O que as pessoas querem dizer com "tamanho da escala" de um contrabaixo?

Autor Mensagem
igoreduardo
Veterano
# out/08


gostaria de saber o que é o tamanho da escala de um contrabaixo, ou qualquer outro instrumento de cordas...

obrigado desde já

DotCom
Veterano
# out/08
· votar


igoreduardo
Tamanho de escala é a distância entre o nut e a ponte (Os pontos onde a corda é apoiada).

Lunatic Numb
Veterano
# out/08 · Editado por: Lunatic Numb
· votar


DotCom
Tamanho de escala é a distância entre o nut e a ponte (Os pontos onde a corda é apoiada).

Tem certeza cara?

eu acho que é o tamanho em polegadas apenas da escala do instrumento.

Mas tamanho da escala não quer dizer que tem menos trastes, apenas que as casas são um pouco menores.

Bom, eu acho que seje isso.

RBFecury
Veterano
# out/08
· votar


igoreduardo
Bem, tamanho da escala não se refere à espessura, ou largura do braço (pelo menos na prática), e sim do comprimento do braço. Por exemplo, a maioria dos baixos são de 20 (Fender, etc...) ou 24 trastes (Ibanez, etc...)
Nestes casos, a escala é simplesmente o "tamanho" do braço desde o Nut, até o fim do braço (última casa do instrumento)
Acho que é isso.
Abs.

mum
Veterano
# out/08
· votar


Acho que o Bertola é o que mais deve saber sobre o assunto daqui hehehe.

Gui
Veterano
# out/08
· votar


Tamanho de escala é a distância entre o nut e a ponte (Os pontos onde a corda é apoiada).

(2)

não importando a quantidade de trastes!!

um baixo pode ter 24 casas e outro 20...os dois com escalar de 34 polegadas, as casas terão o mesmissimo tamanho!

RBFecury
Veterano
# out/08
· votar


Cara, a escala nao pode ser a distância entreo nut e a ponte!!! a escala em simplesmente o espelho do braço em que tocamos... e SIM, a quantidade de trastes influencia no tamanho. Menos trastes = Escala menor...

Abraços.

Gui
Veterano
# out/08 · Editado por: Gui
· votar


RBFecury
um hofner tem o mesmo tanto de trastes que um fender e a escala é menor em polegadas.
uma guitarra fender tem mais trastes que um baixo fender e tem escala menor!!

se quiser entender mais, clique aqui! (fiz o favor de usar a busca do forum por você!)

DotCom
Veterano
# out/08
· votar


eu acho que é o tamanho em polegadas apenas da escala do instrumento.

Os "achismos" é que fodem com tudo.

Mas tamanho da escala não quer dizer que tem menos trastes, apenas que as casas são um pouco menores.
E quem falou em número de trastes?

RBFecury
Falou bonito, sem "eu acho". Pena que falou tudo errado.

Repetindo:
Tamanho de escala é a distância entre o nut e a ponte (Os pontos onde a corda é apoiada).

Lunatic Numb
Veterano
# out/08 · Editado por: Lunatic Numb
· votar


DotCom

É melhor dizer que 'acha', do que dar certeza de uma coisa que não se sabe 100%

mas olhem esse tópico aqui:
Aqui

eu acho que 'achei' errado. rs

Lunatic Numb
Veterano
# out/08
· votar


DotCom
Gui

vcs estão certos!


Mas eu já vi alguém dizendo isso da forma que eu expliquei. Agora sei que está errado.

RBFecury
Veterano
# out/08
· votar


Bem, simplesmente quis ajudar.

DotCom
Amigo, achismos fazem parte de qualquer discussão, até porque ninguém é dono da verdade e nós mortais apenas damos nossa opinião a respeito. Continuo discordando de sua definição de escala. O que vc me diz da distânia entre o fim do braço (última casa) até a ponte??? vc realmente considera como escala???

Gui
Obrigado ela força na busca. Entendi o que vc quis dizer e é parecido com o que eu ACHO que esteja correto, já que cada faricante tem suas medidas de braço, trastes e ESCALA. Quando disse o que disse, queria dizer (heheh... ótimos esses disse disse e tal...) que a quantidade de trastes influencia no comprimento da escala (neste caso os trastes influenciam no tamanho da escala, sim).

Bem, conceitos a parte, continuo ACHANDO que o amigo DotCom está equivocado, apesar do mesmo ter "certeza" não.

Abraços e vamos continuar o papo.

Gui
Veterano
# out/08
· votar


RBFecury
nessa parte..não tem achismo, é ou não é!!
pode perguntar a qualquer luthier, eles vão responder a mesma coisa que eu!

leoc_rj
Veterano
# out/08 · Editado por: leoc_rj
· votar


Pessoal,

Para esclarecer de uma vez por todas este assunto, fiz uma pequena pesquisa na web e encontrei o seguinte:

De acordo com o livro The Player's Guide to Guitar Maintenance, o tamanho da escala se refere ao espaço que as cordas possuem para vibrar, conforme abaixo:

"A guitar quoted scale length refers to the theoritical distance of the vibrating or the "speaking" length of the string." (no meu entendimento, isso corresponde ao espaço entre o nut e a ponte).

De acordo com a Wikipedia:

"In a string instrument, the scale length (often simply called the "scale") is the sounding length of the strings. On instruments with strings which are not stopped (harp, piano) and on most fretless instruments it is the length of string between the nut and the bridge." (o que corrobora a informação do nosso amigo DotCom).

Abs,

Rdg Bass
Veterano
# out/08
· votar


Tamanho de escala é a distância entre o nut e a ponte (Os pontos onde a corda é apoiada).

É isso mesmo.

O que vc me diz da distânia entre o fim do braço (última casa) até a ponte???

Amigo estude Harmonicos que vc vai descobrir que a escala não termina no ultimo traste ou casa como vc queira chamar.

Alex Navarro
Veterano
# out/08
· votar


Vejamos .. por exemplo..
queria fazer um baixo para uma amiga minha e fiz este com a escala (comprimento do nut à ponte) menor com 32' aproximadamente 820mm e nu extreito com 30mm oque ficou muito bom de tocar.. muito louco

http://www.youtube.com/watch?v=CxtYihFeEzs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


RBFecury
Vc está equivocado.
O tamanho da escala é a distância entre a pestana e o ponto médio entre os carrinhos da ponte. Claro que, como o braço é apenas uma parte do instrumento, é nele que as notas, (resultado de uma notação matemática complexa, e separadas pelos trastes), são expressas.
O 12º traste é exatamente o meio dessa distância, e portanto é aí que se localiza o harmônico fundamental, base para a medição da escala em qualquer tamanho que seja.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Alex Navarro
Pódicrê!
Eu fiz um com a medida de 31,5pol. Ficou ótimo!
Abç

I.Nosferatu
Veterano
# out/08
· votar


Pra mim o tamanho da escala é o alcance do instrumento em termos de notas (8ª), como num teclado que tem 5 oitavas e outro que tem 8 oitavas, sendo este ultimo o de escala maior... pelo menos assim que sempre entendi a esse respeito... o que a maioria de voces tão comentando parece ser comprimento, profundidade e largura do braço que ja é outra coisa!

DotCom
Veterano
# out/08
· votar


O termo "tamanho de escala" é uma convenção, já que não trata exatamente nem da escala (local onde estão colocados os trastes), nem da escala musical (sequência de notas).

PORÉM, é o termo utilizado em todas as literaturas e por todos os profissionais que você procurar na área.
Então, não tem achismo, e nem "na minha opinião".

RBFecury
Na sua opinião: 2 + 2 é igual a quanto?
Na minha é 5, ok? Eu tenho direito de ter minha opinião, não é?

Alex Navarro
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Nossa uma coisa tão simples o pessoal faz quase uma guerra aqui! heheh

Lunatic Numb
Veterano
# out/08
· votar


Alex Navarro
Simples para um Luthier....

De qualquer forma, eu acho que já foi esclarecido.

DotCom
Veterano
# out/08
· votar


Alex Navarro
Se não tiver algazarra, não é brasil.

Fredilson
Veterano
# out/08
· votar


Alex Navarro
Cara eu queria falar c vc, tentei seu e-mail uma vez mas n sei se funcionou, como faço? :P

Alex Navarro
Veterano
# out/08
· votar


Fredilson

.. depende do assunto.. que seria?

RBFecury
Veterano
# out/08
· votar


DotCom
Brother, sinceramente nao quero discutir com ninguém, mas veja seu quote a meu respeito mais acima que vc vai perceber que quem foi debochado nao fui eu... quando dei minha opinião, caso vc soubesse a resposta correta (que neste caso, sabia), poderia ter agido de forma mais cortês e nao ter sido mal educado como foi.
Sinceramente nao sei se esse tipo de atitude estimula novatos como eu a aprenderem mais ou mesmo de errarem mais para poder aprender posteriormente.

Gui
Blz, mano... te entendi. percebi que estava errado, mas eu realmente achava que estava certo, porque nunca havia escutado este conceito antes, até porque nao tenho contato com luthier como vcs têm.

Valeu, mas ressalvo que a atitude de alguns neste tópico nao foi correta.

Abraços!!! a todos!!!!

Fredilson
Veterano
# out/08
· votar


Alex Navarro
seus serviços e informações (eu achava q vc tinha parado de vim aqui, nunca mais tinha visto nd seu ai nem arrisquei perguntar qlqr coisa por aqui!). A nbs tá ativa?? ;P

DotCom
Veterano
# out/08
· votar


RBFecury
Bom, pra selar a paz, peço desculpas se agi grosseiramente.
Fórum é pra trocar de informações, e não pra ficar gerando desavenças, não é mesmo?
abraços

RBFecury
Veterano
# out/08
· votar


DotCom
Blz, cara... parabenizo a todos aqui no fórum, pq daqui tirei muitas dúvidas, inclusive nesta discussaozinha, tirei mais uma... hehehehe...
Sem desavenças, com certeza... espero poder aprender mais com vcs todos... :o)

Abraços,

Alex Navarro
Veterano
# out/08
· votar


Fredilson

Eu parei sim.. não dá retorno. É muito investimento pra pouca saída e a cabeça dos baixistas ainda é bem atrasada por aqui.. cansei mesmo.. Tô lidando com produtos de churrasco pra vc ter uma idéia é bem melhor ...
Quando começei com isso tinha certeza de todos iam gostar de saber que tinha coisa boa nacional para comprar, mas qualquer porcaria da China ganha mais valor.. Brasil é um pais ingrato em todos os sentidos...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que as pessoas querem dizer com "tamanho da escala" de um contrabaixo?