Como se chama essa técnica de tocar contrabaixo?

    Autor Mensagem
    Caledonian
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Caledonian


    É uma técnica muito simples mas é que não sei o nome e gostaria de saber. É aquele estilo de tocar baixo que ao contrário do walking o andamento repete várias vezes a mesma nota em sequência em vários compassos acompanhando o toque do cimbal da bateria, sempre batendo na tônica do acorde, como por exemplo nas músicas abaixo que têm todas o baixo nesse estilo:

    - With or Without You, do U2;
    - Dancing in the Dark, do Bruce Springsteen;
    - Simply the Best, da Tina turner;
    - Dom Quixote, do Cesar Camargo Mariano;
    - Breathless, do The Corrs;
    - Every Breath You Take, do Sting (The Police);
    - I Want to Break Free, do Queen;
    - Stay, do Oingo Boingo (no refrão);
    - The Power of Love, do Huey Lewis;
    - The Final Countdown, do Europe;
    - Who Can It Be Now, do Men at Work; e
    - Summer of 69, do Bryan Adams.

    Agradeço as respostas.

    Gui
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Caledonian
    não é tecnica..é simplesmente marcar a tonica..é o que qualquer iniciante faz..
    muito comum em rock em geral..

    Caledonian
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Caledonian
    · votar


    Gui
    não é tecnica..é simplesmente marcar a tonica..é o que qualquer iniciante faz..
    muito comum em rock em geral..


    Certo Gui, mas isso tem um nome, ouvi falar uma vez, há muito tempo, mas não lembro mais. Aliás, nem é bem uma técnica, é um estilo somente, mas eu gostaria de saber o nome desse estilo.

    Gui
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    marcação??
    tonicar?

    DotCom
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Caledonian
    Aham... o nome é "Tocar contrabaixo"

    leoc_rj
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Analisei as músicas que você mencionou e o que consegui encontrar em comum é que todas tem uma "pegada" mais staccato.

    Tipo a encontrada na música One Headlight do Wallflowers. É isso que você queria saber?

    Morrir
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Eu não conheço todas as musicas mas conheco alguma que são Rock Progressivo, que em geral o Rock Progressivo voce toca como With or Without u, Yellow do Clodplay etc....


    Acho que era isso que voce estava querendo saber certo?

    jjmartins
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Caledonian With or Without You, do U2 É uma levada em colcheias usando o pizzicatto técnica característica do baixo .Se quiser fazer em staccato da pra fazer , mas como a música não tem muita guitarra ficaria vazia ultilizando essa técnica.

    Caledonian
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Amigos, o leoc_rj disse que essa técnica é em staccato e o jjmartins disse que é pizzicatto, agora fiquei em dúvida.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Staccato dimue a nota, tem uma pausa depois dela. Confere?

    E pizzicato é o ato de tocar com os dedos. Confere?

    Johnny Favorite
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    "staccato é uma forma de articulação, ou seja, é uma maneira de executar determinada nota, nesse caso a nota deve soar marcada, ou seja, com um ataque mais seco, diminuindo assim o legatto entre as notas executadas dessa forma!"

    leoc_rj
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: leoc_rj
    · votar


    Caledonian

    Vamos lá, pizzicato é uma técnica: tocar com os dedos. Staccato não é ténica, como o Johnny mencionou, é uma forma de acentuar a nota.

    Johnny,
    Staccato dimue a nota, tem uma pausa depois dela. Confere?
    Quase isso. Na prática o que você falou está correto, mas em termos de teoria musical é um pouco mais complicado.

    Numa partitura, a nota sempre terá a mesma duração, sendo ela tocada staccato ou não. Se falarmos em pausa, mudará a "escrita" da música.

    Edit: Caledonian
    Escuta a música que mencionei do Wallflowers. É um excelente exemplo de linha de baixo tocada em staccato. Você saberá se era isso que você queiria descobrir.

    Caledonian
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Caledonian
    · votar


    leoc_rj
    Escuta a música que mencionei do Wallflowers. É um excelente exemplo de linha de baixo tocada em staccato. Você saberá se era isso que você queiria descobrir.

    Não leoc_rj, não é bem isso. Eu escutei One Headlight e notei que tem uma levada diferente dessas 12 músicas que mencionei. Na One Headlight o baixo toca repetidamente em sequências de 3 colcheias e uma pausa e nas que mencionei são 4 semínimas constantemente, sem pausas.

    leoc_rj
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Caledonian
    O que você procura se chama Ground Bass ou Ostinato.
    Ostinato

    "Em música, um ostinato (do italiano: "teimoso", compare com o português obstinado) é um motivo ou frase musical que é persistentemente repetido numa mesma altura. A idéia repetida pode ser um padrão rítmico, parte de uma melodia ou uma melodia completa."

    "O musicólogo Robert Rawlings define o ostinato como qualquer padrão melódico ou rítmico que é repetido persistentemente."


    Caledonian
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Caledonian
    · votar


    Amigos, agradeço todas as respostas mas pelo que vi nenhuma se referiu corretamente sobre o estilo (ou técnica) em questão.
    Agradeço mais uma vez ao leoc_rj mas também não parece com Ostinato.
    É só escutar qualquer uma das músicas que sugeri no início do post, tem 12 delas na lista, todas tem esse mesmo estilo.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Caledonian
    ué, parece groudbass, porém com um fraseado pobre..hahhhahhahah

    hiago hot pants
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    cara, isso naum tem nome, é só tocar, o Mark do blink 182 usava bastante

    Gunther
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Eu sempre chamei isso de "baixo tum tum". Nos tempos do new wave, os baixistas fracos, principalmente os que cantavam, faziam tum tum tum tum tum tum tum a música toda. Acho um horror, mas cai bem em muitas coisas.
    OSTINATO é legal, mas até elogio para uma coisa tão pobre. Ostinato tem relação com OBSTINADO. Philip Glass seria um sujeito que faz muito isso?

    ph43lix
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: ph43lix
    · votar


    Gunther
    ah cara, fala sério, vai me dizer que não ficou muito bom na musica The Final Countdown...

    Walking bass é legal em algumas partes, mas enjoa também; é legal essa de tocar em ostinato pq vc pode passar uma sensação muito boa, conforme a cavalgada.
    Dê uma olhada na música Aces High por exemplo e vc vai entender o que eu to querendo dizer.

    Outra música com umas partes em ostinato que ficou muito boa é You Could Be Mine, do guns... Olha o refrão e os versos.

    Gunther
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    SIM SIM!!!
    "mas cai bem em muitas coisas"

    Tem alguma coisa legal na música do Europe???

    Mais medíocre ainda, mas eu gosto:
    SKELETONS do THE SOUND (puro baixo tum tum)

    ph43lix
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    bom... só em ostinato também ja fica feio.. tem que ter um pouco de walking, pelo menos nas viradinhas

    hiago hot pants
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Quem acha que não fica legal ouça shoot the runer do kasabian, fico MUITO massa, e tem bem poca virada

    Blackus
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Philip Glass seria um sujeito que faz muito isso?
    Hum, na prática é isso, mas em teoria o conceito é outro, o tal do minimalismo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como se chama essa técnica de tocar contrabaixo?