Bate Papo Oficial do Fórum de baixo - Off Topic aqui!

Autor Mensagem
THE BASSMAN
Veterano
# abr/08
· votar


vefer

É...eu tive um desses a um tempo atras, mas o padrao de qualidade é meio fraco, acho interessante pela historia e tudo, fender brasileiro....quem diria neh...mas vendi o meu, q tinha um sonzao legal p kct, mas o braço era muito estranho, parecia um shape U...mas ja toquei em outros com braço mais jazz bass mesmo com shape C.
Mas eu acho pilantragem, ja tem 2 recados, o cara mudou o nome do anuncio mas nao respondeu. Olha eu nao denuncio pq é foda caguetar....mas espero q ninguem caia nesse golpe. hj em dia cair nessas só sendo muito mané neh!

conehc
Veterano
# abr/08
· votar


THE BASSMAN
na época o seu tinha custado quanto mesmo?

THE BASSMAN
Veterano
# abr/08
· votar


conehc

cara,,,nao me lembroextamente..ams eu achoq foi algo como de 850 a 950 reais....esqueci mesmo.!

ana cris.
Veterano
# abr/08
· votar


Ahhhhhhhh, além dos desenhos no baixo, eu uso uma corda G na orelha - um pedaço de corda e a bolinha, é lindo... Bom, isso também é normal? Haha

vefer
Veterano
# abr/08
· votar


ana cris.
Cara, normal... Mas só se for GHS, Fender... Se for Rouxinol é que vou te chamar de doida!

Maurício_Expressão
Veterano
# abr/08
· votar


vefer
De que época você é?
Lembro que quando comecei com a minha banda Expressão em 1972 a gente usava uma guitarra Phelpa Coronada verde metálica (daquelas que tem interruptor de luz) e um ampli valvulado também Phelpa de 15w. Eu usava um baixo Alex Pucutú escala curta fretless e um ampli Phelpa de 50W com 4 falantes Novik de 10" encima e 1 de 15" embaixo. E era um combo !!! Pesava uns 130 kg e só Kombi carregava aquilo... O batera também tinha uma bateria Pinguim. Era só instrumental pois não havia nada para voz...
Quando compramos um Giannini Stratosonic e uma Finch Les Paul foi uma revolução.
Tá certo que pegada é fundamental no músico, mas instrumento que pelo menos não prejudique é fundamental....

allexcosta
Veterano
# abr/08
· votar


Maurício_Expressão

Phelpa foi o primeiro baixo do Nico...

dani_low
Veterano
# abr/08
· votar


Maurício_Expressão
depois desse exemplo n reclamo mais de equipamento nenhum O_O
interruptor de luz tb ja eh demais ne velho uhaeuhaeuhaeuae

conehc
Veterano
# abr/08
· votar


Maurício_Expressão
Ótimo exemplo! Realmente peguei uma época boa... Hoje em dia, deopis de 8 anos de música tenho baixos razoáveis, pedais, fone pra usar como retorno, uma caixa que se converte em cubo nas horas de necessidade.

Essa historia sua me faz lembrar quando começei na musica: minha primeira "banda" era eu na guitarra (com uma golden muito feia cheia de buracos de cupim) e um amigo com 2 taróis (sim, os de banda marcial) um com esteira e outro sem. 2 moleques de 13 anos brincando de banda. Eu tambem sabia tocar teclado e flauta, dai ficava revezando... Um tempo depois eu passei a tocar baixo (arrumei um tonante), arrumamos um guitarrista e uma bateria de verdade (presente de aniversario). Ainda faltavam os amplificadores, que substituimos geniosamente por aparelhos de som 3 em 1 com entrada pra microfone.. um pro baixo e outro pra guitarra. A principal atração do ensaio era espancar uma daquelas birutas (boneco do posto) e ficar brincando com o compressor de ar, ja que ensaiavamos dentro de uma oficina mecanica!

De lá pra ca muita coisa melhorou, os equipamentos são melhores, a qualidade técnica é melhor mas essa época de pré-amadorismo era muito legal

vefer
Veterano
# abr/08
· votar


Maurício_Expressão
Cara conheci essa guitarra sim, mas já era raridade da época. Se não me engano, foram as primeiras guits fabricadas no brasil. E surgiram quando a Pial começou a fabricar esse tipo de interruptor lá pelos anos 60. Acho que eles queriam dar um visual High tech ... RSRSRSRS... Mas meu amigo tinha uma Gianini vermelha dos anos 60 que o pai dele tocava naquela nos anos 60 ... Cara esse negócio de música é muito engraçado, todos os meus amigos tinham ascendência musical. O baterista era filho do Alceu que participou da primeira formação do Roupa Nova quando tinha outro nome que não me lembro agora. O guitarrista tocava muito aos 13 anos sem ter estudado nada naquela época. O vocal tinha um monte de parente músico e eu achava que não tinha ascendência nenhuma, mas meu pai tem um ótimo ouvido e toca um pouco de violão e piano. outro dia que ele me disse que seu avô Cassiano era maestro arranjador e que suas tias tocavam muito bem piano e violão. Fiquei feliz em descobiir também DNA musical na veia e fiquei mais tranquilo em entender que essa minha obcessão por contrabaixo não é loucura minha não. Agora, engraçado é que tenho formação acadêmica em outra área com 03 especializações e a caminho da quarta e nunca estudei teoria musical... Começava um curso e parava 03 semanas depois. Talvez por não ter tido a sorte de ter bons professores aqui no interior do Rio, ou mesmo por ser muito indiciplinado, sei lá. Mas penso em começar a estudar. E agora com a net ficou tudo mais fácil né? Deixa a minha filhinha crescer mais um pouco, eu terminar a minha casa, terminar a monografia que tenho que entregar em junho e ainda nem comecei, ou mesmo terminhar a pós que começo no dia 24 se Deus quizer. RSRSRSRSRS. Pra estudar música tenho que estar com a cabeça mais tranquila, o problema é que sou daqueles caras que fazem um monte de coisas ao mesmo tempo, não sei fazer uma coisa de cada vez. Tenho que ter um monte de projetos em andamento, pelo menos na minha cabeça. Sou feliz assim. Só funciono assim. Mas penso que todo baixista é um pouco assim, não?

vefer
Veterano
# abr/08
· votar


conehc
Cara muito igual! Meu primeiro baixo era um tonante que eu ligaba no 3x1 da CCE, e o baterista tinha uma caixa de tarol... Começar é sempre maravilhoso, né?

THE BASSMAN
Veterano
# abr/08
· votar


conehc

háá, qod ganhei o jennifer, não veio com o ampli logo de cara, entao eu tb ligava no ap de som, era um 2x1, radio e vitrola, marca HImtsu, acho q argentino sei lá....eu tinha q usar um adaptador p10-p2 , um dia enchi o saco e comprei um jack p10 e coloquei nele.... pode acreditar q esse pre era muito melhor q muita cosia q tem hj em dia, funcionou com baixo , guitarra, e ele estava lá ainda qdo casei em 1998, fiquei ate meio chateado qdo tive ideias mirabolantes com o pre/potencia dele, e fiquei sabendo q tinham jogado fora....

TaylorBass
Veterano
# abr/08
· votar


Comecei com um bx-12..
aliás, tenho ele até hj, pq ele continua sendo o único..
(modo pobre off)

vefer
Veterano
# abr/08
· votar


Pois é galera, as histórias são muito parecidas e acho isso legal. Acho interessante o cara começar com um intrumento ruim com uma caixa ruim para depois ir descobrindo o que é bom, pois no começo vc não tem condições de diferenciar muito as coisas não. No começo vc ouve uma música sem saber direito diferenciar os instrumentos. Depois, começa a ouvir os baixos das gravações e começa a querer tirar o som igual. É nesta fase que vc já tem que buscar um instrumento melhor. Tudo na vida tem hora e valor. Para vc dar valor nas coisas tem que sentir falta delas primeiro... Fui descobrir o que era uma geladeira quando fui morar numa república que não tinha uma, aí era fd. Quando chegou a geladeira foi aquela festa... Então acho legal esse começo, essa superação, o som do 3x1, a gambiarra... Nos idos de 85, muito pela herança Rock´n Roll, agente primeiro resolvia que ia ter uma banda pra depois aprender a tocar. Valia mais o movimento... Aí os que tinham jeito pra música ficavam, os outros procuravam outra coisa pra fazer... Era aquele bando de adolescentes querendo movimento, sem maturidade pra concretizar qualquer coisa. Hormônios à flor da pele, rebeldia e muita confusão RSRSRSRS.

dani_low
Veterano
# abr/08
· votar


vefer
isso q vc falou eh certo msmo, eu sempre toquei num bs 150 (n eh meu, em casa eh powerclick + porta pro =D ) ai esse fds agente foi fazer um som, fomos no estudio e tinha um meteoro bem melhor ( axo q era 1x15 e um de 4x10 em cima, tava escrito 400mb, pra falar a verdade n sei oq eh isso, se alguem quiser explicar hehe) ai sim eu vi a diferença, som bem mais limpo e tal, mas a diferença brutal foi na hora do show msmo, era um combo Peavey =D

bnnunes
Veterano
# abr/08 · Editado por: bnnunes
· votar


vish, oh o pessoal...banda em 80 daki, 4ª especialização dali...axo q so o caçula do forum(d contra-baixo, pq tem um no d guita q "tem 13 anos e toka pra caraleo",c eu num me engano rsrsrsrs)...17 anos mes q vem, alguem bate???
bom, eu comprei meu primeiro baixo qndo terminei o senai i sai da firma,peguei a grana i comprei um squier jazz ativo 5c...+ agora eu comecei a ouvi jamiroquai i quero um mm ou algo do tipo...rsrsrsrs...seria um inico d g.a.s.???eu num era assim na epok q soh tocava violao...qnto a qualidade do primeiro instrumento, eu num axo q agnt deva começa com coisa ruim, ou simples...axo q vc tem q começa com o melhor q vc possa dentro das sua condições...ai vc ja começa bm, pelo menos o valor do negocio ja da um boost psicologico...sei la, kda um kda um...
abraços...

vefer
Veterano
# abr/08
· votar


bnnunes
vish, oh o pessoal...banda em 80 daki, 4ª especialização dali...axo q so o caçula do forum
Pra vc vê o que te espera nos próximos ... 20 anos pelo menos... Abçs.

Fredilson
Veterano
# abr/08
· votar


pra que servia o interruptor? o.o

hj em dia eu imagino algum "louco" usando pra algo tipo defasar as bobinas e tal... mas na epoca o interruptor servia pra que? jeopiijejoej

vefer
Veterano
# abr/08
· votar


Fredilson
Cara, pelo que me lembro, era só liga/desliga mesmo. Eles tinham baixos tb. Sinistro... EH,EH. A vantagem é que vc achava o instrumento a noite pela luminescência do Pial. RSRSRS...

THE BASSMAN
Veterano
# abr/08
· votar


Bom, pra moçada q nunca viu uam Phelpa, vou linkar uma aqui, uahuahuah poutz, é bizzarro viu! mas ;e historia, tem muito colecionador q curte, e tem elas em estados muito legais! e outros ainda q as usam mesmo!

http://bp1.blogger.com/_t0qIDVe5SYw/ReS3apFh7WI/AAAAAAAAAMI/9oMPftHIhG g/s1600-h/PHELPA.JPG

LucasLermen
Veterano
# abr/08
· votar


THE BASSMAN

hahaha.. Essa Phelpa ae é locona cara.. Os interruptores ali, iguais aos de ligar a luz aqui do meu quarto.. uehuaiheuahihe

vefer

Cara, concordo com esse lance que vc falou, de começar a tocar com algo simples, pra depois, quando sentir falta, adquirir um instrumento melhor... Eu comecei com um baixo Jennifer... e fui feliz com ele por uns 6 meses... Até eu descobrir o que era timbre, e perceber que o meu baixo não tinha timbre algum.... huehuaihea
É como vc falou, na época que eu tava começando, não fazia diferença eu tocar naquele Jennifer ou no Fender Precision que eu tenho hoje, pq eu não manjava nada sobre o som do baixo e suas características de timbre =]

PS: esse off topic aqui tá bom demais :)

Fredilson
Veterano
# abr/08
· votar


Cara, concordo com esse lance que vc falou, de começar a tocar com algo simples, pra depois, quando sentir falta, adquirir um instrumento melhor... Eu comecei com um baixo Jennifer... e fui feliz com ele por uns 6 meses... Até eu descobrir o que era timbre, e perceber que o meu baixo não tinha timbre algum.... huehuaihea

a maior descoberta pra mim no inicio foi descobrir pra que servia os knobs... eu nunca nem mexia nos knobs e tal, nem sabia oq era cada coisa... qnd descobri q era 1 vol p cada captador e o outro pra "dar agudo" tudo mudou :O

THE BASSMAN
vefer

o shape do corpo é como se fosse um jazz bass com chifres de guitarra sg... bem revolucionario eu diria! haha xP

bnnunes
Veterano
# abr/08 · Editado por: bnnunes
· votar


LucasLermen


PS: esse off topic aqui tá bom demais :)

mto bom neah...eu tava reparando q ants os proprios topicos normais do forum viramvam off dps uns 10 posts...agora a zona ta toda centralizada...

o interessant dessa phelpa eh o mercado d peças d reposição...pelo menos os "switches" vc encontra igual em qlquer dposito d construção da esquina...
abraços...

dani_low
Veterano
# abr/08
· votar


uaheuhaeuaehuaehaeuaehuae
velho eu ri sozinho aqui quando vi esse baixo!!
essa parada de luz ai eh mto louca!!
pra q liga desliga no baixo?? O_O aeuhaeuehuhae

THE BASSMAN
Veterano
# abr/08
· votar


dani_low

eheheh é uma guitarra!!

vefer
Veterano
# abr/08
· votar


dani_low
Mas eu já toquei num baixo desses que um cara "reformou". Me lembro que a escala tava descolando aí o "Luthier" pregou um preguinho... RSRRSRRS... Viva la gambiarra del povo brasilero...

vefer
Veterano
# abr/08
· votar


THE BASSMAN
Cara, que madeira é essa do braço?

Maurício_Expressão
Veterano
# abr/08
· votar


Glauco: Sensacional a foto dessa Phelpa Coronado !!!!
É exatamente essa guitarra que temos. Está até hoje no "acervo" da Banda Expressão. Só que a nossa era verde metálico sunburst e essa é azul.
Com certeza foi repintada e a nossa foi emprestada para um amigo que tirou a pintura e a deixou na madeira.
Para vocês terem uma ideia da coisa, era guitarra era do músico que tocava ao vivo no programa da Hebe Camargo, que era uma apresentadora de TV famosa na época. A TV era a TUPI, o primeiro canal de TV de São Paulo.
Esse músico foi tocar lá fora acompanhando alguém famoso e na volta iria trazer uma Fender (aqui no Br uma Fender custava o preço de um carro novo). Ele colocou anúncio no Estado de São Paulo informando a venda da guita. O pai do guitarrista foi lá e arrematou a guita.
Anos mais tarde, pelo mesmo Estado de São Paulo, fomos comprar uma Gibson Les Paul De Luxe e quando chegamos era o Wilson que estava vendendo a guita. Wilson tocava baixo para Elis Regina no show falso brilhante e a guitarra era do Crispin.
Eu já os conhecia pois já tinha ido 8 vezes assistir o show. Pena que não deu certo a compra dessa guita.

vefer
Veterano
# abr/08
· votar


Maurício_Expressão
Cara, mas vc sabe qual a madeira do braço?

Maurício_Expressão
Veterano
# abr/08
· votar


Hoje a gente pode comprar qualquer instrumento indo em loja e pagando relativamente barato em relação ao início dos anos 70...
Meu baixo Giannini Stratosonic AE08B foi encomendado numa loja da rua Aurora (Del Vecchio) e demorou uns 3 meses para ficar pronto. Paguei 10 salários mínimos e eu tinha 16 anos e trabalhei o ano inteiro para pagar as notas promissórias desse baixo. Minha mãe foi comigo e assinou a papelada.
Para vocês terem uma idéia, um opala usado 1972 (4 anos de uso), o carro mais chique da época, custava 4 salários mínimos.
Se o preço de um Giannini (tudo bem ue era top de linha) custava isso, imagina o quanto custava um Fender Jazz Bass...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bate Papo Oficial do Fórum de baixo - Off Topic aqui!