MPB - bebado e a equilibrista - ajuda!

    Autor Mensagem
    kiki
    Moderador
    # jun/08


    olá amigos baixistas do fcc

    queria uma ajuda de vocês. é o seguinte:
    eu quero tirar a música o "bebado e a equilibrista", na versão da elis, foi um pedido.

    sou baixista amador, toco há muitos anos, mas nunca estudei a sério.
    acontece que eu sempre toquei rock. de beatles a iron maiden, passando por red hot, nirvana... um pouco de tudo. mas de rock.

    eu nunca toquei mpb no baixo. não to conseguindo tirar.
    eu entendo um pouco de harmonia, consigo tocar essa música no violão, meio capenga mas consigo (no violão eu toco bastante mbp).

    queria saber se alguém tem alguma dica pra me ajudar a tirar.
    tipo estude X, alguma coisa assim, pra eu conseguir tirar de ouvido.
    ou, na pior das hipoteses, alguem sabe onde arrumar uma tab dela.

    se alguem puder ajudar, fico muito grato!
    se não der tambem, nao tem problema. meu pedido ta meio confuso mesmo...

    falou!

    GuilhermeBaixista
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: GuilhermeBaixista
    · votar


    Cara...essa linha é Luizão Maia, logo, caroço !!!

    Mas o mais difícil do Luizão mesmo é o swing q o cara tinha...isso não tem pra ninguém. No mais estude arpejos e sua aplicação nos acordes da harmonia, pratique-os ascendente e descendentemente e alternando suas notas ou sorteando apenas algumas delas.
    Aproximações cromáticas tb é um recurso muito usado nas linhas dele, assim como a criação de alguns grooves que utilizados com swing e percussividade cairão bem.

    Outro ponto muitíssimo importante é o uso das notas abafadas, os mutteds...simule instrumentos de percussão com esses recursos na hora de executar as suas linhas.
    Dicas de walking tb podem ser usadas aqui, tipo alternar a condução hora em 2, hora em 4, pra dar uma dinâmica legal....abuse das 5as graves (ele usa elas sincando com o bumbo)
    e das agudas tb.....****atenção nos acordes com a 5a. dimunuta !!!!

    Uma excelente fonte de estudo nessa praia são os dois métodos do Adriano Giffoni que vc encontra no Blog do nukebass.

    Outra boa dica é deixar a música entrar em vc, sentir o swing(acredite, uma dançadinha ajuda) saca ? só se segure pra não rebolar muito...kkkkkkkkkk

    Abç
    Abç !!

    kiki
    Moderador
    # jun/08
    · votar


    GuilhermeBaixista
    cara, valeu mesmo! é de dicas por ai mesmo que eu to precisando.

    vou verificar tudo isso, mais ou menos eu sei como funciona.

    Mas o mais difícil do Luizão mesmo é o swing q o cara tinha...isso não tem pra ninguém
    Outra boa dica é deixar a música entrar em vc, sentir o swing(acredite, uma dançadinha ajuda) saca ? só se segure pra não rebolar muito...kkkkkkkkkk
    e eu sou japa, acho que nunca chegarei neste ponto. mas não custa tentar!
    valeu!

    allexcosta
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    kiki
    e eu sou japa, acho que nunca chegarei neste ponto.

    Nao pense assim. No Japao tem escola de samba onde os caras tocam tamborim igual a brasileiro, tem ateh mulata com fio-dental e olho puxado. Um amigo meu de Salvador foi em Tokio e conheceu uma banda cover da Timbalada onde os caras sabem absolutamente todas as levadas de percussao originais.

    allexcosta
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    kiki

    Aqui:

    http://www.overmundo.com.br/overblog/o-maior-carnaval-fora-do-brasil-a sakusa

    maquiro
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Uma excelente fonte de estudo nessa praia são os dois métodos do Adriano Giffoni que vc encontra no Blog do nukebass.

    Essa seria minha dica. Bons estudos!

    Bog
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    allexcosta

    Hahaha, só um comentário: já fui nesse carnaval de Asakusa. É tosco! =P A melhor parte são as japas que têm vergonha de mostrar o corpo com um colant cor da pele cobrindo do pescoço ao tornozelo e bikini por cima. As mulatas - todas as 2 - são feiosas. E os japas sambando todos desajeitados, mais ou menos como eu faria.

    Em suma, de carnaval, os japas não entendem. =P Mas de percursão, tem muita coisa boa por aqui. Eles têm uma tara por métodos, formalizações e repetições, e por mais que às vezes falte jogo de cintura, eles aprendem a tocar qualquer coisa desse jeito.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    kiki

    Siga tudo o que o GuilhermeBaixista falou,que é o necessário pra se tocar MPB e Samba,praticamente tudo o que ele falou se encontra nessa linha de baixo do Luizão Maia,que ainda usou alguns acordes e uns glissandos pra dar uma cor a mais nessa música.

    Eu tenho a transcrição dessa música aqui,ela saiu numa Cover Baixo bem antiga(nº21,com o Arthur Maia na capa),a transcrição não tá 100% fiel ao que se ouve na música mas já é de grande ajuda.Não tenho como escanear a revista,mas vou ver se passo essa transcrição pro GP e depois posto aqui.

    EDIT:O Luizão enquanto morava no Japão,tocou e gravou com vários artistas japas como sideman,inclusive alguns sambas,então os japas também sabem e podem "swingar".(pouco mas sabem)

    kiki
    Moderador
    # jun/08
    · votar


    allexcosta
    Bog
    Rafael do Baixo
    maquiro
    kkkk

    valeu as dicas de todos!
    quem sabe um dia eu viro baixista.

    Rafael do Baixo
    Eu tenho a transcrição dessa música aqui,ela saiu numa Cover Baixo bem antiga(nº21,com o Arthur Maia na capa),a transcrição não tá 100% fiel ao que se ouve na música mas já é de grande ajuda.Não tenho como escanear a revista,mas vou ver se passo essa transcrição pro GP e depois posto aqui.
    ok. eu quero primeiro tentar tirar de ouvido...
    vamos ver!

    GuilhermeBaixista
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    kiki
    e eu sou japa, acho que nunca chegarei neste ponto

    Q nada rapaz...chega sim, a música está na alma e não na etina. Deposi q vi uns vídeos de uns japas tocando Marcus Miller e tal com groove de "criôlo mêrmo" eu num duvido mais de nada.

    Tem um show do Miller no japão com o Garret (meu video favorito dele) onde no finalzinho o Miller faz uma "rodinha" com nipe de metal e o guita e eles começam a groovar numa onda meio funk/blues....é incrível q conforme a chapa vai esquentando eles filmam a plateia e ja nem pareciam mais japoneses e sim aquela galera dos corais black americanos.

    Pra tocar música brasileira o lance é se ligar na seção rítmica da parada e atentar para a percussão....pegando essa manha vc se da bem.

    Abç e bons estudos!

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    kiki
    e eu sou japa, acho que nunca chegarei neste ponto. mas não custa tentar!
    valeu!


    Bah!
    Se não for o mais "swingado", o fusion japonês é um dos que tem os grooves mais marcantes que já ouvi!

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    kiki

    Upei a transcrição da linha de baixo dessa música em GP4:

    http://www.4shared.com/file/51079184/be333019/O_Bbado_e_a_Equilibrista .html?dirPwdVerified=8998a88d

    TG Aoshi

    Se não for o mais "swingado", o fusion japonês é um dos que tem os grooves mais marcantes que já ouvi!


    Concordo contigo cara,ouvindo o trabalho de bandas como Casiopea,T-Square,Dimension,Prism,Pyramid,Yamagen,Ottottrio entre outros fica claro isso,os caras fazem um fusion com grooves diferenciados e bem marcantes.

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Rafael do Baixo
    Concordo contigo cara

    \o/
    Essas bandas são MTO fodas! Além do groove, transbordam uma energia contagiante. Fora que a maioria delas tbm são mto melódicas, são bem acessíveis pra qualquer tipo de ouvinte!

    Prism, Pyramid, Yamagen
    Preciso Conhecer essas! hehe!

    Outro que tem um groove do caramba é o Masayoshi Takanaka!

    kiki
    Moderador
    # jun/08
    · votar


    Rafael do Baixo
    legal! valeu!
    se nada mais funcionar (meu ovídio), sigo essa tab!

    TG Aoshi
    GuilhermeBaixista
    ta bom, vou parar com essa desculpa de ser japa...
    vou comprar um pedal de suingue
    e usar com o meu de feeling

    GuilhermeBaixista
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    kiki
    vou comprar um pedal de suingue
    e usar com o meu de feeling


    uahauhauhauahaua....é Boss? qdo a Behringer clonar eu pego um tb...rsrrs

    Abç

    makumbator
    Moderador
    # jun/08
    · votar


    kiki



    vou comprar um pedal de suingue
    e usar com o meu de feeling


    Não esquece que tem que ser True by pass!

    ClaudioBass
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    allexcosta
    tem ateh mulata com fio-dental e olho puxado.

    Excelente!!! :-) isso é algo "meio" híbrido, completamente surreal!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    kiki
    Isso, aprende a baixo, pq é mto foda! \o/

    GuilhermeBaixista
    Por ser japa certamente é BOSS! hueheuhe!

    LuCaSbass
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Rafael do Baixo
    valeu pela transcrição! essa eh uma das varias linhas do Luizao q estavam na fila para eu tirar, vc facilitou pra caramba minha vida uehueh
    Uma outra que tou apanhando eh da Cai Dentro do Live In Montreux... sensacional essa linha!
    abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a MPB - bebado e a equilibrista - ajuda!