Afinação da 5 corda pode ser?

    Autor Mensagem
    Luhciano
    Veterano
    # set/07


    Galera estou com uma dúvida.. sou iniciante no baixo certo? e tipo comprei um baixo de 5 cordas.. minha banda tem muitas musicas em Ré
    posso afinar a 1° corda do baixo que seria a B em Ré?
    vai ter algum problema?
    ou algo assim?

    luis alexandre
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Luhciano
    Eu naum aconselharia...Só pq sua banda tem músicas em Ré vc nao precisa mudar de afinação...

    leonardodrummond
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Bom, se não der pra vc usar o D na quinta corda (pq dependendo, pode ter frases em que fica muito difícil usá-lo), o que vc pode fazer é colocar o E em D! Acho mais tranqüilo ir pra baixo do que pra cima!

    ClaudioBass
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Luhciano
    Galera estou com uma dúvida.. sou iniciante no baixo certo? e tipo comprei um baixo de 5 cordas.. minha banda tem muitas musicas em Ré
    posso afinar a 1° corda do baixo que seria a B em Ré?


    Se me permite uma opinião meio "radical"...

    Compre um jogo para baixo de 6 cordas e descarte a corda SI, usando a configuração 5a = MI, 4a = LA, 3a = RE, 2a = SOL e 1a = DO. O Ronaldo Lobo naquele video-aula dele utiliza dessa forma... assim, o RE vai continuar no mesmo lugar de um baixo de 4 coras e você ainda vai ganhar a corda DO.

    Se eu não me engano, a marca de cordas Elixir tem uma linha custom, onde você compra um jogo de 4 coras e pode levar avulsas as cordas SI e DO.

    [ ]s

    makumbator
    Moderador
    # set/07
    · votar


    Luhciano

    Acho que vc quer dizer a quinta corda não? Ou seja, trasformar a B grave em D? Vc pode, mas não deve usar uma corda B para isso, pois ela vai ficar muito dura, por ter que subir até o D(o que pode tensionar demais o braço também).