Ligar o baixo na mesa sem direct box.

Autor Mensagem
gamba12
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

set/12

eu posso!!
V.A.Í T.E F.U.D.E.R ja entendeu ?

rodsom
Veterano
# set/12
· votar


makumbator
talvez o mestre possa nos ajudar. ele respondeu ate o gerador de lero lero.

gamba12
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

set/12

rodsom Toda acção tem uma contra acção, teoria do conhecimento, por isso se não quiser ter uma contra acção de 20 cm no teu toba fica na tua

rodsom
Veterano
# set/12 · Editado por: rodsom
· votar


gamba12
ce sabe que quem come tambem é gay, ne? mas vamos parar de desvirtuar o topico. senao daqui a pouco vem suspensao pra nois dois.

JL_Marcondes
Veterano
# set/12
· votar


gamba12
Ui! Alguém se irritou, atoa e sem razão.. Que respostinha hein.. o cara não me conhece e já juga meu conhecimento, mas ele mesmo, se baseia por coisas que vc lê na internet.. não por estudo e prática... enfim... vamos responder item a item:
ja supunha como é obvio
Óbvio pq?! Alguém está pensando em "ativo X passivo" na mesma linha de (homo)sexualidade aí hein...
mais como baixiste li num forum de dicas no qual aguém bem mais capacitado que vc de certeza disse
Ta.. "leu num forum de dicas".. só aí já perdeu qualquer argumento.. está assumindo oq outros falaram sem ter conhecimento de prática e ou estudo.. pior, sem postar a fonte, e pior ainda, já me jugando e ahhhh.. enfim..
, e na questão do q vc disse "ressucitar foruns mortos" ha vá plantar beterraba meu então fecha logo essa joça!!!
Amiguinho.. não sou agricultor, mas se quizer eu posso plantar um nabo no meio da ortinha apertada da.. sua... enfim... vamos deixar a família de lado!
se a pessoa abre um forum é porque abrir não devia ja existe blablabla se participa num ja existente não divia porque ja morreu.
Vamos lá.. se vc não leu o tópico, a dúvida já tava respondia.. vc quer agregar algum comentário, mesmo tendo passado um tempo, ok.. faça... mas faz direito, pq cair de para-quedas e falar bobagem vai ser alvo de críticas sim... isso, pq eu nem critiquei, perguntei de onde vc tinha tirado esta história.. mas deixa eu te explicar uma coisa:
Embora vc ache que eu não conheça nada.. o que eu posso dizer é que em matéria de DIs passivos, o sinal na saída balanceada é atenuado, e, como o sinal de saída de instrumentos passivos é mais baixo o sinal chegará à mesa muito baixo e provavelmente acompanhado por bastante ruído (pois será ainda mais atenuado na saída do DI)... mas com o uso de um amp/pré-amp você de cancela esse efeito.. agora quanto ao baixo ativo, não importa o DI, basta ser bom...

[]'s

rodsom
Veterano
# set/12
· votar


JL_Marcondes
calma, olha a pressao. ahuahuhauha

JL_Marcondes
Veterano
# set/12
· votar


rodsom
Rlx.. já fui professor de crianças de 3-5 anos... embora nenhuma delas tenham sido tão mal criadas.. enfim...

gamba12
Veterano
# set/12 · Editado por: gamba12
· votar


JL_Marcondes não precisei de muito para encontrar mais esse topico q aborda o assunto, enquanto ao que vc disse (Amiguinho.. não sou agricultor, mas se quizer eu posso plantar um nabo no meio da ortinha apertada da.. sua... enfim... vamos deixar a família de lado!) depois veio com essa (Rlx.. já fui professor de crianças de 3-5 anos... embora nenhuma delas tenham sido tão mal criadas.. enfim...)
Isso descreve bem a sua personalidade Hipócrita e mentiroso, vamos deixar disso, leia o topico a baixo para vê se aprende algo.



Contrabaixo direto na mesa, pode?


Desde quando tive as primeiras experiências com bandas, em meados da década de 90, ouço o velho mito de que não se pode conectar o baixo diretamente à mesa de som, sob pena de queimar o canal correspondente ou causar qualquer outro dano ao mixer. Baseado nisso, o nobre contrabaixo sempre ficou marginalizado em relação ao resto da banda! Enquanto todos estavam plugados naquela mesa bacana cheia de controles, o baixista não podia chegar nem perto, a menos que tivesse o tal do Direct Box (DI). Inclusive, já ouvi uma estória que a mesa do Tio Wallace explodiu assim que o baixo foi plugado na mesa e o baixista tocou o mizão, rs!

Verdade ou mentira, particularmente, não acredito nessa estória. Pode até ter explodido, mas certamente não foi por causa do instrumento contrabaixo! E são vários os fundamentos técnicos para sustentar tal afirmação. O assunto é relativamente complexo e envolve conceitos de Casamento de Impedâncias, Teorema da Máxima Transferência de Potência e outras teorias de circuitos elétricos. Porém, para não restringir o público alvo deste post, vou tentar explicar de forma mais simplória.

Do ponto de vista da mesa de som, praticamente não há diferença entre conectar uma guitarra, um violão, um teclado ou um contrabaixo. Ambos trabalham em níveis de sinais semelhantes e não oferecem risco algum à mesa. Aliás, ela foi projetada justamente pra isso, receber e tratar o sinal de todos os instrumentos e microfones, sem a obrigatoriedade de acessório algum. Para isso, basta ligar na entrada certa (LINE ou MIC).

Veja, por exemplo, um esquema de ligação proposto pela Mackie, uma das empresas mais bem conceituadas no mercado de áudio profissional. Observe que o contrabaixo (Bass Guitar) está plugado no canal 2, entrada padrão P10 (LINE), e que não há nenhum outro elemento entre o instrumento e a mesa, somente o cabo.

Fonte: Manual da Mesa Mackie Onyx 1220
www.mackie.com/products/onyx1220


PDF: http://www.mackie.com/pdf/onyx1220_om.pdf

Uma mesa de som trabalha essencialmente com dois níveis distintos de sinais elétricos em suas entradas:
MIC – é o nível de menor intensidade do sistema, podendo chegar no máximo até uns 0,245 Volts. As entradas MIC possuem baixa impedância e é nessa região em que operam os microfones. Como os sinais são muito baixos, tornam-se bastante suscetíveis a ruídos durante a transmissão, razão pela qual se devem utilizar linhas balanceadas.

LINE – é o nível de sinal em que operam os instrumentos musicais, tais como guitarra, violão, teclado, CONTRABAIXO. Em regra, pode variar de 0,316 a 1,23 volts. Para suportar esses níveis, as entradas LINE possuem impedância mais alta que as entradas MIC.
Conclui-se, portanto, que o uso obrigatório do Direct Box se dará apenas quando um instrumento musical (baixo, guitarra, etc) for ligado à entrada de microfone da mesa, pois o DI tornará compatível a alta impedância do instrumento com a baixa impedância da entrada MIC! O esquema abaixo ilustra essa situação:

Fonte: Manual da Mesa Mackie 1402-VLZ3
www.mackie.com/products/1402vlz3
PDF: http://www.mackie.com/products/1402vlz3/pdf/1402VLZ3_HU.pdf
Como diriam os Caçadores de Mitos (Myth Busters, Discovery Channel): com essas considerações, o mito foi detonado! Ora, se o contrabaixo elétrico ligado direto à mesa fosse prejudicial ao sistema, certamente o fabricante não iria propor no manual do usuário um esquema de ligação como o apresentado no primeiro diagrama.

Mas, se você é daqueles que tem dificuldades de superar velhos conceitos, não acredita nos argumentos apresentados e ainda está com medo de plugar o contrabaixo direto no canal, veja o que disse Sólon do Valle sobre o assunto. Pra quem não o conhece, trata-se do engenheiro de áudio mais respeitado no Brasil, autor de diversos livros, fundador e editor da Revista Áudio, Música e Tecnologia, Coordenador do Instituto de Áudio e Vídeo, entre muitas outras atribuições:

“A conexão de um baixo elétrico a um canal de mesa jamais estragará nada! No entanto, a impedância de saída de um instrumento passivo é muito alta (da ordem de 100k ohms) e a impedância de entrada das mesas é, em geral, de 10k ohms. Isso acarretará descasamento de impedâncias e forte perda de agudos.
Num instrumento ativo (com pré embutido), a impedância de saída é baixa e a conexão à entrada de linha da mesa trará ótimo resultado. O ideal para o instrumento passivo é o uso do direct box (DI) ativo, que casará as impedâncias e níveis. Sua saída, porém, deve ser ligada à entrada de microfone da mesa. É assim que se faz em grandes sistemas de P.A. e em estúdios de gravação. Por outro lado, a conexão de um instrumento ativo através de direct box também é vantajosa, pois a conexão à mesa passa a ser balanceada e de baixa impedância, ajudando a reduzir o ruído.
Sólon do Valle”

Deco_ufrj
Veterano
# set/12
· votar


gamba12
Baixo activo também precisa de um DI para tirar impenitências do som, no caso do baixo activo deve ser ligado numa DI passiva, e um baixo passivo fica melhor numa DI activa.


O ideal para o instrumento passivo é o uso do direct box (DI) ativo, que casará as impedâncias e níveis. Sua saída, porém, deve ser ligada à entrada de microfone da mesa. É assim que se faz em grandes sistemas de P.A. e em estúdios de gravação. Por outro lado, a conexão de um instrumento ativo através de direct box também é vantajosa, pois a conexão à mesa passa a ser balanceada e de baixa impedância, ajudando a reduzir o ruído.

Aonde nesse texto diz que o baixo ativo precisa ser ligado em um DI passivo?? Ou você tirou suas "conclusões obvias" da sua brilhante mente?

gamba12
Veterano
# set/12 · Editado por: gamba12
· votar


Deco_ufrj kkkkkkkkkkk isso aqui esta dando pano para manga

não tirei a ideia da minha mente brilhante não, e tambem nunca disse que TEM q ser assim, apenas o que quis dizer é q o som ficaria melhor assim pois o baixo activo não preciso de um "power" no som, apenas para regular impedâncias, por acaso vi num site de um técnico de som mais ja não me lembro onde, também não estou com paciência para andar há procura , faça sua própria pesquisa na net e tire as suas conclusões, cada um sabe de si certo, eu tenho um baixo activo e quando for comprar um DI de certeza será um passivo.

Deco_ufrj
Veterano
# set/12 · Editado por: Deco_ufrj
· votar


gamba12
apenas o que quis dizer é q o som ficaria melhor assim pois o baixo activo não preciso de um "power" no som, apenas para regular impedâncias,
sim, mas quem disse que uma DI ativa da mais "power no som"?? Qualquer DI, por definilção, tem saída a nivel de microfone... ela só consegue ter uma impedancia muito mais alta pra aceitar instrumentos passivos...

resumidamente seria:

instrumento passivo --> DI ativa

instrumento ativo --> qualquer DI, ativo ou passivo, tanto faz, se for de qualidade o resultado é o mesmo...

não tirei a ideia da minha mente brilhante não, e tambem nunca disse que TEM q ser assim

uai... não foi você quem disse: baixo activo deve ser ligado numa DI passiva
ou a palavra DEVE tem outro significado aí onde você mora?


eu tenho um baixo activo e quando for comprar um DI de certeza será um passivo.
você é livre pra esoclher o DI que quiser... o Di é seu e ninguem tem nada a ver com isso... rsrsrsrs

JL_Marcondes
Veterano
# set/12 · Editado por: JL_Marcondes
· votar


gamba12
O tio.. vc não sabe o significado das palavras e qr falar feito gente grande? Vc sabe oq significa hipocrisia?! Aonde eu fui hipócrita?! Eu menti sobre oq?! Vc não encheu a boca para xingar os demais amiguinhos?! Não foi vc que mandou eu "plantar beterraba"? Então meu caro.. eu só lhe respondi à altura.. onde está a hipocrisia e mentira?! Como eu falei, já tive que lidar com crianças antes, já tive que ter paciência, mas à limite pra aguentar tanta criancisse...

Mas vamos deixar de bobagem e agir com maturidade.. vamos só analisar os fatos:

Justifiquei (ao sr e aos demais foristas) o uso de DI's ativos com instrumentos passivos pela questão "sinal de saída baixo" X "atenuação"...
O que vc veio com "ctrl+c" da internet depois foi sobre "impedância", justificando novamente o uso de DI's ativos com instrumentos passivos...
"Ooooooh que legaaaaal"...

MMmmmmmm.... tipo... engraçado.. as informações batem, neh?! Eu e a sra interneta sabemos oq estamos falando..

Agora, olha o que vc postou primeiramente (nos levando a toda esse lenga lenga sem sentido):
"Baixo activo também precisa de um DI para tirar impenitências do som, no caso do baixo activo deve ser ligado numa DI passiva, e um baixo passivo fica melhor numa DI activa."
Ehh.. realmente um baixo passivo fica melhor num DI ativa, assim, como eu disse, assim como o texto que vc publicou.. embora vc não tenha justificado.. mas enfim... ninguém falaria nada.. passaria em branco... se não fosse pelo contexto que vc colocou neh: Ativo X Passivo & vice-versa!
Mas o pior mesmo é, falar oq falou.. fazer "badunça", o ninê, zangadão.. bavinho que sÓ! E depois se contradizer em.. "nunca disse que TEM q ser assim".... ehhh... realmente, vc não disse "TEM", vc disse "DEVE".. ¬¬

Enfim.. baixo ativo pode ser ligado sem DI? Pode.. melhora se usar um DI?! Melhora! TEM/DEVE ser passivo o DI?! Não! Pode ser ativo o DI?! Pode!!! Mas o DI ativo não é mais caro?! Não necessáriamente, existem DI's passivos mais caros que ativos...

=*

[]'s à todos amiguinhos!

[EDIT]
por acaso vi num site de um técnico de som
aff...
mais ja não me lembro onde
Affffffff...
também não estou com paciência para andar há procura
AAAAAFFFFFFFFFFFF!!!
faça sua própria pesquisa na net e tire as suas conclusões
????!!! Vc é que fala m*** e quem chega aqui é que tem caçar as fontes, se é verdade ou não... nuOH!
cada um sabe de si certo
...

...

tah...

então.. da próxima vez.. tenta deixar claro que, é só sua opinião.. flw?!

eu tenho um baixo activo e quando for comprar um DI de certeza será um passivo.
eh neh.. como um certo "sábio" disse: cada um sabe de si certo

rodsom
Veterano
# set/12
· votar


posso desfazer mais um mito?
o DI ativo NAO da ganho no sinal. ele tem exatamente o mesmo objetivo do DI passivo, que é casar a impedancia e fazer a adaptaçao de p10 para XLR de maneira correta, sem risco para a mesa nem para o instrumento (tem gente que usa cabo P10/XLR e nao sabe o risco que corre fazendo isso)
o que pega no DI passivo é que OS DE QUALIDADE INFERIOR podem perder um pouco dos agudos extremos (10khz pra cima) por causa da indutancia do transformador.
agora, quanto a ganho... pode usar ativo, passivo que da na mesma, independente do baixo.

gamba12
Veterano
# set/12 · Editado por: gamba12
· votar


Reformulando minha resposta a questão imposta do tópico

O baixo activo não precisa ser conectado há um DI activo,pois o baixo já tem um pre activo, quanto o baixo passivo convém ser ligado há um DI activo, pois esse não tem um pre activo.
Agora claro que o usuário pode fazer como bem entender q independente do DI escolhido o som vai ficar com menos pendências.


JL_Marcondes hipocrita é um ser que diz uma coisa e faz outra, e mentiroso é aquele que se diz dono da razão sem conhecimento.

Me responda vc é baixista??
se sim, toca há quanto tempo?
o baixo é Activo ou passivo?

Se a respostas a todas estas perguntas é não, não tenho mais nada há acrescentar.

rodsom
Veterano
# set/12
· votar


gamba12
passivo convém ser ligado há um DI activo, pois esse não tem um pre activo.
tira isso da cabeça, cara. o direct ativo nada mais é que um amplificador coletor comum, ou seja, nao aumenta o sinal do baixo.

gamba12
Veterano
# set/12
· votar


rodsom passivo ou activo posso ter um preferido para o meu instrumento, o que eu acho q vai sair um som mais limpo e que não aja perda de qualidade.
Se assim não fosse não a veria milhares de modelos a venda para todo tipo e gosto.
Não acho que o DI ira aumentar o som não, serve apenas para eliminar os ruídos gerados pela pendências.

Alex guitar man
Veterano
# set/12
· votar


Puta merda, vou entrar...

Aff, para com essa historia, o Di passivo faz a mesma bosta que o ativo, só que tem perdas de frequências graças a seu transformador, e uma perda em alguns Dbs que os ativos não tem. Cada um tem suas vantagens...

Baixo Ativo e baixo passivo é coisa totalmente diferente, isso é captação, o que o Di faz é casar impedâncias..

Se o baixo é ativo ou não.. Que se dane, o Di ta nem ai pra isso...



da qui apouco vão dizer que o ativo tem que ser ligado em pedaleira especial .-.

rodsom
Veterano
# set/12
· votar


Alex guitar man
eu me referi aos de baixa qualidade. eles realmente perdem agudos.

gamba12
vamo fingir que vc ta certo

Alex guitar man
Veterano
# set/12
· votar


rodsom

A sim, mas creio eu, que mesmo os de alta qualida (passivo) tera perdas, é um funcionamento absurdo e poucas palavras rsrs Transformador.... rsrsrs nada contra, quando preciso ligar baixo em Linha uso pedaleira de guitarra ;)

MauricioBahia
Moderador
# set/12
· votar


gamba12: serve apenas para eliminar os ruídos gerados pela pendências.

Pendências? Não entendi...

Valeu!

JL_Marcondes
Veterano
# set/12
· votar


Vamos fazer o seguinte.. vamos parar de falar e dar moral pra qm só fala besteira.. o tópico ta aqui, as dúvidas já foram tiradas, se amanhã ou depois alguém ler td essa babaquice e ficar confuso, vem e posta a dúvida.. 30 caras falando a mesma coisa e 1, querendo discordar e se dizer o dono da verdade.. pior q nem ele mesmo sabe, afinal não reportou nenhum experiência pessoal sobre o assunto, o cara fala que leu em algum lugar dessa internet de sêo zuckerberg e mal tem referência disto... e ainda pior, para valer os argumentos dele, ficou tumutuando, querendo ofender, e desqualificar os demais.. Se, eu não fosse baixista eu não tava aqui, pra começar.. pq eu não falo daquilo que eu não entendo, mas mesmo assim, se um guitarrista, ou um técnico de som quizer postar alguma coisa aqui pode.. ainda digo mais: Não interessa se é baixista, tem 50 anos de experiência, e possui 17 baixos entre ativos e passivos.. isso não faria o argumento de ninguém valer mais ou menos... aff.. já vi instrumentista profissional, que toca muiiitooo, e que pensa que "seimorduken" e "humbucken" são ambos modelos de "captação".. enfim.. toca para caramba, e não entende nada do instrumento... vou confiar alguma coisa que não seja quanto à técnicas etc no cara?! Acho que não, neh?!

Ai ai... quanto mais eu rezo... ou melhor, eu não rezo nada, talvez esse seja o problema UushuaHSuhu...

MauricioBahia
gamba12: serve apenas para eliminar os ruídos gerados pela pendências.

Pendências? Não entendi...

Valeu!

Ele deve ter tentado dizer "impedâncias".. eh, mas ele manja pra caramba.. acho que ele não falou sobre isso não, afinal não é impedância que gera ruído! E sim o fato da linha estar desbalanceada, daí o uso do DI... ahh.. enfim... vai começar td novo... ele deve estar devendo algum e pensou em "pendências" aushus...

obs: o cara não sabe nem se expressar.. aff... fez 3 perguntas, que não mudam nada o que se está se discutindo, e, ainda vem falar "Se a respostas a todas estas perguntas é não".. mas só a primeira eu posso dar um sim ou não, a segunda é um numeral, e a terceira é uma opção entre "ativo" (aCtivo, aCtivo, aQUItivo.. AFFFF..) e "passivo".. como responder só não?! COMO?! Aiiii meu coraçãoooo.... que que tem haver td isso... que que muda.. e se eu fosse um técnico de som.. e se eu fosse um produtor.. e se eu fosse... Ahhhhh... e tem o lance da hipocrisia e da mentira.. enfim.. Alguém, por favor, que não seja a criança de 28 anos criada pela avó à leite com pêra.. me fala onde eu agi com hipocrisia, sobre oq q eu menti? E pra mim, mentira é quando agente falta com a verdade, mas segundo a sua definição, o único mentiroso aqui é o o sr, Sr Fanfarrão, que, falou de algo que não conhecimento, e quando questinado "ahhh eu li em algum lugar na internet" e ainda quer sair como o dono da razão... ou seja, VC é um mentiroso, pela sua própria definição...

[]'s

.omni
Veterano
# set/12
· votar


Nem li o tópico todo, não consigo imaginar como que um assunto tão simples pode ter virado uma discussão.

Mesas geralmente tem entrada de mic ou line, certo?
Instrumentos > DI > pré.
Sai balanceado da DI e entra no pré. Esqueçam o lance de "ativo" ou "passivo", não importa. Instrumentos são desbalanceados, portanto, DI.
Fim.

JL_Marcondes
Veterano
# set/12
· votar


.omni
Se não leu não critique! Ha! uashuhs.. Mas pra resumir:
gamba12
Baixo activo também precisa de um DI para tirar impenitências do som, no caso do baixo activo deve ser ligado numa DI passiva, e um baixo passivo fica melhor numa DI activa.
(...)
de onde tirei??
ja supunha como é obvio, mais como baixiste li num forum de dicas no qual aguém bem mais capacitado que vc de certeza disse


E agora, deu para imaginar?!

Galera, vou testar uma mágica: "Xiliqueeentaa, eu invoco vc!!!"

Espero que não dê certo!

[]'s

gamba12
Veterano
# set/12
· votar


"Topic Death" talvez monte uma banda com esse nome kkkkkkkk

demian e eduardo
Membro Novato
# dez/15
· votar


uma duvida parecida, meu amigos tem um grupo de violeiros e usam o seguinte esquipamento:

Mesa behringer de 32 canais
violões e violas
Microfones
canjon eletrico

o som é amplificado atravez de duas caixas ativas de 300 w cada (se não me engano falantes de 12 ou 15 ")

até ai tudo bem tudo ligado na mesa (mics na entrada mic logico e instrumentos na entrada line in)

minha duvida

tem também um contra baixo, ele pode ser ligado direto na mesa de som? isso ira prejudicar as caixas ativas pelo som extremamente grave?

por questes de ligar na mesa eu seu que pode e deve ser ligado na entrada line in, mas a duvida e se pelo som EXTREMAMENTE GRAVE (baixo é pra isso rs) vai prejudicar ou estragar as caizas ativas

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


demian e eduardo
Se ligar um contrabaixo direto nesse esquema aí ele vai interferir diretamente com a qualidade da sonoridade, prejudicando-a, e, dependendo das caixas, distorcendo e proporcionando a chance para danos...
Evite...
Abç

demian e eduardo
Membro Novato
# dez/15
· votar


entend obrigado Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola

Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


demian e eduardo

Não devia-se ligar nem violão e viola elétrica sem DI...

Se eles esperam cantar, as cordas já ocuparam todo o headroom das caixas. rs

Melhor saída é um cubo para o baixo.

carlcarl
Veterano
# dez/15 · Editado por: carlcarl
· votar


demian e eduardo
com todo o respeito aos conhecedores do assunto em questão.
afirmo que se a equalização e volumes forem bem regulados não vai estragar nada.
verifique a freqüência mais grave que a caixa pode suportar e não dê ganho em freqüências abaixo desta freqüência limite.
é obvio que se tiver um ou mais DI disponível sera interessante (sobretudo pra não ter que ficar colado na mesa de som e diminuir os ruídos se o cabo for longo)
faço isto com freqüência e nunca nenhum equipamento meu queimou,na maioria das gigs que faço em lugares pequenos,por falta de espaço e tambem para ter melhor controle do som não uso amplificadores para os instrumentos,guitarras e baixo são plugados nas entradas de linha da mesa.
não tenha mêdo,ligue tudo e não tente usar os 300 watts de cada caixa,va aos pouquinhos até ver qual o volume máximo que as caixas seguram sem forçar,normalmente estas caixas tem um limiter integrado.
abç

demian e eduardo
Membro Novato
# dez/15
· votar


obrigado galera

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ligar o baixo na mesa sem direct box.