Contra Baixo Fretless, Qual melhor custo/Beneficio?

    Autor Mensagem
    VeEh
    Veterano
    # jan/08


    Eae galera!

    Seguinte eu sou apaixonado pelo som dos fretless a macies e tudo!
    Irei amanhã para a Teodoro Sampaio e gostaria de saber qual contra baixo fretless voces indicam?

    Aqui vão algumas informações:
    Som: Explicar o som é complicado, pois cada um sente o som de uma certa forma, mas tentem pensar no baixo da música "Farol - Circuladô de Fulô" (e as outras musicas desse Album) e "Um dia frio - Djavan".

    Cordas: 4 cordas mesmo. Se for 5 tudo bem, mas eu não costumo usar a Bzona.

    E eu ja toco á algum tempo, mas só baixos com trastes. Acredito que seja melhor pegar um com a escala lisa pra aprender realmente a tocar o fretless, pode ser mais complicado no começo mas acho que irei pegar a manha do fretless melhor.

    E por fim, como eu não sou rico (Rssss) procuro um bom custo beneficio.

    P.S: Só estou perguntando pra chegar amanha nas lojas e já ter alguns modelos em mente, mas pretendo testar todos e levar o mais barato (RSssss). Brincadeira!

    ClaudioBass
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: ClaudioBass
    · votar


    VeEh
    "Um dia frio - Djavan".

    Essa música, "Nem Um Dia", é executada pelo Arthur Maia usando um Warwick Fretless, mas é complicado você comparar, porque na gravação o baixo não está puro, vem com compressor, reverb, chorus e outros efeitos.


    Acredito que seja melhor pegar um com a escala lisa pra aprender realmente a tocar o fretless, pode ser mais complicado no começo mas acho que irei pegar a manha do fretless melhor.

    Esse, na minha opinião, é o raciocínio mais correto, e pode acreditar que a fase de adaptação é bem rápida!

    E por fim, como eu não sou rico (Rssss) procuro um bom custo beneficio.

    Quando fui comprar o Hartke A70 semana passada, usei um Warwick Corvette Basic Fretless da loja pra testar o amplificador, e pra ser honesto, quase levei o baixo também. Dá uma olhada nesse link: http://disconildo.com.br/lojanova/product_info.php?cPath=183_169&produ cts_id=1893 Esse baixo tá saindo na faixa de R$ 1.500,00 na loja, mas derepente em outros sites você encontra mais barato, é um puta instrumento, com um som maravilhoso. Recomendo!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    PS: Editei esse post porque logo depois achei um Warwick Fretless de 5 cordas no ML por R$ 1.200,00 dá uma olhada no link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-65748453-contra-baixo-warwick-r ock-bass-corvette-basic-fretless-ativo-_JM

    VeEh
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Opa, Vlw!

    não tinha pensado no rockbass ainda, já está na lista para testar!
    Alguém mais?

    Estava pensando no Cort B4FL... o que acham desse?

    jkdias
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    VeEh
    Som: Explicar o som é complicado, pois cada um sente o som de uma certa forma, mas tentem pensar no baixo da música "Farol - Circuladô de Fulô" (e as outras musicas desse Album) e "Um dia frio - Djavan".

    cara, o som que ficou consagrado para o fretless foi o do baixo modelo jazz bass utilizando o captador da ponte e dosando conforme o gosto o captador do braço e o tone. O Arthur Maia tem como fretless principal um Fender Precision, sendo que ele adaptou um captador J na ponte do baixo, presente que o tio dele enviou do japão.

    Uma dica: pra tirar um som parecido com o do Arthur é preciso que as cordas estejam bem coladas no braço. Isso porque aquele som reverberado se consegue com os harmônicos a mais que surgem com a vibração da corda encostando na madeira do braço.

    Se não tiver a grana que o prof. ClaudioBass disse acima, procura um jazz bass com madeira padrão mesmo (corpo em mogno, braço em marfim e escala em jacarandá) que caiba no seu bolso. Geralmente vc acha uns fretless com preço bom no ML.

    ClaudioBass
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    VeEh
    Estava pensando no Cort B4FL... o que acham desse?

    Não gostei desse baixo não, achei o acabamento péssimo, e a relação braco/corpo no quesito peso, deixou a desejar. Tem um som muito potente, mas parece que foi acabado de qualquer maneira!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Dpaulo
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    opinião pessoal.
    para fretless prefiro os baixos passivos

    FCLBass
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    VeEh
    Já testei o Tagima "Jaco Pastorius". O visual não é o mais criativo, mas o som é bom. Não curto muito os baixos da Tagima, apesar de ter um JB V da marca, mas esse baixo me agradou. Sou do RJ, mas quando fui à SP testei esse baixo na Hendrix da Teodoro. Custava uns R$ 1.100,00 se não me engano. Mas hoje só encontra no ML (R$ 700,00). Veja esse link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-68462030-tagima-jaco-pastorius- fretless-_JM

    PS: Ele tem as marcações na escala.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    VeEh

    Te recomendo o Rockbass Corvette Fretless sem dúvidas,o baixo é excelente,tem um som bem roncado,bem versátil e rico em harmônicos (com as cordas "coladas" na escala),é baixo pra vida toda.

    É um baixo que eu pretendo comprar sem duvidas,e olha que eu já tenho dois baixos fretless (4 e 6 cordas) que me servem bem.

    Quanto ao Cort B4FL,eu não gostei muito dele,ele não tem um ponto de equilíbrio legal,ele fica pendendo pra baixo,o que incomoda um pouco,tem um som excelente,um pouco morno,tem muito punch,mas não é tão rico em timbres e harmônicos quanto o som do Rockbass.

    VeEh
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Rafael do Baixo
    Quais baixos (fretless) voce tem?

    eu já ouvi algumas reclamações em relação a grossura do braço do rockbass... realmente incomoda?

    ClaudioBass
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    VeEh
    eu já ouvi algumas reclamações em relação a grossura do braço do rockbass... realmente incomoda?

    Não, nem um pouco... pra quem está acostumado com um acústico, qualquer braço de elétrico fica parecendo braço de guitarra!

    Além do mais, se você pretende um dia vir a tocar o acústico, então desde já esqueça essa coisa de espessura do braço!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    denismonteiro
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    tenho um cort curbow fretless, não é uma lá essas coisas... mas dá pra fazer uma graça devezeqdo! ainda mais que é de 6 cordas!
    mas esse rock bass tbm parece um ótimo custo/benefício tbm!

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    VeEh

    Tenho um Strinberg Clb 24 todo modificado que eu desfretei na faca,e ficou com fretlines,e um baixo "híbrido" feito por 2 luthiers (um fez o braço liso e sem marcações,outro o corpo),ambos são ótimos instrumentos.

    O shape do braço do Rockbass é um diferente do que a maioria dos baixistas estamos acostumados,o shape do braço dele é em U,quando os demais instrumentos tem o shape em C,isso reflete numa pegada um pouco diferente e nessa aparente grossura do braço,mas não é algo que atrapalhe muito na execução,com 5 minutos dá pra se acostumar com ele.

    VeEh
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Rafael do Baixo
    tem alguns stringberg que já vem fretless de fábrica. vale a pena testar esses instrumentos?

    Leofunkbass
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Também estou pensando em adiquirir um fretless, Galera esse B4FL também tem o timbre em roncadão e definido? Porque parece que possui ótimas madeiras em sua construção.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    VeEh

    Honestamente não acho que valha a pena testar esses baixos,já testei esses que são fretless de fábrica, e achei eles com o timbre bem magro e não ronca de jeito nenhum,são bem fraquinhos.

    O meu Strinberg só ficou bom mesmo depois de muitas modificações (circuito NBS,rebobinagem de caps entre outras coisas).

    É mais jogo pegar um baixo pronto pra guerra mesmo,tipo o Rockbass ou o Cort já citados,ou até mesmo algum Tagima fretless (dessa série de JB com a mão feia e escala lisa).

    denismonteiro
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eqto vcs tão pesando em adquirir, eu to pensando em vender o meu...
    aheaiuheaiuheaiuheaiuheaiuh
    to querendo é um baixolão agora!

    Dpaulo
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    denismonteiro
    se tiver oportunidade compre um el capitan da epiphone de 5 cordas, melhor baixolão que já toquei na minha vida, ainda tem a vantagem de ter saída xlr, que é uma mão na hora da gravação.

    VeEh
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eae Galera!
    Vou responder o tópico pra ninguem reviver ele daqui a uns 3 anos!
    Rssss

    Então, testei os baixos citados mais o squier vintage vintage modified jaco pastorius.
    De todos preferi o vintage modified, porém estava alem do meu orçamento.

    Até que achei um condor usado (cópia de music man) que tinha sido desfretado, com circuito ativo (volume, agudo, médio, grave) e o nut foi trocado por um de latão.

    Ele estava em um bom estado e aAchei o som dele legal, não tão bom quanto os baixos citados acima, mas é um baixo legal e cabia no orçamento.

    Acabei pagando 350 reais nele. Pretendo dar uma mexida nele aos poucos, tipo colocar uma chave ativo/passivo... um cap KA quem sabe... uma das borboletas tá meio mole (mas ainda segura a afinação).

    Bem é isso galera valeu pela ajuda!

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Contra Baixo Fretless, Qual melhor custo/Beneficio?