Fender Squier Jazz Bass para cover Rush

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/07


    O título é bem auto-explicativo... estou procurando um Jazz Bass para fazer cover de Rush. Devido às restrições orçamentárias estou pensando no Squier. Será que dá pra tirar um som parecido com o do Geddy Lee? Se não, quais são outras opções (até R$1500,00, estourando)?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    erico.ascencao
    Sim, dá (é um baixo legal, embora eu prefira o Shelter SJB-75, mesma qualidade e menor preço). Quanto ao timbre, um BDI-21 ajudaría muito.
    Abç

    NESCAU
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: NESCAU
    · votar


    erico.ascencao


    me add: samucaetc no hot

    chr19
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Bertola disse tudo...

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    BDI-21 = ampli?
    Minhas pretenções são de um ampli multi-uso, tipo a Medusa da Meteoro, porcausa de outros instrumentos que toco...

    mulambo-
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    cordas de aço inox, e uma pegada cavalar tbm vao ajudar muito!

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ah tá, desculpe a ignorância...

    Fabio L.
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Por acaso tenho os 2 equipamentos que vc precisa hehe...Um Squier Jazz bass e um Meteor de 240w..Bom, dá pra tocar sim cara, principalmente se vc usar só o captador da ponte com o tone aberto..Vc chegará num timbre muito próximo..Prefira encordoamento 0.040 com bastante brilho, como daddario..

    Me add no ms n: fabio_lourenco no yaho

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Vi por aí nos fóruns um cara falando que botando os médios e agudos no talo, chega no som do Rush in Rio, disco ao vivo deles. Guardadas as devidas proporções, se eu fizer isso com o Squier acho que chega num troço parecido, até porque o som do baixo do RiR é muuuuuuuuuuito "rasgado", parece que tá com distorção overdrive...

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    E com uma Medusa, da Meteoro, 100W? Dá pra fazer um barulho legal?

    DroopAlonG
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: DroopAlonG
    · votar


    Galera, não é "merchan", e tem a ver com o tópico. É que, por coincidência, saiu na cover baixo desse mês uma matéria sobre regulagem de equipamentos para conseguir os timbres de 30 baixistas "medalhões". Entre eles, está o Geddy Lee. Ainda não está no site deles, então vou transcrever um pouco do que diz lá sobre de onde vem os timbres do disco "Moving Pictures" (1981):


    Instrumento

    Fender Jazz Bass 72 e Rickenbaker 4001

    Cordas

    Rotosound Swing Bass '66

    Amplificador

    2 amps. BGW750B
    2 pa's Ashley SC40
    2 caixas 2x15 Thiele design com falantes EVM e duas caixas Ampeg V4B com falantes JBL.

    O som foi regulado com fortes médios e muito ganho no pré.

    Dica

    Lee toca a maioria das suas linhas usando pizzicato de apenas um dedo, como na base do solo de "Tom Sawyer".

    Por aí vai...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    erico.ascencao
    Cara, com um Medusa, a única coisa que vc vai conseguir é um timbre de m....
    Amps tipo Multi-Uso, NÃO PRESTAM. Compre um amp "de verdade", como um Staner BX 200 ou um Meteoro QX 200, um pedal Equalizador e um Behringer BDI-21, e começe a tocar.
    Abç

    TugaBass
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: TugaBass
    · votar


    erico.ascencao

    O Squier Jazz Bass (Fender) é muito parecido com o original Fender e a Squier tem mesmo um modelo Geddy Lee... Já toquei num! Um amigo meu que tem uma loja de instrumentos musicais aqui em Portugal pediu-me para dar uma vista de olhos nesse baixo e devo dizer-te que fiquei muito bem impressionado! Muito bom! Resistente, bonito, bem acabado e com um som e tocabilidade excelentes. E bem barato para a qualidade que apresenta!

    Quanto ao som rasgado, isso é mesmo uma particularidade muito própria do modelo Jazz Bass, quer seja Fender americano, japonês, mexicano e até mesmo os Squier!

    Procura o Squier Geddy Lee que vale muito a pena!

    Abraço.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Do ampli eu não abro mão. Tenho interesse em outros intrumentos (guitarra, e até teclado!!) e não tenho grana pra gastar com um ampli pra cada um (ainda mais os de baixo que são carésimos).

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    erico.ascencao

    Compra um ampli de baixo q vc pode usar numa boa tanto em guitarra quanto em teclado.

    De nada adianta vc comprar um amp multi uso q não vai funcionar bem em nenhum instrumento,além de destruir o seu timbre.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Mais um ampli de baixo é um pouco mais caro e mata o agudos da guitarra... certo?

    conehc
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    erico.ascencao
    Compra um ampli de baixo q vc pode usar numa boa tanto em guitarra quanto em teclado. (2)

    ja vi um tecladista usando um cubo pra baixo da meteoro... ficou uma maravilha...

    Um cubo muito legal é o meteoro space bassman... da pra ensaiar com ele (caso o baterista nao espanque a bateria) e é um ótimo ampli pra guitarra e segura muito bem o tranco do teclado...

    o lance é que o baixo tem harmonicos bem graves (as fundamentais), médios (a definição) e agudos (o brilho das cordas), dai o ampli tem que dar conta das mais variadas frequencias

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ando ouvindo falar muito bem dos baixos da Shelter, inclusive duma linha que "imita" os da Fender, acho que essa linha da Shelter chama SJB 75'. E aí, melhor que o squier? Pelo menos ganha no preço...

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Será que eu não acho um ampli de baixo com pelo menos duas entradas?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    erico.ascencao
    Isso não existe, "...de matar agudos da guitarra..." Até porque, guitarra NÃO é aguda.
    Pra que duas entradas? Nem pense em ligar dois instrumentos em um amp só, pois vc irá queimá-lo em pouco tempo. REGRA DE OURO: UM INSTRUMENTO, UM AMPLIFICADOR.
    Abç

    conehc
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    erico.ascencao
    o que vc pode tentar fazer pra ficar no minimo razoável é comprar uma mesa de som e um par de monitores ativos de 2 ou 3 vias (antera, leacs, etc) ai sim vc vai poder ligar quase que a banda inteira,,, mas isso vai ficar ai perto dos 2000...

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Hum... carinho...
    Voltando à estaca zero, e amplis para baixo de potência suficiente pra acompanhar uma bateria?

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    E seria interessante se achasse um ampli de baixo com duas entradas...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    erico.ascencao
    No mínimo 200WRMS e falante de 15pol. Amp para baixo tem que ter POTÊNCIA. (esqueça esse negócio de 2 entradas).
    Abç

    Ala
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Aproveitando sua presença nesse topico, me ajude na solução de um problema se possivel...

    coloquei pots de 50k no meu baixo, qual o que tem que ser valor do capacitor do pots de tone?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fender Squier Jazz Bass para cover Rush