gabinetes para contra baixo, qual o melhor!

    Autor Mensagem
    debral
    Veterano
    # jun/07


    olá amigos, gostaria de saber se alguém tem o esquema do gabinete para contra baixo 8x10 polegadas????????????

    NESCAU
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    cara, fazer um gabinete é digamos, relativamente fácil
    VC escolhe os falantes q deseja e leva a um desses caras que instalam som em automóveis, fornece pra ele os dados dos falantes ou seja, a marca, modelo, potencia e impendância, faz um projetinho de como vc quer que a caixa fique, ou leva a foto de uma pra ele copiar certinho, fornece os dados do seu amplificador (potencia e impendância) que ele vai calcular tudo certinho e fazer a caixa pra vc, mas tem q ser um cara de confiança, que saiba realmente calcular o volume em metros cúbicos da caixa. senao....

    alex-gui
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    debral

    http//www.selenium.com.br

    Vai nesse site que tem ums projetos legais.

    Arrastão Cultural
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    NESCAU, não é tão simples assim!
    É claro que sempre vai tocar, mas é preciso conhecer bem as carcteríscas dos falantes, que são muitas, para se obter uma resposta esperada nas frequencias desejadas.
    O ideal é levantar todos os parâmetros do falante com o fabricante, principalmente o Thiele/Small ( Não me lembro se é assim que se escreve ), e rodar um programa pra ver a resposta em frequencia e determinar, não só a cubagem, mas as dimensões corretas da caixa e determinar se vai ser dutada, aberta, band pass e etc.
    Pouca gente sabe fazer isso e de uma maneira geral, fora os caras de som pra competição, aposto que a maioria dos instaladores de som automotivo e fabricantes de caixas seladas nunca ouviram falar em Thiele/Small.
    Eles têm um tamanho padrão e pronto.
    Te dizem que aquela caixa é pra falante de 12" ou de 10", mais nada, como se só houvesse diferença de tamanho entre os falantes!

    Thiago Vianna
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    debral

    É bem assim como o Arrastão Cultural falou. O volume da caixa varia de acordo com o alto-falante.
    Diz o alto-falante que você pretende usar e eu posso fazer o cálculo pra você, blz?
    Abç.

    debral
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    amigos, gostaria de saber se vai algum tipo de crossover interno, ou soh os falantes de 2 polegadas serviria?????

    debral
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Outra coisa, necessariamente tem que ser cone de aluminio????? qual a diferença do cone de aluminio para o de papelão normal?????

    eltonbass
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    debral
    Outra coisa, necessariamente tem que ser cone de aluminio????? qual a diferença do cone de aluminio para o de papelão normal?????
    nada a ver cara, isso aí é gosto.
    eu gosto dos de papelão, os de aluminio tem mais brilho, mas não conseguem mto graves e médio-graves, os de papelão conseguem porem não tem aquele brilho do aluminio.

    samuelbreder
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    debral
    eh isso ai, Arrastão Cultural ta certo, os caras nunca ouviram falar de frequencia de sintonia ou aposto q alguns nem sabem dizer qtos litros tem a caixa q fizeram... Vc tem q escolher primeiro q tipo de som vc quer. É uma caixa pra ser usada só ou vai ter uma caixa com falantes de 15 ou 18? Pq aí vc vai escolher as frequencias de corte. E vc quer pra usar isso onde, shows, ensaios, no seu quarto? (uma caixa desse tamanho no quarto eh pra derrubar a casa ne hehehe) Depois q vc tiver esses conceitos em mente, aí pode partir pro projeto. Eu sugiro um projeto da Selenium q foi feito em conjunto com o Jorge Pescara, pelo que pesquisei os resultados foram muito bons, comparados às caixas importadas como Hartke e Ampeg

    o projeto:
    http://www.selenium.com.br/site2004/downloads/projetos/Set%20contrabai xo_p.pdf

    e aqui os comentarios sobre o desenvolvimento:
    http://www.selenium.com.br/site2004/downloads/trabalhos/SetContrabaixo .pdf

    Gui
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Thiago Vianna
    cara..sério que tu faz o calculo??

    eu tou pensando em montar um set com 4 de 12...sendo dois de papelão e dois de aluminio..tem como calcular pra mim e ver o duto também (se é necessario, onde colocaria...e blábláblá)

    debral
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Bom amigos, sou locadora de som e também toco batera numa banda de metal extremo, o modelo que queria era tipo um ampeg 8x10, pois uso um cabeçote da behringer 450rms, o foda que ele eh mono, sendo assim faço o mesmu corte para os falantes de 10pol, e eh pra palco grande mesmu!!!!

    Thiago Vianna
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: Thiago Vianna
    · votar


    debral

    Eu já montei para um amigo esse set da Selenium e fica bom pelo preço.


    Gui

    Quais são os falantes que você pretende usar?
    Esse cálculo não tem mistério, não. Qualquer livro importado sobre alto-falantes tem essas equações.

    Eu estou até pensando em fazer um programa em Java ou simplesmente uma panilha em Excel e disponibilizar pro pessoal aqui.

    Abç.

    Gui
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: Gui
    · votar


    Thiago Vianna
    selenum...eu tava querendo entrar no site pra pegar os modelos..mas não consegui...
    o conehc tem um deles..se num me engano é 12pw3...eu me enganei em falar 4 falantes..são só 2..eu calculei errado a ligação deles...
    se bem me lembro..cada falante tem 125w...tenho uma potencia de 100w por canal..sendo dois canais com 8ohms de impedancia...

    Thiago Vianna
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Gui

    Cara, eu não acho os 12PW3 muito adequados pra contrabaixo. Eles tem o Qts (um dos parâmetros que definem a o quanto a resposta do falante é plana) muito alto, aí o volume da caixa fica muito grande pra que obtenha uma resposta de frequência legal.
    Os 12PW5 são muito mais adequados para contrabaixo. Nesse caso, o volume ficaria em torno de 90 litros e um duto de 4" x 10 cm.
    Se você confirmar que vai usar os PW5, eu posso fazer um projeto e deixar aqui pro pessoal baixar, blz? Porque esses dados aí são aproximados.
    Abç.

    gabeiraz
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: gabeiraz
    · votar


    Thiago Vianna
    legal saber que vc saca de falantes...
    to montando uma caixa com 2 falantes de 10', 1 de 15' e um tweeter, teria como vc calcular a litragem e os dutos pra mim por favor???
    vou usar os 10pw2 (acho q nem fabrica mais) e um de 15 genérico...
    vlw!

    Thiago Vianna
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    gabeiraz

    Posso sim, cara. Essa caixa vai ser pra baixo, guitarra ou um pequeno PA?
    Agora esse alto falante genérico é que vai pegar. Se você assumir por sua conta e risco, você pode multiplicar o volume do falante de 12 por 1,5 até 2,5. Mas não garanto nada.
    Nesse caso, você deve fazer uma caixa de teste e ir variando o volume (pregando sarafos de madeira no interior de modo a determinar um volume ótimo, era assim que as caixas eram projetadas antes do método científico estabelecido por Thiele e Small).
    Na verdade, esse devia ser um procedimento padrão em todas as caixas, visto que esses parâmetros especificados pelos fabricantes variam muito de uma unidade pra outra. Mas isso é assunto pra outro tópico.
    Sexta-feira eu calculo o volume pra você, por que eu deixo o livro no escritório e amanhã é feriado.
    Abç.

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Aes... to com umas ideias aki, ñ tenho grana pra compra um cabeçote bom, como tenho um pre-amp pra baixo, queria monta um esquema com um gabinete de 1x15" usando uma POTÊNCIA MONO e fazer uns testes pra ve c fica bom... alguem sabe c existe essa tal power? queria uma q fosse 200w @ 8ohms. Se alguem souber...

    []'sss

    Shakal
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Gostaria de fazer uma caixa acustica pra baixo tb, seria só para estudo e estava pensando no 10pw3 ou 12pw3 da Selenium. Tentei dar uma olhada nesse parametro Thiele & Small mas não consegui entender mt coisa :P

    Quais as dimensões da caixa que ficariam bom pra esses falantes?

    E que tipo de profissional faz isso? Marceneiro pode fazer dando o projeto ou tem que ser especialista em audio?

    Vlw!

    Arrastão Cultural
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Shakal

    Eu não domino a arte do projeto, mas o que vc precisa é recolher todos os parâmetros dos auto-falantes e jogar num software que faça os cálculos. Com o volume calculado, vc vai modifcando as dimensões AxLxP (no software) até chegar ao ponto ótimo, com relação à curva de frequências que vc espera. (Se vc pretende realçar sub-grave, grave ou médio grave por ex).
    Feito o projeto, qualquer marceneiro faz!

    Gui
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Thiago Vianna
    eu pensei no pw3 porque o conech usa na dele e disse que ficou bom...mas tipo...qual a maior diferença...não entendo bem essa de falantes..=/

    obrigado!=D

    Thiago Vianna
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Shakal
    Gui

    Como eu falei, eu (opinião pessoal) prefiro muito mais os PW5, embora estes sejam mais caros que os PW3. Mas se o objetivo é bom e barato, pode usar os PW3 (pra guitarra, um domo de celulose deve ser colado em cima do domo original, senão o som fica muito estridente). A única desvantagem é que o tamanho da caixa (para uma mesma faixa de frequências) fica maior do que os PW5, por causa do Qts mais alto. Mais ou menos o dobro, e fica com um "boom" levemente acentuado perto da frequência de -3db (a frequência a partir da qual a caixa responde de forma útil), mas isso pode ser corrigido com equalização dos pré-amps.

    Acho que vcs devem usar PW3 mesmo, como experiência. Depois que vcs verem como fica legal, façam um set com os PW5, porque os acho bem melhores do que os PW3.

    Amanhã, posto um projeto

    gabeiraz
    Cara, eu não fui trabalhar hoje, mais segunda eu calculo a litragem dessa tua caixa, blz?

    Shakal
    Uma caixa de 75 litros serve pros dois, com 2 dutos de 4"x13 cm pro 10PW3 e 2 dutos de 4"x12cm pro 12PW3.
    Um bom marceneiro faz o serviço, desde que tenha algumas orientações básicas.

    A todos:
    Amanhã eu posto um projeto 2 x 12" com os PW3, com dimensões e recomendações sobre a execução.
    Abç.

    gabeiraz
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Thiago Vianna
    Que isso cara, so do seu interesse em ajudar ja está valendo!!!
    Vlw mesmo pela ajuda ai..., eu não entendo nada sobre acustica e eletronica... eu to penando para instalar um push pull no meu baixo!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a gabinetes para contra baixo, qual o melhor!