Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Caixa 4x10 + BS120

Autor Mensagem
Stu
Veterano
# abr/09


Olá pessoal, tenho uma Staner BS-120 e pretendo montar uma Cx. 4x10 com alto-falantes selenium 10Pw3, tenho dúvidas quanto a usar "drive" ou não. Que amplificador Bom e barato poderia usar (400MB meteoro?), realmente terei a potencia de 400W = 4 falantes de 10" 100w cada. E como faria para ligar esta cx 4x10 junto com a Staner BS120? Bom estou aberto a sugestões e dicas todas serão bem vindas, pois naum manjo de eletrônica então conto com o pessoal do fórum... Obrigado a todos!

Stu
Veterano
# abr/09
· votar


Ah sei q Ampli MB400 tem 200W de potência... (mas naum sei como editar um post kkkk)

Arrastão Cultural
Veterano
# abr/09
· votar


Não entendi...
Quem vai tocar a 4 x 10? O BS 120 ou o Meteoro??

mum
Veterano
# abr/09
· votar


Stu
vc tem que ver se o amplificador do BS120 tem saída pra uma caixa externa.

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


Stu
Pelo titulo, pensei que você ia botar o BS120 pra "empurrar" a 4x10...

Explica direito o que você quer.

Stu
Veterano
# abr/09
· votar


ah sim, ficou meio confuso mesmo... Eu kero fazer uma cx de 4x10 para usar possivelmente com um meteoro MB400 (ainda estou a procura de um bom e barato amplificador). Como tbm é usado uma cx de 4x10 + 1x15 num amplificador só eu gostaria de saber como faço para usar esta Cx 4x10 q farei, junto com um ampli q vou comprar e tentar usar junto esse meu "cubo" 1x15 como se fosse uma Cx 1x15 normal. Só q naum sei como ligar tudo junto, não sei se posso ligar por exemplo o MB400 para a cx 4x10 e mais o Bs120 junto, só q não sei se é melhor eu anular o ampli da BS120, ou se existe uma maneira de usar ela com seu próprio ampli embutido com esta de 4x10 + ampli MB400 q irei adquirir...

então o q terei em mãos é:
01 ampli (meteoro MB400 por exemplo, potencia 200W senão me enmgano)
01 Cx 4x10 (alto falantes selenium 10Pw3 Potência 150W)
+ 01 caixa Bs120 Staner....

minha duvida é como ligar tudo junto.... e aproveitar o máximo deste equipamento.
Obrigado a todos!

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


Stu
Usa os dois juntos ué...
Deixa o MB400 só pra 4x10, e o Staner por conta própria.

Só é ligar o Line Out do MB no input do Staner (ou o line out do Staner no Return do MB, o que parece ser ainda mais interessante)

Stu
Veterano
# mai/09
· votar


Só é ligar o Line Out do MB no input do Staner (ou o line out do Staner no Return do MB, o que parece ser ainda mais interessante)

DotCom
Obrigado + uma vez... Cara vc pode me explicar a diferença no som de ligar de um modo ou de outro?

E ja vou aproveitar e tentar tirar esta dúvida... o que você acha
deu usar drive nesta Cx 4x10? alguma sugestão de marca e modelo? E mais uma, pesquisei mas não achei esquema de projeto para fazer a estrutura da Cx. 4x10, pois aki tão pedindo R$ 350,00 só para fazer a caixa sem os alto falantes. (axei meio salgado). Abrass (ah e mês q vem estou indo testar e kem sabe comprar akeles caps Cabrera sitados em outro tópico, to loco pra sentir meu squier "ching ling" um pouco melhor =])

DotCom
Veterano
# mai/09
· votar


Stu
Line out meteoro -> input do staner:
Você vai ter o som passando por 2 prés, geralmente se evita isso pra simplificar o trabalho de timbragem.

Line out staner -> return do meteoro:
O som passará somente pelo pré do Staner. No meteoro, o único controle que funcionará é o de volume master. Isso simplifica a sua vida, já que você só vai mexer em equalização no Staner, e só regula volume no Meteoro.

Line out staner -> input do meteoro
Não citei essa ligação no post anterior porque é possível que dê trabalho demais pra retorno de menos.
Com ela, você vai ter a oportunidade de diferenciar mais o timbre entre a 4x10 (ligada no meteoro) da 1x15 do staner. Dá mais trabalho para timbrar, e é possível que o som não fique legal. Mas dá pra fazer brincadeiras como, por exemplo, deixar o 1x15 com som limpo, e saturar o pré do meteoro pra ter um som saturado nas 4x10... Enfim, tem muita forma de "brincar".

quanto ao driver, eu sou meio cabreiro sobre usar. acho que você pode colocar, mas bote também uma chave para poder desligá-lo. As vezes você quer um timbre mais fechado e o driver poderá te atrapalhar. Com uma chave on/off você fica com o melhor dos dois mundos.

Não sei te ajudar quanto a caixa, mas geralmente caixa boa não sai barato mesmo não...

abraços

TFHG
Veterano
# mai/09 · Editado por: TFHG
· votar


Se vc está com receio de usar um drive (corneta ou um "titanio"), estude a possibilidade de usar mids 6" ou 8" (um par deles), usando um crossover passa-alta acima dos 2000hz. Vai ficar mais "macio" que um drive.

Stu
Veterano
# mai/09
· votar


Pô galera, muito obrigado a todos!

Agora só estou precisando de um esquema de tamanho desta Cx 4x10, e saber se é recomendado a colocação de dutos ou não, pois pretendo fazer uma espécie de réplica das "grandes marcar" e se naum me engano essas Cxs. "famosas" naum usam drives né? A elétrica ja tenho quem a faça, mas gostaria do tamanho exato desta Cx. pois nesse quesito sou o q chaman de "chato" pois gosto tudo perfeito e sem "economias porcas"... mais uma vez Obrigado a TODOS!!! abrass

Stu
Veterano
# mai/09
· votar


Ah eskeci.... tbm gostaria de saber se há diferença significativa na qualidade de som qnto a utilização de MDF ou Compensado(este de qualidade)... agora sim...kkkk Obrigado!!!

DotCom
Veterano
# mai/09
· votar


Stu
Tem marcas que usam o driver e tem marcas que não usam. Não existe regra...

Existem projetos dutados e projetos selados, depende da resposta que se quer. Também não tem uma regra específica.

O tamanho da caixa vai depender de quais falantes você vai usar, pois a resposta ideal se dá quando você faz uma caixa especialmente para o modelo de falantes (cada falante tem parâmetros "Thiele-Small" diferentes, e esses parâmetros são usados para projetar caixas acústicas)

Quanto ao compensado... Não sei dizer, mas em 99% dos projetos de caixas acústicas, vejo usarem compensado de 20mm, se todo mundo usa assim, não tem porque mudar.

Stu
Veterano
# mai/09
· votar


DotCom

Hmmm certo... Bom o lance é o seguint... Minha Bs120 Staner ja ta pouco pra tocar e até ensaiar... Então estou a procura de projetos de Cx 4x10 para usar junto com meu Staner e provavelmente um ampli meteoro MB400...
Os falantes seriam os 10Pw3 Selenium(150W senão me engano), a Cx seria pra ensaios e shows maiores onde tenhamos de levar equip. Procurei projetos de "Gallien Krueger" e similares mas naum axo nada.... A principio então nem colocaria drive pq não preciso de "exagero de agudos" e sim um som definido e limpo pra tocar R'n'Roll ex: The Who, The Doors, Oasis, Coldplay e uns poprocks nacionais... lembrando q tenho um Squier e prefiro a "tonalidade" JazzBass e Single's alá Precision... Obrigado mais uma vez... e se Deus kiser e meu bolso permitir essa Cx sai do projeto!!!! \o/

Arrastão Cultural
Veterano
# mai/09
· votar


Stu
NO site da Selenium têm (ao menos tinha!) vários projetos de caixa já calculados pro parâmetros dos falantes deles com certeza é sua melhor opção!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Stu
Cara, o problema em vc usar uma 4X10 com os falantes 10PW3 é que eles possuem impedância de 8 ohms; portanto, em uma ligação série-paralelo, a impedância da caixa será de 8 ohms. Acontece que a impedância mínima do 400MB (eu tenho um), é 4 ohms, e só aí ele fornecerá toda a sua potência. Assim, ou vc consegue falantes de 10 pol que tenham impedância de 4 ohms, o que é difícil aqui no Brasil, ou constrói uma caixa com 2 falantes (de 8 ohms) apenas, ligados em paralelo, no que resultará 4 ohms.
Outra questão é o amp. Este cabeçote da Meteoro possui falhas de construção (na verdade foi economia porca da fábrica mesmo), que resultam em problemas de confiabilidade. O meu já me deixou "na mão" em um show. Para que este amp torne-se confiável é preciso fazer algumas modificações no circuito (na verdade adições do que falta nele), que foram identificadas pelo Augusto Pedrone. Ele as fez para mim, e agora sim o amp ficou tão bom quanto o GK que ele copia.
Abç

Stu
Veterano
# mai/09
· votar


Arrastão Cultural

poisé eles naum tem mais os projetos.... foi a primeira coisa q vi qndo comecei a peskisar.... mas Obrigado pela atenção!!!

Mauricio Luiz Bertola

Poisé eu até ja havia copiado a citação de outro tópico q vc menciona esta falha ou economia "sem vergonha" da meteoro no caso de eu comprar esse ampli.... muito obrigado pela atenção tbm!!!
Agora faço uma pergunta.... existe alguma maneira de transformar esse ampli MB400 pra 8 ohms ou alguma sugestão de amplis de 8ohms com bom custo benefício (e qualidade).... ou ainda naum existe nenhuma forma de deixar esta Cx 4x10 em 4ohms???
e a última por enquato.... kkk no ex: de 4 falantes de 10" de 150W, eu teria a potência de 600W(150W x 4) exato? Não teria problema em usar um ampli q empurre 200w(supondo q este ampli trabalhe na mesma frequencia de ohms q os falantes). Ps: me desculpem os equivocos de eletrônica pois não manjo desta ciência... Abraço e obrigado a atenção de todos....

OBS: Pretendo montar esta Cx este mês se possivel e assim q conseguir crio um tópico com o projeto dela pois verifikei q não existe isto, aqui no fórum e muitas pessoas procuram uma saida alternativa para o mesmo problema q eu... (como naum manjo de eletrônica tentarei pegar o esquema elétrico ou eletrônico dela com a pessoa q irá montar, mas creio q montar uma cx. sem ampli ou pré-ampli. naum deve ser coisa de outro mundo respeitando os cálculos e medidas necessárias)

DotCom
Veterano
# mai/09
· votar


Stu
Vamos tentar ajudar...
existe alguma maneira de transformar esse ampli MB400 pra 8 ohms
Não... Isso significaria alterar os trafos de alimentação (e possivelmente capacitores e transistores de potência). Ficaria inviável.

ou ainda naum existe nenhuma forma de deixar esta Cx 4x10 em 4ohms???
Como o bertola falou... dá, só é você encontrar falantes de 4 ohms. O problema tá aí... a maioria dos falantes é de 8 ohms.

ex: de 4 falantes de 10" de 150W, eu teria a potência de 600W(150W x 4) exato? Não teria problema em usar um ampli q empurre 200w
Não tem problema não... Mas você sabe que sua caixa ficará subutilizada.

Daí, pergunto o seguinte: Que tal seguir a recomendação do Bertola, e fazer uma 2x10?
Você vai ter uma caixa de 300w (ainda suporta com folga seu ampli), mais leve, menor, mais barata, e em 4 ohms, permitindo a seu ampli trabalhar os 200w que ele pode fornecer.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


DotCom
Stu
Uma excelente opção é uma 2X12.
Abç

Stu
Veterano
# mai/09
· votar


DotCom

Mauricio Luiz Bertola

e a todos q me ajudaram....

Pô brigadão pessoal, consegui ter uma outra visão de solução para meu problema.... mas então 2 falantes selenium 12pw3 seriam uma boa pedida?
Duvida: nesta caixa 2x12" não haveria nessecidade de drive né?
E Bertola qnto ao material da caixa pode-se fazer com MDF (pois é mais acessivel pra min) sem comprometer a qualidade do som ou da própria durabilidade da caixa?
Obrigado pessoal!!! abrass...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Stu
Não gosto de MDF. É um material inferior.
Abç

TFHG
Veterano
# mai/09
· votar


É mais fácil trabalhar com MDF, pois ele permite um acabamento melhor. No entanto, é mais pesado, mais "mole" (menos resistente a impactos), mais sensível a umidade e só aceita parafusos e cola. Comparando com o compensado vc precisaria de um MDF de espessura maior para ter a mesma resistência.

Tal como o Bertola, prefiro compensado a MDF

É mais interessante vc utilizar compensado do que MDF para fazer a sua caixa. As espessuras 15mm ou 17mm são suficientes para dar-lhe uma caixa firme, sem vibrações e com um peso razoavelmente baixo. Como uso de uma serra de boa qualidade vc consegue um acabamento muito bom nas bordas, sem farpas ou lascas (quanto mais fina a chapa maior a chance da acontecerem lascas). Prefiro o uso de pregos a parafusos (a resistência a torção é maior). Apenas na face que eventualmente necessitaria ser aberta uso parafusos. Agora, se o falante vai ser instalado diretamente na frente, "por fora". Use pregos e cola em todas as faces.

Guarde um pouco da serragem, e com ela faça uma "pasta" misturando cola ou massa plástica. Essa "pasta" será utilizada para vedar, internamente, as faces da caixa, evitando vazamentos de ar.

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


TFHG
Guarde um pouco da serragem, e com ela faça uma "pasta" misturando cola ou massa plástica. Essa "pasta" será utilizada para vedar, internamente, as faces da caixa, evitando vazamentos de ar.
Exatamente!
Abç

Stu
Veterano
# mai/09
· votar


TFHG
Mauricio Luiz Bertola


Obrigado pelas dicas!

Hmmmm saquei o lance da cola (então ker dizer q ela não deve ter dutos correto?). Como não serei eu a montá-lá vou salientar para que a pessoa faça esta vedação.

Agora outra dúvida, alguém saberia me dizer que tamanho deve ter uma Cx 2x12 com falantes 12pw3 selenium 200W RMS? Ou se um cálculo básico de litragem já é o suficiente?
Obrigado pelo auxilio! abrass...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Stu
Tem que ter dutos sim.
Use um cálculo básico de litragem.
Abç

Stu
Veterano
# mai/09
· votar


Blza mestre!!!
Agora só falta o dindin (pq gastei uma cara com o bass). Aí posto os resultados pra galera!!! Abrass e Obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
 

Tópicos relacionados a Caixa 4x10 + BS120

289.645 tópicos 7.556.006 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital