contra-baixo na linha de frente

    Autor Mensagem
    Felipe
    # dez/02 · Editado por: Moderador


    Temos que mostrar mais do nosso instrumento. Esse negócio de cozinha tem que cair, se não o baixo pode ficar meio esquecido..
    e um instrumento tão diverso com mil recursos não pode fazer papel de simples coadjuvante dos guitarristas. :-)

    beatle
    # dez/02


    eh uisso ai,o baixo eh muito,mas muito impiortante numa banda.sem ele o som morre literalmente,nao adianta dizer q tem banda sem bauixista,mesmo assim eh uma *****!!!!!!!

    nukebass
    # dez/02


    O baixista é como um zagueiro no futebol, ele não detem o papel principal, mas isso não significa que não possam fazer bonitos gols!!!
    Não devemos nunca esqueçer nossa principal função em uma música: segurar a base e dar peso(que é função da cozinha);
    mas ao mesmo tempo podemos mostrar do que somos capazes!!!

    Felipe
    # dez/02


    nukebass, concordo plenamente contigo. Estou tentando montar uma banda c\ musicas próprias e estou querendo dar ao baixo mais destaque. as técnicas que podemos desenvolver, o uso completo da escala, as alturas das notas, tudo isso deve ser uma útil ferramenta na composição de linhas de baixo mais completas e melódicas.
    Valeu amigos baixistas.

    nukebass
    # dez/02


    Dê destaque ao baixo sem que ele deixe de fazer sua função;
    senão vc vai ter uma banda sem aliçerces, sem chão pra pisar...
    aí fica difícil...
    Todos tem sua hora; por ex.: quando o vocalista estiver cantando, seja educado e mais econômico com sua linha de baixo e não o atrapalhe... às vezes o menos é mais. Blz?

    maikonbass
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    vcs tao coberto de razão! existem músicas que o baixo passa dizapercebido, e isso é chato pois é um instrumento muito loco,um solo de baixo é um colírio para os meus olhos

    maikonbass
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    nukebass, quando eu toco uma música só fazendo a cama,eu fico sem motivação,doido para aplicar algumas escalas,aposto q todos vcs sao todos assim

    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Felipe

    Pelo seu pensamento, sugiro q vc toque guitarra.. hehe...
    Brincadeira...

    Concordo q o baixo precisa de destaque em certas partes, mas não podemos nos esquecer q o papel principal do baixo é segurar os grooves, e fazer a cama da música... Se fugir mto disso vc acaba estragando a música. Tudo deve ser aplicado na medida certa... A função básica do baixo, numa banda de rock/pop é essa... Segurara o alicerce da música, como o nukebass disse, podendo vez ou outra uar uns slaps, uns solinhos... Se o cara quer solar a música toda, ou é melhor mudar de insturmento, ou então montar um grupo de jazz..

    Abraços!
    ___________________
    Marcio Azzarini
    http://www.basspoint.cjb.net
    http://www.marciobasspage.cjb.net
    http://www.polosopostos.cjb.net

    beto_schmidt
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Felipe, nukebass, maikonbass e marcioazzarini,
    caras, uma dica do Celso Pixinga que me foi de muita valia: mantém a base na boa, simples, conciso e tal... espera até o 16° compasso e quebra tudo. Ou seja, espera o momento oportuno e surpreende todo mundo. Eh bom pra todo mundo, o vocalista não vai se magoar por vc tapar a voz dele e vc não vai ficar chateado de só levar uma base do começo ao final da música.

    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    beto_schmidt

    Isso é uma real mesmo... Qdo toco com minha banda, eu prefiro segurar legal os grooves e a cama do que ficar se exibindo, aí qdo sobra aquele compassinho meio vago, vem uns slaps ou alguma escala... hehe

    Abraços! E salve o grande Pixinga.

    PuNk Bass
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    quando eu toco uma música só fazendo a cama,eu fico sem motivação,doido para aplicar algumas escalas,aposto q todos vcs sao todos assim
    Verdade..

    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Galera, vcs já imaginaram se todos os zagueiros de um time resolverem só ficar fazendo gols? Por mais belos q sejam, trará prejuízos para o time...

    cOmIqUeTo
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    marcioazzarini
    concordo plenamente com vc !!!! temos que ter um destaque sim !! mais tudo dentro de uma ordem !!!
    nós aki na ZAGA . . .e eles lá !! cada 1 na sua função .. mais dando mais valor a nóis !
    é chega dessa história que baixo .. é um instrumento de acompanhamento !!! secundário !!
    Se não somos nóis ali na retarguarda , não adianta nada eles atacarem com as guitars sem uma base forte igual a nossa !
    E UM SALVE AOS CONTRA-BAIXISTAS !
    UFÁ DESABAFEI !
    HEHEHEHE

    pagode alto astral
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Se o baixo faz a zaga, em que posição jogam a bateria, guitarra , percussão , teclado e vocal?

    :/

    CORVO
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    pagode alto astral, creio que a bateria fica no gol, a guitarra é um meio campo ofensivo e o vocal o ataque, embora em algumas bandas estas posições não sejam tão ortodoxas. Eu estou muito satisfeito onde estou fazendo parte do time afinal quem aparece é o produto final. Eu pessoalmente não faço a menor questão de aparecer mais do que ninguém e nunca fiz papel de coadjuvante (a não ser por $$$) de ninguém, mas cada um tem direito à sua opinião e atitude.

    cOmIqUeTo
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    pagode alto astral
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    :)

    pagode alto astral
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    CORVO

    Sabe que a bateria pode até ficar no gol mas existem muitas músicas sem bateria ou até mesmo percussão.
    Na minha opinião a bateria é zaga tb e esse jogo é aqueles 5 contra 5 com goleirinha.

    pagode alto astral
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    cOmIqUeTo

    pagode alto astral
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    :)


    É uma curiosidade. só.
    Queria saber a opinião do pessoal apenas.
    Sei que não tem nada a ver com futebol o lance.

    cOmIqUeTo
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    pagode alto astral
    TUDO QUE É BRASILEIRO TIPO NOSSO FÓRUM , TEM HAVER COM FUTEBOL !!!
    HEHEHEHE.....
    MAIS AQUELES ....?????????
    ERA PQ EU NÃO SABIA EXPLICAR .. VALEU !

    jrcintra
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    existem musicas na qual a base se destaca tanto quanto o resto da mzk... tem bases so symphony x que eu curto mto mais do q os arranjozinhos ou ateh a melodia em si.
    Nao da pra posiciona direitinho o lugar de cada instrumento pois isso varia com o estilo da mzk...
    no funk a guitarra eh q eh coadjuvante... mais existem mzks de funk na qual a guitarra quebra mais q o baixo( o baixo e a batera marcam mais) tudu eh mto relativo...

    MarcosJr
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    um zagueiro excelente e' o baixista do nomeansno, digamos que ele joga de libero

    Tubal
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Acho que tudo que vcs falaram até agora é verdade, mas pode ser relativo, pois ate mesmo definindo um estilo de música como vcs fizeram,o rock /pop por exemplo que o baixo faz só a cama e tal depende da banda, se vc for olhar CPM, Detonaltas... ai sim, pra mim nem baixista tem, mas se vc escutar um J Quest, um Tim Maia, Ed Motta, putz, ai eu pergunto é o contrário, cadê a guitarra? Tive que escrever isso, pois naum agüento ver guitarristas achando q são deuses e que nos so acompanhamos eles. Pense um pouco, quem acompanha quem? Quem faz a musica somos nós mais os bateras, o resto é complemento.

    mabaixo
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    eae galera...

    eu acredito que independente do instrumento, bass, guitarra, batera teclado oq seje, o kara tem q ter o bom senso, tudo hora e lugar certo já pensou, uma banda q cada qr ficar se mostrando imp toda hora e um kara cantando junto hehehe q zona, salvo se for um trio de jazz ou blues neh hehehe, tipo um j quest da vida, os karas se defendem legal todos mesmo, quando curti o show deles aki na minha cidade oq mais me chamou a atenção foi a levada a firmeza da koisa tah ligado isso e legal numa banda, claro q rolou uns imp de cada um mais nada q ferise o andamento e o groove da musica, minha modesta opinião...

    falowwww!!!!

    Leandro
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Isso aí, a música vem do baixo e da batera... guitarra e teclado são enfeites, e o vocal é pra cantar (!)... Mas como no natal ninguém coloca uma árvore sem enfeites, nem enfeites sem árvore, na música deve ser igual... cada um fazendo seu papel, e se mostrando na hora certa. =)

    Emerson Bean
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    O baixo faz a melodia da música. Na minha banda procuro fazer sempre a "cama" e nas brechas, aplicar alguns grooves. Mas eles sempre devem ser colocados com um certo cuidado. Vi um show onde o baixista fazia tanto groove que a música ficava sem sentido e o vocalista totalmente perdido.

    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Emerson Bean

    Não sei oq vc entede por GROOVE, mas acho q é exatamente este o papel do baixo.. dar GROOVE para a música.. O q não dá (pelo menos nos estilos musicais mais convencionais) é pro baixo ficar solando a música toda.. Mas o GROOVE é o papel principal do baixo....

    Falowz

    Bass_Poa
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    No Pink Floyd em algumas musicas o baixo do Watters era
    o maior destaque, como em "Echoes", apesar do Gilmour ser
    animal na guita.

    canhoto 5
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    beatle Paul Mccartney, fez sucesso nos beatles, por ser um maravilhoso compositor, não por tocar baixo

    Dionysus
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Baixo é um tesao...
    Mas falando sério, eu acho que um instrumento não tem que se destacar mais ou menos que o outro, não existe "instrumento de acompanhamento", pois numa banda cada instrumento ' acompanha' o outro, formando assim um todo pesado e coeso. Quando é artista solo, daí é claro que a coisa é meio diferente (não muito). Bom, essa é a minha opinião, postem aí ! Up !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a contra-baixo na linha de frente