Começando com baixo

    Autor Mensagem
    Johnny Favorite
    Veterano
    # jul/08


    Olá baixistas do cifra,

    estou começando no baixo (toco guitarra) e gostaria de saber de algumas cousas. Aquele leve trastejamento é normal? É caso de pegada? Que tipo de encordoamento usar e que ajuste posso fazer para ficar mais limpo? O toque da mão direita (por enquanto tocando de palheta mesmo) deve ser leve ou com força? E o da esquerda? Compressão ajuda em que sentido? Agradeço quem puder em fornecer algumas dicas.

    Nycolas
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Johnny Favorite
    Depende do trastejamento... mas não costuma ser normal
    A melhor coisa que você tem a fazer, é ir treinando a tocar com os dedos , paleta eh mto ruim pra tocar baixo :P
    com o tempo vc pega o macete, e nunk mais vai conseguir tocar com paleta, nem pra fazer algum solo cavalo no baixo ^^
    Mas bata de preferência levemente, pra não dar muito estalo nas caixas...
    na mão esquerda, não se esforce muito. Se estiver precisando fazer muita força pra sair algum som, é caso de levar o Baixo no Luthier pra dar uma regulada, senao seu pulso dança...
    A compressão é pra na hora que você se empolgar, não ficar estalando a caixa, qnd for dar Slap, o som não ficar TÃOOOO mais alto do que deveria e tals...

    espero ter ajudado, e me corrijam se disse algo errado por favor

    Atenciosamente,
    Nycolas

    DotCom
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Johnny Favorite
    O trastejamento pode ser normal ou não, vai depender da preferência da pessoa.
    Se ele for exagerado, estiver comprometendo timbre e sustain, deve ser corrigido.
    Se for algo leve, que só se manifesta quando você toca mais forte, pode ser tolerado, em prol de uma leveza maior nas cordas. Cabe a você analisar. Verifique se o baixo não está empenado, também.

    O encordoamento usado pela maioria dos baixistas é o .040, mas uma boa parte usa .045 também. (.050 e .035 são mais raros).

    Eu prefiro tocar com pouca força na mão direita, para não cansar demais, principalmente em levadas mais rápidas. Só bato forte nas cordas quando quero fazer um "staccato".

    A compressão ajuda em nivelar os volumes quando você toca forte e fraco, além de dar mais punch ao instrumento, a depender da regulagem. Se você treinar legal a pegada, é capaz que o compressor não faça falta.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Nycolas
    DotCom

    Todas as msuicas que eu tô tirando aqui consigo tocar com os dedos...mas o costume da plheta pro causa da guitarra vai ser difícil perder.

    O tratejamento é leve. Noto que não ouço e nem sinto quanto toco com banda ou com um som alto acompanhando. O Baixo não perde sustain. Mas quando coloco muita força e estou tocando baixo e sem acompanhamento eu ouço.

    Tô usando com um compressor aqui e gostei do timbre com ele. ficou mais cheio e com acompanhamento aparece mais.

    Obrigado aos dois ae pelas dicas. Abraço.

    Rodrigo Frejat
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Johnny Favorite
    Trastejamento: suba a altura carrinho das cordas até parar de trastejar, antes confira se o braço não esta enpenado.
    cordas: eu uso no meu 0.40
    Toque com mão direita de paleta. toque do geito que vc quer mais tocar com força dá impressão que vc esta espancando o baixo.

    espero ter ajudado:
    Rodrigo: Baterista,baixista,violonista e guitarrista.

    maquiro
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Johnny Favorite

    Quanto à mão esquerda, procure tocar em cima dos trastes. Vai fazer menos força e evitar trastejamento de corda mal pressionada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Começando com baixo