Cort GB Series (Jazz Bass)

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # set/08 · Editado por: erico.ascencao


    Vi alguns destes modelos de Jazz Bass da Cort por aí, mas vocês sabem como é o esquema da Cort: no site gringo está tudo explicadinho e bonitinho, mas aqui no Brasil aparecem produtos do nada e o site da Equipo não trás nenhuma informação.

    No site da Cort tem os Modelos GB34, GB35, GB74, GB75 e GB94; todos com captação J e MM(???). Aí achei este com captação JJ, a um preço extremamente módico: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80296555-contra-baixo-cort-gb-j b-4-cordas-black-cabo-c-nf-loja-_JM

    E aí, alguém tem opinião formada, mesmo que seja sobre a linha GB em geral?

    Rdg Bass
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Rdg Bass
    · votar


    Kra eu particularmente gosto muito dos cort, todos e os que toquei eram bons, semana passada comprei um Cort A5 mas quando fui testar uns baixos pra comprar testei um GB75 e achei ótimo, vi tambem um GB74 este com captação Seymour Duncan mas não testei pq estava atras de um 5 cordas pois vendi o meu. Comprei o A5 pq alem de gostar mais da pegada dele já tenho um Jazz bass tagima com captação Fender.

    MkThEbEsT
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Só corrigindo... o GB74 nao tem captação seymour duncan, o que tem é o GB94.. esse sim é um baixo primoroso e dificil de achar.

    erico.ascencao
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Ontem fui na Teodoro antes de uma entrevista de estágio - aproveitando o traje social que dá uma aparência de status... - e experimentei um desses baixos.

    Até que gostei do som dele, me pareceu bem Jazz. Porém o que eu procurava nele, além do som Jazz, era um som mais aveludado. Dei uma mexida nos pots de tone e não consegui o som aveludado. Um dos pots tinha uma ação não muito linear: quando você se aproximava de fechá-lo por completo, de repente o som mudava, ou seja, a mudança não era constante. E quando eu achei o som oposto ao som Jazz, este som me pareceu muito anasalado.

    Não sei se o problema era do baixo. Enfim, ainda fiquei com o desejo de testar outro exemplar.

    Quanto ao acabamento, achei simples. A escala em rosewood eu achei feia, a pestana era pretinha, parecia um plástico meio ruinzinho. O resto era bonito, não tão chamativo como os SX SJB, mas era bonito.

    Outro diferencial deste baixo é que ele tem o corpo em aghatis, que pelo o que eu li é uma variação do mogno. Talvez este seja o fator que o torne mais versátil que o SX SJB.

    Bom, vou ver se consigo testar outro e posto o resultado aqui.

    erico.ascencao
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Só pr esclarecer: o modelo se chama Cort GB JB

    erico.ascencao
    Veterano
    # set/08 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    Ressucitando o tópico pra tirar uma dúvida: o som característico de Jazz Bass vem mais do captador da ponte ou do braço? Ou não faz tanta diferença assim?

    Se não fizer tanta diferença, vale a pena olhar com carinho os GB 34, pois eles têm um J no braço e um MM (??) na ponte, o que os torna mais versáteis.

    erico.ascencao
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pesquisando as configurações do GB34:

    CONSTRUCTION: Bolt-on
    BODY: Agathis
    NECK Maple: "C" Shape
    NECK WIDTH: 1F 38mm, 22F 62mm
    NECK THICKNESS: 1F 21mm, 12F 23mm
    FINGERBOARD Rosewood: 12" Radius (305mm)
    FRET: 22 Large (2.7mm)
    INLAY: White Dot
    TUNER: Open gear
    SCALE: 34" (864mm)
    NUT: Graphite Black
    BRIDGE: EB7(4)
    PICKUP: MMJA(n)-Alnico & MBA4(b)-Alnico
    CONTROL: 1 vol, 1 blend, 2 tone

    O que seria este controle de blend? Se eu não me engano, no BDI-21 a função blend é o que dá o som "quente" do pedal...

    Gui
    Veterano
    # set/08
    · votar


    erico.ascencao
    o blend é a seleção de caps..

    erico.ascencao
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Gui
    Então há um tone pra "agudos" e outro pra "graves"?

    DotCom
    Veterano
    # set/08
    · votar


    erico.ascencao
    não.
    É assim: Num lado, só usa o cap do braço, no outro, só o cap da ponte, no meio usa os dois.
    E em posições intermediárias, uma combinação deles.

    Funciona de maneira semelhante aos volumes individuais do JB.

    Roger__Bass
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Só corrigindo... o GB74 nao tem captação seymour duncan, o que tem é o GB94.. esse sim é um baixo primoroso e dificil de achar.

    Graças a Deus, tenho um!!!
    Só tenho elogios a fazer deste bass!
    Coisa linda!

    erico.ascencao
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Ainda não entendi a função dos knobs de tone e de blend.

    Concordo que o de tone na verdade é um botão de volume individual, ou seja, um botão de volume individual para cada captador. Mas e o blend?

    DotCom
    Veterano
    # set/08
    · votar


    erico.ascencao
    Não. O tone não é volume individual.

    Tone é um filtro passa-baixas, onde ao girar o potenciômetro você vai cortando agudos. Com o potenciômetro no máximo, você tem o máximo corte de agudos, e o som fica bem abafado. No mínimo, você tem o mínimo corte de agudos, e o som fica mais aberto.

    O blend não tem como ser explicado de outra maneira... Vou repetir.
    Girando todo para um lado, só usa o cap do braço, no outro, só o cap da ponte, no meio usa os dois.
    E em posições intermediárias, uma combinação deles.

    makumbator
    Moderador
    # set/08 · Editado por: makumbator
    · votar


    erico.ascencao

    É exatamente o que o DotCom explicou. Pense nos controles de tom como uma espécie de EQ, que atuam nos dois captadores(e cada um deles responde a essa alteração dentro de sua sonoridade própria).

    O blend, como o nome diz, serve para regular a mistura dos captadores no som final, podendo-se isolar cada um deles(como se fosse desligado o outro captador), colocar ambos no mesmo nível(os dois ligados e simétricos), ou qualquer combinação entre eles(os dois ligados, mas em níveis diferentes).

    erico.ascencao
    Veterano
    # set/08
    · votar


    DotCom
    Então há dois tones, cada um cortando uma determinada faixa de frequências?

    makumbator
    Moderador
    # set/08
    · votar


    erico.ascencao

    Então há dois tones, cada um cortando uma determinada faixa de frequências?

    Isso. E atuam nos dois captadores.

    Olhe o meu post anterior.

    Ivanov_br
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Ivanov_br
    · votar


    Tenho um Gb75 e postei uns audios dele no link:

    http://bass.forumeiros.com/reviews-f10/cort-gb74-e-gb75-agora-com-audi o-t151.htm

    As captações são Mightymite (americanas) http://www.mightymite.com/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cort GB Series (Jazz Bass)