Palheta

Autor Mensagem
Carol_dinky
Veterano
# out/03


Tipo.. eu não gosto muito de usar palheta, desde que eu fui pra guitarra já tinha um preconceito com a palheta.. dai agora no baixo..eu fico vendo uns carinhas tocar..fico pensando como vou fazer akilo soh com o dedo?
Vocês tocam como?

Voodoo
Veterano
# out/03
· votar


Carol_dinky
HEhehe poo qdo eu era guitarrista eu tokava muitu de palheta, pooo qdo passei pro bass tokar pizzicato foi demoro um poko p/ me acustumar
MAs eh assim, palheta eh uma tecnica, como tda tecnica, pizzicato, tapping e etc, certas musikas a palheta caem bem otras naum, ai dpende de vc!!!Oq vc acha melhor!!!
Eu particularmente nem uso palheta, mas em certas musikas, eh certas partes eu uso palheta sim!!!eu vejo a palheta como uma tecnica e naum como a maioria das pessoas julgam o kra de ruim por estar tokando de palheta!!!

Voodoo
Veterano
# out/03
· votar


Vo dar alguns exemplos, eu toko com palheta a PArallel Universe do Red hot q esta no repertorio da minha banda, ahh vamos ver otra, ahhh Que pais eh esse do Paralamas, achoo q fika legal com a palheta, ahh um do Ozzy - Crazy Train, eu so toko de palheta na parte do solo do guitarrista, tipo a musika inteira eu toko em pizzicato, e eu escondo a palheta na minha mao, qdo chega a hra do solo de guitar eu baixo a palheta p/ mao e qdo acaba o solo de guitar eu deixo ela cair no chao hehe

nandoduh
Veterano
# out/03
· votar


é só tu veres o Chris Squier, o baixista do yes! Um baixista MUITO BOM, que abriu novos rumos para o baixo com a palheta. Eu só uso palheta quando eu quero timbres diferentes ( que nem o Voodoo ), no resto eu toco com meus dedos.

thiagu
Veterano
# out/03
· votar


eu soh toko kom o dedo... por mais q eu keira eu naum me dou bem com palheta...

Voodoo
Veterano
# out/03
· votar


nandoduh
POOOOOOO GRANDE EXEMPLO, CHRIS SQUIER DO YES!!!

TrancudoBass
Veterano
# out/03
· votar


eu tenho duas bandas, uma de rock em geral e a outra de Punk Rock, ñ tem como tocar punk rock sem palheta e rock ja da pra tocar com o dedo, eu particularmente gosto do som da palheta no baixo quando as cordas estão com brilho, sei la, fica com um som timbroso e limpo!!!!!!!

Falecomharry
Veterano
# out/03
· votar


Voodoo, cara Chris Squier é da hora ! vc já tirou a musica do yes Roundabout ? Aquele timbre do baixo na introducao parace uma sequencia de slap, vc ou alguém sabe como tirar aquele timbre no kg ! Pois eu já tentei varias vezes e nao consegui. Valeu !

Falecomharry
Veterano
# out/03
· votar


TrancudoBass concorco cara ! Não ha como tocar harcore ou punk sem paleta , eu já tentei diversas vezes no pizzicato mas o timbre não e o mesmo e a levada fica meio estranha não dá !

_Dio_
Veterano
# out/03
· votar


eu so toco com o dedo naum tem nenhuma musica que eu toco compalheta... naum que eu naum tenha tentado,apesar de achar feio tocar baixo com palheta mas eu naum toco pq naum consigo.. eu perco o hitmo fica aquele som de cara que acabou de ganhar um baixo... so sai nota sem hitmo sem nada... fica uma droga.... eu toco punk rock com o dedo algumas musicas saem boas..e so colocar mais velocidade e na hora mais lenda dar umas puxada na corda... naum é igual mas da para enganar.. eu pretendo aprender a tocar com palheta pq como diceram o som é melhor em punk rock e tb pq tem vezes que apos dois dias de ensaios o dia todo meu dedo naum consegue nem encostar na corda...

Voodoo
Veterano
# out/03
· votar


FalecomharryPoo pode crer essa musika eh doidona, YES eh uma banda otima, tds os musikos dessa banda SAO FERAS, poo eu tava recentemente falando com o prof dessa musika, mas tipo nem sei como tira akele timbre, mas eh lokaooo!!!O jeito p/ fikar igualzinho e ter o mesmo bass, os mesmo equipamento e equalizar do mesmo jeito heheheh

RiBaSs
Veterano
# out/03
· votar


Pô sei lá... eu toco guitar ainda então me dou super bem com a palheta, mas no bass (meu instrumento principal) se ñ for HC ou Punck Rock (o que é dificil eu tocar, pois últimamente tenho tocado mais soul music) só com o dedo.

conte
Veterano
# out/03
· votar


eu prefiro tocar com pizzicato tb ,mas nda contra a qm use palhetas.
sei lah , sem preconceito , mas eu olho pra um cara q toca com palheta e penso " naum vale! demorei uns par de meses pra aprende a toca com 3 dedos e esse cara toca com palheta!"
mas eh soh pensamento.
o chris squier eh mto bom msm ,tenhu uns 3 dvd do yes.
otro exemplo de baxista mt bom q toca com palheta eh o andrea busic do dr.sin, esse cara toca mto
peguem isolated , silent scream e down in the trinches e ve o q ele faiz

pagode alto astral
Veterano
# out/03 · Editado por: pagode alto astral
· votar


Carol_dinky

Assim , eu uso uma série de formas de tocar , dependendo de cada situação e do meu espírito no dia eu inovo na mão direita ou não. No geral , depois de um ensaio eu acabo tendo tocado de todas as formas que conheço , menos de palheta que é uma técnica válida mas não costumo usar mesmo.
Mas não se iniba com ela, não se sinta menor por usar palheta no baixo , afinal és iniciante!

Voodoo

Cara , na hora do solo de guitarra de crazy train eu seguro a onda tocando em double thumb. Fica muito legal o efeito . Ou senão as "cavalgadas" a la Harris rolam legal nessa parte tb!
Outra original de palheta que eu toco em double thumb é "Roundabout" do Yes. Fica massa.

HignocliuS
Veterano
# out/03
· votar


como vou fazer akilo soh com o dedo?
Vocês tocam como?


Praticando.

Eu toco com 3 dedos, pq o tipo de música que eu toco exige.

Voodoo
Veterano
# out/03
· votar


pagode alto astral
Poooo kra boa ideia kra, double thumb!!!
Ehhh kra eu tokava como "cavalgadas" mas aii eu pensei, pooo vo tokar igual ao q o kra faz e eu creio q nessa musika o kra usa palheta, aiii tipo eu toko a musika tda em pizzicato com a palheta escondida na mao, tipo eu aprendi issu com uma tecnica de guitar, aiii qdo chega o solo de guitar da musika eu baixo a palheta p/ mao e qdo acabo o solo dexo cair a palheta no chao hehehehe, tipo seria melhor c eu tivesse akele pedestal de mic, com porta palhetas neh?? hauahaua

Giacomo Ramone
Veterano
# out/03
· votar


Assim...na minha opnião em relação a tocar com a palheta,eu acho que depende do tipo de ritmo que vc for tocar né...eu por exemplo toco Punk Rock,e tocar Punk Rock sem palheta não fica muito legal eu acho,pq com palheta o som sai mais agressivo e com um timbre melhor do com os dedos,é lógico tem musicas que o dedo é uma boa pedida,como as musicas do "The Clash" que tem um som mais trabalhado...mas é Punk tbm,entende?
Tem gente que fala que tocar com a palheta é mais complicado,que vc perde o ritmo da musica e fica feio...nada a ver...é questão do seu costume de tocar com ou sem palheta ou então de técnica.
Oque eu acho ridiculo são esses caras que tocam baixo e falam:
"ahhhh....tocar baixo com palheta é coisa de amador...de prego e blá blá blá...."
Isso pra mim é uma coisa ridicula sabe,pq veja bem...é a mesma coisa q vc dizer "ahhhh pro cara jogar futebol ele tem que usar chuteira pq se for jogar com outro tênis nem dá...."....ou então "ahhhh se o cara anda de Skate ele tem que usar calça bem larga aparecendo a cueca e boné virado pra trás,pq senão ele não manja nada...."
Essa é minha opnião,mas baixo é baixo com ou sem palheta!!!
Falow ae!

pagode alto astral
Veterano
# out/03
· votar


a palheta é uma técnica porém ela atua como um fator limitador de outras técnicas.
Com a mão livre (sem segurar uma palheta) o baixista pode usá-la em uma música para diversas outras técnicas as quais seriam praticamente impossível executar segurando o artefato plástico.
É claro que em alguns estilos a palheta até pode soar melhor que a mão livre mas as técnicas de hoje em dia para mão direita são tão avançadas que podemos com os dedos suprir uma palheta com vantagens.

Voodoo
Veterano
# out/03
· votar


COMO EU DISSE ALI EM CIMA:
PALHETA EH UMA TECNICA, COMO TDA TECNICA Q EXISTA!!!

conte
Veterano
# out/03
· votar


Giacomo Ramone
concordo com vc , mas tb tem gente q fala q "toca com os dedos eh coisa e gay, fica a maozinha caida dakele jeito"
=///

DoUgLaS TuBãO
Veterano
# out/03
· votar


Eu naum gosto de tocar baixo com palheta,mas de vez em quando eu so "obrigado" a tocar com palheta,tem certas músicas que não dá pra tocar nos dedos

Bardo_Bass
Veterano
# out/03
· votar


Eu gosto muito mesmo de tocar é no dedo, e sou um tremendo dum cabeça dura quanto a palheta, eu morro tentando acelerar meus dedos mas não boto uma palheta na mão de jeito nenhum.

Mas eu tenho q concordar que alguns estilos, por causa do timbre, precisam de uma palheta pra ficarem "supimpas" (gírias antigas rlz).

conte
HAuhauhaUhAU... essa eu ouço direto!
Eu digo direto pra um amigo meu (que toca punk rock) q palheta é coisa de viado que num quer quebrar as unhas e arrebentar os dedos, aí ele diz essa mesma coisa que vc disse aí. :P

TrancudoBass
Veterano
# out/03
· votar


Bardo_Bass
Nada a ver esse negócio de quem tocar com palheta é gay, é uma opção do baixista pow.....

WormKrash
Veterano
# out/03
· votar


conte

aqui o preconceito é mais contra quem toca com palheta, mas vou ser sincero. sou o unico baixista por aqui que conheço diretamente, que toca pizzicato. nao tenho preconceito contra nenhuma tecnica, soh acho q no começo o pizzicato exige um pouco mais de esforço, é mais dificil coordenar os dedos no começo. é só minha opiniao, certo?
agora nós vamos tirar Power do Helloween, e acho que vou ter usar palheta no refrao e introdução daquela musica (como o proprio Markus faz). é uma linha assim, em uma parte:

D|------7-7---7-7-----7-7
A|--5-5----5-5----5-5
(essa é só uma parte da intro da musica, putz ela é groove total! mt legal msm)

rola tranquilo tocar toda ela com pizzicato, mas essa parte que mencionei, nao sei porque, parece bem básica, mas tenho dificuldade em fazer rapido com pizzicato. já as outras escalas consigo tranquilo no pizzicato, nao sei porque :P

Bardo_Bass
Veterano
# out/03
· votar


TrancudoBass
Ô pô, eu falo de palhaçada é coisa de amigo :P

Goofy
Veterano
# out/03
· votar


Eu tenho uma banda de Punk Rock/ Hardcore, e as vezes quase sangro meus dedos, mas não consigo utilizar a maldita palheta, não q eu não tente, pois o meu objetivo é aprender a usa-lá, mas não rola e se uso eu não consigo trabalhar na música como trabalho com os dedos, alem de a corda começar a trastejar. Poderiam me dar umas dicas de como se utilizar a palheta!
Abraços!

Tarsila
Veterano
# out/03
· votar


soh toko com os dedos pq so mto torta com a palheta(ah eu torta, num acredito! jura?)e tb pq num gosto e ateh num faço mta kestao de aprender, mas eh sempre uma escapada para dedos em carne viva de tanto toka(ke naum eh meu cao pq num toko tanto) mas naum tenho nada contra, antes tinha mas agora me acostumei com a ideia!^.~

Narcotico_baixista
Veterano
# out/03
· votar


Fala povo
Então eu toco com os dedos e tal mas as vezes uso a palheta
E é oq o povo tem falado, tem horas que vc pode achar que com a palheta fica melhor ou não
Eu não manjo nem um pouco usar palheta, talvez pq eu não tenha sido guitarrista e migrado pro baixo e tal...
A palheta pra mim tem uma vantagem de não cansar o dedo e tal mas eu me embanano todo com ela ae desencano...
Bom é isso
[]s

JesterBass
Veterano
# out/03
· votar


no dedinho mesmo..
palheta soh qndo vou tocar cover d alguma banda q use, mas me dou bem com ela tb.

PunkRockBass
Veterano
# out/03
· votar


E aí galera sou iniciante no baixo, aí alguém me tira uma ignorante dúvida: Pizzicato é tocar como o Steve Harris em The Trooper, tipo cavalgada ????? Outra coisa, escolhi quando ao tópico deste forum, eu curto tocar com o dedo mesmo apesar de às vezes me enrolar heheheheheh Pro pessoal que curte punk/H.C. , o único baixista punk que conheço que toca com os dedos é o Jerry Only do Misfits alguém conhece outro ???? Eu não curto tocar com palheta, sai tudo uma bosta.... Falow

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Palheta