Sx SJB75c vale a pena um up!?

Autor Mensagem
Paco Ribeiro
Veterano
# jun/08


Pessoal criei esse tópico pelo seguinte fato, compre um baixo sx SJB75c e pensei em mudar a captação por uma fender passiva mesmo, e tbm as ferragens por ferragens da fender exceto a ponte q eu colocaria uma badass, porem alguns amigos meus disseram q n valia a pena, pq o baixo n era tão bom, dai surgiu a duvida, faço esse upgrade nele ou não!?

as fotos do baixo pra quem não sabe qual é:

Sx SJB75c 4 cordas

BaixoAzul
Veterano
# jun/08
· votar


Paco Ribeiro

se tu gosta do teu baixo vai fundo :)

eu conheco pessoas que sao felizes com o ibanez sr 406...eu a 1 ano atras so tinha um desses e um aria,resumindo,fiquei c o aria,que em teoria eh pior que o ibanez ...

no seu caso muita gentevai dizer que nao compensa e tal, eu acho um baixo mt bonito

amplexos

DotCom
Veterano
# jun/08
· votar


Paco Ribeiro
tem algumas pessoas que trocaram a captação do SX e gostaram muito.

mum
Veterano
# jun/08
· votar


Paco Ribeiro
Dependendo do que você tem em mente vale a pena sim.

Saito
Veterano
# jun/08
· votar


Eu tenho um sx, fretless. Esse mesmo upgrade que vc pensa é o que eu vou fazer no meu. Acho que up só vale a pena se vc pensa em não vendê-lo.
Flw

GugaBass
Veterano
# jun/08
· votar


BaixoAzul

eu conheco pessoas que sao felizes com o ibanez sr 406...

Pq?? ele é um baixo ruim??

denismonteiro
Veterano
# jun/08
· votar


como eu sempre digo: cuidado pra não colocar um motor de ferrari em fusca!

Paco Ribeiro
Veterano
# jun/08
· votar


cara em resumo o eu pretendo fazer é colcoar as tarrachas a placa de junção do braço com o corpo os captadores e os cover protector da fender, e uma ponte da badass, seria um exagero!? não pretendo vendelo, pelomenos não tão cedo.

denismonteiro
Veterano
# jun/08
· votar


Paco Ribeiro
imagino que vc vai gastar mais com "acessórios" que com o próprio baixo....
sei lá... eu guardaria a grana pra pegar um baixo melhor daqui um tempo....

lembrando sempre que esta é apenas a minha opinião!
;)

Edão
Veterano
# jun/08
· votar


Paco Ribeiro
Se você puder comprar pelo ebay (site de compras americano) um fender jazz bass original, sai pelo preço do sx + up grade que você quer fazer (ponte, tarraxas e captação). Lembrando que isso tudo se você comprar ponte e etc. na "gringa".
Se você, não conseguir comprar na gringolândia um fender original, aí pode até valer dependendo muito do seu gosto modificar um sx, lembrando que as coisas no Brasil são caras.
Você pode também manter o sx original, é um baixo com características muito boas, vai te dar uma resposta agradável, bom som e por acaso boa captação.
Pense bem e estude os preços.
Abraço.

jkdias
Veterano
# jun/08
· votar


Paco Ribeiro
faço esse upgrade nele ou não!?

lógico!

Se tiver oportunidade de comprar lá fora, compra um par de caps de alto nível logo (nordstrand, aero, lindy fralin, SD antiquity, dimarzio J, etc) ou aqui mesmo, um NBS JBS. Teu baixo vai falar mais que fender. Vc guarda os caps originais e se quiser vender o baixo no futuro coloca os originais e vende. Os caps q vc comprou separado te acompanham pelo resto da vida.

jkdias
Veterano
# jun/08
· votar


Paco Ribeiro

só lembrando, teu SX usa as mesmas madeiras dos fender 70's, só não tem o mesmo controle de qualidade, não é peça única e blá blá blá... mas quem consegue distinguir o som de um baixo em peça única ou 2, 3 peças?

conehc
Veterano
# jun/08
· votar


jkdias
não é peça única e blá blá blá
Nem todos os fenderda década de 70 são peça única... Os reedição que fabricam hoje sim... os mais velhos, bem... deixo as fotos falarem por mim (ache as emendas)

original: http://www.jimlawrence.net/JAZZBASS1975/1975JazzBack.jpg

reedição: http://www.bassexchange.com/catalog/images/Fender%2075%20Nat.jpg

DotCom
Veterano
# jun/08
· votar


bonito d+ essa reedição.

eu acho que só trocaria ferragens caso elas apresentassem algum problema.
os captadores eu poderia pensar no caso, mas vê se não tá trocando 6 por meia dúzia: se os caps que você comprar tiverem características parecidas com os seus atuais (mesmo magneto, mesma resistência DC), o som não vai mudar quase nada.

conehc
Veterano
# jun/08
· votar


DotCom
As ferragens do sx nunca me deram dor de cabeça. A ponte faz o trabalho dela, e as tarrachas seguram a afinação com muita precisção - se eu afinar agora e guardar no case eu posso pegar o baixo semana que vem que ainda vai estar afinado. Mas pode ser que a pessoa queira uma ponte massiva como a badass (fundida, não estampada) e tarraxas especiais como as da hipdhot que te permitem abaixar a afinação em um tom quase instantaneamente

jkdias
Veterano
# jun/08
· votar


conehc

nossa q coisa linda esse reedição!

pois é, os 70's não eram sempre peça única e ainda assim têm um puta som... creio firmemente nesse upgrade so SX. Tenho a maoir vontade de comprar um e envenenar!

DotCom
Veterano
# jun/08
· votar


conehc
Pois é, como eu não sou um fanático por essas coisas, só mexeria nos caps (e olhe lá!!)
Ainda estou apaixonado por um JB da SX.. Deixa eu ter dinheiro.. hehehe

conehc
Veterano
# jun/08
· votar


jkdias
DotCom
Olha, o sx é um baixo legal, tem um acabamento muito bom pro preço mas nem tudo são flores com esse baixo... se vocês não gostarem daquele som com pouco grave e muito médio e agudo é melhor testarem muito bem antes de compra. Isso é uma característica do baixo, ele foi feito pra ter esse som portanto não é um defeito, mas as vezes tem gente que acha que por falarem que o baixo é bom e versátil vão tirar aqueles graves estrondosos nele.

De qualquer modo, um upgrade na captação (que priveligie os graves), um circuito ativo ou um equalizador já resolve um pouco do problema dos graves, mas não todo.

THE BASSMAN
Veterano
# jun/08
· votar


Sinceramente, trocar o neckplate, tarraxas e ate mesmo a ponte, naio trarão beneficios perceptiveis a esse baixo.
A troca de captador, pode ate modificar , dependendo do cap a ser usado, mas com muita sinceridade, ja ouvi sx modificados com diferenets tipos de caps, inclusive tenho um com um par de Di Marzio model J, a diferença pro original nào é grande suficiente para justificar a troca, dá um pouco mais de definiçào nas notas, e é bem silencioso, isso é bacana, mas se eu tivesse comprado esses caps apenas para esse baixo eu teria muito provavelmente ficado insatisfeito. Ele não traz os graves q esperam do baixo.
Eu acredito muito q a construção dele seja muito mais determinante ao seu timbre natural do q os caps. Acho q um simples bdi ou sansamp bass driver ou hartke bass attack e um equalizador, tragam muito mais beneficios q esse upgrade.
Eu penso q um bom circuito ativo, fosse interessante nesse baixo ( isso nomeu caso, ja q os caps sao super silenciosos).....penso em fazer isso se ficar com o meu.

BaixoAzul
Veterano
# jun/08
· votar


GugaBass

eu conheco pessoas que sao felizes com o ibanez sr 406...

Pq?? ele um baixo ruim??

nem tanto,mas quis exemplificar que gosto eh gosto, e eu nao gostava dele.som mt plastico,tarrachas e ponte oxidando...e assim vai :)

amplexos

DotCom
Veterano
# jun/08
· votar


conehc
o timbre do JB eu já conheço, sei que graves pesados não são muito a praia dele, mas essa é a graça do timbre dos JB =D

Deixa os gravões pros warwick!

GugaBass
Veterano
# jun/08
· votar


tarrachas e ponte oxidando...

tarrachas e ponte oxidando...e assim vai :)


Cara entao o cara he muito azarado ou deu um banho de praia no baixo..., a ponte desse baixo he die-cast as tarrachas são ótimas cinceramente um baixo com corpo e braço em maple pelo preço q vc paga nele realmente vc não acha ai todo dia..., o meu da decada de 90 e o baixo ta perfeito sem um pingo de ferrugem o braço com as cordas sentadas e sem nenhum empeno... e tiro som nele q nego cm TRB na mão não tira.

ClaudioBass
Veterano
# jun/08
· votar


Paco Ribeiro

O SX natural de fábrica é um bom baixo sim, quem disse que não presta, ou não conhece o instrumento ou é induzido por marcas. Mas, de nada adianta você colocar num SX uma ponte Fender, captadores Fender, tarrachas, parafusos, escudo, placa de junção, potenciômetros e o Escambau-Fender.... no fim das contas, você irá gastar uma fortuna e seu baixo vai continuar sendo um SX, e se futuramente você precisar vender o baixo, com certeza vai perder dinheiro!

Com tudo isso, se o seu sonho é ter um Jazz Bass com som de Fender, acho que vale mais apena você pegar o dinheiro do baixo, e mais essa grana preta de "Gadgets" Fender, e comprar logo um Fender Mexicano.

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

denismonteiro
Veterano
# jun/08
· votar


ClaudioBass
perfeito!
disse tudo agora!

TexHC
Veterano
# jun/08
· votar


Eu pretendo troca os caps do meui SX, mas daqui a muuuuito tempo, quando eu puder falar que eu SEI tocar baixo... hehehe... Comprei o meu a 1 mês e sou completamente apaixonado por ele...

Perão
Veterano
# jun/08
· votar


Eu pus uma ponte Badass II e captadores Fender Custom Shop 60's. A melhora foi mais sensível com a ponte: o sustain ficou incrível, melhorou a intonação, o ataque. Já os captadores deram mais definição nas notas em geral, uma melhorada nos graves (que com a captação original são bem fracos), mas nada excepcional.

Paguei barato pela ponte e caps (R$429,00 no eBay), ou seja no total meu baixo custou R$1029,00, que no máximo daria para comprar um Southern Cross por aqui.

As tarrachas, até cogitei trocá-las, pois são meio "molengas", com uma redução muito grande, mas por enquanto vai ficar assim mesmo. Os pickup covers eu tirei, acho impossível tocar com eles, mas ao colega que quer trocá-los por um Fender, já aviso que se você puser a ponte Badass, a proteção da ponte não vai servir mais.

A troca do "neck plate" assim como dos "pickup covers" também é só cosmética. Não vejo nenhuma vantagem, mas gosto é gosto. Com todas as modificações, o baixo teria preço de Fender, mas continuaria sendo um SX (não que seja ruim, muito pelo contrário!) então seria melhor já comprar um Fender, na minha modesta opinião.

Paco Ribeiro
Veterano
# jun/08
· votar


vlw galera! ja deu pra tirar muitas duvidas!

PFKAU
Veterano
# jun/08
· votar


Perão

Po cara to querendo trocar os captadores do meu mais agora vc me desanimou, a mudança foi tão pequena assim?

Perão
Veterano
# jun/08
· votar


PFKAU
Po cara to querendo trocar os captadores do meu mais agora vc me desanimou, a mudança foi tão pequena assim?

A troca não faz milagre, não. Se você quer um gravezinho a mais, mais definição, traz sim. Não espere o gravão dos baixos ativos (meu Rockbass, com o grave quase todo fechado, tem mais grave, por exemplo). Também não vai sumir o "hum" característico dos passivos. Se é isso que você quer, manter o timbre vintage, beleza. Se quiser mais saída, parece que os DiMarzio Ultra Jazz resolvem, pelo que falam.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar


Paco Ribeiro
Quer dar um bom "up" em seu baixo e gastar pouco?
Compre um jôgo de tarrachas Wilkinson e um jôgo de captadores Sound/Malagoli Custom AlNiCo JB e JB "Hot" (para a ponte). Mantenha a ponte e trocar a chapa de trócula pra que?
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sx SJB75c vale a pena um up!?