Mini-tutorial de blindagem em jazz bass

Autor Mensagem
conehc
Veterano
# out/07 · Editado por: conehc


Blindem seus baixos. É fácil, barato, você mesmo faz e não demora tanto tempo. Não elimina completamente o ruído mas reduz muito.

Como fazer:

Primeiro vc tira as cordas, os escudo e os captadores, solta os fios do captador da ponte e o baixo vai ficar assim

Depois voce cobre toda a cavidade do baixo e o escudo com papel aluminio (usei esses de cozinha mesmo) mas tem que ficar bem coberto e deixa um pouco sobrando pras laterais pa poder fazer contato com a tampa do circuito. Nessa parte voce pode usar cola branca pra ajudar a fixar o aluminio, mas nao se preocupe, de qualquer modo ele se molda bem à cavidade. O baixo e o escudo.

Depois vc solta os grounds dos potenciometos, deixa apenas um ligado na carcaça do potenciometro do meio e liga junto: o fio que vem da ponte, os negativos dos captadores, o ground do jack e o fio que vc deixou ligado no potenciometro. Todos esses fios devem ser ligados juntos parafusados no corpo do braço pra fazer contato com a blindagem (eu usei um terminal pra facilitar - o parafuso deve ser de rosca soberba, de preferencia de uma batitinha no baixo com um prego pro parafuso entrar mais facil)

Parte eletrica

Reparem os fios ligados juntos: O branco do jack, o amarelo do cap da ponte, o preto da carcaça do potenciometro do meio, O vermelho do cap do braço e o preto que vem da ponte. Todos estao ligados ao fio verde que se liga ao terminal que é parafusado no baixo.

É tao simples que chega a ser idiota. Depois é só fechar o baixo e curtir o barulho menor.


PS: eu nunca tinha feito isso antes, no maximo li um tutorial a muito tempo e sei como funciona a parte eletrica de um baixo. Demorei mais um menos uma hora fazendo tudo com calma.

GuilhermeBaixista
Veterano
# out/07
· votar


conehc

Parabéns pelo post !! posts com esses são bacanas pq dismistificam algumas lendas ( os luthiers q não gostam muito...hehehe), o meu 1º fretless por ex. foi feito assim.
Peguei todas as dicas de um tutorial da pag do marcioazzarini daki do FCC.

Sugiro ainda que seja uma boa hora pra já fazer a substituição dos pots por gotoh equivalentes e jack por santo angelo, pq aí nem tão cedo vc terá de mexer novamente na elétrica do baixo.

Parabéns !!

conehc
Veterano
# out/07
· votar


GuilhermeBaixista
pois é... na verdade eu ia fazer isso depois que comprasse pots e jack novos, e ia usar fita auto adesiva de aluminio. Mas eu nao aguentei e fiz hoje mesmo. A maior parte dos ruidos que sobraram é culpa do meu cabo que é fudido.

THE BASSMAN
Veterano
# out/07
· votar


conehc

há!!! q legal heim Frank! papel aluminio...boa ideia heim..uahuahua
Olha, essa dica é boa para qquer umq tenha um jazz bass ou outro baixo qquer!

ClaudioBass
Veterano
# out/07
· votar


conehc
Blindem seus baixos. É fácil, barato, você mesmo faz e não demora tanto tempo. Não elimina completamente o ruído mas reduz muito.
Como fazer: (...)


Legal a iniciativa de fazer a blindagem e postar aqui... parabéns!
Pena que eu não tenha conseguido ver as fotos, pois o firewall aqui da empresa bloqueia!

Se me permite, gostaria de acrescentar duas coisas:

1 - Ao invés de alumínio, tente usar folhas de cobre dupla face. Experimentei blindagem com as duas, e a folha de cobre deu melhor resultado.

2 - Sempre que possível, envolva individualmente cada fio da parte elétrica com folha de cobre. Isso também ajuda muito!

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

FCLBass
Veterano
# out/07
· votar


ClaudioBass
Se não me engano vc é do RJ, certo? Onde encontro a folha de cobre de dupla face?

conehc
Veterano
# out/07
· votar


ClaudioBass
eu moro em cidade do interior, nem loja de instrumento tem, imagine achar uma loja que venda folhas de cobre. Mesmo se achar pra vender deve ser mais caro do que o baixo. Mas essa de envolver o fio eu nao sabia.. Se eu precisar abrir a parte eletrica algum dia eu faço isso. Nao deve demorar tanto nem da tanto trabalho assim.

leomezz
Veterano
# out/07
· votar


conehc
Parabéns pela iniciativa. Ficou um tutorial rápido e objetivo. Eu fiz isso também e reduziu uns 70% o chiado.

ClaudioBass
Veterano
# out/07
· votar


FCLBass
Se não me engano vc é do RJ, certo? Onde encontro a folha de cobre de dupla face?

Aqui no Rio eu já vi pra vender no Palácio das Ferramentas na Uruguaiana, mas é dificil de encontrar mesmo. A folha que eu usei na época eu peguei com o Luthier Cássio.

Pra quem mora em São Paulo, tem um tópico aqui no Forum de agosto/2006 que diz: "...São Paulo vende folha de cobre na CASA DA BÓIA (Florêncio de Abreu, estação São Bento, muito perto do mosteiro)..."

Falei agora com um Luthier amigo, e ele indicou um site na web onde ele compra as folhas de cobre: http://www.stewmac.com/

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

marcioazzarini
Veterano
# out/07
· votar


conehc

Parabéns pela iniciativa... Só o titulo do tópico deveria ser mais sugestivo, pois o post está muito legal.

Abraço!

conehc
Veterano
# out/07
· votar


marcioazzarini
Agora sim! o titulo condiz mais com o conteudo do tipico.

(obrigado aos moderadores)

Grimc
Veterano
# out/07
· votar


conehc

Isso tb funciona na guitarra?

conehc
Veterano
# out/07
· votar


Grimc
funciona com qualquer instrumento que use captadores magnéticos. O princípio é o mesmo, mas na guitarra voce vai ter de tirar os potenciometros, blindar a parte que fica embaixo deles e depois recolocalos de preferencia usando uma arruela pra aumentar a área de contado da carcaça do potenciometro com a massa de blindagem. No jazz bass nao precisa fazer isso porque aquele escudinho metálico conduz corrente.

Grimc
Veterano
# out/07
· votar


vlw

BaixoAzul
Veterano
# jun/08
· votar


up

BaixoAzul
Veterano
# jun/08
· votar


coloquei um par de fender custom shop 60' no meu fender jp...resultado bom som com muito chiado :(
tenho ja o aluminio adesivo,so nao entendi esse negocio de ajuntar todos os fios.
alguem poderia me explicar?


abraxos

conehc
Veterano
# jun/08
· votar


BaixoAzul
Essa de juntar todos os terras foi uma adaptação que fiz pra economizar trabalho. O importante é ter uma ligação entre o aterramento do instrumento e a parte de alumínio. Se quiser você pode soldar um fio na carcaça de um dos potenciômetros e parafusá-lo na massa de blindagem. Se continuar com ruídos posta com fotos pra sabermos melhor o que acontece no seu baixo.

BaixoAzul
Veterano
# jun/08
· votar


ah tah...agora entendi :)

vou fazer nesse fds e ver no que da.

qq problema posto de novo

valeu cara

Ivanov_br
Veterano
# jun/08
· votar


show de bola.

Só uma dúvida: Pra ativos é a mesma coisa?! Tenho um Condor Bc-600 que chia muito!!!

Arrastão Cultural
Veterano
# jun/08
· votar


ClaudioBass
conehc

Folha de cobre é sem dúvida o melhor pra fazer bem este serviço, mas não é muito fácil de encontrar.

O alumínio de cozinha tradicional funciona, mas perde poder de blindagem com o tempo.
Eu tenho usado aquele alumínio usado para forrar fogão. É bem mais grosso e o resultado tem sido melhor.
Se possível use tb tinta condutiva para pintar as cavidades e depois molde o alumínio por cima da tinta.
Conecte tudo que vai pro terra à blindagem. ( teoricamente basta um ponto, mas varios pontos conectados têm mostrado um resultado melhor!)

Abs!

erico.ascencao
Veterano
# jan/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Ressucitando o tópico...

A cavidade do cap da ponte também deve ser revestida com alumínio? A foto do baixo com as cavidades revestidas não está abrindo, mas na foto que mostra a parte elétrica eu vejo ao fundo o cap da ponte colocado na cavidade sem nenhum revestimento aparente.

DotCom
Veterano
# jan/09
· votar


erico.ascencao
Todas as cavidades dos caps devem ser recobertas, e ligadas ao terra do circuito.

rodsom
Veterano
# jan/09
· votar


ja q ressuscitaram o topico mesmo...

e baixo sem escudo tem algum jeito de blindar? eu tenho um tagima tg6b, gosto muito do timbre dele, mas ele chia muito quando eu ponho agudo no maximo. quando liga num som grande entao, ai q o trem fica feio mesmo.

DotCom
Veterano
# jan/09
· votar


rodsom
sim, seguindo a mesma idéia do JB.
só que aí você vai tirar os captadores, e blindar a cavidade deles.
na cavidade da eletrônica a mesma coisa.

manda num luthier que ele faz bonitinho pra você.

erico.ascencao
Veterano
# jan/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Minha experiência com a blindagem:

Na primeira tentativa eu forrei bem meia boca com papel alumínio de cozinha e não liguei fiozinho nenhum na massa de blindagem. Fechei tudo para testar, mas ficou dando estalos ao mexer no jack e nos potenciômetros.

Na segunda tentativa fiz tudo bonitinho. Forrei com papel alumínio, colando de pedaço em pedaço (pedaços de papel menores) com cola Pritt, colocando mais ou menos 2 camadas de papel alumínio, sempre lembrando de deixar uma rebarbinha de uns 3mm pra fora da cavidade para fazer contato com o papel alumínio que vai no escudo ou com o escudo metálico dos potenciômetros. Observe que não é necessário deixar esta rebarba na cavidade do captador da ponte, pois ela vai ficar aparecendo. Desta vez, soldei um fiozinho na carcaça de um dos potenciômetros e parafusei a outra ponta no corpo, na própria cavidade dos potenciômetros.

O detalhe desta parafusada é o seguinte: descasque uns 6 mm do fio e dobre a parte descascada ao meio, formando um ângulo de 90º; e a extremidade dobrada você encaixa no furinho que você tem que fazer para parafusar o fio. Para fazer este furinho, use um parafuso para madeira de no máximo 5mm de altura e que seja auto atarraxante (com a ponta cônica, e não cilíndrica) e um martelo. Dê umas batidinhas de leve usando o parafuso e um martelo, até fazer um pequeno furinho. Aí é só você iniciar o rosqueamento do parafuso neste pequeno furinho, lembrando de colocar a pontinha do fio dentro do buraco.

Fechei tudo, testei e funcionou direitinho. Digo que o ruído sumiu no mínimo 50%. Pra escutá-lo sem tocar o baixo, tive que colocar o dobro do volume que costumo tocar. E tocando cordas soltas, o ruído é bem mais baixo que o som das cordas mesmo.

Recomendo a todos fazer este trabalho. É bem simples.

DotCom
Veterano
# jan/09
· votar


O lance todo é não esquecer de ligar a blindagem ao terra. Se não fizer isso, o ruído pode até aumentar.

FCLBass
Veterano
# jan/09
· votar


erico.ascencao
DotCom

Eu pedi pra um colega que trabalha comigo comprar em uma loja de BH (ambos trabalhamos no RJ) uma fita auto adesiva de alumínio. Blindei meus dois baixos (Tagima JB V e o WW Rockbass Streamer) e ficou muito bom. Muito fácil de moldar nas cavidades do ccto e cap.

DotCom
Veterano
# jan/09
· votar


FCLBass
Caramba, legal! Pagou quanto nela? Qual o tipo de casa comercial que vende essa fita?
A blindagem do meu baixo foi feita em casa, com papel alumínio de cozinha.
É efetiva, porém não consegui dar um bom acabamento porque esse papel é muito fino e rasga fácil demais.

FCLBass
Veterano
# jan/09
· votar


DotCom

Gastei R$ 30,00. Foi na Beggiato www.beggiato.com.br
Pelo site ainda tem e está o mesmo preço.

erico.ascencao
Veterano
# jan/09
· votar


DotCom
Pior que aumenta mesmo. Mas não é um aumento de chiado, e sim um outro ruído proveniente do contato entre o alumínio e as partes metálicas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mini-tutorial de blindagem em jazz bass