Não sou músico: Ajuda na escolha de um baixo para doação

Autor Mensagem
TFHG
Veterano
# nov/08


Olá a todos!

Bem, estou com um pequeno problema, e gostaria de ajuda. Primeiramente, informo que não sou baixista e não entendo muito sobre o assunto.

A questão é que pretendo doar um baixo para meu afilhado, que gosta do instrumento, sonha em aprender mas não tem $$ para comprar um (a idéia e doar o baixo, o amplificador e custear as aulas). No entanto, não posso gastar muito e não entendo do assunto.!

Assim, gostaria de indicações de modelos (baixos e amplificadores) que, na opinião de vcs, possuam boa relação custo/benefício. No mercadolivre encontrei as marcas Groovin e Shelter Topaz300 por preços próximos a R$420,00.Na verdade, me chamou a tenção um "pacote", com baixo Shelter Topaz 300, 4 cordas e cubo Groovin (que pelo custo, R$ 560,00 me pareceu interessante). Esses baixos seriam indicados? Servem para um iniciante, mas tbém têm uma certa qualidade/solidez que não precisem ser trocados em pouco tempo?

Quais características devo considerar (além do preço): número de cordas, ativou ou passivo, tamanho, "tipo" (precision bass, jazz bass, Bass Man...)? Não conheço nada do assunto, e quanto mais eu leio mais fico confuso. Para um iniciante, que também não sabe tocar, é mais interessante um baixo de 4 ou 5 cordas?

A compra seria feita "no escuro", pois eu não sei tocar, de maneira que não posso testar o instrumento em lojas e a doação é surpresa, presente de natal.

Poderiam, então, indicar modelos de custo razoável (até uns R$450,00 o baixo), bem como um amplificador no mesmo nível?

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Obrigado!

Paco Ribeiro
Veterano
# nov/08
· votar


Primeiramente, parabéns pela sua atitude, é digna de louvor!


Bom, eu passaria longe dos groovin, são baixos que tem um costume de deixar músicos na mão, só servem pra dar dor de cabeça
da uma olhada no baixo condor bx12 e nos sx sjb, eles tem excelentes custo beneficio, são bastante elogiados aqui no fórum (eu tenho um sx sjb75c thor e não tenho do que reclamar)

Mas fique atento, pois sx e shelter não são mais a mesma marca,
amp tem uns meteoros série thor de 30w que vc encontra usado por 200 ou 250 reais,
as marcas que eu aconselharia são: condor e sx, são as melhores custo beneficio pra esse preço que você ta falando:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-82393373-abc-musical-contrabaix o-eletrico-condor-bx12-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84325140-_JM

Uma dica, se for comprar no mercadolivre olha a qualificação do vendedor, leia os comentários dos compradores e faça todas as perguntas necessárias.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Nanten
Veterano
# nov/08
· votar


TFHG
Olá, procure um bom professor primeiro, vai ser o mais importante para o seu afilhado. Assim como você poderia combinar com ele de sairem um dia e comprarem o instrumento, assim ele pode dar uma olhada já na hora evitando contratempos no futuro.

Maurício_Expressão
Veterano
# nov/08
· votar


Bx-12: o baixo mais barato e honesto do mercado.
Sx SJB: um pouquinho mais caro, mas muito mais baixo.
Ampli já pode ser esse Thor da Meteoro ou um outro baratinho. Se o cara tomar gosto pela coisa ele se vira para comprar algo melhor no futuro. Mas um baixo honesto é fundamental no início.

E valeu a iniciativa. Pode ser que dê em nada (e não se decepcione se isso acontecer). Mas pode ser que saia um grande músico dessa história...

guitarclub
Veterano
# nov/08
· votar


po cara, que legal sua atitude, parabéns!!

gostaria de informar que nao sou baixista, mas pretendo ter um quando eu tiver dispo$to, e tambem frequento regularmente esse fórum.

os baixos de baixo custo que o pessoal costuma indicar são o Condor BX-12 (tendo também o BX-12A, que tem captação ativa), o SX SJB (procure SX e não Shelter! - creio que seja o melhor baixo que estou citando, porém tambem é o mais caro!), e talvez até um Eagle Jazz Bass (podendo ser o o SJB 005 ou o 006, que a única diferença é visual [o escudo]).

amp, eu já não sei... desculpe-me, hehe!

abraços e boa sorte!

Krist Novoselic
Veterano
# nov/08
· votar


Condor BX 12 sem dúvidas, um instrumento muito barato, tem um som legal e é bem facinho de se tocar. A caixa pode ser alguma meteoro pequena

Gui
Veterano
# nov/08
· votar


Condor Bx12
SX Sjb75

os dois baixos!

de amp, tem os crate bx10 ou bx15.
são os melhores na faixa de preço!

Krist Novoselic
Veterano
# nov/08
· votar


Bom lembrar desses amplificadores...... Crate..

Luiz Almeida
Veterano
# nov/08
· votar


TFHG
Primeiramente, parabéns pela sua atitude, é digna de louvor!
E valeu a iniciativa.
po cara, que legal sua atitude, parabéns!!

Peça ajuda de alguém que você conheça, cuidado para não cair na "labia" dos vendedores que querem te empurar qualquer coisa.

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


TFHG
Bom, eu passaria longe dos groovin, são baixos que tem um costume de deixar músicos na mão, só servem pra dar dor de cabeça
Eu já ví isso acontecer. Aquí na escola tinha um. Sabe o que fiz com ele? "Soquei" ele no muro até não sobrar nada, de tanta raiva que o "bendito" me fez.
Voce está no caminho certo, perquise antens de fazer a compra.

condor bx12 e nos sx sjb

Esses são muito bons.
Um abraço

tng
Veterano
# nov/08
· votar


Ai entra nessse site www.vipmusic.com.br

tng
Veterano
# nov/08
· votar


tem uns amplificadores e baixos novos muito barato..

tng
Veterano
# nov/08
· votar


nessa loja tem uma meteoro demolidor de 20 watts por 301,00. Ai pessoal a marca eu sei q é boa mas mas o modelo "demolidor" é bom, pq eu acho q esta muito barato para ser da meteoro??

Koisa
Veterano
# nov/08
· votar


tng


Não da pra você falar tudo em um único post??

limanegative
Veterano
# nov/08
· votar


nao conheco esses baixos entao vou deixar pra galera opinar......so queria deixar aqui os meus parabens pela iniciativa que vc esta tomando brother!!
abraços

TFHG
Veterano
# nov/08
· votar


Olá, e obrigado a todos que estão ajudando!

Levar o professor não seria possível, pois moro em uma cidade e meu afilhado em outra.

Bem, hoje, pela manhã, fui até uma loja de instrumentos, sondar os preços "de loja" e ver os baixos que foram indicados. Nas duas que fui encontrei apenas o Condor BX-12 (não vi nenhum SJB75), e Strinberg "estilo Music Man", modelo WSB7... Encontrei outros modelos Condor, mas com preços bem mais elevados.

O vendedor fui muito atencioso, e "testou" o BX-12 e o Strinberg. ao meu gosto o Strinberg se mostrou "melhor" (não sei bem, mas gostei mais do som dele). No entanto, ele era maior e mais pesado que o Condor BX, o que acho que pode ser um problema. E a cor encontrada tbém (prata metálico com "escudo" em estilo madreperola), não me parece interessante.... Mas gostei mais do timbre dele (como vocês falam..). Como não será para mim, não sei se devo considerar o "meu gosto". Gostei bastante do visual do Condor BX-12 indicado por vocês

Nessas lojas o preço do Strimberg é o mesmo: (R$ 580,00), sendo que o condor encontrei por R$ 580,00 em uma e R$480,00 em outra). Assim, o condor, na loja, "empataria" com o preço pela internet, pois não precisaria pagar o frete.

Assim, o Strinberg poderia ser considerado uma opção? Ele apresentaria algum tipo de limitação de uso?

Sobre os cubos, encontrei um WarmMusic por R$ 380,00, um Moug por R$290,00 e um Condor por R$370,00. Considerando o frete incidente sobre as compras na net, creio que o Moug se adequa.

Novamente, obrigado a todos

limanegative
Veterano
# nov/08
· votar


novamente vou ficar lhe devendo informaçoes sobre os baixos, mas creio que entre um strinberg e um condor, eu ficaria com o condor........ porem nenhum vai ter limitaçoes relevantes para um iniciante. sobre os amplis, nao compra esse moug nao! menos pior seria o warmmusic, ampli condor eu nunca ouvi falar. tenta achar um staner mesmo q seja de baixa potencia, se bem que o ampli seria somente para estudos entao faça o que seu coraçao e seu bolso manda!!
um abraço velho

Paco Ribeiro
Veterano
# nov/08
· votar


TFHG
Então, eu comecei tocando com um strinberg, não era esse modelo musicman (na época nem tinha), pra começar ele é até legal, mais eu tivesse a experiência de hj com certeza eu começaria com o bx12, na época eu n entendia de baixo, e quando fui na loja eu gostei do strinberg pelo som estalado e metálico, logo eu n tinha referencia de contrabaixo, hj meu gosto mudou bastante, prefiro baixos mais graves e etc...
e até pela qualidade do instrumento, eu ficaria com a condor...
n conheço esse modelo da strinberg, mais tenho um pé a trás com ela,

Quanto a caixa eu n faria muito rodeio, pois sendo de pouca potencia acredito q não vai ter muita diferença (apesar de eu não gostar muito da moog) de uma pra outra, mas aconselho pegar uma caixa de 30w.

Espero ter ajudado.
Forte abraço e boa sorte.

Luiz Almeida
Veterano
# nov/08
· votar


TFHG
Sobre os cubos, encontrei um WarmMusic por R$ 380,00, um Moug por R$290,00 e um Condor por R$370,00. Considerando o frete incidente sobre as compras na net, creio que o Moug se adequa.
Esses cubos são para "baixo"???
Não consegue um Staner usado?
Quanto aos baixos, faça uma pergunta ao Bertola nesse tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196741/0

Eduardo Cad
Veterano
# nov/08
· votar


Já tive um cubo Moug e ele é horrível mesmo cara, dá pra conseguir coisa melhor pelo preço :/

MkThEbEsT
Veterano
# nov/08 · Editado por: MkThEbEsT
· votar


Falae, cara!

Parabens pela iniciativa.

Quanto aos baixos eu lhe indico justamente os 2 que ja foram citados.
Condor BX12 ou SX SJB75, fora desses 2 não indicaria.

Quanto aos cubos, pegue um crate bt 10, ele tem uma potencia menor (apenas 10rms) mas fala bem pra estudo e a qualidade é excelente, eu tenho um meteoro thor 30cb que é mais caro e mais potente, mas em qualidade não se equipara ao crate não.
Se não me engano o crate NOVO ta na faixa dos 200~220.

Olha o crate ae -> http://www.jacmusic.com.br/loja/product_info.php?cPath=36_56&products_ id=43&osCsid=92feb4498145a31fba52e8261a8b1808

Abraço!

Gui
Veterano
# nov/08
· votar


cara..de cubo..recomendaria o moug..ao contrario do que o Eduardo Cad disse, gostei do som dele..testei um motivado pelo THE BASSMAN que tem um também e adora o som dele!

tem o leacs também que é legalzinho..

geraldo x15
Veterano
# nov/08
· votar


TFHG

Cara... Gostaria que meu padrinho tivesse feito isso por mim, há 'trocentos' anos atrás, quando comecei a tocar...
Na falta de um padrinho decente como você, tive uma grande irmão!!!

Olha. quanto aos baixos. eu apostria no BX12 da condor ou no Jazz bass da Eagle. quanto ao cubo, para começo o Warm Music, apesar de ser um pouco mais caro é bom, o moug eu não o conheço bem, uma outra opção interesante seria um Staner de 60wts Bold. " pau-prá-toda-obra"!

Maurício_Expressão
Veterano
# nov/08
· votar


Pô entre Strinberg e Condor, nesse caso não tem comparação.
Condor BX12.

THE BASSMAN
Veterano
# nov/08
· votar


TFHG

Olha, o moug cb 30, comprei por 245 reais, para tocar numa gig acustica, no final em surpreendi com o cubinho, tem um som bem legalzinho para estudo, e pro q eu pensei tb, e tem saida para fone de ouvido, que é bem util para estudo sem incomodar ngm, e poder tocar em horas "esquisitas" tb rs.
Sobre os baixos, embora eu não conheça muito tentaria o eagle jazz bass tb, claro o bx 12 e o sx sjb 75 se incluem, sendo q o sx sjb 75 é um baixo definitivo, pode ser usado tranquilamente em qquer banda, que não faz feio de jeito nenhum, mas está custando mais caro e ate meio dificil de achar no momento devido a seu sucesso de vendas.
Enfim, tb parabenizo pela intenção, muito bacana mesmo.
abraço

TFHG
Veterano
# dez/08 · Editado por: TFHG
· votar


Olá a todos!
Muito obrigado pela ajuda e atenção que me deram.

Bem, o cubo eu acabei comprando o Condor mesmo. Ele tem 30w e falatnte de 10", entrada para baixo ativo e outra para passivo, além de saida para fone e linha. Só não tem entrada p/CD. Na loja fizeram um bom desconto nele, e a diferença para um da internet + frete ficou pequena. E ainda ganhei uma correia e um cabo (de 3 metros, simples). O baixo vai ser um condor BX-12 mesmo. Se bem que achei ese SJB75 que vcs indicaram por um preço bem interessante na internet.

Eu gostaria de poder dar de presente o que existe de melhor, mas isso é impossivel na minha condição. Assim, pensei num conjunto que seja "honesto" e que não seja muito limitado. Acho que o objetivo será alcançado.

Esse kit é para um afilhado que tenho, filho de um grande amigo meu. Ele vai fazer 16 anos, mas desde os 12 "namora" o instrumento e vive visitando lojas em BH, mas sem poder comprar. Dia desses eu conversava com o pai dele e ele me disse que gostaria de poder comprar, mas que não tinha $$ para bancar o instrumento e os acessórios, além de pagar as aulas. Pensei sobre isso e resolvi "bancar o papai-noel", E o rapaz merece, o conheço desde os primeiros dias de vida.

Agora, o mais interesante foi que, indo nas lojas para "ver" os instrumentos creio que fiz "brotar" uma vontade antiga de aprender algum instrumento (não toco nada, nem campainha....). E confesso que o contrabaixo se mostrou um instrumento cativante!!

Depois que eu comprar o cojunto que darei de presente, quem sabe não compro para mim também.....

Novamente, obrigado a todos pela ajuda e atenção! Tenham uma ótima semana!

THE BASSMAN
Veterano
# dez/08
· votar


TFHG

Craa, que legal, posso imaginar a alegria q vc vai proporcionar ao jovem! Ganhei meu primeiro baixo aso 15 e lembro ate hj da emoção....gde padrinho,
abçs

joselopesjunior
Veterano
# dez/08
· votar


Parabéns padrinho!

MaTuX
Veterano
# dez/08
· votar


THE BASSMAN
tbm ganhei meu primeiro Baixo aos 15 (e ateh hoje soh tenho ele), mas ainda bem q ja foi um "quase top"(Yamaha RBX765a), foi muito legal


TFHG
Cara, parabéns pela sua atitude, hoje em dia é quase impossivel ver alguem fazer uma coisas dessas por alguem.

fique em Paz

Luiz Almeida
Veterano
# dez/08
· votar


TFHG
Eu gostaria de poder dar de presente o que existe de melhor, mas isso é impossivel na minha condição.
O melhor que existe é a boa intenção!

Agora, o mais interesante foi que, indo nas lojas para "ver" os instrumentos creio que fiz "brotar" uma vontade antiga de aprender algum instrumento (não toco nada, nem campainha....). E confesso que o contrabaixo se mostrou um instrumento cativante!!
Depois que eu comprar o cojunto que darei de presente, quem sabe não compro para mim também.....

EU sabia! EU sabia!!
Isso é bom cara!
ao meu gosto o Strinberg se mostrou "melhor" (não sei bem, mas gostei mais do som dele)
Mas gostei mais do timbre dele (como vocês falam..)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não sou músico: Ajuda na escolha de um baixo para doação