nao tem essa de melhor ou pior.

    o que deve ta acontecendo é q vc ouviu um timbre de outro baixo e gostou mais. fala aí qual é q a gente pode tentar ajudar. foi um timbre moderno ou um slap de fender mesmo q te deixou doido?

    bassnoob
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    cara seu baixo é ótimo pra slap e essas captações MK1 é de segunda linha mais são bons pra caramba.
    se você for trocar os caps pra melhorar vai ter que colocar coisa do tipo BARTOLINE primeira linha ou Seymour Duncan para um som mais cheio e encorpado, tem os EMG também.
    Só que o investimento vai ficar bem alto e eu acho que seu baixo não precisa.
    ja ouvi falar (nunca usei) de pedais qeu ajudam no Slap, simulam amplis e etc...
    acho que você pode dar uma olhada nisso.

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    anselmo.rt
    Cara, acho que o que está faltando pra você é equalização.

    Os "slapeiros" como o Marcus Miller e o Victor Wooten usam uma equalização "scooped", enfatizando agudos e graves, e cortando médios. Isso deixa o slap bem marcante. Porém, tira definição do pizzicato, fazendo ele sumir na banda.

    A equalização costumeira de pizzicato é com os médios mais evidenciados, para facilitar o entendimento das notas. Mas aí o slap não fica "cortante" como na primeira equalização.

    Tenta pegar um equalizador gráfico e cortar a zona de 500 - 2000 hz, e dar um ganho na área entre 100 - 200 hz, e depois de 3 khz, e veja se o som fica mais do seu agrado.

    KaizerSoze
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: KaizerSoze
    · votar


    cortar a zona de 500 - 2000 hz, e dar um ganho na área entre 100 - 200 hz, e depois de 3 khz, e veja se o som fica mais do seu agrado.

    Essa é a configuração padrão para o FUNK que vem nos manuais de equalizadores. Gosto muito de utilizá-la.

    bassnoob

    Sobre captadores bartolini, eles são anasalados mesmo, e não são os mais buscados para o slap.

    anselmo.rt
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Pessoal... vcs disseram tudo oq eu precisava!!!

    Realmente curto muito o som de SLAP dos Fenders, e como não tenho grana para comprar um, tinha pensado em modificar o meu, mas acho que não vale a pena, vou tentar com os PEDIAS.

    O KaizerSoze disse uma coisa sobre esse baixo que é exatamente oq eu descobri e fiquei frustrado. A captação dos agudos no braço é boa já os graves deixa a desejar. No caso do SLAP quando martelo com o polegar nos graves o volume captado é bem menor doque as puxadas no agudo.

    Vcs sugerem algum pedal (q tenha custo/beneficio) para melhorar esse baixo no SLAP?

    Abraço a todos e muito obrigado pelas explicações

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    anselmo.rt
    Primeiramente, sugiro o pedal TÉCNICA aliado ao pedal BOA EQUALIZAÇÃO.

    Quanto ao som de Fender, um SX te dá um som de Fender a um custo bem menor que um original.

    Suas cordas estão novas? Corda velha não é boa pra slap.

    Por último, se mais nada funcionar, pode tentar um compressor. Ele nivela o volume das notas tocadas. Mas o melhor é tentar deixar o som do jeito que você quer só com equalização e técnica, efeitos tem que vir só pra "aparar as arestas".

    bassnoob
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    até pegando o embalo do que o Dotcom falou agora, eu mesmo fiz um post aqui dizendo que meu SX SJB75 era ruim pra slap, pois quando batia o polegar nas cordas pareciam frouxas ou até como se fosse pano, ai ele falou que eu precisava treinar mais e etc...
    quando li fiquei meio bolado, mais pequei o baixo fiz um esforço pra melhorar e vua la o baixo ja não estava tão ruim como antes e foi melhorando.
    eu estava acostumado a tocar em baixos similares ao seu e eles até facilitam pra slap já vem praticamente equalizado e etc...
    agora sinceramente o meu CORT NB5 tinha as mesmas captações do seu e eu não tinha essa perda no grave, mas o compressor deve te ajudar.
    boa sorte ai

    KaizerSoze
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    vua la

    hehehe...essa foi boa.

    Sobre uma corda mais alta que a outra, vc quer dizer usando thumb ou pop né? O pop é naturalmente mais alto, dependendo da puxada.

    Agora, se o volume está tão mais alto assim, aqueles parafusos do captador são pra isso. Abaixe mais a parte que está com volume mais alto ou suba a parte que está com volume baixo.

    flw.

    bassnoob
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    vua la



    não consegui pensar em nada melhor pra escrever.
    lol

    anselmo.rt
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    rs
    é isso ai mesmo... acho que vou comprar esse pedal que sugeriram o TECNICA ! rs

    obrigado pelas dicas e pelo puxão de orelha!
    abraço a todos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda! Turbinar o Ibanez SR 505 para SLAP