Toca baixo com ou sem palhetas?

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# set/07


diz ae

prefere o q?

luis alexandre
Veterano
# set/07
· votar


Sem palhetas, valoriza mais a pegada, tem um som mais bacana...

Dpaulo
Veterano
# set/07
· votar


geralmente sem palheta, mas isso é muito relativo, dependo do timbre que deseja, do estilo que toca. há baixistas espetaculares que tocam de palheta, que é o caso do Chris Squire. agora se você ainda está aprendendo e desenvolvendo a técnica, aconselho malhar sem palheta.

Tarracha
Veterano
# set/07
· votar


Rato
cara sempre usei palheta...e agora comecei a fazer aula e vc sente que no dedo a pegada é bem diferente!

Lord_byron
Veterano
# set/07
· votar


Caraca,eu já ia criar um tópico sobre algo parecido com isso + qd eu vi o teu eu resolvi uasr ele msm:
Bom eu vi um clipe do Cradle of filth(da musika Her ghost in the fog)e o baixsta(mt foda!!!) tem momentos q usa palheta e em outros pizzicato,daí eu keria saber se tem conição de fz isso e como eh???
respondam aeh por favo..

Tarracha
Veterano
# set/07
· votar


Lord_byron
deixa a palheta em algum lugar q seja facil de pegar e guardar..o resto é prática :D

ABATANGERINA
Veterano
# set/07
· votar


sem palheta, dá muita mais liberdade. afinal é 3 (dedos) X 1 (palheta). o problema é que têm alguns estilos (principalmente ROCK) que quando tocados muito rápido e de forma repititiva são melhor executados com palheta. eu não sei e não gosto de usar palheta no baixo.

Lord_byron
Veterano
# set/07
· votar


Tarracha

Eh cara ,+ onde deixar???

Rafael do Baixo
Veterano
# set/07
· votar


Lord_byron

Deixa as palhetas presas naqueles suportes q se encaixam no pedestal do microfone,igual os guitarristas fazem,se não tiver como fazer isso,coloca no bolso,presa embaixo do escudo do baixo(se tiver),ou usa um daqueles porta palhetas preso no corpo do baixo com uma fita com velcro,jeito não falta.

Respondendo ao tópico:

Eu prefiro tocar baixo,não importa se é com os dedos,uma palheta,um arco ou com um churro recheado,saindo o som q eu quero e preciso numa música eu tô usando mesmo.

jkdias
Veterano
# set/07
· votar


Rafael do Baixo
ou com um churro recheado

hehe com doce de leite ou chocolate??

Rafael do Baixo
Veterano
# set/07
· votar


jkdias

Com doce de leite,pq sai um som mais vintage e cremoso. hehehehehe

Lord_byron
Veterano
# set/07
· votar


Rafael do Baixo

Vlw cara..

RafaelFac
Veterano
# set/07
· votar


Cara eu me amarro no som da palheta, os timbres do Sting, do Paul, do Matt Freeman do Rancid e do Andy Rourke dos Smiths, caramba, fenomenais! Acho o brilho do ataque da palheta perfeito, mas a dinâmica de uma condução com pizzicato é imbatível. Desde que comecei a tocar, tentei tirar um som de palheta com pizzicato e percebi que era impossivel (se não for, alguem me diga como, por favor). Por essas qualidades de cada técnica, eu comecei a praticar uma técnica hibrida chamada "chicken pick" feita para guitarra (não conheço a fundo a técnica, mas sei que o principio do que eu faço é o mesmo). Eu faço 4 movimentos, palhetada para baixo, palhetada para cima, pizzicato com dedo médio e pizzicato com dedo anelar. O resultado é interessante justamente pela mudança de sonoridade entre palheta e dedo. Pra quem faz double thumb ou pizzicato de três dedos, deve ser bem facinho conseguir assimilar. Tenho praticado e cho que essa técnica tem potencial para ser mais ágil que o pizzicato de 3 ou até 4 dedos. =]

Gui
Veterano
# set/07
· votar


ou com um churro recheado

hehe com doce de leite ou chocolate??

Com doce de leite,pq sai um som mais vintage e cremoso. hehehehehe

confesso que ri alto disso aqui em casa!!! sério!=DDD

respondendo a pergunta do topico...depende do timbre que quero..da música...do dia...acho que são tecnicas...e concordo com o Rafael do Baixo...se der som..toco com o que tiver!

Lord_byron
dá...faz pizzicado com os dedos médio e anelar...e segura a palheta com o indicador e o dedão...eu costumo fazer isso..

Shakal
Veterano
# set/07
· votar


Meu dedo é duro na ponta, de sentar a mão no tapping! O.o

Daí se eu toco bem com as pontas sai um som meio de paleta! AUHAUhaUa

THE BASSMAN
Veterano
# set/07
· votar


...faz pizzicado com os dedos médio e anelar...e segura a palheta com o indicador e o dedão...eu costumo fazer isso..

NINJA!! o esquema!

Gui
Veterano
# set/07
· votar


THE BASSMAN
vei...a palheta já tá no indicador e o dedão...ai tu usa o que resta pra tocar...

mas tem que treinar um pouquinho...ainda não sou TÃO agil com esses dois..=/

Diego_Serafim
Veterano
# set/07
· votar


eu toco em banda de classic rock...
a maioria dos baxista dos anos 60 e 70 usavam palheta...
mas em algumas eu procuro usar o dedo...da mais liberdade....

Dogs2
Veterano
# set/07
· votar


as duas coisas

NESCAU
Veterano
# set/07
· votar


nao gosto mto de usar palheta, mas as vezes por questoes puramente timbrísticas, prefiro usá-la...

ClaudioBass
Veterano
# set/07
· votar


Rato
diz ae
prefere o q?


Não curto nada o som com palheta, prefiro com os dedos mesmo. E pra ser mais honesto ainda, perco completamente o interesse quando vou a um show e o baixista entra de palhetada. Mas... é só uma questão de opção mesmo!

[ ]s

NoSt Bass
Veterano
# set/07
· votar


Atualmente não estou usando.
Nem ter eu tenho.

Quando estava aprendendo a tocar, tocava com palheta, depois a abandonei.

james_the_bronson
Veterano
# set/07
· votar


Toca baixo com ou sem palhetas?

Do jeito que você preferir :] ...

Apesar que existe uma postura tr00 banger from hell que acha que só se usa dedos porque "contrabaixo foi feito para tocar com os dedos". Há algum tempo postei um link onde dizia que um dos primeiros baixos com captação foi projetado para se tocar com palheta. Sem falar que violão => guitarra, contrabaixo acústico => contrabaixo elétrico, ambos partem dos deods para a palheta...

Shakal
Veterano
# set/07
· votar


Acho que a questão de usar os dedos não é pq foi feito para tocar com os dedos... A questão é que o som típico de baixo é pizzicato, igual guitarrista dedilhar em vez de usar palheta. Dependendo do estilo fica legal.

Blackus
Veterano
# set/07 · Editado por: Blackus
· votar


Eu acho o som da palheta quando EU toco muito feio, mas gosto de alguns baixistas que usam, outros que não usam, não presto atenção nisso, se o cara consegue tirar um timbre legal e que preencha o som da banda com a palheta, ok...

BlackWizard
Veterano
# set/07
· votar


aafsfsafasfasfasfasfasafsafssaf

fabricio 12
Veterano
# set/07
· votar


Sem palhetas, please. Não rola.

Shakal
Veterano
# set/07
· votar


BlackWizard, por acaso isso é alguma invocação demoniaca?

edumelo
Veterano
# set/07
· votar


A palheta é mais uma das diversas técnicas que temos para o nosso instrumento. Palheta, dedos, slap, tapping, harmônicos, arco (quem sabe até mesmo churros recheados com doce de leite) são formas de execução que trazem uma sonoridade e um clima diferente para cada música. Quanto a mim, sou péssimo com palheta, apesar de adorar o timbre do Chris Squire. Quem sabe um dia eu aprendo a tocar com palheta, espero...

rodrigo.bmts
Veterano
# set/07 · Editado por: rodrigo.bmts
· votar


edumelo
Putz cara, concordo com vc, o que manda é o arrajo, a linha... acho q no caso de cover o legal é usar o mesmo usado no original assim o som fica idêntico.

Porém ao escrever as suas linhas acho que vale tudo! Esses dias peguei um link aki mesmo de um cara fazendo baixo e voz, o kra é fera no Tap/Slap, mas ele usou tanto que achei que ficou meio massante.

Pra quem não viu:

Todas as técnicas mescladas de um modo legal, fica show...

abraço galera

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Toca baixo com ou sem palhetas?