Tensor Espanado de Contrabaixo

Autor Mensagem
Du Bass
Veterano
# jan/08


Ola pessoal,estou com um Contrabaixo que esta com a cabeça do tensor espanado,la onde encaixa a chavinha.
O que fazer? Sei que terei que levar a um luthie,porém,qual a melhor solução? tem como trocar o tensor?
Vi em um tópico que um torneiro mecanico pode refazer a cabeça do tensor,mas como isso? Talvez saisse mais em conta se desse certo.


Abraço.
Fiquem com Deus.

conehc
Veterano
# jan/08
· votar


Du Bass
leva pra um luthier porque dependendo de como espanou e do tipo de tensor tem como trocar só aquela peça que vc encaixa a chave, agora se espanou a rosca do tensor mesmo acho que vai ser complicado. Dependendo do baixo compensa comprar outro

Du Bass
Veterano
# jan/08
· votar


conehc
Foi o encaixe da chavinha mesmo que espanou.

Eu vou levar sim,mas o complicado é que onde eu moro só tem 1 Luthier, então ele exagera um pouco no preço.Mas realmente vou precisar concertar,pq é o meu unico contrabaixo.


Abraço. Obg pela atenção.

Fiquem com Deus.

hyuuga_adam
Veterano
# jan/08
· votar


Du Bass
1 luthier! vc ta bem... na minha city nao tem nenhum (pelo menos q eu conheça)... se qualquer coisinha acontecer nu meu baixo eu choro =/ ...

Du Bass
Veterano
# jan/08
· votar


hyuuga_adam
Vou levar sim. Mas to com um poco receio do preço. Isso quebra o orçamento.

Da para trocar o tensor? por que mandar fazer outro braço dai sim seria complicado.


Abraço.
Fiquem com Deus.

Rafael do Baixo
Veterano
# jan/08
· votar


Du Bass

Até que dá pra trocar o tensor,mas é um serviço trabalhoso e caro,pois o luthier vai ter que tirar a escala do instrumento pra poder alcançar o tensor,alguns luthiers tampam a cavidade onde ficava o tensor,e depois fazem uma nova escavação nas medidas exatas do novo tensor instalado,outros simplesmente colocam um novo tensor na cavidade presente no braço.

Fora que em alguns casos ainda tem que fazer um ajuste nos trastes,que dependo da qualidade do instrumento,podem se desprender durante a retirada da escala.

Se precisar trocar o tensor, te prepara pra gastar no mínimo uns R$250.

FCLBass
Veterano
# jan/08
· votar


Du Bass
Rafael do Baixo
Meu primeiro Tagima JB V foi avariado numa viagem e tive que trocar o tensor. Gastei exatos R$ 260,00. R$ 25,00 do tensor, R$ 35,00 dos trastes e R$ 200,00 de mão de obra que incluia aplainar a escala. Ficou 100%, mas saiu caro... Fazer o quê???

Du Bass
Veterano
# jan/08
· votar


FCLBass
Rafael do Baixo

Obg pelas resposta. Olha só o que aconteceu. Eu fui virar agora o tensor ao contrario,e não precisei fazer força,então o encaixe mesmo espanado deu pra rodar. Eu rodei de tudo,saiu uma pecinha,a cabeça do tensor. Que é justamente isso que espanou. Não foi a parte que encaixa no tensor. Mas sim a parte da chave alen.
Eu vou procurar em lojas daqui,caso nun ache uma igual eu vou mandar fazer. Dps postos os resultados.

Abraço. Fiquem com Deus.

Du Bass
Veterano
# jan/08 · Editado por: Du Bass
· votar


Ola pessoal.

Levei a peça num torneiro,ele disse que não teria como fazer um encaixe allen. Então ele ficou com a peça e disse que iria moldar outro nela. Só que ele derreteu a minha peça,inclusive a chavinha allen minha..é..complicado.

Agora to sem a peça,e sem nada. Gostaria de saber se todas as peças dessas são iguais. Por que dai eu poderia comprar um tensor novo,e usar só a peça,ficaria mais barato do que mandar concertar.

Se alguem souber se vende só essa peça tb,onde tem bons preços,qualquer luz seria bem vinda.

Obrigado
Fiquem com Deus

Du Bass
Veterano
# jan/08
· votar


Up.

Pessoal,peguei a peça de outro tensor em outro contrabaixo,porém a rosca parece ser menor.

Alguem sabe onde eu poderia encontrar essa peça?

Abraço. Fiquem com Deus.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Du Bass
não entendi, o cara derreteu sua peça por que? foi cagada?
o cara não foi muito pratico, podia dar um jeito de fazaer outra... não me parece tão complicado.

olha, o dificil vai ser consguir comprar uma igual.. ainda mais voce nao estando com a sua peça.
se voce for procurando em lojas ou oficinas de luthieria, talvez alguma hora voce encontre... mas teria que levar o baixo lá. como tem pouco disso na sua cidade fica mais dificil. e não sei se eles vendem isso avulso assim numa boa.

voce pode perguntar em oficinas de fora (aqui em são paulo tem varias), pelo modelo do baixo, e ver se eles não vendem pelo correio. é pequeno, deve sair mais barato que trocar o tensor (que é um serviço tão complicado que acho que quase vale fazer outro braço).

Muniz DH
Veterano
# jan/08
· votar


Du Bass

cara.. tb fiquei curioso pra saber como o torneiro derreteu essa peça... se foi cagada... o cara é bem ruim... e derreteu sua chave allen tb ?? nossa...

bom... realmente não sei como é essa peça... mas se levasse o tensor no torneiro, só pra tirar a medida da rosca... dava pra ele fazer outra igual, o problema é exatamente, levar o tensor...

essa peça que estragou... a rosca é femea ou macho ?? se for femea e for menor... o próprio torneiro pode abrir uma rosca maior nela... agora se for macho... complica um pouco...

da peça antiga, não sobrou nada mesmo pra contar a história ???

vlw

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Muniz DH
as cabeças de tensor que eu vi eram com rosca femea, a barra é que tinha a rosca macho. se for assim, se for femea e for menor... o próprio torneiro pode abrir uma rosca maior nela

bom... realmente não sei como é essa peça... mas se levasse o tensor no torneiro, só pra tirar a medida da rosca... dava pra ele fazer outra igual, o problema é exatamente, levar o tensor...
exatamente... não tem como medir o tensor estando dentro do braço. a unica peça que poderia sair já saiu, e foi derretida...

Muniz DH
Veterano
# jan/08
· votar


kiki

pode cre... é que eu realmente nunca vi essa peça... mas a peça sendo femea.. é mais facil de se conseguir fazer uma...
vc sabe se a parte macho do tensor, fica muito pra dentro do braço ??? se não for.. e conseguir encaixar um paquimetro da pra tirar a medida... então, por exemplo.. se a roscar for 6mm... pode comprar um parafuso macho 8mm e mandar o torneiro abrir, no meio do macho uma rosca femea de 6mm e escariar a rosca pelo lado de fora, pra ficar liso.... o problema é se a cabeça do parafuso vai encaixar no lugar certo...
e se a peça derretida, não foi completamente danificada, da pra tirar a medida por essa peça....


se for fazer isso no torneiro, leve em um torneiro bom, que da pra fazer sim..

agora.. se não tiver como mesmo... o jeito é o que o kiki falou, levar em alguma oficina de luthieria, e ver se encontra algum avulso...

Muniz DH
Veterano
# jan/08
· votar


ahh... derrepente em último caso... pode ver alguem que está disposto a tirar essa peça do baixo, e medir no seu... se for a mesma medida, pode usar a peça dele como base... pelo menos pra saber as dimensões exatas da peça...

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Muniz DH
ai depende do modelo do baixo dele... mas em geral tá meio pra dentro, é dificil chegar com um paquimetro lá. se mal da pra ver a cabeça do tensor...

deve ser alguma medida padrão sim, acho que por volta dos 6mm...

mas eu acho tambem que um bom troneiro faz uma peça dessas, não costuma ser complicado.

a sugestão de ver um outro baixo igual do mesmo modelo é bom, se alguem se dispuser...

Du Bass
Veterano
# jan/08 · Editado por: Du Bass
· votar


kiki
Muniz DH
Ola Pessoal.
Foi o seguinte,levei a ele a peça original semana passada,ele disse que não conseguiria fazer uma igual. Então ele ia moldar segundo ele,um novo encaixe para chave Alen. Ele ia derreter um pouco a peça,e ia moldar com a minha chavinha la,dai iria secar e ficar o formato. Só que ele fez um trabalho sujo,infelizmente,e derreteu tudo.
Agora eu tenho a pecinha de um baixo aqui. Para poder ir atraz,ou ver com um torneiro para faze-la,que é o que eu acho que vou fazer. Porém,a rosca dela não é gual ao do parafuso do meu tensor.

Estou enviando uma foto dela:
http://www.4shared.com/file/36248919/ae4f2de2/Image1.html


Mandei um email para a Bass Center,loja de São Paulo,ver se eles tem,ja que mechem com lutheria.
Vou indo na busca dela,vou procurar em torneiros aqui,se eles fazem.

Abraço. Fiquem com Deus.

Soulface
Veterano
# jan/08
· votar


Tipos básicos de tensores

Du Bass
A pecinha q vc se refere, deve ser uma dessas da imagem aí.
Só q tem um problema...
O tensor do seu baixo está solto ali dentro dele?
Cara, tenta correr com isso pq dependendo da força q o tensor fizer, o braço do teu baixo pode virar um "S".
Mas de qualquer forma, eu acho q vai ser complicado vc reparar isso.

Du Bass
Veterano
# jan/08
· votar


Soulface
O tensor do meu baixo esta preso,normal,a unica coisa que espanou foi o encaixe allen com a chave allen. Só que é,ele esta solto o maximo.
Eu to indo rapido a procura disto,mas esta dificil.

Abraço. Fique com Deus.

Soulface
Veterano
# jan/08
· votar


Du Bass
O tensor do meu baixo esta preso,normal,a unica coisa que espanou foi o encaixe allen com a chave allen.
Se esse encaixe se desprendeu, o tensor ficou totalmente solto ali dentro do braço.
Dá uma olhada aí se o braço não está empenando. Afrouxe as cordas e não deixe o braço sofrer nenhuma carga não. Senão pode não ter mais conserto depois.

Du Bass
Veterano
# jan/08
· votar


Soulface
Obrigado pelo conselho. Você tem razão,ele esta totalmente solto.

Você sabe o que eu poderia fazer? Alguma dica de onde eu poderia encontrar isso?

Abraço. Fique com Deus.

Soulface
Veterano
# jan/08
· votar


Du Bass
Só a peça eu acredito q vc não vai conseguir.
Vc vai ter q comprar um tensor mesmo e pegar a pecinha.
Tente medir o diâmetro da ponta do tensor q ficou aí, pra não correr o risco de comprar e não servir.
Agora, eu não sei onde encontrar tensores no Brasil, muito menos o preço q são cobrados.
Na pior das hipóteses, vc vai ter q comprar no StewMac

Du Bass
Veterano
# jan/08
· votar


Soulface
É sim,eu pensei nisso tb,se não tiver outra solução mesmo,eu terei que fazer isso.

Abraço. Obrigado pela atenção!
Fique com Deus

isaqueras
Veterano
# jan/08
· votar


Du Bass
Pior foi o meu, que numa dakelas fussadas saiu com a ponta do tensor quebrada dentro da porca... já ta assim a uns 20 anos kkkk.
Um bro metido a luthier, mas que manja pacas deu uma olhada e disse: "Pow zakera, se num intortou até agora, vai com Deus, pois sei que esse tu vai levar contigo pro caixão mesmo..."
Preferí ouvir a voz do velho dinossauro.
Mas cada caso é um caso...

Du Bass
Veterano
# jan/08
· votar


isaqueras
Puxa dai é complicado ein!
Mas é que este é meu unico contrabaixo,e não acho que deveria desistir tb só por causa de uma pecinha dessa. Por que não quebro nada no tensor em si,e sim só nela.
Preciso concertar isso,ta ficando dificil ficar sem tocar ele!

Abraço
Fiquem com Deus

isaqueras
Veterano
# jan/08 · Editado por: isaqueras
· votar


Du Bass
Neim... tmb acho q vc num deve desistir...
Olha, depois que postei fui ver as fotos... na minha opinião tá fácil, contanto que vc consiga tirar a porca, procure um toneiro que ele faz outra facilmente. Na minha experiência com engenharia, se vc for fazer outra, ao invéz da chave arlen, uma boa opção seria fazer a cabeça "torque", que dá um aperto legal em bitolas de pequeno diâmetro. Vc compra a porca ja com a cabeça torque em casas de ferragens e leva pro troneiro fazer a rosca interna igual ao do tensor.
Ou aprende a tokar Arpa* kkk
*Arpa=contra-baixo empenado asdueasdueasdue

Soulface
Veterano
# jan/08 · Editado por: Soulface
· votar


isaqueras
ahuehauehauheuaheuhaeuhaeauhehuaea!!!
Q foda...

Mas vale salientar aqui q o tensor não passa de um reforço para q o braço aguente sem problemas a tensão das cordas.
Os violões mais antigos, nem tensores tinham.
Com o tempo, viram q a madeira estava perdendo par aa tensão das cordas, e o braço estava entortanto.
Daí então resolveram colocar uma barrinha de ferro dentro do braço.
Só depois de um tempo, é q criaram o tensor como é conhecido hj. Com a possibilidade de se regular e ajustar conforme a relação de tensão entre "cordas x braço".
OQ eu qro dizer com tudo isso é q, como no caso do nosso colega isaqueras, o instrumento pode passar toda a eternidade sem o tensor sem sofrer qualquer dano.
Isso significa q a madeira do braço está equilibrada com relação à tensão das cordas.
Mas tb q dependendo de "N" fatores como afinação, calibre das cordas, clima dregião onde o cara mora, o braço pode não aguentar 1 dia sequer se não fosse a ajuda do tensor.
Pelo sim ou pelo não, é melhor q se tenha ele.

Muniz DH
Veterano
# jan/08
· votar


Du Bass

pela foto que vc postou ali deu pra entender bem como é a peça... o ideal mesmo que vc consiga uma peça exatamente do mesmo tamanho, pra poder tirar as medidas...
levando em um torneiro, da pra fazer tranquilamente... o negócio é que geralmente os torneiros não moldam a cabeça allen... e uma torque como o isaqueras disse, acho que ficaria mais dificil ainda...

não sei qual o tamanho dessa peça... a altura dessa... mas vou tentar tirar umas fotos aqui... na webcam mesmo pq estou sem a digital, pra tentar te dar uma idéia...

as fotos ficaram horriveis... mas derrepente da pra vc entender...

no link abaixo, vc pode ver que a peça é bem semelhante... mas essa tem 2cm de altura...

[img=http://img180.imageshack.us/img180/1941/pea1ad6.th.jpg]

de um lado a cabeça é allen 8mm (tem outras medidas tb) como vc pode ver a chave allen encaixada na peça

[img=http://img180.imageshack.us/img180/6267/pea2tm8.th.jpg]

o encaixe do outro lado é quadrado... é dessas chaves de catraca que vende por aí... mas acho que em casas especializadas, vc encontra a peça avulsa

[img=http://img180.imageshack.us/img180/9647/pea3pn4.th.jpg]

foto de cima do lado quadrado.. não sei se da pra ver bem.. :/

[img=http://img180.imageshack.us/img180/6062/pea4ju6.th.jpg]

e aqui é o lado allen, 8mm

[img=http://img180.imageshack.us/img180/5422/pea5yk3.th.jpg]

caso a medida de 2cm de altura seja pouca.. pode tb, juntar 2 peças... uma é allen 8mm e a outra 7mm, mas a circunferencia é a mesma...

[img=http://img180.imageshack.us/img180/2869/pea6pr1.th.jpg]


então... essa peça, vc usaria o lado allen normalmente pra colocar a chave... e o outro lado, onde tem o furo quadrado... o torneiro pode encher de solda, e abrir a rosca conforme a medida do tensor... caso fique pequena a peça... ele solda uma na outra e faz o mesmo...
a cabeça do parafuso no meu baixo é 6mm... essa peça tb tem de 6mm mas a medida da peça é o mesmo... então se a peça couber direitinho, pode usar 6mm ou 8mm...

acho que deu pra entender né ?!? não é original... ta certo que é uma gambiarra... maaas... quando não se tem outra saida... deve funcionar...

hehehe... vlw...

Du Bass
Veterano
# jan/08
· votar


isaqueras
Soulface
Muniz DH
Então pessoal,essa cabeça torque eu não conheço.

Quanto ao que o Muniz disse,eu não me importo se for uma gambiarra. Esse seu exemplo foi exelente. Eu tive um outro também.

Pegar um cilindro de 8mm com comprimento de 3 cm (É igual a esse) ou 4cm (Poderia ser melhor,fazendo um encaixe maior para o alen,correria menos risco de espanar numa proxima vez.
Pegar ele,e pedir para o torneiro fazer a rosca conforme o tamanho do meu parafuso. Eu medi ele,tem 6mm de diametro. Dps pegar e tronear o encaixe alen. Só que como disseram,eles não querem fazer esse encaixe,pq vai ser complicado.

Então,pegar esse cilindro,furar ele com o 6mm.
Dps comprar um parafuso alen com a medida da chave que tenho,e pedir para ele fazer outra rosca no outro lado do cilindro com a medida da rosca do parafuso. Caso ele for muito grande eu poderia serrar ele,para ele pegar só até metade da peça. Mas ai que esta o problema,teria que ter uma solda,ou algo assim,para que ele fisxasse perrfeitamente no cilindro,pra nun ocorrer perigo dele se soltar da peça quando eu fosse fazer um efeito reverso no tensor. Hj vou atraz disso. Postem ai o que acham disso,ou outras idéias!

Abraço,agradeço a atenção de todos vocês.
Fiquem com Deus

Muniz DH
Veterano
# jan/08
· votar


Du Bass

cabeça torque é como se fosse allen.. mas allen é sextavado, e torque é formato de estrela... mais ou menos como uma ponta de chave phillips só que com 5 pontas...

cara.. sua idéia é boa sim... tb não tinha pensado nisso...
o torneiro faria a rosca no cilindro... vc compra o parafuso allen corta a parte da rosca e usa só a cabeça... é isso mesmo ???
daria certo sim... mas o ideal que o cilindro seja do mesmo material do parafuso... e leve em alguém que faça a solda muuuito bem feita... pq depois se por acaso essa cabeça se solte da haste, pro problemas na solda... aí vc tem um problema bem grande, pra retirar a parte que esta enrroscada... já que vai ser só uma peça lisa, dentro do furo que não da pra encaixar nada...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tensor Espanado de Contrabaixo