Qual o baixo mais recomendado prum som macio?

    Autor Mensagem
    sabaraboroubarovadoda
    Veterano
    # set/08


    Eu não sei descrever o som direito, mas as palavras mais próximas são macio, suave, smooth, etc....

    Sabe o som do Victor Bailey (não o Wooten) que o baixo não ronca?

    Algo parecido com isso. Que baixo recomendam?

    Há braços.

    chr19
    Veterano
    # set/08
    · votar


    victor bailey me remete a fender Jazz bass e Jazz bass que não ronca um dificil... mas acho que com uma equalização em um baixo com um som mais moderno vc consiga algo parecido. mas acho que é uma caracteristica dos Jazz bass o ronco tradicional.

    sabaraboroubarovadoda
    Veterano
    # set/08
    · votar


    chr19

    Saca aquele disco dele Low Blow?
    Naquele esquema. Som bem suave.

    Anonimo19
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Só postei para corrigir não se diz prum ... e sim para um...

    sabaraboroubarovadoda
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Anonimo19

    Tomara que sua mãe seja atropelada, aquela sirigaita.

    Beijos.

    makumbator
    Moderador
    # set/08
    · votar


    sabaraboroubarovadoda

    Uma opção também é usar encordoamento flat(liso) no baixo, fica com o som cheio, com menos ataque...

    alexfs0
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Não sou baixista, mas... a grande maioria dos jazz bass (seja de diversas marcas e modelos), tem por caracteristica sons macios e leves...

    fica ai a dica..

    valeu!

    Gui_sc
    Veterano
    # set/08
    · votar


    o som mais macio que ele estaria se referindo, será que não seria um Fretless???

    QUe costumam de chamar o som dele de "aveludado", para min aveludado, macio, suave são palavras bem proximas!

    sabaraboroubarovadoda
    Veterano
    # set/08
    · votar


    makumbator

    Terei isso em mente quando comprar meu bass, vlw pela dica!


    alexfs0

    Ih agora complicou, o amigo lá em cima disse que jazz bass normalmente ronca! Como faz?

    Gui_sc

    Por um lado, faz sentido, porque o Jaco tocava fretless e o som dele era super macio, mas por outro lado, tou vendo que o Victor Bailey toca com frets um modelo signature.

    Então não sei hehe.

    Há braços.

    Gui_sc
    Veterano
    # set/08
    · votar


    sabaraboroubarovadoda
    Por um lado, faz sentido, porque o Jaco tocava fretless e o som dele era super macio, mas por outro lado, tou vendo que o Victor Bailey toca com frets um modelo signature.

    Então não sei hehe.

    Há braços.


    Para roncar menos acho que um baixo ativo e um eq você consegue timbrar bem isso, não estou afirmando que o passivo ronca mais, estou dizendo que na MINHA OPINIÃO os passivos roncam mais, mas é questão de você testar mesmo e ver o que agrada!

    Acho que a opinião do alexfs0 não conta muito pois como ele mesmo falou, ele não é baixista ;d

    DotCom
    Veterano
    # set/08
    · votar


    o som do jaco era macio?
    cheio de médios daquele jeito?

    macio pra mim é outra coisa....

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/08
    · votar


    sabaraboroubarovadoda
    Qualquer baixo faz esse som, basta equalizá-lo para tal. Se mesmo assim vc ainda achar que quer mais "maciez", compre um encordoamento "half wound" ou "flat wound"
    Abç

    sabaraboroubarovadoda
    Veterano
    # set/08
    · votar


    DotCom


    Chamo o som do jaco de macio por que quando ele toca não faz "vrRRRRRRRRRRoom", faz "vooom".

    Sacou?

    wellington sch
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pra mim som "macio" é do Hofner com cordas lisas....
    Mas o seu som "macio" é questão de equalização, como o Bertola falo... porque se o Jaco quisesse, ele tiraria um som gordo e pesado com aquele mesmo baixo, o que ele fez foi usar mais o captador do ponte, e não o proximo do braço...
    Esse "vooom" do Jaco é roncado (e bastante), procure um baixo que tem o captador perto da ponte então...seria melhor um Jass Bass do que um Precision por exemplo...

    FesterM
    Veterano
    # set/08 · Editado por: FesterM
    · votar


    Cara, gravei uns exemplos do que eu acho que vc está querendo dizer. Vê se é isso:

    http://daniel.miclos.googlepages.com/som_macio

    DaNaDo
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Cara, gravei uns exemplos do que eu acho que vc está querendo dizer. Vê se é isso:

    Acho que tá mais pro exemplo 1 cara;

    também acho que intendi oque o cara quis dizer com macio, o Jaco se não me engano usava o Tone quase no meio pra mais um pouco; Já o Bailey me pareceu usar quase fechado...

    Mais se engana ao dizer que "não" ronca, é um som mais fechado!



    Vejam isso daí, no começo ele manda um pizzicato e oque tenho como roncado acontece... porém com o tone bem fechado

    DaNaDo
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Opa, mais interessante aínda; e fica VISÍVEL no video, é que nos 3:58~4:00 ele ajusta o Tone bem pouco e vai dando umas explicações exatamente sobre isso... e vejam, fica o timbre dele! ( oque eu acho que você quer dizer como macio )

    sabaraboroubarovadoda
    Veterano
    # set/08
    · votar


    FesterM
    DaNaDo

    Heheh curti bastante os exemplos, bem legal! Mas realmente quando chega no mais grave tá roncando (tanto o Fester quanto o Victor).

    Acho que tenho um exemplo um pouco mais concreto, sabe Soul Intro - The Chicken do Jaco? Naquele momento que ele vai começar o riff de The Chicken e baixo tá sozinho (e depois só com bateria) por uns 4 compassos? Ali o som tá "lisão", não ronca, soa até meio "bwon bwon bwon" conseguiram entender?


    Hehehe se não der pra entender deixa pra lá valeu pela ajuda!

    Há braços

    TexHC
    Veterano
    # set/08
    · votar


    FesterM

    Exemplo 2

    Somos quem podemos ser do Engenheiros?

    Anonimo19
    Veterano
    # set/08
    · votar


    sabaraboroubarovadoda
    A sua tbm....

    FesterM
    Veterano
    # set/08
    · votar


    TexHC

    Isso mesmo!
    Nem sou fan de engenheiros mas a melodia dessa música é bonitinha.

    igoreduardo
    Veterano
    # set/08
    · votar


    como assim encordoamento flat? existem vários tipos diferentes de cordas?

    DotCom
    Veterano
    # set/08
    · votar


    igoreduardo
    Sim. Cordas flat são cordas sem aqueles "gomos" (tipo as primas da guitarra, lisas).

    FesterM
    Veterano
    # set/08
    · votar


    http://en.wikipedia.org/wiki/Flatwound

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual o baixo mais recomendado prum som macio?