Dúvida sobre impedância e cabeçote

Autor Mensagem
Fabio L.
Veterano
# ago/07


Fala galera, blz ? Bom, acabei de comprar um cabeçote hartke ha 3500 e uma caixa vx 410...A dúvida é a seguinte:

Eu tenho um meteoro starblack de 240w rms, com falante de 15...É possível ligar o meu cabeçote na caixa do meteoro, e em paralelo, na caixa 4x10 que comprei ? No site da meteoro não diz se o falante do starblack 15 tem impedância de 4 ou 8 ohms, a minha caixa 4x10 eu sei que tem 8...Será que tem perigo de danificar alguma coisa se eu fizer essa ligação?

Valeu

conehc
Veterano
# ago/07
· votar


Fabio L.
no auto falante deve ter escrito, ou entao nas especificações do ampli ou manual, sei la... mas de qualquer modo, se o falante for de 8 ohms, vc vai ter que adaptar um jack na traseira do ampli pra poder fazer a ligação.

Fabio L.
Veterano
# ago/07
· votar


O ampli jah tem uma entrada atras dele...A dúvida mesmo fica por conta da impedância...

conehc
Veterano
# ago/07
· votar


Fabio L.
qual a entrada que vc fala? porque se for a entrada pro power e vc ligar um fio que sai do cabeçote ali vc corre serios riscos de ferrar o meteoro

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/07
· votar


Fabio L.
Cara, vc deve ligar o seu cabeçote na caixa (4X10) e ligar o cabeçote no combo através da saída line out (do cabeçote) na entrada high do combo.
Abç

Fabio L.
Veterano
# ago/07
· votar


qual a entrada que vc fala? porque se for a entrada pro power e vc ligar um fio que sai do cabeçote ali vc corre serios riscos de ferrar o meteoro

Vc tem razão...Confundi a entrada..Na verdade é uma saída, a "speaker"...Bertola, valeu pela dica, mas acho que não é viável..O som deve distorcer dessa forma, mesmo ligando no high, e eu não sei se o hartke tem o "line out", vou ter que verificar...Mesmo assim valeu...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/07
· votar


Fabio L.
Se vc ligar a prtir do line out e controlar o ganho, não distorce não. Eu já fiz isso.
Abç

conehc
Veterano
# ago/07
· votar


Fabio L.
o hartke nao tem o line out mas tem o "send" do loop de efeitos,,, vc pode ligar por ali tranquilamente!

DotCom
Veterano
# ago/07
· votar


conehc, mas ligando só no send não vai cortar o som na saída do hartke não?
ou o loop é em paralelo?

conehc
Veterano
# ago/07
· votar


DotCom
nao, nao corta... o send do loop funciona como saida desbalanceada do ampli.

Fabio L.
Veterano
# ago/07
· votar


Na traseira do meteoro, tem um cabo curto com plug p10, que sai do falante e é conectado ao pré-amp..Dá pra desconectar esse cabo numa boa...Será que se eu conectar esse cabo q sai do falante, no output do meu hartke funciona ?

conehc
Veterano
# ago/07
· votar


Fabio L.
ai sim, essa ligação vc pode fazer tranquilamente... mas vc ja descobriu qual a impedancia do falante? ja olhou se tem escrito na lateral dele ou marcado em algum lugar?

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


É possível pegar um multímetro e ver a resistência dele e tirar alguma conclusão?

conehc
Veterano
# ago/07
· votar


Shakal
olha saber precisamente nao, porque testes de impedancia sao feitos com um monte de frescuras, mas se o falante estiver isolado e vc medir a resistiencia da bobina vc vai chegar a um valor proximo, ai vc arredonda pro numero mais proximo,,, tipo: mede e da 4,25ohms, o falante provavelmente tem 4ohms e por ai vai..

so detalhe: pra associaçoes de auto-falantes, com capacitores ligados em serie, indutores, filtros em geral isso nao funciona.

THE BASSMAN
Veterano
# ago/07
· votar


Eu acho que esse meteoro é aquele q vc pode tirar o cabeçote e usar com outras caixas, e o falante dele ser usado como caixa apenas tb, (pois ele falou q o pré é ligado á caixa por meio de um cabo p10).....na duvida da amperagem, acho q uma olhada no manual do ampli resolve.

Fabio L.
Veterano
# ago/07
· votar


Nem no site, nem no manual tem as especificações da impedância do falante..Eu achei no mercado livre, um anúncio que diz que é 8 ohms, mas não dá pra ter certeza...

E Viva a meteoro !

denismonteiro
Veterano
# ago/07
· votar


o hartke tem line out sim, mas tbm da pra fazer esse lance do send, é só atentar pro knob que controla o qto que vai pro send.

e na boa, eu qcho meio besteira fazer isso... tenho exatamente a mesma coisa e já faz um som absurdo... som limpo, sem chiados, e bem potente. jogar um meteoro no meio ia estragar um pouco isso.

Fabio L.
Veterano
# ago/07
· votar


Ainda não ensaiei com esse meu novo set..Vc acha mesmo que a 4x10 segura sozinha ? Eu achei o som dela bem porrada mesmo, inclusive com um grave muito bom...Mas isso aqui em casa né, o meu medo é chegar no ensaio e o som ficar sem peso...Bom, só quando eu for ensaiar eu vou saber né hehe
Valeu pela ajuda...

denismonteiro
Veterano
# ago/07
· votar


Fabio L.
cara já levei vários shows só com ela no volume 4!!!! e o resto da banda no PA...
pra ensaio dá e sobra! pode fica MUITO tranquilo qto a isso!
e caso vc ainda ache que falta um pouco, vende esse starblack15 (tbm tinha um antes do hartke, e vender o meteoro foi a melhor coisa quefiz!!!! aoeuhaieuhaieuha )e compra uma vx115 ou mais uma vx410.... vai ficar MATADOR!!!!
pode ter certeza disso!

Fabio L.
Veterano
# ago/07
· votar


aehahueh po cara, a gente tá na mesma situação então...na verdade eu to sim vendendo o meteoro, mas de qualquer forma no mês que vem eu vou pegar uma vx 115...que baixo vc usa no hartke ? sério mesmo que no volume 4 já é suficiente?? legal véio...to ansioso pra colocar o cabeçote e a caixa a prova no ensaio !! hehe
outra dúvida...será que eu pego a vx115 ou outra vx 410 ??

valeu

denismonteiro
Veterano
# ago/07
· votar


no caso eu vendi o meteoro pra pegar o ha3500 e a vx410, não preciso de mais caixas....
mas se fosse comprar mais uma, seria uma vx115 mesmo! até pra não ficar com 2 caixa iguais.
cara eu uso um fender marcus miller e um yamaha john myung e um cort curbow6 fretless. somzera!!!

THE BASSMAN
Veterano
# ago/07
· votar


Fabio L.

Isso mesmo brother, eu tb ficaria com uma de 15, ensaioe xatamente com esse set, ha 3500 mais a caixa de 15 e a de 4x10...entre os baixos uso um fender precision e olha, é cada porrada q tomo no peito.....fora os "assoprões" de ar q tomo daqueles respiros q tem nas caixas....é matador mesmo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/07
· votar


Caras, Com a 4X10, vai dar pra segurar na maior parte das situações. Só vai ficar ruim em palco grande. Daí, creio que adicionar o meteoro vai der legal; neste sentido, ou se coloca a "alimentação" via "line out, ou via o "return" do loop. Daí... é "partir pro abraço"...
Abç

Fabio L.
Veterano
# ago/07
· votar


Fala galera..Hj eu coloquei a prova o novo set...Sem comentários, é outro nível...Fiquei surpreso com o grave da caixa 4x10, não esperava tanto dela...Show de bola mesmo, deu pra levar o ensaio inteiro no volume 2-3. Só preciso me acostumar melhor com a equalização dele, já que são 10 bandas as possibilidades são imensas...

Ah, e sobre o meteoro..Consegui fazer a ligação do falante nele no cabeçote hartke...É só puxar o cabo da traseira do meteoro, ele não é pequeno não, alcança 1 metro e meio eu acho...Mas querem saber, nem vale a pena viu...Mês que vem eu vou pegar uma vx 115, aí sim o negócio vai ficar bom mesmo hehe

valeu ai aos que ajudaram...

denismonteiro
Veterano
# ago/07 · Editado por: denismonteiro
· votar


Mauricio Luiz Bertola
só fica ruim em palco MUITO grande!
já toquei pra 1300 pessoas uma vez com esse set, e rolou muito sussa!!!!
Fabio L.
não tenha dúvidas, existe um abismo de diferença entre os dois!
já até te sugiro deixar os knobs do pré (tube/solid) em 7 e 3 respectivamente....
fica F*DIDO!
depois poste suas impressões!

fabricio 12
Veterano
# ago/07
· votar


Fabio L.
denismonteiro

Aí vcs que tem "a peça", ou seja o set, façam um review pra gente aí listando prós e contras (se é q tem hehehehe) valeu?

Abraço.

fabricio 12
Veterano
# set/07
· votar


Aí rapaziada terça feira (25/09) testei o set da Hartke com HA3500 e 410 e 115 TP (Cone de Alumínio) e acreditem APAVORA O SET O SOM É BOM DEMAIS. Eu tava alternando entre o vol "0" e "1" se eu subisse alem disso eu ia derrubar a loja hahahahahaha. As possibilidades de timbre são imensas mas fiquei pouco tempo testando, e vou confessar não estou acostumado com equipos de qualidade como alguns aqui do fórum, tava com medo de mexer nele. A aparência é show, gostei dos cones de alumínio não perde peso, mas acho que os VXs devem ser melhor.

Tava encucado também pq o set da Behringher e da Meteoro são mais baratos, questionava-me se valia a pena injetar tanto money num equipo, MAS GALERA VALE SIM!!!!!! Fiquei mais alimentado ainda de adquirir o set, já li e re-li o manual, to juntando dinheiro acho que no meiado do próximo ano eu já trago.

Pra quem quer um set profissa com qualidade absurda e bons até pra gravação ao vivo é Hartke na cabeça!!!!

Até. Abraço.

Maurício_Expressão
Veterano
# set/07
· votar


É isso ai.
A gente que tem Set de Palco composto por cabeçote + Cx 4x10" e CX 1x15" diz que o universo sonoro ganha outra dimensão e o pessoal que tem apenas combos não consegue imaginar o punch e a segurança que um Set desse te passa no palco.
Não é questão de volume sonoro, pois eu também uso 1 ou 2 no máximo de volume em bares pequenos. Mas a dinâmica da música muda toda.
A forma que você bate nas cordas tanto com a mão esquerda, quanto com a direita fica nítida.
Quando faço show com meu ampli eu sinto uma tremenda diferença. Quando eu pego pela frente um combo sem aquele deslocamento sonoro, a coisa fica meio sem graça... E dai acabo descendo a lenha para compensar a falta de headroom e os dedos da mão direita vão para a cucuia. No final do show percebo as bolhas...
Já com um set legal você se preserva e o som rola muito mais colorido e cheio de detalhes.

fabricio 12
Veterano
# set/07
· votar


Maurício_Expressão

Show meu véio, pontuei sua opinião. Concordo em gênero, numero e grau.

Valeu. Abraço.

conehc
Veterano
# set/07
· votar


fabricio 12
acredite, em um palco, com essas mesmas caixas e volume master no 6, pre valvulado no 8 e SS no 3, uma equalizada e o compressor no 3 [e bem mais foda do que voce sentiu na loja...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida sobre impedância e cabeçote