Dúvida - Groovin' Gbv200 ou MM

Autor Mensagem
Unrealbr
Veterano
# abr/09


Oba galera, sou novo por aqui e estou com uma dúvida enorme. Começei a tocar baixo em outubro do ano passado quando comprei o meu GBV200 (PJ passivo) usado e só a pouco tempo descobri esse fórum e observei que muitos aqui não são exatamente fãs dos groovin mas ví muita gente indicando o Groovin MM como ótima opção de custo/benefício.
Amanhã eu vou dar uma passada lá na Teodoro Sampaio pois pretendia levar o meu atual baixo pra um setup geral mas depois do tópico que vi o pessoal recomendando o MM resolvi perguntar... Pra alguém que não tem teoria musical nenhuma mas gosta de tocar como eu e tem uns R$300,00 pra gastar, vale apena tentar trocar o meu atual GBV200 por um MM ou gastar com um captador J (visto que o mesmo me incomoda por falta de timbre perto do P) AlNiCo HOT + setup?

KaizerSoze
Veterano
# abr/09
· votar


acho melhor vc ficar com esse seu até decidir melhor o seu som. pegar outro groovin não seria altamente recomendado.

Ever Oliver
Veterano
# abr/09
· votar


Unrealbr

Velho,testei um Groovin MM e gostei muito do som.É surpreente.Mas poucas horas atras que descobri que ele é feito com Hardwood.

Dizem que esse tipo de madeira nao é na verdade um "tipo de madeira",mas sim uma união de varias madeiras,para assim fazer o corpo do baixo.Pelo que eu entendi,nao chega a ser compensado (mdf),mas é feito com sobras de madeira,como eu ouvi falar.

Estava (estou) interessado nesse Groovin,mas fiquei indeciso agora.

Unrealbr
Veterano
# abr/09
· votar


De fato, mas como o meu já é de HardWood também...
Baixos feitos de Hardwood são leves, mas tem 1 detalhe, esse meu GBV200 o braço pesa mais que o corpo então com a cinta eu vivo tendo que segurar o braço pra tocar pq ele fica querendo cair =X

Ever Oliver
Veterano
# abr/09 · Editado por: Ever Oliver
· votar


Unrealbr

Bom vei... Se nao prejudica o timbre,entao acho que nao tem mal nenhum mesmo.No MM achei que tem bastante equilibrio entre corpo e braço.

Mas respondendo a sua pergunta,acho que vc tem que testar O MM primeiro.PRA MIM é um otimo baixo,timbre muito bom.Pelo visto vc nao tem como,ne?

Eu até te indicaria o MM,mas nao conheço o seu atual Groovin pra saber no que vc deve investir.

Unrealbr
Veterano
# abr/09
· votar


Vou tentar mais tarde gravar alguma coisa com o mic do pc ou do cel nesse meu baixo e depois eu posto.
Quanto ao MM, eu vou à Teodoro hoje aí eu testo ele lá na hora. :)

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


Hardwood, pelo que estudei, é uma classe de madeiras. Isso quer dizer que eles não necessariamente usam madeiras de um mesmo tipo de árvore (por exemplo... uns baixos podem ser feitos com ash, outros com alder, outros já são feitos com marupá...), mas com características (peso, sonoridade) parecidos.

É uma forma de baixar preços, já que eles podem comprar a madeira que estiver mais disponível e usar. Porém, com isso, pode ser que um modelo soe melhor que o outro, a depender do tipo da madeira utilizada.

Ever Oliver
Não acho que você deva se ater a detalhes como "ah, é feito de hardwood" ou coisas do tipo.. Se você gostou do baixo, achou que ele soou bem, realmente importa se ele é feita de hardwood/compensado/mdf/palito de fósforo?

Só por curiosidade, os tão aclamados baixos Fender são feitos de Ash e Alder porque eram madeiras baratas e fáceis de encontrar...

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


Unrealbr
Eu sou da turma que acha que conforto deve ser uma das prioridades, principalmente quando se está aprendendo.

Testa o Groovin MM, se você gostar do som e achar confortável, pode ser uma boa trocar de instrumento. Porém, uma coisa quase que indispensável para o instrumento ficar confortável mesmo é fazer uma regulagem completa num luthier.

Ever Oliver
Veterano
# abr/09 · Editado por: Ever Oliver
· votar


DotCom

Pois é.É que fiquei assustado quando soube,ainda mais vindo Bertola... Sei la,ele tinha falado como se tivesse que ser evitada.Acho que entende mal entao...


Unrealbr

Tem o Groovin Gbi 305X tambem,so que é passivo.Testei um e,nao julgo nem superior e nem inferior ao MM,mas DIFERENTE.Tem um grave mais consistente,com mais "corpo",que na minha opinião é o fraco do MM.

Pena que,na mesma loja em que testei o MM,testei outro Gbi,mas estava com cordas tao velhas que corri o risco de pegar tétano (ao contrario do primeiro que testei).Nao deu pra compara-lo com o MM.

O fraco dele pra mim é o braço,que é um pouco desconfortavel.Porque,alem de ser grosso,seu dedo indicador raspa na parte da junção corpo/braço quando vc usa slap.Já no caso do MM é bem diferente.

Tambem acho o conforto muito importante na hora de escolher o instrumento.Engraçado é que,na primeira vez que toquei no Gbi,nao achei tao desconfortavel.Mas ao testa-lo do lado do MM...

Unrealbr
Veterano
# abr/09 · Editado por: Unrealbr
· votar


Então, eu fui lá hoje, rodei as lojas por duas horas e não achei nenhum Groovin MM, todos disseram que a remessa tinha acabado rápida devido ao grande custo/benefício. Aí não resisti, quebrei meu porquinho gordo e comprei por R$650,00 (sem contar o meu baixo que dei como pagamento) um Strinberg MM, adorei o timbre dele e achei muito confortável e muito mais fácil também pra se fazer slap :)
Vlw pelas dicas aí!!
Edit: Se não me engano é um CLB-10 passivo XD

Ever Oliver
Veterano
# abr/09
· votar


Unrealbr

Bom,se você testou e gostou,entao é valido.

Posta um som dele ai!

E parabens!

Unrealbr
Veterano
# abr/09
· votar


Well, eu ainda estou me acostumando com o baixo novo e não vou negar que sou ruim, estou e adaptando ao novo setup de cordas baixas, as do meu antigo passava quase uma caneta bic inteira sem raspar nas cordas e esse aqui tá bonitinho.
Fiz uma tentativa de gravação que está no link abaixo
http://www.sendspace.com/file/jcuj2a

Ever Oliver
Veterano
# abr/09
· votar


Unrealbr

Nao consegui baixar.No Puxa Rapido,toda hora esgota o numero maximo de tentativas.Nao sei como faz pra baixar sem ele.

Unrealbr
Veterano
# abr/09
· votar


Tenta aqui então ó >> http://rapidshare.com/files/223409585/strinberg-clb10.rar.html

Ever Oliver
Veterano
# abr/09
· votar


Unrealbr

Vei.. achei muito interessante o timbre do seu baixo.. timbrão mesmo! Parabens! Mas eu deixaria a açao das cordas mais alta um pouquinho.

Em comparação com o Groovin,o seu é mais forte em agudos.O groovin tem mais médio-agudo.Mas é dificil dizer qual é melhor.Pelo som,gostei de ambos.

Ja tinha visto um video no You Tube com um cara tocando esse baixo,mas nao gostei do som.Ja a gravação que vc me mostrou,achei o som 100% diferente.Taí porque nao se pode confiar em vídeos do Youtube...

Agora é so praticar! hehe

KaizerSoze
Veterano
# abr/09
· votar


Se vc está feliz, é o que importa.

agora pratica aí, cara.

Unrealbr
Veterano
# abr/09 · Editado por: Unrealbr
· votar


Ever Olivier
Em comparação com o Groovin,o seu é mais forte em agudos.O groovin tem mais médio-agudo.Mas é dificil dizer qual é melhor.Pelo som,gostei de ambos.

Ever, eu não cheguei a gravar o som do GBV200, mas uma coisa que eu posso afirmar é que mesmo os 2 sendo passivos o Humbucker do meu Strinberg tem ganho muito maior que os PJs do GBV200 apesar de que aquele baixo era melhor que muito Washburn de até R$400,00 que eu testei.


Vei.. achei muito interessante o timbre do seu baixo.. timbrão mesmo! Parabens! Mas eu deixaria a açao das cordas mais alta um pouquinho.


De fato, eu tenho a pretenção de elevar em 1 ou 2mm a altura das cordas quando eu mandar pro setup.

Agora uma dúvida sobre as cordas.. 0.45 x 0.40
As que tão me parecem ser 0.40, se eu colocar 0.45 o timbre vai ficar mais grave, certo?

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


As que tão me parecem ser 0.40, se eu colocar 0.45 o timbre vai ficar mais grave, certo?
Não... Na verdade, quando você botar um jogo de cordas novo, qualquer que seja, você vai sentir um timbre mais aberto e estalado.

A diferença é sentida mais pelos dedos que pelos ouvidos. Em alguns baixos as notas graves ficam mais firmes com cordas mais grossas.

Ever Oliver
Veterano
# abr/09
· votar


Acho que,definitivamente,acabou essa historia de que baixo bom é baixo caro.Vide SX,Groovin (alguns),Strinberg (alguns tambem),Eagle (o EGB 5000,por exemplo) e outros...

E se colocar um dinheirinho a mais,por mais ou menos 1.000 Reais,vc pode comprar um Cjb 75 A (quatro cordas),um baixo pra toda vida!

Unrealbr
Veterano
# abr/09
· votar


Falando em Cort, lembro que no dia que eu fui comprar o meu Strinberg tinha também um Cort GB4TR na mesma faixa de preço. Nem cheguei a testar pois estava com uma aparência medonha e as cordas pareciam querer te causar tétano só de olhar!

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


Unrealbr
Corda se troca...

Ever Oliver
Baixos mais baratos podem ter um bom som, porém, com minha convivência com baixos nessa faixa de preço, eu digo com certeza que baixo confiável custa mais caro mesmo... não tem muito pra onde correr.

Ever Oliver
Veterano
# abr/09
· votar


Unrealbr

Esqueci de colocar a marca! Na verdade esse que eu falei é um Condor.Muito bom o baixo.Esse Cort nao conheço nao.

Tem um Cort que é muito bonito,uma obra de arte mesmo, o Gb75! Nao conheço o som dele.So sei que é bem mais caro que o Condor.

Ever Oliver
Veterano
# abr/09
· votar


DotCom

Velho,ja que vc esta falando,entao ta falado,ja que vc tem mais tempo de contrabaixo que eu e ja teve mais baixos e tal.Mas pelo menos hoje em dia,um baixista que nao tem condições de comprar um baixo bom em todos os aspectos,pode escolher um com um bom timbre,e que caiba no seu bolso.

Mas,como toda regra tem sua exceção,acho que existem baixos baratos e bem feitos.Os SX pelo menos,ate hoje nao vi ninguem falar mal...

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


Ever Oliver
Não estou discordando em nenhum momento de você, só estou lembrando de um detalhe que muitas vezes é esquecido. Também uso baixos nessa faixa de preço, nunca tive uma grana a mais pra poder comprar instrumentos mais caros não.

Eu tenho um Cort Action Bass V, e acho o som dele muito bom pro que paguei nele, porém já estou notando alguns chiados nos pots de volume (e até que os pots não são tão vagabundos não... são Alpha, ao passo que outros baixos asiáticos vem com pots bem piores), e um pouco de mal contato no jack. Isso com pouco mais de 1 ano de comprado.

Ao subir para uma classe (de preços) mais elevada, dá pra perceber que o cuidado na confecção do instrumento é maior, e esses detalhes começam a ser levados em consideração.

Ever Oliver
Veterano
# abr/09
· votar


DotCom

To ligado,sei que vc nao tava discordando de mim.É que reconheço mesmo que vc entende mais que eu,porque tem mais tempo de contrabaixo e teve mais experiencias com mais baixos.. Pra que vou mentir? hehehe..

Mas é isso mesmo..agente vai juntando dinheiro e depois compra um melhor! rs

Só que ate hj nao vi ninguem falar mal dos Sx.Seria uma exceção (ou uma das exceções) ??

Achei que ruido nos pots de volume era sugeira/poeira... O meu baixo tambem ta assim.

Velho,como resolver o problema daquele famoso ruido persistente de quando vc abre todo o agudo do baixo?

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


Ever Oliver
Só que ate hj nao vi ninguem falar mal dos Sx.Seria uma exceção (ou uma das exceções) ??
Boa pergunta. Nunca tive contato por muito tempo com um SX, não sei dizer.

Achei que ruido nos pots de volume era sugeira/poeira... O meu baixo tambem ta assim.

Realmente, o ruído deve ser poeira, acho quase impossível ser desgaste. Mas aqui onde moro não é tão empoeirado, e o baixo fica bastante no bag, por isso fico intrigado.

Velho,como resolver o problema daquele famoso ruido persistente de quando vc abre todo o agudo do baixo?
Isso pode ter várias fontes... O ideal é eliminar todas as possíveis fontes.

Antes de tudo: Como estão seus cabos? Não tá usando aquele cabo ching-ling que veio com o baixo não né?

Primeiro passo: O ruído para quando você encosta nas ferragens do baixo? Se sim, o aterramento está ok.

O segundo passo é checar a blindagem. Baixo barato normalmente não vem blindado. O custo material pra blindar é baixo, mas dá muito trabalho. Então, pra economizar, eles cortam essa etapa. Manda o luthier fazer a blindagem do seu instrumento (ou você mesmo faz, não é coisa do outro mundo).

Geralmente, os ruídos cessam depois desse passo.

Se ainda não parar, é bom checar: Você toca em frente à TV ou a algum monitor CRT? (Aqueles, de tubo de imagem) Eles geram interferência. LCD e plasma não.

Como anda a rede elétrica de sua casa? Geralmente as instalações elétricas funcionam bem para aplicações domésticas normais, mas equipamentos mais sensíveis a ruído (principalmente amplificadores de audio) podem sentir os efeitos de um aterramento ineficaz.
Um paliativo é puxar um fio da carcaça do ampli até o pino do terra da tomada (aquela de 3 pinos).

Você pode morar perto de estações de rádio e TV, que as vezes geram interferência mesmo. E aí, só se mudando... :S

Unrealbr
Veterano
# abr/09 · Editado por: Unrealbr
· votar


Nvm, devo ter falado besteira... Mas ainda acho que podem ser o pots...

Ever Oliver
Veterano
# abr/09
· votar


DotCom

Na verdade,o baixo que to falando é o Groovin MM,que ainda esta na loja (por enquanto,porque se eu demorar muito de vender meu baixo,vão compra-lo,e eu vou ter que desistir dele.E acho que é isso que vai acontecer...).To perguntando pra,caso for comprar,ja ter uma solução.

Eu testei na propria loja.Quando abri o agudo todo,apareceu aquele chiado contínuo,que nao para.Deve ser caso de blindagem,nao sei se ele ta blindado ou nao.O cabo estava com um mal-contato,mas no mais estava OK,porque em outros baixos nao apareceu nenhum ruido.

Bom,de resto,nao pega mais nada nao.A nao ser o defeito com o compartimento da bateria,mas é pouca coisa.Minha preocupação é a demora em concertar o baixo pra vender ainda... Correr contra o tempo nao é nada para o que estou fazendo : (

Unrealbr
Veterano
# abr/09
· votar


Ever Oliver
Isso é problema dos Groovin mesmo, todos eles chiam no agudo =X

Ever Oliver
Veterano
# abr/09
· votar


Unrealbr

O seu era blindado? ou mesmo blindado apresenteva isso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida - Groovin' Gbv200 ou MM