Começando com baixo

    Autor Mensagem
    Johnny Favorite
    Veterano
    # jul/08


    Olá baixistas do cifra,

    estou começando no baixo (toco guitarra) e gostaria de saber de algumas cousas. Aquele leve trastejamento é normal? É caso de pegada? Que tipo de encordoamento usar e que ajuste posso fazer para ficar mais limpo? O toque da mão direita (por enquanto tocando de palheta mesmo) deve ser leve ou com força? E o da esquerda? Compressão ajuda em que sentido? Agradeço quem puder em fornecer algumas dicas.

    Nycolas
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Johnny Favorite
    Depende do trastejamento... mas não costuma ser normal
    A melhor coisa que você tem a fazer, é ir treinando a tocar com os dedos , paleta eh mto ruim pra tocar baixo :P
    com o tempo vc pega o macete, e nunk mais vai conseguir tocar com paleta, nem pra fazer algum solo cavalo no baixo ^^
    Mas bata de preferência levemente, pra não dar muito estalo nas caixas...
    na mão esquerda, não se esforce muito. Se estiver precisando fazer muita força pra sair algum som, é caso de levar o Baixo no Luthier pra dar uma regulada, senao seu pulso dança...
    A compressão é pra na hora que você se empolgar, não ficar estalando a caixa, qnd for dar Slap, o som não ficar TÃOOOO mais alto do que deveria e tals...

    espero ter ajudado, e me corrijam se disse algo errado por favor

    Atenciosamente,
    Nycolas

    DotCom
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Johnny Favorite
    O trastejamento pode ser normal ou não, vai depender da preferência da pessoa.
    Se ele for exagerado, estiver comprometendo timbre e sustain, deve ser corrigido.
    Se for algo leve, que só se manifesta quando você toca mais forte, pode ser tolerado, em prol de uma leveza maior nas cordas. Cabe a você analisar. Verifique se o baixo não está empenado, também.

    O encordoamento usado pela maioria dos baixistas é o .040, mas uma boa parte usa .045 também. (.050 e .035 são mais raros).