O que é baixo com braço empenado?

Autor Mensagem
Baxista
Veterano
# jul/07


Galera, tô com uma dúvida, bem gostaria de saber o que e considerado "empenamento", porque como o braço pode por uma variação de temperatura ficar mais côncavo ou convexo, que é normal, até por poder haver vibração tem que ter um certo "empeno", como pode mos identificar um empenamento, diferenciar empeno, se é ou não!

denismonteiro
Veterano
# jul/07
· votar


podemos considera qualquer ondulação no braço do baixo como "empenado"
só resta saber se está empenado demais ou não.
coisas que um bom luthier pode dizer pra vc.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/07
· votar


Baxista
Aperte as cordas nos 1ºs trastes e nos últimos. Se houver uma "barriga" no meio, está empenado.
Abç

Savant
Veterano
# jul/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Só por curiosidade, mas qualquer barriguinha mesmo que mínima?!?!
Eu pelo menos sempre fiz isso de apertar a primeira e última e não me lembro de nenhum braço sem barriga. Claro, eu já vi mínimas (tipo 0,5-1mm), mas ainda são barrigas correto?!

I.Nosferatu
Veterano
# jul/07
· votar


Baixista

Acho que um empenamento comprometedor é quando voce aperta a corda toca e ela esbarra nos ultimos trastes do braço, isso em qualquer corda e traste, pra mim o instrumento não vale mais nada nessa situação, mais como colocaram acima é bom levar a um luthier que vai dar uma boa analisada no produto.

denismonteiro
Veterano
# jul/07
· votar


I.Nosferatu
é, meu fender anterior empenou o braço de vez.... da casa 14 pra frente só trastejava....
e ao ajustar o tensor, ele atuava apenas na extremidade próxima ao headstock... deixando o braço em "S"... não deu outra. me livrei da bomba!
aiuheaiuheaiuheaiuheaiuhea

I.Nosferatu
Veterano
# jul/07
· votar


denismonteiro

Aff! Bota bomba nisso!! Já peguei um assim também, o pior é que sempre aparece um doidão pra levar... huashuashuashuas...

denismonteiro
Veterano
# jul/07
· votar


I.Nosferatu
passei pra loja...
ia ficar com a consciência pesada de passar uma "bomba camuflada"!
até pq o baixo era lindo e tinha um timbre fudido!!!!
segundo meu luthier disse que talvez se trocasse o tensor..... talvez...

I.Nosferatu
Veterano
# jul/07
· votar


denismonteiro

No meu caso eu também ficaria com a consciencia pesada, mais o baixo era emprestado, fiquei até com dó do cara que comprou, pagou 500 pilas pro meu amigo e o baixo da 12 casa em diante só trastejava, sem contar a altura das cordas por causa da empenação... aff aquilo era terrivel, não sei como o cara não percebeu, devia ser muito novato e olha que ja tocava numa banda, talvez pretendesse arrumar depois, porque o baixo era lindão também...

Baxista
Veterano
# jul/07
· votar


Nunca vi este caso, de empenamento em "S", alguém pode me esclarecer e como diagnisticar, o que quero com este tópico é, primeiramente, aqui em brasília não tem curso de luthier, como não tenho muitas condições, bem decidi cair de cabeça neste mundo de luthieria, estou estaudando os casos, para até tratar meus instrumentos e poder até ajudar os outros, estou estudando mesmo isso, aprendi algumas coisas com meus erros e acertos, e quero aprender mairs, porque é nos simples detalhes que conseguimos ter êxito, agradeço a opinião de todos!

Guto EADG
Veterano
# jul/07
· votar


ateh onde sei em empenamento em S seria 'torção'.

denismonteiro
Veterano
# jul/07
· votar


Baxista
cara acho que vende nas bancas o "guia ilustrado do contrabaixo" do edmar luigui, dei uma olharda rápida e achei legal pra que ta começando nesse mundo de luthieria!

Baxista
Veterano
# jul/07
· votar


Denismonteiro[b][/b]

Aqui em brasília, já procurei em tudo quanto é lugar e até agora não achei, revista não acha, aqui o negócio é ruim, luthier só conheço 2, o meu e outro cara, mais o negócio é feio mesmo!

denismonteiro
Veterano
# jul/07
· votar


da uma olhada no site dele http://www.edmarluighi.com.br/ quem sabe vc não consegue comprar por lá!
e tbm tem diversas dicas.

Baxista
Veterano
# jul/07
· votar


Obrigado cara,

Mais continuam postando, blz![b][/b]

maquiro
Veterano
# jul/07 · Editado por: maquiro
· votar


Uma boa dica pra ver a gravidade do empeno ou "diagnosticar" uma torção é comparar as curvaturas dos dois lados do braço.

É só colocar o baixo na velha posição de ver alinhamento de braço, fechar um dos olhos e ver como estão as "quinas" superior e inferior (ou direita e esquerda, na horizontal) da escala. Se um lado está reto e o outro curvo ou se um lado é côncavo e o outro convexo (como na música do Roberto Carlos) é sinal de doença grave, braço torcido. Não sei se tem cura sem cirurgia.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/07
· votar


Savant
Quanto menor, melhor.
maquiro
Até tem, mas precisa refazer o braço quase todo, o que factível apenas para quem tem um instrumento realmente "vintage"
Abçs

Baxista
Veterano
# jul/07
· votar


Bertola,

Aproveitando, queria muito entrar neste campo de luthieria, então deixa eu te perguntar, torção é o mesmo que empenamento em "S", como foi citado acima, e outra pergunta quando o contrabaixo desregula, ele pode ficar mais côncavo que é o de prache, mais pode ser que não esteja empenado, o meu quando o tempo esquentou, eu moro de brasília, aconteceu isso e quando esfriou voltou pra mesma posição, se eu mexer um pouco no tensor para apertar mesmo que seja bem pouquinho eu posso desregular e torná-lo concavo, se é que me entende a pergunta, devido a o braço está estável a tensão ele pode sofrer uma pequena vairaçao de se tornar côncavo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/07
· votar


Baxista
Cara, eu nunca ouví de nenhum colega meu a expressão "...empenamento em S...".
Quanto à esse "movimento" do braço, ele é normal num meio-ambiente com grande variação de temperatura e umidade, e quando isso ocorre, vc deve regular novamente o tensor.
Abç

fabricio 12
Veterano
# jul/07 · Editado por: fabricio 12
· votar


Baxista

A galera tá respondendo certo irmão. Se tiver o mínimo de barriga vá a um luthier. Tocar em instrumento empenado é triste x(. Parece que nunca está afinado e na execução de solos vc vai chorar com a destoação de uma nota pra outra na escala do instrumento, se o volume tiver alto então....... tu vai ficar triste duplamente x( x(.

Valeu.

Baxista
Veterano
# jul/07
· votar


fabrício12,

só estou estudando sobre casos de empenamentos, apenas isto, só perguntei o que era empanamento em "S", pra saber se é um tipo mais grave ou sei lá, mais valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/07
· votar


Baxista
Chamamos de empenamento a concavidade o a convexidade do braço.
" " torção à isso mesmo, a torção do braço, ficando o mesmo na região da trócula no plano horizontal (em relação ao corpo) e a região da pestana inclinada ( em ângulo) em relação à ela. Este tipo de problema inutiliza o braço.
Abç

Baxista
Veterano
# jul/07
· votar


Maurício, não entendi a resposta, dá pra exlica de uma maneira mais popular, ainda não cheguei nestes termos técnicos,heheheheh !

Baxista
Veterano
# jul/07
· votar


Maurício, não entendi a resposta, dá pra exlica de uma maneira mais popular, ainda não cheguei nestes termos técnicos,heheheheh !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/07
· votar


Baxista
É simples: Se vc pegar o baixo e olhar à partir do corpo e o braço fizer uma curva para cima (côncavo) ou para baixo (convexo), ele está apenas empenado. Se vc olhar do mesmo jeito e o braço, além de encurvado, essa curva é mais acentuada para um lado ou para o outro, ele está torcido (já era).
Abç

isaqueras
Veterano
# jul/07
· votar


Pra naum dizer que eu só faço piada...
Torção... giro no eixo longitudinal... por estar o braço comprimido axialmente pelo tensor, é comum aparecer entre o quinto e sétimo traste.
Flexo-Torção...pode ser ocasionada pela tração das cordas. Como o tensor age comprimindo o braço longitudinalmente, a força empenhada pelas cordas pode vir a deformar o conjunto, desalinhando milimetricamente a Handstock, suficiente para alterar o som das mesmas notas em diferentes pontos do braço.
A madeira tem uma boa resistência a cargas de traçao e compressão. Talvez por isso que naum vira um baixo todo de alumínio por exemplo.
Ah... chega... to meio alugado com um projeto aki...só me veio essa comparação na cabeça.
Como diria meu sabio e irreverente avô...desculpe-me os mais inteligentes, pois ja perdoei os mais burros.

Baxista
Veterano
# jul/07
· votar


isaqueras

Nao entendi, traduz aí! Matei muita aula de geometria, eheheheheh! Conta pra ningupém não viu, ehehehehhe rsrrsrsrsrs

isaqueras
Veterano
# jul/07
· votar


Baxista
KKK

smarth
Veterano
# mai/12
· votar


o meu baixo as primeiraqs casas estao baixas e as ultiimas as cordas estao um pouco mais altas,mais não esta trastejando.É comum?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/12
· votar


smarth
Há que fazer uma regulagem da ação.
Mas é normal que na região da trócula (junção do braço com o corpo), as cordas fiquem mais altas que perto da pestana.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é baixo com braço empenado?