diferenca entre harmonia funcional e harmonia trad

    Autor Mensagem
    jrcintra
    Veterano
    # nov/03


    alguem pode me dizer?
    euu sei q a funcional eh usada em jazz e mpb , e a tradicional em orquestras e grandes arranjos(mais pro lado da musica classica)
    mais eu gostaria de saber algo mais a fundo plz

    nukebass
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Pô véio... se vc quer saber mais a fundo seria melhor pegar uma aula ou um livro de Harmonia!

    Basicamente, algumas regras da Harmonia Tradicional não se aplicam à Harmonia Funcional que, como o próprio nome diz, trata os acordes como cada um tendo uma função, como dominante, subdominante, dominante secundária, acorde de empréstimo modal...etc...

    Algumas "proibições" como Oitavas e Quintas Paralelas existentes na Harmonia Tradicional não existem na Funcional...

    Uma explicação mais detalhada fica difícil dar por aqui... vc tem que pegar um bom livro de Harmonia Tradicional e dar uma estudada nos postulados.

    zegotinha
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    foi mal por ressucitar o tópico aí mas o que são quintas paralelas?

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    sucessão de duas ou mais vozes em intervalo de quintas. é proibído no contra-canto.

    é precisam de um livro de harmonia mesmo 0.o

    zegotinha
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    a humildade anda longe daqui.......

    Jabijirous
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    zegotinha

    tem um topico falando exatamente disse no forum de musica erudita

    rushrush
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: rushrush
    · votar


    jrcintra
    Acredito que qualquer livro de harmonia poderá te tirar essa duvida, pois trata-se do lado ortodoxo da musica.
    Minha sugestão é vc escutar musicos com Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal onde a musica é livre na forma e no conteudo e que abrange de forma rica e criativa os quatro campos harmônicos: maior, menor, harmônico e melódico.
    Grandes escolas de musica do mundo inteiro não trabalham mais com as regras do "isso pode, isso não pode" há mais de uma década.
    Em compensação no Brasil, grande parte das universidades ainda se mantém atreladas à conceitos e teorias dos séculos passados, fazendo vista grossa para as técnicas e as novas informações que a modernidade trouxe a quase todos os instrumentos, ou seja, estão paradas no tempo.
    Mas de qualquer forma acho que os livros de Almir Chediak tirarão sua dúvida, mas mesmo assim, se quiser, procure material destes grandes gênios da musica mundial.

    Um abraço.

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    zegotinha: não é questão de humildade cara... eu fico puto com a quantidade de gente que sai falando de coisas que não conhece direito.
    foi mal se ofendi alguém... não foi a intenção.

    zegotinha
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Gabriel_Bp blz véi, ñ vamos fazer intriga em cima de um mal entendido não.

    kazz
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    onde eu axo um bom livgro de harmonia funcional e improvisaçao?/ abraço a todos ai

    Atum Bluesman
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    kazz
    Funcional é bom o do Chediak

    Mas se eu puder te dar uma sugestão leia o Schoenberg depois do Chediak para ter uma idéia das diferenças.

    Thiago Vianna
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    kazz
    Almir Chediak [2]

    O do Schoenberg é bom também, embora acredito que seja mais voltado para condução de vozes etc.

    Abç.

    kazz
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    valeu ai brothers

    jukilourd
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    ALGUÊM SABE UMA APOSTILA BOAAAAA PARA DOWNLOAD...

    MAIS TEM QUE SER BOA MESMO Q EXPLIKA BASTANTE COISA..
    SE ALGUEM SOUBER POSTE AE.. VAI AJUDAR MTO
    VLW

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a diferenca entre harmonia funcional e harmonia trad