Entendendo impedancia e ohms.

Autor Mensagem
alex-gui
Veterano
# abr/08
· votar


conehc

Não conheço uma maneira de medir a impedância de um falante fora de um laboratório com equipamentos apropriados (creio que não exista).

Mas se vc medir a resistência da bobina com o multímetro dá pra ter uma idéia:

+/- 3r - provavelmente ele é de 4r.
+/- 6r - provavelmante ele é de 8r.

Lembrando que 90% dos falantes automotivos são de 4r.

Muniz DH
Veterano
# abr/08
· votar


opa... eu ia abrir um outro tópico, mas vou aproveitar aqui mesmo... qualquer coisa eu abro outro..

um camarada tava vendendo uma caixa lá, mais pra usar de PA mesmo, estive dando uma olhada nas ligações... mas ta um troço tão confuso, que nem o próprio cara sabe como ta ligado...

a caixa tem 1 falante de 15", 1 x 12", 1 corneta e um supertweeter (ta sem o tweeter, mas ele vai arrumar outro), eu sempre me enrrolo todo com essas coisas de ligação... a impedancia de todos eles é de 8ohms (só não lembro a potencia agora). A caixa vai ser ligada num amp de 8ohms...

a pergunta é, como devo ligar o conjunto todo, internamente ???

pra mim o problema maior são os drivers...

vlw

shoyoninja
Veterano
# abr/08
· votar


as formulas de calculo de associacao de impedancia e resistencia sao iguais.

1/z = 1/z1 + 1/z2 + 1/z3 ...

Com 2 componentes fica:
1/z = 1/z1 + 1/z2
1/z = (z1+z2)/z1z2
Z=z1z2/(z1+z2)

alex-gui
Veterano
# abr/08
· votar


Muniz DH

A melhor maneira de fazer esta ligação é usando um divisor de frequências.

DF453H Nenis

Esse divisor te permitirá fazer o que vc quer, sem ter que fazer contas de casamento de impedância.

michael-knight
Veterano
# abr/08
· votar


Cacêta, tô boiando fragorosamente!!!

alex-gui
Veterano
# abr/08
· votar


michael-knight

Cacêta, tô boiando fragorosamente!!!


Eu tambem, pois não faço a menor idéia do que significa essa palavra (fragorosamente)!!!! rsrsrsrsrsrs

Muniz DH
Veterano
# abr/08
· votar


alex-gui
pode cre.. é que tipo assim... a parada do divisor de frequencias, resolve legal o problema...
mas o outro problema, é que essa caixa é pra gente usar na minha banda... e.... um divisor de frequencias, ta um pouco além do nosso orçamento.. hehe...

ligando 2 falantes de 8 em série, da 4 ohms, né ??

então eu posso ligar da seguinte forma??
-os falantes em série
-os drivers em série
-ligar o conjunto em paralelo

o que preciso pra colocar nos drivers pra não dar problema ??


vlw...

shoyoninja
Veterano
# abr/08
· votar


Muniz DH
ligar alto-falantes em série é furada

ligar drivers e tweeters sem divisores de frequência é pedir para queimá-los.

RafaelFac
Veterano
# abr/08
· votar


Muniz DH

Se você quiser armengar uma solução, faz o seguinte (supondo que todos os sonofletores sejam mesmo de 8 ohms):

Liga dois deles em serie. Faz um par de 16 ohms.
Liga os outros dois em serie. Faz mais um par de 16 ohms.
Liga os dois pares de 16 ohms em paralelo, o conjunto fica com 8 ohms. Impedância casada.

Problema: A potência vai ser dividida igualmente entre todos os sonofletores, o de 15", o de 12" a corneta e o tweeter. Você precisa saber qual a potência que teu amplificador dá e quanto cada um deles aguenta. Se qualquer um dos 4 não aguentar 1 quarto da potência do amp, esqueça. =] Mas se souber qual a potência do amp e qual a potência suportada por cada um dos falantes, informe porque podem haver outras soluções. =)

shoyoninja
Veterano
# abr/08
· votar


Alto-falantes possuem bobinas
Bobinas são indutores
Indutores defasam a fase do sinal

Portanto: alto-falante em série = nunca.


Alto-falantes possuem bobinas
Bobinas são indutores
Tweeters e drivers possuem baixa indutancia (por razões óbvias)
Indutancia baixa + baixas frequencias = impedancia em funcao da indutancia tendendo a zero
Drivers e Tweeters possuem construção mecânica que impedem movimentos de grande amplitude em baixas frequencias. Movimento impedido = conversão total em calor
Impedância tendendo a zero deixa apenas a resitencia DC da bobina = Corrente maior
Maior corrente + conversão em calor = Bobina/transistor torrados.
Portanto: Drivers e Tweeters PRECISAM de divisores de frequência.

DotCom
Veterano
# abr/08
· votar


allexcosta
Devo ter lido essa parte do seu post (Se for um cabecote q manda 600W, seria 400W na caixa de 4ohm e 200W na caixa de 8ohm) e acabei falando besteira.
Sim, vão ser 400W na caixa de 4 ohms e 200W na caixa de 8 ohms.

allexcosta
Veterano
# abr/08
· votar


DotCom

Ah tah... Achei q eu tava viajando... Valeu.

alex-gui
Veterano
# abr/08
· votar


Muniz DH

Um divisor de frequências, desse que eu te indiquei, custa de R$ 80,00 a R$ 100,00.

É um investimento reletivamente pequeno, se comparado ao prejuiso causado pela queima de um amp, ou a constante troca de reparos de drivers e tweeters.

Muniz DH
Veterano
# abr/08
· votar


RafaelFac
opa.. então, realmente esse esquema que vc postou, foi o mesmo que eu postei lá, isso que estava imaginando mesmo... agora eu não sabia desses outros detalhes...
de qualquer forma hj eu vou ver a potencia dos falantes, e da corneta, o problema é que o tweeter não ta comigo... mas à principio, a potencia do amp é de 220rms, mas pretendo trocar em breve por uma potencia, provavelmente de menos potencia.

shoyoninja
então, o esquema dos divisores é que queria saber... pq, me parece que na construção "original" dessa caixa... não vi nenhum divisor de frequencia, por isso queria saber se existe outra forma de ligar os tweeters.
e qual o problema na pratica em ligar falantes em série ???

e quando se tem que casar impedancia, vamos dizer, com 4 falantes de 8 ohms, sem poder ligar em série ???
ligando os 4 em paralelo, vou ficar com a impedancia de 8*4=32 ohms, é isso ???
ja ligando 1 par em série, depois outro em série, e o conjunto em paralelo teria os 8ohms... não é ??
só to perguntando mesmo, pq to querendo entender melhor... pq um camarada meu, que dizia entender, me parece que ensinou tudo errado.. heheh...

vlw

alex-gui
Veterano
# abr/08 · Editado por: alex-gui
· votar


Muniz DH

Se vc liga 4 falantes de 8r em série/paralelo (ligação mixta), o resultado do casamento é 8r.

Porem, estamos falando de "falantes" com caracteristicas diferentes uns dos outros (o shoyoninja já disse isso), que não podem ser tratados da mesma forma.

Alto-falantes possuem bobinas
Bobinas são indutores
Tweeters e drivers possuem baixa indutancia (por razões óbvias)
Indutancia baixa + baixas frequencias = impedancia em funcao da indutancia tendendo a zero
Drivers e Tweeters possuem construção mecânica que impedem movimentos de grande amplitude em baixas frequencias. Movimento impedido = conversão total em calor
Impedância tendendo a zero deixa apenas a resitencia DC da bobina = Corrente maior
Maior corrente + conversão em calor = Bobina/transistor torrados.
Portanto: Drivers e Tweeters PRECISAM de divisores de frequência.


Sendo assim, no mínimo, vc precisaria usar capacitores para fazer a filtragem das baixas frequencias, alterando completamente o resultado do casamanto de impedância.

Muniz DH
Veterano
# abr/08 · Editado por: Muniz DH
· votar


ahh.. então, ve se é isso mesmo

pra 4 falantes iguais (por exemplo) eu posso ligar em série paralelo, sem problemas...
mas pra esse caso, onde todos os itens, são diferentes, eu precisaria de um divisor né ??

sobre o que o shoyoninja falou:

ligar alto-falantes em série é furada

isso tb se dá, pra falantes identicos ??

EDIT:
ahh.. eu acho que a caixa veio com capacitor mesmo ligado nos drivers.

alex-gui
Veterano
# abr/08
· votar


Não vejo nenhum problema em ligar falantes em série, desde que sejam iguais e a impedância fique casada com a do amplificador.

alex-gui
Veterano
# abr/08
· votar


Muniz DH

e quando se tem que casar impedancia, vamos dizer, com 4 falantes de 8 ohms, sem poder ligar em série ???
ligando os 4 em paralelo, vou ficar com a impedancia de 8*4=32 ohms, é isso ???


Não, vc teria 2r.

Muniz DH
Veterano
# abr/08
· votar


ahh saquei... então ligar em paralelo, divide, e em série soma ????

4 falantes de 8ohm em série daria 32 ohms
4 falantes de 8ohm em paralelo, 2 ohms

ta certo ???

alex-gui
Veterano
# abr/08
· votar


Muniz DH

Certo

MasterSample
Veterano
# jun/08
· votar


Não conheço uma maneira de medir a impedância de um falante fora de um laboratório com equipamentos apropriados (creio que não exista).

Mas se vc medir a resistência da bobina com o multímetro dá pra ter uma idéia:

+/- 3r - provavelmente ele é de 4r.
+/- 6r - provavelmante ele é de 8r.



Caro Alex e colegas,
Tenho um par de monitores de som terrivel (B2031) e optei por desmonta-los de modo que eu pudesse saber a impedancia do woofer e do tweeter. Para a minha surpresa não há qualquer referencia, nenhuma informação sequer. Sendo assim, multimetro neles !!! Estranhamente obtive uns valores diferentes entre o woofer e o tweeter (T= 06.0 / W= 03.5) o que corresponde a um tweeter de 8Ohms e um woofer de 4Ohms, isto baseado no vc disse acima, o que eu acredito. Bom, tomei a iniciativa também de fazer os testes com o multimetro nos cabos que se conectam a essas duas peças, ou seja, os cabos que ligam diretamente na potencia (ja que os monitores são ativos) e a outra ponta nos T's&W's. Obtive valores estranhos e variáveis (Cabo T= 21.3 / Cabo W= 101.8,102.0). A ideia com essa "massada" toda era apenas descobrir o tipo de T's & W's que eu poderia usar em substituição aos T's & W's originais (que são mesmo uma porcaria).

Alguma sugestão ?

Agradeço a todos pela atenção dispensada.

alex-gui
Veterano
# jul/08
· votar


MasterSample

A segunda medição que vc fez, provavelmente pssava pelo divisor de frequências da caixa, sendo assim, foi influenciada pelos indutores e capacitores do divisor.

Sobre substituir o woofer e o tweeter, não creio que vá conseguir melhorar o rendimento da caixa fazendo isso, pois todo o projeto foi baseado nos parametros dos falantes que vem na caixa.

Jazzy
Veterano
# jan/10
· votar


Gostaria de saber se eu ligar uma caixa de 8 ohms em um cabeçote que diz 4 ohms minimo terei automaticamente soh a metade da potencia.
Cabeçote 100watts 4ohms min.
Minha caixa 8 ohms.
Eu nao consigo os 100 watts?
Valeu!!!

DotCom
Veterano
# jan/10
· votar


Gostaria de saber se eu ligar uma caixa de 8 ohms em um cabeçote que diz 4 ohms minimo terei automaticamente soh a metade da potencia.
Depende do ampli. Mas é por aí... Talvez um pouco mais da metade da potência máxima.

Cabeçote 100watts 4ohms min.
Minha caixa 8 ohms.
Eu nao consigo os 100 watts?

Muito provavelmente não.

mum
Veterano
# jan/10
· votar


Jazzy
O head fornece cerca de 60 ou 70% da potencia, dependendo do ampli, quando ligado dessa maneira. O que você poderia fazer pra tirar 100w do seu amp é:

1 - Mudar a ligação da sua caixa e deixar ela com 4ohms

2 - Vender seu cabeçote e comprar um mais potente :P

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Jazzy
Essa perda pode chegar à 50%.
Dependendo da caixa, vc tem que trocá-la, ou adicionar mais uma de 8 ohms (em amps que possuem duas saídas).
Abç

FCLBass
Veterano
# jan/10
· votar


Jazzy

Mesmo em modo bridge (uma saida apenas) se vc colocar duas caixas de 8 ohms em paralelo representará 4 ohms. O meu Behringer só tem saídas paralelas e eu uso duas caixas de 8 ohms (BA 210 e BA115).

Jazzy
Veterano
# jan/10
· votar


Galera,
Agradeço a todos que ajudaram.
Como estou com uma caixa zerada da Rotstage (sou guitarrista) e não estou satisfeito com meu cabeçote, vou trocá-lo por um valvulado que possua chave de variação de impedância (4, 8, 16) pq assim posso usa-lo da maneira correta.
Abraço!

teoneco
Veterano
# out/13
· votar


Olá, tenho um Marshall Class 5, com saída de 16 ohms, gostaria de saber se um gabinete 2x12 de 8 ohms segura a bronca sem danos para ambos. Obrigado.

HortaRates
Membro
# out/13
· votar


teoneco

Se você ligar o gabinete de 8 Ohms na saída de 16 Ohms do amp, alguma coisa com certeza vai queimar.

O melhor com certeza é casar a impedância, mas se não der, a impedância da caixa tem que ser maior que a do cabeçote, menor, nunca.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Entendendo impedancia e ohms.