Captação passiva e ruído - que diferença isso faz na gravação ou em shows?

    Autor Mensagem
    Edão
    Veterano
    # out/07


    Nas gravações que vocês fizeram ou nas tantas músicas que escutamos, em que se sabe foram gravadas com contrabaixos de captação passiva, não se percebe o ruído original deste tipo de captador, portanto, como é que se lida com esse ruído na gravação?
    Ou será que ele some na massa eletroacústica do conjunto (demais instrumentos)?
    E na hora do palco, como vocês encaram o produto final, quando tocam com instrumentos de captação passiva?

    conehc
    Veterano
    # out/07
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    Edão
    passiva não quer dizer necessariamente single. tem baixos que tem humbuckers e sao de captação passiva. Precision tem captação passiva e não dá ruido. Bom lembrar que o ruido nao vem só dos captadores: vem dos cabos, da falta de blingagem do instrumento, da energia nao filtrada, presença de equipamentos que geram indutancia ligados à rede ou entao que geram campos etromagneticos perto, dentre outras coisas. Isso em estudio é resolvido com equipamentos top o resto é feito blindando o instrumento - ninguem vai entrar num estudio que cobra 80 reais a hora pra gravar com instrumento ruim e mau regulado.

    Sumir ele não some, fica lá aquele ruido chato no meio dos instrumentos - as vezes nao se ouve porque voce usa fones ou caixas sem qualidade. Quando se ouve musica em um fone no minimo razoavel dá pra ouvir até o vocalista respirando, o ruido da guitarra distorcida pouco antes dela começar a tocar e por ai vai. No palco é chato, as condições geralmente sao adversas, muitas casa nao tem condicionadores de energia - um liquidificador ligado na mesma linha do palco é suficiente pra te dar dor de cabeça com ruidos. sem contar que o cabo que vc usa pode ser bom, mas e o cabo que ta ligado da mesa ate o pa? isso tudo conta. As vezes tem que pedir pra tirar agudos ou entao achar uma config que não de ruidos cortando um pouco do tone, deixando os 2 captadores e por ai vai.

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # out/07
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    b]conehc[/b]
    Falou tudo cara. É isso ai.
    Por isso a gente fala que existe instrumento profissional e instrumento de entrada, para iniciante ou músico amador.
    Um colega usava um baixo Tagima Jazz Bass, dai sua banda fechou um contrato com uma gravadora grande.
    Quando foram gravar, num estúdio profissional o Tagima não rolou. Ele teve que comprar um Fender Jazz Bass Mexicano às pressas no desespero (é canhoto). Ainda bem que achou um baixo pois estavam em São Paulo (ou seja Teodoro Sampaio).
    Várias dicas tem que ser seguidas:
    Set profissional.
    Luthier competente cuidando do seu set (a cada 6 meses por exemplo, sempre checando aterramento e blindagem).
    Cabos é fundamental (já vi nego em fórum tirando sarro dizendo que o que importa é o músico e que cabo é frescura...). Pra que existe cabo de R$ 300,00 com 4m se cabo não é importante? Bastaria usar um de R$ 25,00.
    Além disso ao vivo eu uso um Pedal Noise Gate NF 1 Boss. Em uma gravação uma vez o Jack do meu Fender 83 passou a gerar ruído do nada. Esse pedal me salvou o dia. Ele reforço o sinal e eliminou o ruído.

    Agora treinar o ouvido é sempre bom. Existem gravações mal feitas que dá para escutar "vazamentos" de som, ruídos, "sapateado" de guitarrista em pedaleiras, palhetadas nas cordas, respirações de vocalista... Nos acústicos ou CD's ao vivo a gente percebe muita coisa assim.

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