Baixo para show acustico?

    Autor Mensagem
    Melwin
    Veterano
    # set/07


    E ai, galera!
    Seguinte: a banda que eu toco baixo ta com um contrato de um show acustico pra maio de 2008, e eu precisava de umas dicas de que baixo devo usar?
    qual o melhor?
    A propósito vai ser um acustico de ROCK!

    desde ja eu agradeço, e se tiver mais sobre o assunto eu agradeço vai ser o meu 1º acustico! :)

    makumbator
    Moderador
    # set/07
    · votar


    Melwin

    Pode ser um baixolão(baixo com corpo de violão), baby bass, ou um acústico de verdade, que ficaria visualmente mais legal

    MANFREDINI
    Veterano
    # set/07
    · votar


    baby bass
    o que seria um baby bass?

    Melwin
    Veterano
    # set/07
    · votar


    makumbator
    pode ate ser mais legal mas acho que não chego a tempo nem na tecnica nem $$$$$:)

    MANFREDINI
    ia perguntar a mesma coisa!

    makumbator
    Moderador
    # set/07
    · votar


    MANFREDINI

    é um baixo com escala de baixo acústico(3/4 ou mesmo um pouco menor) e com a base para ficar em pé(ou seja, uma espécie de acústico sem caixa de ressonância, e obviamente com captação). Alguns chamam de electric upright bass, entre outros nomes diversos...

    Link:

    http://pt.wikizic.org/Ampeg-Baby-Bass-1964/

    makumbator
    Moderador
    # set/07
    · votar


    Melwin

    Vai de baixolão então...são relativamente baratos e alguns nacionais são até legais e honestos

    conehc
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Melwin
    olha, eu tenho uma banda de rock classico acustico (que nem tao acustica assim esta mais) mas eu toco com um jazz bass... baixolao foi inventado pro acustico mtv e só serve pra dar problema: tem som de baixo normal e da feedback se voce nao tomar cuidado...

    makumbator
    Moderador
    # set/07
    · votar


    conehc
    realmente tem feedback, o ideal é usar com um tampão na abertura harmônica para reduzir o problema. Também acho que é mais visual que qualquer outra coisa(só pra ficar parecido com os violões)...por isso gosto mais do acústico de verdade ou ao menos um baby bass

    Melwin
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Melwin
    · votar


    makumbator

    a estética é locura mesmo! sabe onde conprar um desses?

    conehc
    é teoricamente quando pesquiso só encontro algo sobre os acusticos mtv, hehe!
    então é melhor um jazz bass do q um baixolão? :?

    conehc
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Melwin
    é isso... baixoloes foram inventados com função meramente estética... um cara bem experiente que tem um baixolao me falou uma vez: "se eu plugo ele tem som de baixo normal com muito pouco agudo, se eu desplugo ele num acompanha nem o som da televisão"

    Olha, por coincidencia eu estava pensando sobre isso hoje... NO MEU CAsO acho um baixolao besteira, toque com seu baixo normal mesmo, ainda mais se for apenas um show... melhor do que ficar com um baixo parado la... agora se for pra comprar um semi-acustico tipo os ibanez artcore, os condor ou os epiphone violla bass ai a historia ja é outra...

    makumbator
    o tampao ajuda bastante, mas nao resolve tudo,, ainda mais se a casa tiver problemas de acustica... o instrumento soa todo bem e em uma ou oura nota da feedback (toco em uma que da feedback nos violoes no fa#)... sobre o baixo, tem uma lutheria que faz um baixo assim ne? é meio que um braço fretless num corpo pequeno e um captador piezzo

    Melwin
    Veterano
    # set/07
    · votar


    E ai galera eu tava olhando em uma pagina de uma loja da capital e tinha esse modelo (Baixo CB106 -CONDOR) Sei não?!?
    Será que presta ?
    Quem ja tocou ou conhece?!
    sou um 0 a esquerda nesse papo de acustico! :?

    conehc
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Melwin
    tem uns topicos aqui no fcc falando sobre tipos diferentes de baixoloes, qual é melhor, pior, etc...

    Melwin
    Veterano
    # set/07
    · votar


    makumbator
    se descobrir onde consigo este baby bass posta aki ou me manda um e-mail: melwin_mh@hotmail.com
    conehc
    vou ver se dou uma vasculhada!
    bem galera se aranjar algo mais me da um aló valeu!

    Gabriel.Oliveira
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Vão filmar o show? Se sim, acho que, visualmente, seria muito legal usar um baixolão ou "o grandão" mesmo (pede emprestado pra alguém ou até mesmo pra alguma loja em troca de propaganda no DVD ou algo assim).

    Se não forem filmar, usa teu baixo elétrico com uma equalização mais "acústica" mesmo.

    THE BASSMAN
    Veterano
    # set/07 · Editado por: THE BASSMAN
    · votar


    Melwin

    olha, de repente um semi acustico tipo o ibanez agb 140 cairia legal heim!

    dxfence
    Veterano
    # set/07
    · votar


    cara, pega um artcore da ibanez, eu tenho um e recomendo!
    é semi acústico e com acabamento lindo!

    Anulsotam
    Veterano
    # set/07
    · votar


    eu acho esse semi-acustico da yamaha foda!

    nunca toquei, mas acho ele lindo...

    http://www.yamaha.com/guitars/products/productdetail/0,,CNTID%25253D60 047%252526CTID%25253D600010%252526CNTYP%25253DPRODUCT,00.html

    Leofunkbass
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Pega um semi acústico da Snake do final dos anos 60 e início dos anos 70, é difícil de encontrar mais vale a pena, ou então um Gianini Apolo. Voçe terá um timbre bem Rock´Roll puxando mais para os gravões e ficará com um visual muito legal para a banda. Eu particularmente não gosto de baixolão, acho eles duros pra tocar, tem o mesmo som do baixo normal....

    Melwin
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Valeu galera!

    é pelo visto o baixolão esta deixando a dezejar :? mas a ideia de um baixo semi acustico esta realmente me agradando alem de visuamente melhor, parece que vai ter mais utilidade no pos show!

    Gabriel.Oliveira

    Não tinha pensado nisso! não deixa de ser uma boa ideia, mas o problema é que eu tenhu uma praga de uma mania de ensaiar com o baixo que usarei nas apresentações:? por isso que to me preucupando desde agora! sabe como é cara maniatico é foda:?

    bem galera continuem postando, to curtindo muito os modelos q ja foram sugeridos!

    conehc
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Leofunkbass
    o preço que eles pedem em um baixo desses é melhor comprar um ibanez usado (ou novo se voce quiser parcelar)

    Gabriel.Oliveira
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Melwin

    Então pede emprestado até pra ensaiar :D

    THE BASSMAN
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Pow, não conheço esse baixo, nào sei como é seu som, mas a julgar pelo que a condor tem feito, acho q deve ser excelente, gostei do visual dele.
    Fiquei no GAS de pegar um desse p mim agora!!
    Ô doença!!

    http://www.condormusic.com.br/br/produtos/?id=24

    THE BASSMAN
    Veterano
    # set/07
    · votar


    tem um samplezinhoq dá p ter uma ideia..mas sample é sample..e nao dá p sacar tudo q o bass pode fazer..

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Baixolão, plugado, tem som de baixolão. Tudo bem que existe a opção de deixá-lo ativo e ai fica com som bem parecido com baixo elétrico comum, pois nessa situação o equalizador de bandas passa a funcionar e tira o timbre natural dele.

    Mas eu, por exemplo, nunca o usei com o pré ativo acionado. Só no modo normal. E dai o som é bem parecido com o som dele mesmo acústico. Ou seja é eletrificado o som acústico dele.

    Mas dizer que ele existe só pelo visual.... é bem simplista.

    O som de um baixo semi-acústico não é o mesmo de um baixolão. São coisas distintas.

    Som de violão elétrico com cordas de aço é o mesmo que guitarra? Com certeza não. É por ai a coisa.

    Dependendo do projeto (mesmo num show acústico) pode até ser usado um baixo elétrico comum, desde que ele seja bem grave.

    No Acústico do Uriah Heep o Trevor usa um Fender Precision antigo. Ficou legal. Na parte acústica do DVD do Eagle (Hell Freezes Over - música Hotel Califórnia, por exemplo) é usado um Fender Jazz Bass. Mas a gente percebe que ele fica no limite do bom gosto pelo timbre. Mais um pouquinho e ele estaria "Clipando". Talvez um Precision fosse mais harmonioso. Mas mesmo assim ficou legal.
    Por fim no Scorpions Acoustica (Lisboa) só é usado baixos elétricos. Mas o cara usa uns 5 baixos e vai trocando-os de acordo com a música. Mas o acústico deles é bem "metálico", diferente da maioria dos acústicos que conheço. Com certeza, também ficou bom.

    No Acústico do Rapa é usado um upright branco e um baixolão. Também ficou legal.

    E na maioria dos acústicos MTV, são usados baixolões e também ficam legais. Quase nunca é usado baixo elétrico comum.

    Agora uso de baixo semi-acústico (tipo Snake e Ibanez citados aqui) eu nunca ví (ou ouvi) em projetos acústicos.

    Ao meu ver esses baixos semi-acústicos apesar de ter um som bem seco tem um timbre bem metálico, o que em tese os afastaria de uma sonoriadade mais acústica.

    Como música não é uma ciência exata, talvez dê certo. Mas tem que usar bom senso.

    Mas repito: nunca vi (ouvi) projeto acústico com baixo semi-acústico elétrico e portanto não tenho uma referência.

    Alguém conhece algum trabalho acústico em que se é usado um baixo semi-acústico elétrico ?

    ClaudioBass
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Melwin
    E ai, galera!
    Seguinte: a banda que eu toco baixo ta com um contrato de um show acustico pra maio de 2008, e eu precisava de umas dicas de que baixo devo usar?
    qual o melhor?


    Essa coisa de "O melhor" não existe.

    Eu toco acústico (gigante) há muitos anos, e posso dizer que não é um instrumento bom pra se fazer um som POP Rock, por melhor marca que possa ser o instrumento.

    Eu fiz uma temporada de shows acústicos acompanhando uma banda de POP, onde usei um baixolão Takamine Modelo EG512 de 4 Cordas. Gostei muito desse instrumento, proporcionou um excelente resultado. Esse baixo hoje deve estar curstando algo em torno de R$ 2.000,00

    [ ]s

    fabricio 12
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Melwin

    Baixolão tem um som peculiar, que não se assemelha nem com um elétrico mais agudo, e nem forçando a barra, com um upright. Particularmente gosto muito do som deles, mas por enquanto pra eu ter um vai demorar um pouco.

    Tenho 3 sugestões numa linha ascedente de qualidade:

    CRAFTER (Muito bom): Liminha (Marina Lima Ac. MTV); Capital Inicial Ac. MTV
    TAKAMINE (Impressionante): Charlie Brown Ac. MTV; Kid Abelha Ac. MTV
    MARTIN (Majestoso, esse eu recomendo a todos ouvirem) : Ted (DJ Alpiste Acústico)

    Valeu. Abraço.

    marcioazzarini
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Maurício_Expressão

    Baixolão, plugado, tem som de baixolão. Tudo bem que existe a opção de deixá-lo ativo e ai fica com som bem parecido com baixo elétrico comum, pois nessa situação o equalizador de bandas passa a funcionar e tira o timbre natural dele.

    Concordo com vc cara... Vou postar umas gravações feitas com meu Crafter só pra galera sentir a diferença do timbre...

    patrickqueres
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Melwin
    MARTIN (Majestoso, esse eu recomendo a todos ouvirem) : Ted (DJ Alpiste Acústico)



    Esse é O BAIXOLÃO nas mãos DO BAIXISTA. O timbre desse baixolão no DVD ficou espetacular!

    fabricio 12
    Veterano
    # set/07
    · votar


    patrickqueres

    Eu já conhecia a imensa superioridade dos violões martin (já ouvi um de 12 cordas ao vivo, e acredite cobria todos os instrumentos) portanto era de se esperar o msm padrão de qualidade... Este é um que está no set dos meus sonhos\o/\o/\o/:)

    Valeu. Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixo para show acustico?