Transformando um baixo comum em fretless - que cuidados ter?

    Autor Mensagem
    ABATANGERINA
    Veterano
    # jan/08


    Seguinte galera,

    acho q vou transformar meu samick artist series num fretless. depois q levei ele num luthier, ele melhorou 100%. só q agora q já tenho um cort nb4, e ele tá meio sem uso. com num tenho nenhum fretless, surgiu a idéia.
    que cuidados e precauções eu tenho q tomar pra não esculhambar o baixo e deixar ele um fretless legalzinho?

    allexcosta
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: allexcosta
    · votar


    ABATANGERINA

    http://www.geocities.com/charlesarms/dfpage1.htm

    http://www.talkbass.com/forum/showthread.php?t=71144&highlight=defrett ing

    TugaBass
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Tem piada! Eu também fiz exactamente o mesmo num dos meus samick! Comprei dois iguais numa feira de saldos num importador cá em Lisboa, para fazer isso mesmo num deles. Ficou muito bom! Agora, atenção: Como diz no site que o Allex mostrou, deves usar preferencialmente cordas totalmente lisas para não escavar nem raspar tanto a escala...

    Boa sorte!

    ABATANGERINA
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    TugaBass
    valeu pela dica. eu vou mandar pra um luthier e aproveito pra comprar um novo encordoamento.

    alguém mais já passou pela experiência??

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    Eu tirei os trastes de um baixo strinberg que eu tenho,com uma faca e o resultado ficou muito bom,fiquei umas 3-4 horas tirando os trastes com muito cuidado pra não danificar a escala,em alguns trastes usei um ferro de solda pra amolecer a cola que os prendiam na escala,limpei as cavidades e depois tapei as cavidades com massa para madeira,lixei com uma lixa fina de 400 e alterei o raio da escala,depois hidratei a escala com um óleo de limão,foi um serviço bem amador mas funciona e não fica feio.

    O ideal é você usar pequenos pedaços de madeira,de preferência da cor da escala ,cortá-los em tiras finas e mais largas que o braço do instrumento,colocar algum tipo de cola neles e colocá-los nos buracos da escala,depois que a cola secar,corte os excessos e use uma lixa bem fina pra deixar a escala bem lisa e no raio correto,depois é só usar algo pra deixar hidratada a madeira da escala.

    Mas se você não tiver muita calma e paciência,nem tente fazer esse serviço.

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ABATANGERINA

    Um link legal:
    http://www.joelmoncorvo.com/artigos/conversao_fretless/conversao_fretl ess.php

    TugaBass
    Esse lance de cordas é muito pessoal.. Pra fretless eu prefiro as convencionais mesmo (roundwound)... Ja tive Flatwounds em meu fretlesse não gostei do resultado... Perdeu bastante do "ronco". O problema é que realmente, com o tempo vão ficando marcas das cordas.

    Abraços

    Leofunkbass
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu sinceramente não aconselho, já fiz isso em um Ibanez BTB que eu tinha e não ficou legal não, troquei a captação dele e mesmo assim não ficou bom, ele roncava bem em algumas casas já em outras nã roncava nada e ainda não tinha sustein. Fretless tem que ser construído fretless.Pra ficar bom voçe teria que colocar uma escala nova, de preferência de Jacarandá ou Pau Ferro, e de quebra trocar seus captadores(EMG ou Bartolini de preferência), no final das contas iria ficar uns R$700 a R$800, é mais grana do que vale teu Samick.Se voçe vendê-lo e juntar mais ess grana, dá pra pegar um Rockbass Corvete fretless que tem um puta som, roncadão e definido.

    jkdias
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    TugaBass
    marcioazzarini

    tb prefiro as roundwound pra fretless, ronca muito mais q as flat.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Pra mim fretless só funciona com cordas roundwound também,as flat pra mim tem um som muito "morno" não roncam como se deve.

    TugaBass
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: TugaBass
    · votar


    ABATANGERINA

    Eu com o meu foi muito facil. Os trates sairam perfeitamente sem oferecer resistência. Limpei bem os sulcos e depois passei-lhe com a lichadora eléctrica para alisar e nivelar a escala. Tapei os sulcos com uma massa feita com cola de madeira e pó de mogno com uma espátula pequena. Depois dei-lhe mais uma lichadela com a máquina para nivelar e dei-lhe um tratamento com gomaláca... três demãos. Ficou muito bem!

    É! O caso das cordas é uma questão de gosto! Eu prefiro as lisas porque gosto mais do fretless com um som soft. Fica menos agressivo!

    Uma curiosidade: Como é o acabamento da tua escala? Está em cru ou com algum acabamento tipo envernizada?

    ABATANGERINA
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    TugaBass
    Uma curiosidade: Como é o acabamento da tua escala? Está em cru ou com algum acabamento tipo envernizada?
    depois q ele voltou do luthier tá praticamente cru, antes acho q tinha um verniz sem brilho.

    Leofunkbass
    qto tá esse rockbass corvette? é q tô duro igual côco, e num iria gastar mais de 180 reais pra deixar o baixo fretless.

    Ivanov_br
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Ivanov_br
    · votar


    Comprei um Eagle pra fazer isso. Levei no Luthier Vieira, aqui em Porto Alegre ( General Rock Center). Ficou profissional a coisa. Foto aqui!.

    Não recomendo grosserias como arrancar com faca, como o próprio Jaco disse que fez. Isso detona o espaço do fret.

    Manutenção é com luthier. Ter instrumento é como ter um carro. Tem que fazer manutenção com profissional.

    ClaudioBass
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ABATANGERINA
    num iria gastar mais de 180 reais pra deixar o baixo fretless.

    Desculpe o preciosismo, mas dessa forma você vai tansformar seu baixo num Fretline, ou LinedFret...

    Ao invés de comprar um Warwick Fretless de fábrica, você pode ir num Luthier e mandar fazer um braço novo, fretles mesmo, não vai gastar mais de R$ 230,00 pra isso...

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    ABATANGERINA
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ClaudioBass
    Ao invés de comprar um Warwick Fretless de fábrica, você pode ir num Luthier e mandar fazer um braço novo, fretles mesmo, não vai gastar mais de R$ 230,00 pra isso...
    num pensado nessa possibilidade, só fico com receio do tipo de madeira e do acabamento q o cara vai dar. sei lá...num é q o baixo seja nenhuma belezura, mas tb num quero esculhambar mais o bichinho.

    Leofunkbass
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ABATANGERINA
    O Rockbass fretless está por volta de R$1300 a 1500, compensa pelo baixo que é, tem uma construção muito boa e o timbre é ótimo(ronca pra caramba). A dica do Claudiobass é boa, mas acho que um braço de qualidade vai ser mais do que R$230 com certeza. Um braço de marfim com laminações de roxinho(pra dar resistência e ajudar no timbre final) e escala em jacarandá, construído por um luthier experiente que sabe das manhas de construção de braços(Tiguez, Zaganin, Edmar Luighi, Márcio Benedetti,Paulo Lima da Lestac...), não deve ficar por menos de uns $500, isso jogando baixo. Com certeza vai ficar muito bom, mas e a captação? Não dá pra ficar com os caps. originais, eles não tem boa definição, aí vai mais uns R$500. No final das contas é 1000 pratas o valor gasto.Será que vale à pena?

    ABATANGERINA
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Leofunkbass
    ok. acho q vou defret o meu msm. num têm com eu gastar mais de 180 pilas com baixo agora e nem nos próximos meses. em relação aos caps deste baixo, eles não são ruins naum. óbvio, q não são nenhum seymour duncan, mas quebram um galham, e têm um som bem definido nos graves. ai, quando puder, compro um novo já fretless. pelo menos posso começar a tocar num fretless.

    VeEh
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ABATANGERINA
    cara faz isso sim!
    tira os trastes e seja feliz!

    eu testei o rockbass e o squier vintage modified (ambos fretless) e preferi o squier!
    é tudo questão de gosto!
    como tava sem grana comprei um condor desfretado usado!
    Rssss

    é a mesma qualidade?
    não, mas da pra brincar bastante já, ae deopis voce ve se quer manter ele ou não.

    se quiser manter ele ae voce troca o braço os caps faz a senhora reforma, senão passa pra frente!

    voce só vai saber se vai ficar bom se tentar.
    e como é questão de gosto quem sabe voce não prefere o som do seu desfretado do que dos outros já citados?

    bnnunes
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    eu tmbm testei o squier i o rockbass q o amigo flw acima...eu curti + o squier tmbm, qndo vc for compra um zero, leve ele em consideração... + faz o experimento ai i dps conta como q fiko, to curioso ja...
    abraços i boa sorte na empreitada...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Transformando um baixo comum em fretless - que cuidados ter?