Preciso de BPM! metal eh carniceiro pro baixo

Autor Mensagem
WormKrash
Veterano
# out/03


toco numa banda de metal numa linha entre heavy, melodico, power, etc. as composições proprias tao saindo, e eu preciso de mais batidas por minuto. me considero muito lento, se eu estiver num dia bom com os dedos bem aquecidos (pizzicato, em) consigo uns 180bpm (naquelas notas de dois risquinhos, q nao sei o nome. se alguem souber o nome dessas notas aí, fico grato :P ). o guitarrista já faz uns 240bpm nos extremos, entao acho q tenho q me puxar, pra tentar aumentar essa velocidade, nao? toco com 3 dedos, mas nesses ritmos acima duns 150, sempre soh consigo usar 2, nao sei porque. toco a quase 2 anos, e queria chegar ao menos nuns 200bpm tranquilo, nao ter q estar extremamente alongado e aquecido e num "dia bom" pra conseguir isso. enfim, preciso de velocidade na mao direita. alguma dica?

jrcintra
Veterano
# out/03
· votar


kra , eu to treinando 3 dedos a 2 meses quase , consigo faze 170 BPM mais eu to treinando psico msm , direto direto fiko fiko fiko q nem loko e consegui 170 , agora tu mi fala q tu c axa lerdo com 180? q nda kra , c for um 3 dedos direitinho e bem executado , c ta otimo!!! Mtos fazem 2 dedos nessa velocidade , mais nao sai tao perfeitinho taligadu , com 3 dedos sai bem linear , bem no ritmo , o som do baxo ateh muda.Nao c preocupa q teu guitarra faiz batida d speed metal em 240 bpm , lembre-SE TUDU O Q VC C ENCANA , EH RUIM , treina d boa os 3 dedo desencanado taligadu , c vc c encana eh pior...
mais kra , c ta otimo com essa velocidade q c falo ( 3 dedos , na velo 180 bpm certo?)
relaxa kra , boa sorte pra tu , treina e nunca desiste , c pode v q c nao ta evoluindo nda , mas c vai v , vai t um dia q tu vai acorda e DUNADA tu ja vai ta fazendo as parada na maior velo... :)
espero t ajudaro

pagode alto astral
Veterano
# out/03
· votar


WormKrash

Treino para pegar resistência e soltura de mão direita.
Quanto mais tocar mais "normal" vai sair . Tenta criar mais força na mão tb.

Tripa Seca
Veterano
# out/03
· votar


240 bpm

po o kra é um cavalo... hein

dpcl
Veterano
# out/03
· votar


como q eu meço meus bpm?

jrcintra
Veterano
# out/03
· votar


metronomo

QWeRT_PoiuY
Veterano
# out/03
· votar


notas de dois risquinhos = Semi-colcheia ?

240??
ehiuoahioeuhaehehai
carai...
Alguém ai jah escutou DragonForce? acho q passa disso...
o baixista deve tocar com os 5 dedos :P
Um dia desses eu escutei uma música do Children Of Bodom q vai a 240bpm, mas o baixista n se garante no dedo n... Ele usa palheta... o_O

jrcintra
Veterano
# out/03
· votar


kra , axo q c deve ta enganado , o guita do blind faiz as batida d power metal dele na base , a 185 , por ae , e ja axo q fica na puta velo , ahweuawhueaw c coloca mais rapido vai c tao rapido q o som vira um bagulho linear, soh um barulinho continuo d tao rapido ahweuawhewah vo v c cato umas mzk dessa banda q tu falo ae =)))
nota d 2 riskinhos = colcheia

WormKrash
Veterano
# out/03
· votar


bom, nem vou falar q o cara que faz os malditos 240 nao toca nem a 1 ano.. tá loco, sem noçao, nao da pra entender. e eu com quase dois me queixando de bater os dedos nas cordas..
nao sei o que faço de errado, as vezes parece facil, as vezes parece q os dedos grudam nas cordas.

jrcintra

ah, blind já eh speed metal, eh ridiculo. baixo de blind soh com palheta, tentei tirar com pizzicato, mas o cara faz 200 direto e constante.


QWeRT_PoiuY

eh, eu acho q eh essa de dois risquinhos msm. a de 1 soh o cara faz 240 brincando, acho q eh a metade exatamente

pagode alto astral
Veterano
# out/03
· votar


WormKrash

na próxima vez pede pra ele acompanhar uma salsa , partido alto , tango , bolero...a vontade.
Depois conta pra gente em qtos bpm ele fez.

jrcintra
Veterano
# out/03
· votar


Ah , po , o kra faiz 240 bmp em colcheia??? aff kra , essas coisas agente treina em semi colcheia kra , q eh a d "4 riscos"
PO , eu aki mo bobo espantado...3 dedos e afins c treinam com o metronomo e em semi colcheia , po , em colcheia eh ridiculo.
Wormkash: da pra toca com pizzicato sim kra , eu to treinando... eu consigo tocah blind com dedo soh q nao tenho resistencia ainda , esse eh o foda kra... velocidade ateh da pra pega mais resistencia eh o q ferra... mais tipo , independente do q tu for treina , nao desanima nao kra , batalhe , treine q tu vai consegui :))

jrcintra
Veterano
# out/03
· votar


colcheia("2 riskinhos") = 2 notas por tempo
semi colcheia("4 riskinhos") = 4 notas por tempo

jrcintra
Veterano
# out/03
· votar


c liga , c poe la no metronomo : por exemplo vai , 200 bmp , daih , cada batida q o metronomo deh , vc toca 4 notas (podem ser as mesmas , eh soh pra treina velocidade)
saco? treina com 3 dedos e tal jah q sao 3 dedos , cada batida do metronomo vai caih em 1 dedo diferente pq eh numero impar(3 dedos)
tenta faze isso constantemente sem parah e tenta mante uma linearidade no som , no comeco c vai faze umas "cavalgadas" mais tenta evitah isso , o som tem q saih continuo e linear

jrcintra
Veterano
# out/03
· votar


kra , essas parada de treinah 3 dedos , ou batida d speed metal e tal , nunca c treina em SEMINIMA(1 riscos) nem colcheia(2 riscos) eh sempre em semicolcheia(4 riscos)
seminima = 1 por tempo
colcheia = 2 por tempo
semi colcheia = 4 por tempo
tipo , pra isso q serve a tecnica d 3 dedos , eh meio q QUASE IMPOSSIVEL tocah helloween , blind , angra e afins , com 2 dedos , entao usam-se 3
mais tem gente q usa palheta(coisa q eu nem curto...)

harakiri
Veterano
# out/03 · Editado por: harakiri
· votar


"nunca c treina em SEMINIMA(1 riscos) nem colcheia(2 riscos) eh sempre em semicolcheia(4 riscos)"

na verdade seminima nao tem risco nenhum
colcheia tem um
semicolcheia tem dois
fusa tem tres
e semifusa que tem quatro

e eu nao vejo problema nenhum em alguem quere pratica
em seminima, colcheia, ou ainda numas células rítimicas mais sincopadas..

jrcintra
Veterano
# out/03
· votar


kra
eh q esses estilos q usam 3 dedos , logicamente eh pq a mzk ou certa parte da mzk eh mto rapida
o NORMAL eh c treina em semi colcheia. Simplesmente pq a mzk eh em semi colcheia , exemplo , pega o guitar pro , cata uma mzk ae do angra seila , e v o baxo , eh tudu semi colcheia...
"ah , eu toco com 300 bpm" q q adianta o kra c gabah falando isso , c ele toca em seminima ou em colcheia?

jrcintra
Veterano
# out/03
· votar


c o kra tem dificuldade , ele q diminua a velocidade do metronomo po... pra treina 3 dedos eh sempre em semi colcheia... cada batida do metronomo , via coincidi com um dedo diferente , pq o numero eh impar(3 dedos) e vc acompanha isso mentalmente eh q eh a grande sacada

jrcintra
Veterano
# out/03
· votar


"harakiri: na verdade seminima nao tem risco nenhum
colcheia tem um
semicolcheia tem dois
fusa tem tres
e semifusa que tem quatro"

ta loko kra?
axo q tu troco totalmente as bolas com a semibreve hein...
kra , 2 seminimas(1 por tempo) = 1 colcheia(2 por tempo) , 2 colcheias = 1 semicolcheia(4 por tempo) 2 tercinas(3 por tempo) = 1 sextina( seis por tempo ) , 2 semi colcheias = 1 fusa(8 por tempo)

harakiri
Veterano
# out/03
· votar


nao eu nao to loco
la em cima eu tava falando nos "riscos" em cima da haste da figura


"2 seminimas(1 por tempo) = 1 colcheia(2 por tempo) , 2 colcheias = 1 semicolcheia(4 por tempo) 2 tercinas(3 por tempo) = 1 sextina( seis por tempo ) , 2 semi colcheias = 1 fusa(8 por tempo)"

na verdade: 2 minimas = uma semibreve, 2 seminimas = uma minima, 2 colcheias = uma seminima, 2 semicolcheias = uma colcheia, 2 fusas = uma semicolcheia, e 2 semifusas = uma fusa

e toma
cuidado com esse negocio de decora que semicolcheia é 1/4 de tempo, colcheia é 1/2 tempo
porque dependendo da formula de compasso nem sempre
a seminima vai se um tempo, a minima 2 e etc...

pagode alto astral
Veterano
# out/03
· votar


1 semibreve = 2 mínimas = 4 semínimas = 8 colcheias = 16 semi-colcheias = 32 fusas = 64 semifusas

nandoduh
Veterano
# out/03
· votar


Cara, essse é o melhor exercício para velocidade da mão direito que eu peguei por ae é assim:

Tu tens que usar aproveitamento dos dedos:
Ae tu tem sempre a tônica e a terça dentro do tom de Sol Maior.
------------------------
------------------------
--2--2--3--3--5--5--7--7 (e assim vai, sempre tocando a tô
33-33-55-55-77-77-88-88- nica e a terça dos acordes)
Tu vais tocar as duas tônicas c/ dedo anelar depois o médio e a terça tu toca com o indicador e para tocar a próxima tônica tu aproveita o movimento do indicador e puxa para cima para tocar a tônica e a segunda tônica tu jah toca com o anelar e a terça tu toca com o médio fazendo o aproveitamento.
considerando o dedo anelar como A; o médio como M e o indicador como I tu tens o seguinte padrão:
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - 2 - - 2 - - 3 - - 3- - 5 - - 5 - - 7 - - 7
3 3 - 3 3 - 5 5 - 5 5 - 7 7 - 7 7 - 8 8 - 8 8 -
A-M-I-I-A-M-M-I-A-A... sempre seguindo esse padrão. Lendo fica meio difícil de entender, mas pegue o baixo nas suas mãos e faça isso. É muito simples.

Faça esse exercício em tercinas! A velocidade que tu quiseres. Começe com uma velocidade baixa e vá aumentando. Eu recomendo que tu faças uma vez a série completa até tu chegares no sol da 15ª casa coemçando com o Anelar, ae recomeçe tudo com o médio e deopis o indicador ( mantendo a mesma velocidade ). Depois que fizeres isso descanse por 30seg-1min ( não esqueça de descançar!!! è fundamental, se não é tendinite na certa!!! ) e Começe novamente com o anelar em uma velocidade maior. FAça isso por uns 15 mins e experimente brincar um pouco no baixo, é matador essa técnica! O único probs dela é que sua mão direita fica mais rápida que sua mão esquerda! POrtanto capriche em exercícios para mãe esquerda tb!!!!
Vc pode fazer esse exercício em qualquer corda tb.

nandoduh
Veterano
# out/03
· votar


bah... meus segundo desenho saiu todo errado e escroto. considerem o padrão do primeiro desenho e a sequência dos dedos: A-M-I-I-A-M-M-I-A-A...

jrcintra
Veterano
# out/03
· votar


harakiri
putz , podiscre , agora q eu mi toquei da bestera q eu falei , o q vc kis dize eh tipo isso neh olha soh:
exemplo: 9 nove colcheias por compasso
8

dae ficaria uma colcheia sozinha("sem par") pq eh um numero impar
nao eh tipo isso o q vc kis dize???

jrcintra
Veterano
# out/03
· votar


ops
nao saiu direito
o exemplo q eu dei eh NOVE POR OITO

WormKrash
Veterano
# out/03
· votar


na verdade pra eu chegar a 180, fico mt instavel. tranquilo soh a uns 160, acima disso já começa a por exemplo faltar uma batida no meio de 7. e numa velocidade dessas nao consigo muita clareza nas notas também.
outra coisa.. to dentro da média pra um baixista de quase 2 anos, ou fico muito atrás? não tem gente por aqui que tira isso, e nao tenho com fazer comparações :P

Tio Fefê
Veterano
# out/03
· votar


gente , relaxem com relação à velocidade, ela virá, é só continuarem treinando. É melhor treinar um pouco mais devagar e com todas as notas soando bem...
E façam o exercicio de tocar qualquer escala na proporção de 1, depois 2, 3 (tercina) , 4 , 5 ,6 ( a famosa sextina),7, 8 notas por tempo.isso pode fazer com q um mero 120 bpm vire um inferno na torre!

Bardo_Bass
Veterano
# out/03
· votar


Caramba... eu não tenho nem idéia de que velocidade eu toco, nem sabia que nego usa por aí direto metrônomo, vou ver se arrumo um.

Só uma pergunta... quando vcs falam de usar 3 dedos, é tipo com o anelar pra descer ou subir, ou tão falando de meter os 3 dedos na mesma corda?

WormKrash
Veterano
# out/03
· votar


Bardo_Bass

eu tento usar os 3 na msm corda e nas escalas, mas em velocidade alta nao consigo usar bem os 3 sincronizados, daí uso o indicador e o médio e anelar como um só

HignocliuS
Veterano
# out/03
· votar


Isso é prática e técnica. E é mais técnica que prática.

Esse negócio de estudar a 240 bpm pra ganhar velocidade é bobagem da grande. Quer ficar rápido? Estuda devagar. O mais lentamente que seu metronomo puder. Eu estudo velocidade a 40 bpm, 1 nota por batida, com 3 dedos.

Vc tem que desenvolver uma parada que chama "memória do músculo". Se vc começa muito rápido, pode fazer alguma coisa errada, e se vc aprende errado, ta ferrado. Estudando devagar vc fica relaxado e livre de erros.

Vai por mim velho, estuda devagar e presta atenção no que vc ta fazendo. E estuda "pulando as cordas" também, mantendo o mesmo ritmo nos dedos. De preferência fazendo arpegios tocando nota por nota (sem swipping).

steve_harris_
Veterano
# jul/05
· votar


alguém sabe quantos bpm o steve harris toca?
e esse metronomo...onde q eu posso ver isso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Preciso de BPM! metal eh carniceiro pro baixo