Baixo com ou sem protetor de captador?

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: erico.ascencao


    Acho que a grande responsável por trazer de volta a moda dos protetores de captadores foi a SX - considerando a grande quantidade de proprietários só no FCC... Não existe baixo a menos de R$1000 com este "acessório". A dúvida que alguns podem ter é: ele altera o som ou não?

    Bem, hoje trouxe meu SX SJB 75C (com os tais protetores) de volta do luthier. Levei pra ele dar uma olhada no ruído dos captadores, mas acabei só fazendo a regulagem de ação das cordas - ele disse que o ruído era normal. Conversando, ele me aconelhou a tirar os protetores, pois segundo ele atrapalhava o slap e também tirava o espaço "bom" de atacar as cordas (entre o captador do braço e a ponte). Eu costumava tocar entre o captador do braço e o braço, fazendo o baixo trastejar mais. Também sugeriu que eu testasse o baixo sem as coberturas pra ver se o ruído diminuia - mesmo sendo difícil isto acontecer.

    Eis o teste. Gravei o som com e sem as coberturas. Obviamente não vou identificar qual é qual, só pra vocês ficarem com vontade de dar um palpite. Talvez amanhã eu dê a resposta.

    Opção 1: http://www.4shared.com/file/79836787/13cd60f0/1_online.html
    Opção 2: http://www.4shared.com/file/79836832/8b0f0a89/2_online.html

    Camelão
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    cara, esse lance de tocar entre a ponte e o captador e entre o braço e o captador vai depender do timbre que você quer, principalmente se você toca com o dedo... eu costumo tocar entre o braço e o captador, pois o som sai com mais peso e sustentação... Quanto mais perto da ponte, o som parece mais definido e brilhante (bem funk) e tem gente q toca bem no começo do braço, em cima do ultimo traste, que da um som mais acústico...

    Essas são as impressões que eu tenho e que varia muito do que vc quer... com relação a esse protetor, eu tb tenho um SX e tirei, não notei nenhuma diferença, vou ouvir depois sua gravação para conferir, mas realmente ele limita a área "tocável" do baixo...

    Apesar disso, tem gente que acha bom para ajudar no slap, o próprio marcus miller usa esse protetor no baixo dele pra fazer slaps...

    mum
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Eu notei diferença... O som sai com mais ataque quando com os covers... ainda nao ouvi a gravação do erico.ascenção... quando eu ouvir posto minhas impressões.

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Não entendo nada de baixo, mas achei o segundo som um pouco melhor, mas emcorpado, com peso e um uma ressonancia, sei lá. No primeiro parecia mais seco e magro. E tinha um barulhinho, não sei se era ese que vc se referia....

    Repetindo, não entendo droga nenhuma baixo, apesar de eu amar querer muito aprender.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Algumas considerações que esqueci

    Setup da gravação:
    - SX SJB 75C, com os voumes dos dois captadores abertos e tone aberto (totalmente agudo)
    - Zoom B2.1u em bypass, via USB
    - pizzicato entre o captador do braço e o da ponte
    - eu tenho unhas relativamente grandes (pra tocar violão...)

    Já de antemão adianto que a pegada do segundo está pouca coisa mais forte. Reparei pois tirei uns print screen do analizador de frequências de cada take e percebi que o segundo está uns décimos de dB acima do primeiro.

    ph43lix
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    também acho que o segundo ficou um pouco melhor, mas a diferença foi mínima

    luizmusicman
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Escutei os dois takes, e sinceramente não consegui diferenciar entre as duas execuções qual deles estão utilizando protetor de captadores. Quanto ao chiado, é até natural a presença dele quando a captação é passiva. Mas devo salientar de que o chiado está deveras acentuado neste seu contrabaixo. Há algumas hipóteses que podem estar provocando isso. Uma delas é a blindagem mal feita no compartimento dos potenciômetros. E a outra possibilidade é de que este chiado faz parte integrante do próprio instrumento (da sua natureza).

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    luizmusicman
    Considerando ser um Jazz Bass, é normal?

    DotCom
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    O segundo ficou um pouco mais baixo, pelo que me pareceu...
    Não distingui diferença nenhuma no som, e acho que se houver, é por que você mudou a posição da mão direita, em função dos covers.

    mum
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Acho que a segunda ta com os covers, a primeira não, levando em consideração o que eu disse acima:


    . O som sai com mais ataque quando com os covers.

    mum
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Considerando ser um Jazz Bass, é normal?

    Esse ruído é tipico de single coils... meu jazz bass tem o mesmo problema!

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    Hoje fiz umas experiências pra entender um pouco do ruído.

    Fiquei com o baixo pendurado nas minhas costas com a correia (pra tocar em pé...) e ao encostar nas parte metálicas do baixo - escudo dos knobs, ponte, tarraxas e cordas (principalmente a mizão) - o ruído sumia.

    Chamei minha sobrinha e, ainda com o baixo pendurado em mim, pedi pra ela tocar nas partes metálicas, só que o ruído não sumiu. pedi pra ela tirar o chinelo - tirando o chinelo, a corrente elétrica iria passar por ela e iria para a terra - e asism o ruído reduziu bastante, mas não sumiu como ocorria comigo. Aí eu experimentei tirar o chinelo, mas o ruído sumiu do mesmo jeito.

    Depois coloquei o baixo pendurado na minha sobrinha e repeti os mesmo experimentos. Quando ela tocava nas partes metálicas, com ou sem chinelo, o ruído sumia. Já quando eu tocava de chinelo o ruído continuava lá, e sem chinelo o ruído diminuia bastante.

    Conclusão: só quem está tocando pode servir como terra para que o ruído suma.

    leobozzo
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    ok mas qula é a versão com e sem protetor... nao consegui diferenciar só por isso não

    Jonhp
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Os protetores nao mudam nada o som do baixo, o que percebi e que eles aumentam um pouco o sustein das notas, mas para questoes de estetica eu gosto demais deles, acho muito bonito!

    Du Bass
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Du Bass
    · votar


    Ola. Tenho um Golden modelo de 1980,com um protetor no precision. A unica coisa que muda(pelo menos pra mim,ou se muda alguma coisa é bem imperceptivel quanto ao som) é a estética e o som pra slap quando vc da o push. A foto dele: http://www.4shared.com/file/79992730/60d370cb/P1010014.html

    Realmente o segundo som tem mais ataque.


    Abraço
    Fique com Deus.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    Resposta ao "quiz":
    1 - sem protetores nos captadores
    2- com protetores nos captadores


    Este teste não foi nada científico, mas acho que pelo menos serviu pra mostrar que a diferença não influencia quase em nada no som. Inclusive eu tirei uns print screen do analisador de frequência de cada som:
    - sem protetores nos captadores
    - com protetores nos captadores

    Espero pelo menos ter tirado a dúvida uanto ao som.

    luizmusicman
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Caro erico.ascencao, há uns 13 anos atrás já tive um baixo Fender Jazz Bass Standart - USA, e o chiado fazia parte do som dele. O motivo é o seu captador que é single coil. Olha, de repente o chiado esteja acima do normal, que incomode, ou interfira na qualidade na hora da gravação, neste caso torna-se necessário verificar se por debaixo dos captadores o fabricante colocou uma chapinha de cobre em cada um dos pick ups, fazendo aterramento junto ao jack, e por conseguinte, na ponte. Além disso, pode utilizar uma tinta especial no compartimento onde estão as fiações e potenciômetros para ajudar no isolamento do compartimento. Em lojas de produtos eletrônicos poderá achar essa tinta(de cor chumbo), que tem a função de "isolante".
    É isso ai. Abraços!

    DotCom
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: DotCom
    · votar


    Aqui no fórum tem um tutorial de como blindar um SX JB, com fotos e tudo mais.

    Não consegui ouvir ruído na gravação, fora uma hora que deu um estalo (suponho que você tirou as mãos das cordas e logo depois colocou de novo).
    Esse ruído quando você tira as mãos das cordas é resolvido com blindagem. Meu baixo também era assim quando chegou.

    ps: legal a foto do analisador de espectros. a diferença encontrada é tão pequena que eu nem creditaria isso ao cover, uma vez que se você fizer várias gravações teoricamente iguais, esse espectro vai mudar, porque você nunca consegue tocar 100% igual como tocou outra vez.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    DotCom
    Vou procurar este tutorial. Valeu!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixo com ou sem protetor de captador?