Pintura e timbre do baixo

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# set/07


Olá!

Estou pensando em comprar um Shelter SJB 75',mas aquelas cores naturais eu acho muito feias. Pensei em mandar pintá-lo de preto num luthier. Gostaria de saber se isso pode descaracterizar o timbre do baixo.

Valeu!

conehc
Veterano
# set/07
· votar


erico.ascencao
claro que nao, é so pintura... um gol vermelho anda o mesmo do que um gol prateado... mas a pergunta é: compensa? com a grana que vai morrer junto com o luthier da pra pegar quase um squier standard usado na cor que vc achar pra comprar

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


erico.ascencao
Você acha o acabamento mais belo que existe feio?
Aquele proporcionado pela própria natureza, e que não pode ser repetido?
Não sei se concordo com vc, mas pode sim. O que vai alterar é a "velocidade" de "envelhecimento natural" da madeira. O acabamento pintado retarda isso.
Abç

conehc
Veterano
# set/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
envelhece por deixar passar luz pra madeira ou por cobrir completamente a mesma? porque se for por cobrir, a meu sx tem uma camada de verniz extremamente grossa...

e outra pergunta, quando o maple e o ash vao envelhecendo eles vao ficando mais escuros?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


conehc
Exatamente, por isso as guitarras e baixos antigos "envelhecem" tão bem, por não possuírem tal camada grossa de acabamento.
Toda madeira escurece com o tempo.
Abç

erico.ascencao
Veterano
# set/07
· votar


Ah, não sou muito a favor de instrumento usado... instrumento é pra vida toda, não vou pegar um rodado. Quanto que vocês acham que morre nessa brincadeira? Uns R$200?

kiki
Moderador
# set/07
· votar


erico.ascencao
pra saber o preço, consulte uns luthieres por onde voce mora.

agora, pense se voce realmente precisa dessa repintura. voce pode investir essa grana em coisas mais uteis.

Soulface
Veterano
# set/07
· votar


Baixo eu não sei... Mas no fórum de guitarra tem gente q diz sentir diferença no timbre até pelo tipo de tinta q é usada a pintura. ahuehaheuaheuhaeuhaaueahueuha

Shakal
Veterano
# set/07 · Editado por: Shakal
· votar


conehc, um gol verde inteiro amassado anda o mesmo que um gol vermelho tinindo, mas e um baixo inteiro amassado? Não confundamos alhos com bugalhos!

Bertola, gosto é gosto! Tb não curto a cor natural do Shelter, acho mt clarinho. Prefiro um tom mais escuro, ou pintado.

OQ EU ODEIO É VERNIZ! PQP, VERNIZ É A PIOR COISA! Aquela camada grossa e lisa de verniz.. é duro, descasca, brilha... Ptz coisa horrível! Prefiro a textura natural.

Melhor cor que existe é o Fender Jazz Bass Sun Burst sem verniz!

Saito
Veterano
# set/07
· votar


sentir diferença no timbre até pelo tipo de tinta q é usada a pintura
Isso pra mim é conversa de pescador!!! haehuaehuhaeuhaeuh

kiki
Moderador
# set/07
· votar


Shakal
um gol verde inteiro amassado anda o mesmo que um gol vermelho tinindo, mas e um baixo inteiro amassado?
um baixo inteiro amassado ainda sai som.

OQ EU ODEIO É VERNIZ! PQP, VERNIZ É A PIOR COISA! Aquela camada grossa e lisa de verniz.. é duro, descasca, brilha... Ptz coisa horrível! Prefiro a textura natural.
se brilha ou não, depende do tipo do verniz, e do acabamento que se dá nele. e tem umas alternativas pro verniz, eu nao entendo muito disso.
se for pra deixar natural, pode ser só seladora, ou cera, ou mesmo uns oleos. pra saber isso, só conversando com um luthier.

Soulface
Veterano
# set/07
· votar


O problema do acabamento à óleo, é q qualquer risquinho, atinge diretamente a madeira. Vc não lasca a pintura, vc lasca a madeira.
Riscos, lascas, amassados... Todas essas coisas q podem ser solucionadas com um simples polimento ou (na pior das hipóteses) uam repintura, no acabamento à óleo passa a ser um pesadelo pq vc tem q lixar pra remodelar e refazer o acabamento.
Mas mesmo assim, principalmente em baixos, é o acabamento mais bonito q existe!!!

Uma alternativa para isso, é o verniz fosco.
A aparência fica bem parecida ao óleo. Mas a madeira fica mais protegida.

erico.ascencao
Veterano
# set/07
· votar


Acho válido gastar (no máximo) R$200 numa pintura, e mais uns trocados numa regulagenzinha. Pelo o que andei ouvindo do Shelter (agora só falta contar com a boa vontade de um vendedor pra testar) ele vai me satisfazer.

THE BASSMAN
Veterano
# set/07
· votar


erico.ascencao

Acho q vc deveria desencanar de Sx, pintura por 200 reais, só luthier meia boca vai fazer, pq ele terá bastante trabalho.
Vai atras de um condor vintage ou squier Std, q achoq vc ainda economiza.

conehc
Veterano
# set/07
· votar


Shakal
eh, nao podemos confundir uma coisa com outra, mas assim, do mesmo jeito que existem carros usados e carros usados, existem baixos usados e baixos usados... por exemplo, meu sx tem um ano e meio que eu tenho e não tem um amassado, arranhao, descascado... ta brilhando como novo, se fizer um polimento dos trastes passa muito bem como se tivesse uns 3 meses de uso.
foto1 e foto 2 (desconsidera a cara de cachaceiro)

mas o verniz brilha? é isso que eu gosto nele, claro que tem que tomar cuidado pra nao ficar marca de dedao, mas acho legal o modo como o baixo reflete a luz

erico.ascencao
um squier std novo esta saindo menos de 1000 a vista, olha esses
http://loja.tray.com.br/loja/produto.php?loja=54103&IdProd=4129
http://loja.tray.com.br/loja/produto.php?loja=54103&IdProd=4130

o precision parece ser muito foda, ja testaram e aprovaram.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


conehc
Esse cara que toca guitarra com vc é irmão do Luciano Huck? Eh,eh,eh...
Abç

Thiago Vianna
Veterano
# set/07
· votar


Madeira pra mim é como mulher: não precisa de roupa alguma para mostrar sua verdadeira beleza.

Jamais tive um instrumento que não fosse com acabamento natural, e sou totalmente apaixonado por instrumentos com acabamento em óleo e/ou encerado.

Mas, se você quer comprar um instrumento e pintar, é melhor comprar o Squier Standard mesmo, é mais vantagem.

Abç.

conehc
Veterano
# set/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
hahah deve ser um primo beeememmmm distante

Thiago Vianna
existe ainda a vantagem de que nunca vão te vender um instrumento de compensado (a nao ser que voce seja facilmente enganago, realmente cego e leigo.

erico.ascencao
Veterano
# set/07
· votar


Interessante esse squier std, mas queria preto... Mesmo assim, é de se considerar. Preciso testar!!

Essa história de eu não gostar de natural, não é bem verdadeira: eu tenho uma bateria na cor natural (e envernizada), e como agora estou entrando para o mundo das cordas graves, não queria outro instrumento natural :S

conehc
Veterano
# set/07 · Editado por: conehc
· votar


erico.ascencao
ue, num serve o precision nao?
claro, aquele sunbrust é demonstração.. ele deve ter outros de outras cores em estoque

Shakal
Veterano
# set/07
· votar


Cara, sabe que microaudiologicamente essa capa grossa de verniz e tinta talvez possa influenciar no timbre... Já que a madeira não envelhece igual, não humidece igual, deve vibrar um pouquinho diferente, etc...

Claro que, como eu disse, microaudiologicamente talvez isso aconteça!

O problema é que as vezes ruim é bom... Veja o baixo do Jaco, é tudo batido e ferrado! Se perguntasse pra algum luthier é capaz do cara falar que o som ficaria ruim... e talvez até fique! Eu vi num show as cordas dele tavam enferrujadas! ENFERRUJADAS! Pow mas cordas novas dão um timbre melhor... se oxidar perde o brilho... mas o Jaco é o Jaco até tocando com Tonante!

ClaudioBass
Veterano
# set/07
· votar


erico.ascencao
Quanto que vocês acham que morre nessa brincadeira? Uns R$200?

Depopis de ler todo esse tópico, resolvi consultar 2 Luthiers amigos aqui do Rio e um de São Paulo. Cássio e Daniel Dalegria (RJ) e Germano (SP). e todos os 3 disseram que estão terceirizando esse tipo de serviço, e que hoje, para somente pintar um corpo, sem envolver desmontagem e montagem, de ferragens e parte elétrica, o serviço saí em torno de uns R$ 350,00... Eu achei que R$ 200,00 estava muito barato, já acompanhei o processo de pintura de um instrumento e achei aquilo muito complicado pra custar somente R$ 200,00.

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

erico.ascencao
Veterano
# set/07
· votar


Puta, então vo esquecer a pintura...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


ClaudioBass
Eu faço o mesmo.
Abç

ClaudioBass
Veterano
# set/07 · Editado por: ClaudioBass
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fugindo um pouco do assunto...

Você também faz manutenções em verticais acústico e elétrico?

A maioria do pessoal que conheço aqui no Rio que trabalha com Luthieria, faz somente serviços em baixo elétrico... sinto falta de um "Paulo Gomes" aqui no Rio. O mestre Sandrino Santoro seria uma referência, mas ele é de difícil acesso, inclusive nos valore$.

A propósito... assisti ao vídeo com sua entrevista na TV Niterói, gostei bastante, tenho profunda admiração e respeito pela vossa arte!

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


ClaudioBass
Obrigado Cláudio,
Mas infelizmente não faço manutenção nos "gigantes". Falta-me tempo e espaço para isso, como vc pode ver, minha "oficina" é só aquele quartinho mesmo, muitas coisas eu preciso fazer fora.
Um grande abraço

Rafael do Baixo
Veterano
# set/07
· votar


ClaudioBass

Eu conheço o Jonas Caldas q faz trabalho excelente com acústicos,q me foi recomendado por um professor de baixo q foi aluno do Sandrino inclusive,ele entende muito de luthieria,levei meu gigante pra ele dar uma geral,e ele regulou tudo na minha frente bem as claras mesmo,o problema é q ele atende meio longe, lá no Largo da Batalha em Pendotiba(um pouco depois de Níteroi),mas a qualidade do trabalho dele compensa a distância.

Só como informação,ele cuida dos instrumentos do André Rodrigues,quando ele não consegue levar pro Sandrino,q tá sempre ocupado.

Se quiser eu te passo o telefone dele pra vc falar com o cara e se informar do trabalho dele.

ClaudioBass
Veterano
# set/07 · Editado por: ClaudioBass
· votar


Rafael do Baixo
Só como informação,ele cuida dos instrumentos do André Rodrigues,quando ele não consegue levar pro Sandrino,q tá sempre ocupado.

Eu e André somos amigos desde guris, e desde quando ele comprou esse acústico, só o Sandrino coloca a mão pra fazer manutenção. Achei estranho essa informação de que o André leva o gigante pra outro Luthier... mas enfim...

O problema do Sandrino, é que rola um certo "estrelismo". Pelo fato de ser um cara de mais idade, e bem vivido, achei que fosse ser mais tranquilo.

Agradeço se você puder me passar o contato do Jonas Caldas (não o conheço)... é sempre bom conhecer Luthier que trabalha com qualidade como você citou!

Se preferir, mande pro meu e-mail: gravidadevertical@gmail.com

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

Rafael do Baixo
Veterano
# out/07
· votar


ClaudioBass

Tá aqui o contato do cara: 3603-0430

ClaudioBass
Veterano
# out/07
· votar


Rafael do Baixo
Tá aqui o contato do cara: 3603-0430

Valeu Rafael, obrigado!

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pintura e timbre do baixo