Nossa Tendência Taum mudando alguns conceitos?

    Autor Mensagem
    Diogorj
    Veterano
    # mai/07


    E ae galera??? Decidi criar esse tópico depois que foi lancei em um outro tópico o seguinte:

    Pow alguns aki no forum defendem q o baxista deve apenas fazer o feijão com arroz, mais axo q um baixo com um toque mais implementando faz com q "Sejamos Respeitados.. :D" Pq fazemos tb a diferença em partes da musica, assim como um Guitar faz uns solos para "enfeitar" defendo q devemos implementar tb nossas frases e ate solos de forma mais evidente na musica...


    Surgem as perguntas:

    -Será que estamos caminhando para uma nova tendência?
    -Ainda há algo o que mudar no modo de tocar um baixo?
    -Ainda teremos um Baixo solo na banda? XD hehe

    Gostaria que a galera ae comentasse sobre esses assuntos relacionados a Baxistas [ou a nós]... ;)

    Resumindo.... Kual tem sido nosso papel na banda?? Isso pode mudar...?
    E vc? Faz o Basicão ou tem tentado implementar? Oq vc tem implementado? ;)

    Taum lançados os questinamentos... :D

    TG Aoshi
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Depende de que estilo vc tah falando...

    eltonbass
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Diogorj
    -Será que estamos caminhando para uma nova tendência?
    -Ainda há algo o que mudar no modo de tocar um baixo?
    -Ainda teremos um Baixo solo na banda? XD hehe

    só o tempo vai dizer.

    Resumindo.... Kual tem sido nosso papel na banda?? Isso pode mudar...?
    E vc? Faz o Basicão ou tem tentado implementar? Oq vc tem implementado? ;)

    cara, desde quando eu começei a tocar percebi que seu trabalho não é reconehcido se vc fizer o basicão.
    para implementar sempre meto nota de passagem, umas pequenas improvisadas, tipo tem uma musica que são dois tempos de re, o primeiro faço normal, na passagem pro segundo faço a penta de ré.
    algumas musicas um slap é legal.
    tapping ando treinando, em breve penso em colocar nas musicas.

    Anulsotam
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    eu tento implementar sim... sempre invento alguma coisinha pra da uma "personalidade" nova a musica...

    mas acho que ainda tá longe de mudar, ainda mais que hj em dia isso tá muito polarizado... tem muita gente que toca muito, e muita gente que toca pouco... n eh meio que todo mundo toca parecido e alguns se destacam (logico que ai tem que ver a questao de estilo musical)




    -Ainda teremos um Baixo solo na banda? XD hehe

    tem uma banda chamada Ned's atomic disturbin (ou algo semelhante a isso) que a formaçao é 2 baixos, uma guitarra e uma bateria...

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    -Será que estamos caminhando para uma nova tendência?

    Eu acho q o baixo está caminhando para uma direção de destaque dentro da música,está buscando ser o diferencial de uma banda,nos últimos 10 anos o número de baixistas q fazem algo de diferente dentro da sua banda está crescendo muito,tanto é q muitas pessoas quando se lembram de uma música,agora lembram-se de imediato da linha do baixo,quando em músicas mais antigas elas se lembram logo de um riff de guitarra ou de uma virada de batera.Isso significa q algo está mudando no jeito dos baixistas verem o papel e a função do seu instrumento,o q vem se refletindo no modo q os ouvintes vêem e ouvem o nosso instrumento.

    -Ainda há algo o que mudar no modo de tocar um baixo?

    Sem dúvida nenhuma.Na música tudo muda,basta ver como qualquer instrumento era tocado a 30 anos atrás e como ele é tocado agora,mudou muita coisa,não só na técnica,mas tbm no papel e no aspecto de composição de cada instrumento dentro de uma banda.

    -Ainda teremos um Baixo solo na banda? XD hehe

    Aos poucos vem surgindo baixistas solistas dentro de bandas,como o Flea,o Matt Freeman,o John Myung,o Billy Sheehan,o Franck Harmanny entre outros,q vem cada vez mais fazendo solos em bandas de rock,q é onde o solo de guitarra manda,já é um começo para q essa idéia de baixo solo tome força.

    Mas para todas essas perguntas só o tempo tem uma resposta,mas cabe a nós músicos e baixistas começarmos a escrever parte dela.

    E vc? Faz o Basicão ou tem tentado implementar? Oq vc tem implementado?

    Eu busco implementar tudo o q eu posso em favor da música, sempre tentei colocar frases e notas de passagem em tudo o q eu toco,mas sem exageros se não o groove acaba morrendo.Eu tenho usado muitas frases ao longo da música,busco acompanhar as viradas do batera,improviso sobre os acordes,mando uns slaps bem colocados em horas q isso não vá atrapalhar a banda,tenho feito muito tapping não só em frases,mas tbm visando fazer a base e a melodia ou acordes durante a música,faço muitos acordes para dar apoio ao guitarrista em algumas passagens.

    THE BASSMAN
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    A evolução e mudanças são constantes, hj se pararmos p pensar, ficamos nos perguntando "que mais dá p fazer?"...mas sempre tem algum "iluminado"q inventa uma nova tecnica e revoluciona...
    Acredito q qquer um aki, nesse forum naum deve querer fazer apenas o basicão, por menos tecnico q seja, deve tentar fazer algumas evolucoes ou algum diferencial. Mas não acho q temos q ser virtuosos, ou fazer muito, p aparecer, a um anoe emioa tars eu tocava numa banda de pop rock, nacionale internacional , só covers, quer dizer naum tem nada de mais nisso, eram sons tipo legiao, jota quest, ira, pink floyd, creedence..e por ai vai .......muitos assistiram nossos ensaios e show, e sempre se referiam a mim como a espinha da banda, todos percebiam q eu estava ali e mais, q era "importante"e tinhamos 2 guitarras...então acho q mais do que fazer muita firula é saber fazer seu som aparecer. nào sou contra naum, muito pelo contrario,curto muito grooves, walking bass,e escalas etc..mas nauma cho q isso seja indispensável p sermos notados.
    é mais ou menos isso..
    abraxxx

    eltonbass
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Mas não acho q temos q ser virtuosos, ou fazer muito,
    não é obrigatorio, mais se a pessoa quizer!

    THE BASSMAN
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    eltonbass
    sim, é claro, se o cara quiser ser um virtuose, ou mais, se ele tiver essa capacidade, acho muito bom, na sequencia da frase eu acho q expliquei melhor o que penso, disse q naum precisa ser virtuoso p aparecer, mas se for tb otimo, é o que queremos ver mesmo.

    Diogorj
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Diogorj
    · votar


    ...Comentando...

    Eh. tou vendo q a galera de uma forma geral, sabe que o Baixo pode produzir muito mais, podendo se tornar ate um instrumento com mais evidência...

    Mas tipo um batera que toca no ritimo e tal faz seu papel, mas um q saiba dar akela virada especial , naum toda hora eh claro, faz diferença na musica, assim entaum somos nois neh? so acompanhando fazemos nosso papel, mais acredito que o Baixo naum pode ser so isso e se eh podemos mudar essa ideia ;) Tou mt errado? :D

    Ae galera naum tou mt tempo no baixo, eu era tecladista, mais descobri o mundo dos graves a um tempo, e agora naum largo.. XD
    Entaum essas minhas ideias podem estar fora em alguns aspectos... Mas oq kero eh poder tocar Bem e o pessoal olhar e depois de uma apresentação falar: Viu oq akele cara fez no Baixo? hehehe

    Grande Abraço!

    XaMBs
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    CAra esse lance de feijao com arroz n existe!
    vc tenki fazer oq a musica pede nem a mais nem a menos...
    tem musicas ki fica nakele TUN TUNTUN... outras ja pedem frases, harmonicos... ai vai da criatividade do baixista, mas sem nunk fugir do q a musica pede...

    eltonbass
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    XaMBs
    acho que não, não importa se a musica é porca e não foi vc que compos, crie uma linha que mude a musia, nunca fique só no tun tun tun a musica inteira.

    Gui
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    cara..eu gosto muito do arroz com feijão...tonicão básico e pans..mas não deixo de fazer firula..se a música pedir..

    num adianta colocar 300 notas por segundo e perder o groove

    apesar que muitas vezes me pego colocando triades e subindo alguma escala em idas pro refrão..

    também depende muito de como eu tou emocionalmente pra eu firular ou tonicar!=D

    eltonbass
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    também depende muito de como eu tou emocionalmente pra eu firular ou tonicar!
    agora que vc falou eu tb sou assim, tem dia que tó só pro tun tun tun no maximo umas nota de passagem, outros eu quero destruir.

    Gui
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    eltonbass
    é velho...se nosso instrumento fosse só fritação...daria pra fazer a mesma coisa todo dia..mas ele tem sentimento envolvido!=D

    denismonteiro
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Gui
    cara..eu gosto muito do arroz com feijão...tonicão básico e pans..mas não deixo de fazer firula..se a música pedir..

    num adianta colocar 300 notas por segundo e perder o groove

    apesar que muitas vezes me pego colocando triades e subindo alguma escala em idas pro refrão..

    também depende muito de como eu tou emocionalmente pra eu firular ou tonicar!=D


    falou tudo!!!

    Savant
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    O baixo elétrico tem apenas 50 anos, ainda é um instrumento muito novo (praticamente um bebê comparado ao violino, cello e etc).

    Eu penso assim:
    Feijão com arroz é a base do baixo, sem isso o baixo perde o sentido completo, afinal cada instrumento tem seu papel na música.
    Agora, ficar no feijão com arroz não acho bom. Variações, algumas passagens diferentes, ou seja, utilização de criatividade são fundamentais.

    Um cara que eu respeito prá burro é o Bernard Edwards, o cara ao mesmo tempo que fazia uma base maravilhosa, tocava algumas melodias lindas. Ele cumpria com seu papel de baixista e compartilhava a melodia com a guitarra.
    Essa música prá mim em termos de baixo é um clássico de como misturar arroz com feijão e melodia.
    Mesmo quem não goste do estilo, preste apenas atenção no baixo!! hehehe



    eltonbass
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: eltonbass
    · votar


    as vezes o pessoal pensa que não pode compartilhar uma linha com a guita, ou fazer uma linha mais elaborada por que a musica vai perder o peso, mais na verdade não, vai ficar sempre cheio enquanto tocar.

    Gui
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    eltonbass
    as vezes o pessoal pensa que não pode compartilhar uma linha com a guita, ou fazer uma linha mais elaborada por que a musica vai perder o peso, mais na verdade não, vai ficar sempre cheio enquanto tocar.

    exato!!!

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    as vezes o pessoal pensa que não pode compartilhar uma linha com a guita, ou fazer uma linha mais elaborada por que a musica vai perder o peso, mais na verdade não, vai ficar sempre cheio enquanto tocar.

    Depende,se o cara não tiver um bom senso pra fazer isso,ele caga todo o trabalho coletivo e ainda deixa o som magrim.

    bass_player
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    O que importa é a música estar legal, só a música.
    Não interessa se faz firula, tônica ou toca de ponta-cabeça...


    Todo músico tem que pensar em conjunto com a banda pra fazer MÚSICA BOA.

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    De tempos em tempos aparece um cabloco que chuta o balde na tecnica e feeling de tocar nosso baixo.
    Acho que o primeiro a fazer isso de uma forma bem discreta internacionalmente foi o Paul dos Beatles. Ele não se limitava a fazer o chamado baixo de marcação somente.

    Mas o primeiro a trazer o baixo para a linha de frente da banda, dando mais destaque ao baixo que para a guitarra foi o Stanley Clark. Foi o introdutor do baixo ativo no mundo e do groove fankeado. A qui no Brasil, um cara que fazia isso com o gigante foi o cara do Zimbo trio (Chaves). Tem umas gravações antológicas dele com uma vocalista (Elizete Cardoso) cantando samba e bossa nova. Só baixo e voz...

    Acho que o terceiro salto foi esse povo mais conhecido de hoje: Jaco, Flea, Sheeran, Wooten, enfim os caras que se destacam, principalmente em músicas instrumentais. Aqui no Brasil, Colaço, Pixinga, Pj...

    O quarto passo está começando com caras como o tiozinho do triplo domínio. O Chico Gomes já está mostrando um novo patamar instrumental para o baixo.

    Agora independente de patamar de nível instrumental ou outro qualquer devaneio virtuosístico, nós músicos, estamos aqui para servir a música e não se servir dela para virarmos astros.

    Quando o artista deixa de servir a música e se torna astro deixa de ser músico e se torna canastrão e sua música deixa de ser música e passa a ser barulho ou notas cuspidas de um instrumento.

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    O Bass Player resumiu legal meu ponto de vista: o que importa é a música. Música boa !

    Anulsotam
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    O Bass Player resumiu legal meu ponto de vista: o que importa é a música. Música boa !

    vale lembrar, que nem sempre o que é bom pra uma pessoa, é bom pra outra... mesmo agente as vezes pensando inconcientemente "que merda é essa?" tem gente que escuta a "merda" e acha muito bom, chamando a "merda" de musica...

    XaMBs
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    eltonbass
    tem musicas ki fica nakele TUN TUNTUN...
    qd falei isso me referi a uma musica da minha banda por exemplo q n da pra sair mto do Tun tuntun e n de outra pessoa...

    Guto EADG
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    assim como um Guitar faz uns solos para "enfeitar

    um guitarrista nao faz um solo pra "enfeitar", eh q determinadas musicas seguem o padrao de verso1 refrão ... verso2.... refrao... interludio... e solo. eu particularmente gosto dakele baixo pulsante junto com a bateria, pra mim poucas coisas sao mais bonitas do q um baixo bem marcado. um baixo bem tocado é primeiramente um baixo bem "posicionado" dentro da musica.

    Guto EADG
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    you cant hold no groove if ain't got no pocket ;)

    dru
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    tocar como louco ,rapido ,enchendo de notas é facil, dificil é ser simples e bonito, tirar sons bonitos ,o instrumento que tocamos é preciso pegada ,mosca morta não pode tocar baixo ,mais se liguem: nosso maior compromisso é com a beleza .sugiro um baixista que descobri ha alguns anos chamado richard bonna, é o cara, fala serio ,curto muito, bom gosto é seu nome ....kkkkkkkkk muito som e muita paz

    eltonbass
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    tocar como louco ,rapido ,enchendo de notas é facil,
    não é facil.

    dificil é ser simples e bonito,
    tocar simples é facil, bonito não é facil.

    tirar sons bonitos
    se o cara tem um timbre massa ele toca bem?

    Baxista
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Elton,

    Depende muito, se o cara tem um bom timbre ele tem que saber como passar este timbre para o instrumento, realmente fazer um som bonito é difícil, tem um brother baixista meu que toca só fazendo digitação rápida, pra falar a verdade não acho muito legal o seu timbre, é meio sem vida, o estilo de tocar, só na rapidez, eu mesmo gosto de controlar isso, marcar em certas áreas da música é essencial, mais sempre acho ótimo a evolução musical, o pessoal da minha igreja onde toco acha que rapidez é o preferencial, e sempre que toco acham eu um pouco lento, até uma vez que fui inventar demais que só toquei escalas a maioria de uma música, daí o pessoal me perguntou porque não tocava assim, daí disse tem que saber colocar na música, nem tudo que é rápido é bonito! Seria a junção dos 2!

    Um abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nossa Tendência Taum mudando alguns conceitos?