É possivel aprender "tudo" sozinho?

    Autor Mensagem
    Oicomovaivc
    Veterano
    # mai/09


    Fala povo
    Eu dei uma pesquisada e dizem q é possivel até um certo ponto, depois vc PRECISA de um professor.
    Mas eu tenho que viajar direto a trabalho (não, não sou nenhum ricasso, ganho 900 por mes, haha) ai não tem como ficar fazendo aula com professor.
    Com material da internet/revistinhas é possivel aprender "tudo"?
    Digo, virar um profissional, banda, shows... rs


    []'s

    L.A.M_Hard_Rock
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Oieuvoubem.

    Pra ser proficional você tem que estudar na melhor escola do brasil, onde só as apostilas custam 550 reais.

    ABATANGERINA
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Oicomovaivc
    cara, imagino q sua intenção não seja aprender TUDO sozinho, e muito menos se tornar, a princípio, profissional, como o L.A.M_Hard_Rock mencionou. O professor facilita bastante, principalmente pq, diferentemente do violão e da guitarra, q em cada esquina a gente conhece alguém q toca, com os quais a gente acaba aprendendo bastante, com o baixo não ver de perto pessoas tocando, nos deixa sem referências, e nos faz adquirir muitos vícios (ao tentar aprender sozinho). Entretanto, ATÉ HOJE, e faz + de 02 anos q estou estudando, q não tenho professor de baixo. Considero q de lá pra cá, evolui bastante, pelo os outros q me ouvem dizem. Só q no meu caso eu já tocava há + de 15 anos violão e guita, então acho q isso facilitou. Mas estou a procura de um professor (acho q já achei), pois preciso de alguém pra me criticar e pra ver tocar, faz falta isso sim. Lembrando q não sou profissional.
    Vou te indicar um material q me ajudou:
    1 - DVD Sherlock Gomes - Inciante/Intermediário
    2 - Livro c/ 03 cd's "Método Dan Dean"
    3 - Livro c/ cd "Método Adriano Giffoni p/ Música Brasileira" (têm livro 01 e 02)
    4 - Livro c/ cd's "Slap it" (esse acho q têm na net pra baixar, inclusive aqui no fórum)

    É isso

    L.A.M_Hard_Rock
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Vale salientar, proficional é em menção ao grande renato.

    KaizerSoze
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    aqui só tem profíça!!

    leobozzo
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Oicomovaivc

    cara hoje em dia acho que dá SIM pra aprender "tudo"

    conheço dois baixistas que são profissionais, trabalham com muita gente, gravam cds fazem shows etc e os dois são totalmente autodidatas...

    claro que escola ajuda, mas sem força de vontade, você pode estudar na melhor escola do mundo e ainda assim vai ser pior que qualquer outro que se interesse mais em aprender que você.

    Esses caras que conheço tocam com gente muito boa também e estão sempre estudando e se aprimorando...

    estamos na era da internet, vídeos em HD, dvd de aula, apostilas, revistas etc... o universo de coisas que dá pra aprender sozinho é infinito... mais facil é bater aquela preguiça e não ir estudar contrabaixo ou passar o fim de semana na farra etc.

    Oicomovaivc
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    valeu povo!
    vo comprar meu baixo semana que vem, e começar a 'saga' :D

    PedroVictor
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Cara, a pesar de aula ajudar bastante, vc pode aprender sozinho, mas nao pode deixar de se dedicar muito, se realmente quiser aprender a tocar bem.

    abç

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Fora uma aula ou outra de violão que tive, todo o meu estudo no contrabaixo foi na base de textos em internet, ver vídeos de baixistas famosos tocando...

    Quando eu estudava, não tinham fóruns ainda. E acho que se tivesse, eu dispensaria. Você faz uma pergunta e vem 4386482 pessoas responder, cada um com um ponto de vista diferente, acaba dando uma confusão na cabeça.

    Hoje em dia eu toco mais ou menos, estou certo que se tivesse um professor talvez meu aprendizado seria mais fácil, mas consigo me virar em bandas graças à dedicação que tive ao instrumento.

    Essa parte é mais importante do que qualquer aula: você pode ter o melhor professor do mundo, mas se não se dedicar, não sai do lugar. melhor não ter professor e se dedicar. Melhor ainda é ter professor E se dedicar.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    É possivel aprender "tudo" sozinho?
    defina o que é "tudo"
    quanto mais eu aprendo vejo que tem mais coisa para aprender

    depois vc PRECISA de um professor.
    pra acertar o que você aprendeu errado antes

    ganho 900 por mes, haha) ai não tem como ficar fazendo aula com professor.
    reveja seus gastos, conheço gente que ganha/ganhou muito menos que isso e faz aula com gente boa

    ----------------

    conheço dois baixistas que são profissionais, trabalham com muita gente, gravam cds fazem shows etc e os dois são totalmente autodidatas...
    famoso caso do "nasceu com o c* virado pra lua", caso em que pega um instrumento e nem sabe lá porque sai tocando, se o cara chegou até um fórum de música com dúvidas sobre aprender sozinho é certo que vai precisar de algúem pra ensinar

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    depois vc PRECISA de um professor.
    pra acertar o que você aprendeu errado antes


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    se o cara chegou até um fórum de música com dúvidas sobre aprender sozinho é certo que vai precisar de algúem pra ensinar
    Verdade... Mais pura verdade...

    +1 pra você

    Oicomovaivc
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    fernando tecladista
    reveja seus gastos, conheço gente que ganha/ganhou muito menos que isso e faz aula com gente boa

    vc leu td?
    se sim sabe que eu viajo direto, vo paga professor como, espertão? :)



    se o cara chegou até um fórum de música com dúvidas sobre aprender sozinho é certo que vai precisar de algúem pra ensinar

    hm... então o fórum é inutil? legal!

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Oicomovaivc
    Cara, sem stress...

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Oicomovaivc
    vc leu td?
    se sim sabe que eu viajo direto, vo paga professor como, espertão? :)


    chegando pra alguem que dá aula particular e dizendo:
    cara...eu tenho que viajar direto a trabalho (não, não sou nenhum ricasso, ganho 900 por mes que esquema dá pra fazer, posso pagar por aulas avulsas? ou tem algum esquema que dá pra mudar o dia da aula ou fazer algumas reposições?...

    como músico está sempre na pindaiba vai te propor um esquema que de pra fazer alguma coisa


    hm... então o fórum é inutil? legal!
    fórum não é escolinha, é fórum... onde se coloca temas e se debate sobre eles com opiniões a favor ou contra

    ----------------------

    e na boa
    você tendo alguem pra te cobrar algum resultado você vai lá e estuda pro seu caso que viaja muito e vai ter essa cobranca de mostrar a "lição de casa" é facil até sentir a obrigação de levar o instrumento na viagem e estudar com fone no hotel

    se não tem essa cobrança só vai estudar depois de 2 dias que voltou pra casa e descansou, só vai lembrar do instrumento quando resolver todas as pendencias dos dias que ficou fora, porque você não vai ter que ir naquela aula que você achou uma brecha no sabado as 8:00

    gsantos
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Tambem to tentando apredender o basico do basico sozinho e vejo é que muito dificil, peguei apostilas da net mais um dvd do Celso Pixinga e to tentando tirar alguma coisa ,mas trabalho o dia todo em marcenaria quando chego em casa bate aquela preguiça e acaba ficando para depois, se tivesse o professor seria diferente ,vem compromisso de esta la, o dinheiro que nao pode ser desperdiçado e a critica de alguem esperiente. Fora que devido ao trabalho meus dedos da mao esquerda insiste em ficar debaixo do martelo rsss! quando um ta sarando,machuco o outro, ai vai so compricando mais .Um dia chego la!!!

    rickalencar
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Olha aprender tudo você não aprenderá nem com Professor!
    Comecei a ter aulas com professor nesse semestre e nesses poucos meses cresci de mais como músico, graças as aulas.
    Minha PRofessora é experiente, sempre pede para tirar músicas para trabalharmos nas aulas, e me ensina os "padrões" de cada estilo musical e vai me instruindo no que estou acertando e errando.
    Mas tem coisas que ela e nem um outro pode ensinar que é criatividade, e isso é importantíssimo para o músico popular, e isso só consseguimos ouvindo outros músicos, treinando muito e estudando claro.
    Ganho menos que você, e gasto em torno de 60% com aula, na verdade eu trabalho para pagar minhas aulas mas também não tenho família moro com meus pais e não tenho que ajudar em nada em casa, não sei como é sua situação quanto a isso pois quando se tem família para sustentar deve ser bem mais complicado.

    leopeixotorj
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    É impossível aprender tudo, com ou sem professor.

    Virar profissional sem estudar é impossivel também, se você consegue estudar sozinho não precisa de professor, mas te digo que com professor é mais fácil.

    brfree
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Olá.Aprender tudo é uma missão de uma vida inteira.Algo prazeiroso, que vai fazer vc ocupar suas horas de tédio e fazer voce pensar no mundo ,nas pessoas,nos seus sentimentos.Enfim, afora fazer o instrumento te obedecer,na boa,estamos falando no fundo de ARTE ,que é o que a música faz.Explicar o mundo de outra forma... O porfessor é um facilitador, e oque ele te ensina é a estudar. Eu estudei com alguns excelentes professores que mederam a base para seguir vários camihos,inclusive em outros instrumentos,como autodidata.Hoje incentivo meus alunos a não só procurar pela minha visão ,mas a seguirem seus instintos através da minha orientação,para que depois eles possam seguir sozinhos, caminhando com sua próprias pernas.

    Bruh_figura
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ABATANGERINA
    A maioria das pessoal que tocam por ai violão e guitarra aprenderam sozinhos ou em escolas pequenas onde as tecnicas e o posicionamento das mãos não são ensinados da maneira correta. A chance de se aprender da mesma maneira do que com um professor competente com essas pessoas é praticamente zero e seria a mesma coisa do que aprender o instrumento sozinho, é verdade que em tempo menor.

    hiago hot pants
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Vc pode aprender e ser um mestre no baixo, eh só uma questão de tempo e esforço, mas esse tempo seria bem menor se utilizar um professor

    slash do baixo
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Oicomovaivc
    essa é minha opnião pra min contrabaixo vc so presisa se dedicar tanto com professor como totalmente sozinho(net,revistas,cds,etc) procurre estudar todos os dias no minimo meia hora mais é claro se puder estude mais pratique muitos exercicios assim seus dedos ficaram cada vez mais rapidos procurre saber cada vez mais de cada tecnica tente tocar varias musicas que vc gosta se vc se EMPENHAR aposto que vc consegue virar um profissional mais somente se se EMPENHAR com fio em vc

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    slash do baixo
    Tem certeza que o colega estava esperando sua opinião desde 2009 para poder decidir se dá para aprender sozinho ou não contrabaixo?? só quase 3 anos de espera hehe se atente as datas dos assuntos para não virar o coveiro do ano

    Osvaldojr
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Claro que dá pra aprender muita coisa sozinho hj em dia, tem internet e dvds, ha 30 anos atrás qdo comecei tinha que ter algum professor, pois não havia dvd nem net, e sempre trocando informações com musicos mais experientes....
    Vc pode adquirir video-aulas e se aperfeiçoar muito, bastante mesmo, até o ponto de tocar com "profissionais"...
    Outro dia vi no mercadolivre uma coleção de video aulas com os melhores baixistas do mundo, muito legal....

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Depende. Depende de você. Tem gente que tem os melhores professores do Brasil e se torna um baixista medíocre. Tem gente que nunca teve um professor, mas é um baixista profissional exemplar e que é disputado pelo mercado.
    Um professor ajuda e torna o aprendizado mais fácil, mas se a pessoa será ou não um bom baixista, é a propria pessoa que fará isso acontecer, ou não.
    Aliás isso é para qualquer profissão. Não é a escola que faz o profissinal, apesar de no início, a escola contar pontos durante uma seleção.
    Portanto, se é possível aprender tudo sozinho, a resposta é: depende da pessoa (Boa vontade, dedicação, dom, determinação e um monte de outras coisas...).

    smarth
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Pra ser proficional você tem que estudar na melhor escola do brasil, onde só as apostilas custam 550 reais.

    Eu não acho isso não.O slash começou tocando em casa com um violão de 1 corda e ele é profissional com certeza.
    Eu acho que não precisa ir em uma escola de música que só a apostila custa 550.Eu acho que tudo depende de você e principalmente do tempo.Se vc praticar todo o dia 2 horas ou mais contra-baixo (todo o dia) cada vez você vai aprender mais e mais aé que um dia você vai tocar no mínimo excelente.

    JGBASS
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Amigo , a principio não acho que de pra aprender tudo sozinho . Sempre aparecem tecnicas novas , jeitos de tocar....
    Um bom nivel no baixo da pra pegar sozinho sim , mas com muita dedicação e treino ,mas um professor ajuda bastante . Ele vai te guiar , mostrar suas falhas , onde voce precisa treinar mais e ele é muito mais experiente.
    Abraços

    123nove
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Meldeus.. o Topico é de 2003...

    capitao1
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Concordo plenamente com o Mauricio , acho que da para aprender muito sobre tudo (dependendo da pessoa e da vontade) hj com o auxilio da internet, medicos "reclamam" que os pacientes sabem mais de suas doenças do que eles mesmo, porém sem o ingles fica tudo limitado.
    Vc abre hj um you tube e poe bass lesson , da pra fica louco tem de tudo porém sem ingles veio, fica muito mais dificil.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É possivel aprender "tudo" sozinho?