dicas sobre digitação correta

    Autor Mensagem
    jholanda
    Veterano
    # jan/08


    seguinte. fazendo aquele exercício de digitação 1-2-3-4 em pizzicato tenho observado problemas que não consigo resolver e algumas dúvidas relacionadas:

    à medida que a mão direita vai descendo (E -> A) as notas anteriores são abafadas pelo polegar que fica sempre posicionado na corda anterior. só que ao atingir a G o dedo polegar não vai para a corda acima (D) continuando repousado na corda (A).

    Desse modo, tenho notado que as notas digitadas na corda D continuam soando quando começo a tocar as notas na corda G. uma solução para isso seria digitar na corda G de forma a fazer com que os dedos repousem na corda acima (D). o que é um tanto estranho pois muda a forma de digitar, pois até então (digitando em E, A e D) eu não toco nas cordas acima mas no próprio polegar... ]

    pergunto: é assim mesmo?

    Só que ao subir (G -> D) surge um problema: não sei como abafar as notas tocadas na corda anterior. Isto é, quando subo para a corda D o som da nota em G continua soando.

    pergunto: como fazer para abafá-la?

    outra coisa que me intriga nessa subida é o seguinte: quando subo de corda, o que fazer: tocar com o último dedo utilizado na corda anterior ou manter a alternância dos dedos?

    zegotinha
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: zegotinha
    · votar


    quando subo para a corda D o som da nota em G continua soando.

    pergunto: como fazer para abafá-la?


    cara..
    eu tiro o dedo da casa.. que automaticamente enquanto vc tira ja abafa a nota..
    agora se for a corda solta abafa com o meio do dedo da mão esquerda...

    espero ter ajudado..

    jkdias
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: jkdias
    · votar


    jholanda
    Desse modo, tenho notado que as notas digitadas na corda D continuam soando quando começo a tocar as notas na corda G. uma solução para isso seria digitar na corda G de forma a fazer com que os dedos repousem na corda acima (D).

    se vc estiver utilizando 2 dedos (mão direita), pode usar o dedo anelar para abafar a corda D. Se tiver usando 3 dedos, sobra o dedo mínimo para abafar a D, mas já é mais difícil.

    Tem gente q desce o polegar até a corda D e abafa a E com a base do polegar, quase chegando no pulso já (não sei se dá pra entender isso).


    Só que ao subir (G -> D) surge um problema: não sei como abafar as notas tocadas na corda anterior. Isto é, quando subo para a corda D o som da nota em G continua soando.

    Aí vc tem q abafar com a mão esquerda mesmo. Vc pressiona a corda D e deixa os dedos da mão esquerda encostarem levemente na corda G. No começo pode ser um pouco difícil, mas depois vc se acostuma.



    outra coisa que me intriga nessa subida é o seguinte: quando subo de corda, o que fazer: tocar com o último dedo utilizado na corda anterior ou manter a alternância dos dedos?

    eu uso o que for mais funcional na hora, se a subida for rápida é melhor subir com o mesmo dedo direto, como se fosse uma palhetada pra cima. Se for uma subida lenta pode alternar os dedos.

    allexcosta
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    jholanda

    Na mao direita, deixe o polegar flutuar abafando sempre todas as cordas mais graves q a q vc estah tocando. Pesquise "floating thumb" no Talkbass pra mais informacao.
    Pra abafar as cordas mais agudas q a q vc estah tocando, use a mao esquerda. Posicione seus dedos de modo q a ponta deles toque as notas q vc quer e o meio dos dedos (aquela parte mais carnuda) abafe as outras cordas. Pra efeitos de estudo, sempre alterne indicador e medio.

    jholanda
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: jholanda
    · votar


    obrigado pelas dicas pessoal.

    vou praticar hoje e vê o que funciona melhor para mim :-) só não entendi muito bem esse lance do abafamento usando a parte mais carnuda do dedo mas vou tentar btw vo um video com essa técnica de "floating thumb" no youtube que parece ser muito bom ...

    Baxista
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu sempre abafo com a mãe esquerda, não uso a direita pq uso os quatros dedos dela, dai não sobra dedo! srsrr

    Koisa
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Koisa
    · votar


    =]

    dani_low
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eu toco sempre com o polegar no captador...
    nao consigo fazer ele descer de jeito nenhum hehe
    abafo tudo com a esquerda msmo...

    jholanda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eu andei experimentando as sugestões dadas por vocês. o floating thumb é muito massa. bem natural mesmo. o problema da subida de corda eu não peguei ainda muito bem. eu reparei que não tem um único jeito que eu use paraabafar as cordas. a dica do zegotinha funcionou bem quando o último dedo a tocar foi o mindinho (fret 4 - corda G) eu reparei que naturalmente abafo a corda da forma sugerida pelo zegotinha mas com ajuda do dedo indicador (fret 1 - corda D) que fica posicionado rente à corda. mas nas outras situações quando eu tento usar esse mesmo sistema reparei que tendo a criar uma pequena pausa. talvez ainda precise de mais prática. ainda não peguei (oiu não entendi) o jeito sugerido nas dicas do jkdias e allexcosta ...

    zegotinha
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: zegotinha
    · votar


    a segudna explicação do jkdias é a mesma coisa que o que eu quis dizer, vc pode ter entendido de outra foram talvez..

    a primeira explicação ele ta tentando te dizer que ta pra fazer o serviço todo com a mão direita ( sem ambiguidades haha )
    mas espera ele chegar denovo... pode ficar mais claro...


    http://www.youtube.com/watch?v=iZFSeNy_GMk

    jholanda
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: jholanda
    · votar


    pelo que eu entendi com esse metodo de floating thumb da para abafar as cordas acima mas abaixo não. Nesse caso ele sugere isso:
    Aí vc tem q abafar com a mão esquerda mesmo. Vc pressiona a corda D e deixa os dedos da mão esquerda encostarem levemente na corda G. No começo pode ser um pouco difícil, mas depois vc se acostuma.

    isso é q eu nao entendi... ou não completamente ;-)

    allexcosta
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    jholanda

    O arco formado entre os dedos da mao esquerda e a escala do baixo deve ser de tal forma q quando a ponta do dedo estah pressionando uma nota o resto do dedo q estah tocando e principalmente os q nao estao tocando encosta de leve nas cordas mais agudas. Eh soh manter os dedos quase retos. Eh mais simples de fazer do q de explicar. Nao eh uma coisa q precisa pensar pra fazer. Estudo basico de escalas cromaticas deve resolver esse problema tranquilamente.

    jholanda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    allex,

    seria algo assim?

    http://www.youtube.com/watch?v=UCx0B9EG1Es

    vou tentar. valeu pela paciência :-)

    jholanda
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: jholanda
    · votar


    só retornando após uma tarde de prática (benditas férias): a técnica ainda está sofrivel mas acho que melhorou muito :-)

    obrigado a todos!

    allexcosta
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    jholanda

    Tipo assim. Ve se nesse dah pra entender melhor. Isso eh bem instintivo, nao precisa pensar muito.

    jholanda
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: jholanda
    · votar


    acho que entendi sim. obrigado :-) a minha maior dificuldade estava sendo porque meu antigo professor havia me ensinado a tocar como so com a ponta do dedo ... sem tocar nas outras cordas.

    agora já to quase tocando igual ao frank :-P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dicas sobre digitação correta