Como saber se baixo é pra mim?

    Autor Mensagem
    Lunna_Th
    Veterano
    # abr/09


    Pessoal seguinte, sou nova aqui e to precisando de uns conselhos.
    Tipo, eu sempre fui xonada no som do baixo e, por conviver com alguns bons baixistas (eu canto), voltou um interesse antigo em aprender a tocar.
    Meu mal é o desanimo. Fiz um ano de violino e parei pq achei que não era minha praia, tentei teclado e até flauta, nada.

    Tenho muuita vontade de tocar baixo, mas morro de medo de fazer um ano de aula e largar, ia me sentir mal que só pq qro muito aprender um instrumento e baixo pra mim é massa demais.
    A dificuldade está no fato de eu não saber violão... Sei que isso dificulta.
    E fora o fato de gastar uma grana comprando baixo (qro um Condor Bx 12 mesmo), cubo, cabo e tals, pra daqui a um tempo sacar que não era isso...

    Alguém aí passou por isso? É dificil aprender e tals?
    Help!

    chr19
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    pra mim não existe essa coisa de baixo pra alguem e tal, se vc curtiu o som dele, gostou dele, vai fundo. Agora se tem alguma limitação de mão pequena etc talvez seja melhor pegar um de escala curta, no mais esse baixo é uma boa escolha pra quem ta começando. Acho que vc tem o primordial que é vontade, uma dica importante é que você procure escutar muitos baixistas pra ter noção do que o instrumento é capaz, o papel dele numa banda, mas com este baixo e um cubo pequeno ja da pra você começar legal, vá fundo e bem vindo ao mundo dos graves...

    rodsom
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    A dificuldade está no fato de eu não saber violão... Sei que isso dificulta

    o primeiro instrumento q eu aprendi foi o baixo, eu nao acho que dificulta nao.

    knvb
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    O fato de não saber tocar violão não influencia em nada, basta ter força de vontade e ir a luta. Não é um bixo de sete cabeças...a não ser que ele tenha 7 cordas, mas 5 já é suficiente.
    Procure ouvir não somente grandes baixistas, mas vários estilos para saber em qual deles você se enquadra melhor.
    Você já tem a vontade, o resto é moleza

    leobozzo
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    se a questão é medo de desistir e gastar uma grana com intrumento, cubo etc, acho que não precisa ter... pq depois se vc nao quiser continuar tocando vc vende tudo... nao vai perder muuito dinheiro com isso...

    qunato à gastar com professor e aulas particulares isso é escolha, porque com internet e força de vontade (isso sim vc tem q ter) dá pra aprender sozinho sim! (videos, aulas, tablaturas...)

    como vc tentou outros instrumentos e canta, percepção musical vc já tem, o que ajuda muito!

    Headstock invertido
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Lunna_Th
    São 3 pequenos passos:

    1- Toque ele;
    2- Veja se voce se sente a vontade ao tocá-lo;
    3- caso se sinta, compre-o;

    JohnPaul
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Não se descobre, muda ou evolue sem arriscar!

    Experimente, se você acha que gosta baixo compre um e vá aprendendo e tocando... se não for o que você quer venda o equipamento!

    rsmattos
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    A dificuldade está no fato de eu não saber violão... Sei que isso dificulta

    o primeiro instrumento q eu aprendi foi o baixo, eu nao acho que dificulta nao.


    Eu também!

    vijay
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Pra mim, aprender as vezes é fácil, e as vezes é bem dificil. As vezes eu aprendo algo novo em 1 minuto, as vezes tenho que estudar uma técnica por um ano até começar a sair algo que preste.

    Talvez o seu problema é persistência. Se você tem medo de daqui a um ano largar o instrumento por que vai enjoar e coisa e tal, então não compre!!!

    Agora, se você realmente quer aprender, encarar a dificuldade, e se divertir fazendo isso... então compre!!!

    Você tem que querer e se dedicar. E se for muito dificil de fazer isso sozinho, arranje uns amigos dispostos a aprender guitarra/bateria, pra te acompanhar. Comigo foi assim, durante 8 anos uns dos melhores momentos da semana era encontrar o camarada e mostrar a técnica nova que havia aprendido, a música que tinha tirado. E em 3 pessoas, já dá banda pra tocar nas festas de aniversário dos amigos.

    E aí? Ficou afim de encarar ou não?

    bass01
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Lunna_Th
    Eu acho que vc deveria pegar um desses intrumentos e conhecê-lo de perto, antes de comprar o instrumento. Muitas escolas permitem que vc assista uma aula como cortesia, pra ver se é isso mesmo que vc quer. Eu toco violão há pelo menos 15 anos, já toquei guitarra por muitos anos mas sempre amei o som do baixo, um dia eu parei e pensei vou pegar um baixo pois é o que eu sempre quís, seguí com essa idéia. Simplesmente me apaixonei pelo som desse instrumento. O som do contrabaixo me satisfaz muito mais do que qualquer outro instrumento. Diga-se de passagem que já aprendí a tocar até trombone e trompete mas o que esta no meu coração é o baixo, não tem jeito. Procure conhecer esse intrumento mais de perto, se vcc conhecer alguém que tem um procure pegar no instrumento pra ver como é. boa sorte.

    Lunna_Th
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Dae galera, vim agradecer a ajuda de todos.

    Ainda to enfrentando preconceito de alguns, meninos claro, que não gostam da idéia de ver uma menina tocando baixo. Mas por outro lado tem muita gente incentivando tbm. Conheci umas garotas no youtube que mandam muito e me disseram que vou me apaixonar pelo som.

    Um amigo meu está disposto a me dar as aulas, assim que ele se arrumar e tals e vou amadurecer a idéia até lá.
    Se tudo der certo, vou me esforçar pra ser uma ótima baixista e trago um som pra vcs ouvirem um dia.

    Abração a todos =*

    rafael-baixo
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    A dificuldade está no fato de eu não saber violão... Sei que isso dificulta

    o primeiro instrumento q eu aprendi foi o baixo, eu nao acho que dificulta nao.

    Eu também!


    EU TAMBÉM!!!

    Lunna_Th
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: Lunna_Th
    · votar


    rodsom
    rsmattos
    rafael-baixo
    Conversei com um baixista amigo meu e ele disse que o conhecimento que tenho de cordas (violino) já ajuda um pouco, mas que realmente o não saber violão não atrapalha mesmo.

    To mais empolgada, devo pegar aulas com ele \o/

    Alex Navarro
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Acho que pensar muito estraga
    Ter medo tbm não faz com que vá pra frente..

    Eu, antes do baixo fiz flauta, violino, Celo, Piano, violão e por fim como gostava de rock mesmo e dos timbres mais graves decidi pelo baixo que eu já vinha curtindo cada vez mais assim como vc mencionou que tem curtido o som desse instrumento que na minha opinião só voz, baixo e batera já era o suficiente.. xô guitarristas! (brincadeira)

    Esse lance de preconceito pra mim é novidade.
    Mas o lance do baixo normalmente ser grande e ficar estranho é real . tanto que já fiz 2 baixos para umas amigas minhas que ficaram legal com escala de 30 e 31 polegadas. Tem mais uma que está guardando a grana para encomendar uma versão Jazz Bass com escala curta. Aparentemente não se percebe a diferença. Os caras quando levei para testar acham confortável, sente uma facilidade em tocar e não sacam rápido que tem escala mais curta não.. e são pessoas experientes.. .. tenho 1 video caseirão com ele e um com um modelo estranho mas pensai no conforto...
    este http://www.youtube.com/watch?v=CxtYihFeEzs

    Ah. e estes são meus últimos instrumentos..
    http://www.cncartes.no.comunidades.net/index.php?pagina=1399189429
    http://www.cncartes.no.comunidades.net/index.php?pagina=1399177084

    Então.. o negócio é ir tentando.. se sente que teu lance é o baixo.. então é o baixo

    Alex Navarro
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    http://www.youtube.com/watch?v=93Qkk3Mn3Jc


    sabrina14
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    lunna,tenho 14 anos e comecei pelo baixo,nw vi dificuldade nenhuma em tocar violao,pelo ao contrario,me ajudou bastante
    vlw

    RBX
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    não tive paciencia de ler todas as respostas por isso posso falar algo que alguem ja disse
    aqui vão as minha dicas
    como vc n toca violão creio que seus dedos não sejam calejados então no inicio vai doer um pouco "os meus ficaram roxos quando eu aprendi slap"
    então uma boa é " mãozinha na algua morna todo dia assim que acordar se vc treinar exaustivamente e fizer isso todo dia pela manha o encalejamento do dedo acontece muito mais rapido
    e tipo quando uma pessoa vai aprender violão comessamos as escalas pela quinta casa e no baixo tb então acho q vc poderia começar as espalas a partir da quinta casa o setima se a quinta ainda estiver dificil
    procure tb evitar a corda E por enquanto espere seus dedos engrossarem mais um pouco pra doer menos
    e tipo aprender baixo é mais que tudo uma questão de amor instrumento e um ecentrico mazorquismo pq tem horas que da vontade de quebrar ele com a babeça se isso acontecer lembre que a bareida dele é bem mais dura vc vai se machucar e não vai acontecer nada com ele penssar nisso faz passar sua raiva flw e abraço

    lovehatelove_fe
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Lunna_Th
    Por mais que depois vc descubra que não quer tocar o instrumento, quer partir pro violao... por exemplo... o conhecimento que vc adquiriu no baixo com certeza não vai ser em vão... uma coisa que você vai ganhar muito é ouvido, vai conhecer bem cada nota.. fora as escalas.. isso vai te ajudar em qualquer outros instrumento que queira tocar.

    A minha opnião é, compre, esteja disposta a ralar e ser uma menina com dedos calejados e mande bala!

    ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como saber se baixo é pra mim?