Afinação da 5 corda pode ser?

    Autor Mensagem
    Luhciano
    Veterano
    # set/07


    Galera estou com uma dúvida.. sou iniciante no baixo certo? e tipo comprei um baixo de 5 cordas.. minha banda tem muitas musicas em Ré
    posso afinar a 1° corda do baixo que seria a B em Ré?
    vai ter algum problema?
    ou algo assim?

    luis alexandre
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Luhciano
    Eu naum aconselharia...Só pq sua banda tem músicas em Ré vc nao precisa mudar de afinação...

    leonardodrummond
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Bom, se não der pra vc usar o D na quinta corda (pq dependendo, pode ter frases em que fica muito difícil usá-lo), o que vc pode fazer é colocar o E em D! Acho mais tranqüilo ir pra baixo do que pra cima!

    ClaudioBass
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Luhciano
    Galera estou com uma dúvida.. sou iniciante no baixo certo? e tipo comprei um baixo de 5 cordas.. minha banda tem muitas musicas em Ré
    posso afinar a 1° corda do baixo que seria a B em Ré?


    Se me permite uma opinião meio "radical"...

    Compre um jogo para baixo de 6 cordas e descarte a corda SI, usando a configuração 5a = MI, 4a = LA, 3a = RE, 2a = SOL e 1a = DO. O Ronaldo Lobo naquele video-aula dele utiliza dessa forma... assim, o RE vai continuar no mesmo lugar de um baixo de 4 coras e você ainda vai ganhar a corda DO.

    Se eu não me engano, a marca de cordas Elixir tem uma linha custom, onde você compra um jogo de 4 coras e pode levar avulsas as cordas SI e DO.

    [ ]s

    makumbator
    Moderador
    # set/07
    · votar


    Luhciano

    Acho que vc quer dizer a quinta corda não? Ou seja, trasformar a B grave em D? Vc pode, mas não deve usar uma corda B para isso, pois ela vai ficar muito dura, por ter que subir até o D(o que pode tensionar demais o braço também).
    Te aconselho a comprar um encordoamento normal de 4 cordas e mais um E extra(de afinação pesada, tensão alta). Essa E extra vc coloca no lugar da B, e afina em D essa corda. Vc teria então da primeira até a quinta corda(agudo para o grave): G D A E D.
    Talvez seja preciso arrumar o nut na corda extra se ficar folgada demais, e seria bom consultar um luthier para checar o braço com essa alteração.

    Shakal
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Acho meio ilógico, quando se tem a B...

    Pq geralmente os caras afinam em D quando tem baixo 4 cordas e não podem alcançar o D grave. Mas com a B tudo fica mais fácil... Tem certeza que é isso que vc quer? Se for, afina a E como D que é mais fácil que subir de B pra D com uma corda bitela daquelas.

    DroopAlonG
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Eu tb sou meio resistente a essa idéia, mas até entendo o que deve estar acontecendo... Usar o D na terceira casa da quinta corda pode ser meio lenha pra quem está acosumando a desenhar suas linhas pensando em cordas soltas. Isso já rendeu altas discussões com o guitarrista da minha banda quando comecei a usar um 5c. Só que, no fim, acabei encostando o 5c e optando por usar o meu 4c sempre afinado todo um tom abaixo (FCGD - ou o contrário, para quem preferir) e assim manter os meus desenhos no braço sem precisar ficar mudando de afinação toda hora.

    Abração

    Luhciano
    Veterano
    # set/07
    · votar


    achei legal a ideia do ClaudioBass

    compra um jogo de corda de 6 e descartando a Si
    vou fazer isso ver se da certo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinação da 5 corda pode ser?