Qual a maneira correta de usar um direct box?

    Autor Mensagem
    Edão
    Veterano
    # abr/07


    Bem, tô usando um direct box Behringer nos ensaios da minha banda e tô fazendo a assim: baixo - compressor - DI - ampli - mic - mesa. O meu baixo é um Giannini modelo Precision GIB 400 e o som que saido cubo e da mesa ficam sem ruído, além é claro dos contornos que eu configuro no cubo, no baixo e no compressor. Essa configuração tá me dando uma resposta boa, mas, essa é a forma correta de fazer a ligação e o envio do sinal usando o DI?

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    a maneira certa de usar um DI é... Baixo>Compressor>DI(a saida balanceada vai pra mesa de som e a saida paralela vai pro amp q ira servir como retorno... o mic ficaria fora...

    []'s

    Igor Fediczko
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    pera ae...

    você está mandando o sinal pro di, do DI tá saindo em um cabo p10, entrando no ampli, colocando um mic na boca do ampli e mandando pra mesa?

    se for isso, pra mim é novidade....

    pode dar super certo, mas nunca vi alguém fazer isso...

    do DI tem de ir direto pra mesa de som

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eu já gravei em estúdio,por indicação do técnico de som,usando a ligação:

    Baixo>DI>amp>Mesa

    E o resultado ficou ótimo,o baixo ficou com um timbre cruel.

    Mas tradicionalmente a ligação é só Instrumento>DI>Mesa.

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Igor Fediczko
    um alnce legal seria liga o baixo no DI, dele manda o sinal pra mesa e outro pro amp pra servir como retorno de palco... e pega um mic e por na boca do amp... ae vc ia ter o timbre seco do seu baixo junto com o timbre equalizado do amp... sonzão vai sair no PA

    + geralmente o pessoal q coloca som so manda o sinal cru do baixo pelo DI pra mesa e o som ñ fica legal...

    denismonteiro
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    é como o Clinton_Jacks disse liga instrumento>efeitos e afins>DI >mesa e a saida paralela no ampli, e rola sim colocar um mic na frente do ampli (principalmente se for um bom ampli) pra pegar o timbre dele tbm.

    outra opção é pegar o post do preamp do ampli. normalmente uso ele. fica muito bom.

    Edão
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    É o som que sai na mesa, após a microfonação do Ampli fica bom mesmo, encorpado, definido, sobressai do violão (no meu caso), tem peso, não embola..., e fica na cara, aí é só regular o volume do bass (nele mesmo) ou seja não botar no último volume e aí é só alegria.
    Bem quer dizer que de tudo não tá errado né? Eu tava com essa impressão, pois desde que a coisa dê certo, tá beleza pra se fazer o som...
    Tá valendo, irmandade dos graves. hehehehehe

    Edão
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Procês terem uma idéia real mesmo, eu uso um cubo Moug (bostinha) de 30 w, porém Véio o som desse cubo vem me dando boas respostas, até em ensaio, porém não dá exigir mais do que ele pode oferecer, mas a timbragem que eu tiro desse set que tô usando é boa mesmo.

    CasToR_666
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Edão

    Putz, eu toquei nesse cubo uma vez e o som é simplesmente horrivel! Não tem timbre nenhum! Que bom que voce esta conseguindo tirar um som bom dele, eu nao consegui...

    Edão
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    CasToR_666
    Não é nada demais, é claro que outros cubos tem muito mais recursos coisa e tal. Eu tinha um staner SB 308 30w (hahahahaha, grandes comparação hahahahaha) e o som que eu tiro do Moug trintão é dez vezes melhor que o staner. Putz tamo falando de cubos de 30w. Eu uso o Moug com agudo e médio no 3 (sentido 9 horas) e o grave no 4 (sentido 10 horas), volume do bass no meio e controle de tonalidade à 1/4 de abertura, isso sem compressor ou DI, só mesmo pra estudar (neste caso). Não exijo muito de nada e tá tudo em casa, grave beleza (sem embolar e compreensível), médio legal ( sem saturar e sem estalidos) e agudo controlado (bem audível e definindo o timbre do baixo), daí um som bem simples de um bass modelo precision (GIB 400 - 2001).

    SkyHawk
    Membro
    # abr/16 · Editado por: SkyHawk
    · votar


    Dando um up aqui para tirar uma dúvida cruel sobre meu setup e DI.

    Meu pedalboard é hybrido, ou seja uso pedais, pedaleira e um iPad, a ligação é assim:

    Guitarra > wha > ME-25 > saida L da ME-25 para entrada 1 da A/B Box, saída R da ME-25 para interface JamUp e para o iPad, saida P2 da iPad para entrada 2 da A/B Box > saida da A/B Box para amp ou mesa dependendo do caso.

    Ou seja, a ME-25 divide o sinal em L e R, o L passa direto até a A/B Box e o R vai para iPad e depois para A/B Box --> a A/B Box funciona com duas entradas e uma saída para amp ou linha/mesa, quando piso na A/B Box no canal A a ME-25 sai direto para o amp ou mesa com um sinal de alta impedância, quando piso na A/B Box no canal B a ME-25 manda o sinal para o iPad que dá saída a um sinal de baixa impedância. Ou seja um rig sai em alta e o outro sai em baixa impedância, e para piorar minhas opções de saída mudam sempre, quer seja ligando no Amp (alta impedância) ou mesa e linha (baixa impedância).

    Minha pergunta é: se eu colocar um DI como último equipamento da cadeia, na saída da A/B Box e antes do amp ou mesa ele vai sempre casar as impedâncias, independentemente da fonte de sinal (rig 1 alta e rig 2 baixa) e de onde eu estiver plugando (amp alta e mesa / linha baixa) ????

    Se sim....... Funciona mesmo que o cabo saíndo do DI para o amp / mesa seja um XLR / P10 mono não balanceado ?????

    O problema é o seguinte, quando monto tudo solto, arrumo a melhor configuração caso a caso, mas agora estou fixando tudo isso em um pedalboard que estou fabricando, logo preciso casar todas as impedâncias automaticamente independentemente da fonte de sinal e de onde ele vai ser amplificado.

    SkyHawk
    Membro
    # abr/16 · Editado por: SkyHawk
    · votar


    O que quero saber é se o DI vai sempre casar as impedâncias, independentemente de ser:

    Alta / Alta
    Alta / Baixa
    Baixa / Alta
    Baixa / Baixa

    E se faz isso com a saída do DI sendo feita por um único cabo XLR / P10 mono ?

    SkyHawk
    Membro
    # abr/16
    · votar


    Ninguém ?

    kiki
    Moderador
    # abr/16
    · votar


    SkyHawk
    eu nao entendo muito disso nao, mas acho que sim pras duas respostas.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    SkyHawk
    se eu colocar um DI como último equipamento da cadeia, na saída da A/B Box e antes do amp ou mesa ele vai sempre casar as impedâncias, independentemente da fonte de sinal (rig 1 alta e rig 2 baixa) e de onde eu estiver plugando (amp alta e mesa / linha baixa) ???

    Não tenho certeza, mas acredito que toda pedaleira tenha saída de baixa impedância.

    Mas não o DI (passivo) nunca vai casar impedâncias, pois são valores aproximados de alta e baixa que existe no primário e secundário do transformador. Apenas vai acoplar impedâncias, transferindo energia (sinal) de uma forma mais eficiente, e balancear evitando que se tenha ruídos de RF.

    Funciona mesmo que o cabo saíndo do DI para o amp / mesa seja um XLR / P10 mono não balanceado ?????

    O acoplamento sim. Mas o risco de "pegar" algum ruído pelo caminho é maior, pois seu sinal é mais fraco.

    O que quero saber é se o DI vai sempre casar as impedâncias, independentemente de ser:

    Alta / Alta
    Alta / Baixa
    Baixa / Alta
    Baixa / Baixa


    De certa forma sim, mas isso trás consigo problemas algumas vezes. Atenuar um sinal de mic de nível já baixo, numa entrada de linha do DI, vai gerar um sinal ainda mais baixo na saída do DI, e isso piora absurdamente a relação s/n.

    Na prática, eu não acho nada útil baixar a impedância, e converter um sinal forte de linha, como se tem na saída da ME25 em nível de microfone, apenas por balancear o sinal (nem vamos falar de timbre do trafo), vale muito mais a pena espetar no line in da mesa.

    SkyHawk
    Membro
    # abr/16 · Editado por: SkyHawk
    · votar


    Ismah
    Muito obrigado pelas informações, montei o pedalboard essa semana, o som ficou muito bom e as duas cadeias de sinal ficaram extremamente versáteis.

    Para deixar a coisa ainda mais louca, vou montar um rack para adicionar o notebook no rig via interface usb da ME-25 (já faço isso no home stúdio), e rodar nele o BIAS FX e o Amplitube 4, tudo integrado ao pedalboard.

    Repare que estou usando o Power Click como pré-amp na saída do iPhone, usei um cabo P2 stéro para 2 P10 Mono, que vão para os In 1 e 2 do Power Click e a saída Fone deste vai para a A/B Box.

    Olha a foto do pedalboard como ficou:

    http://i1108.photobucket.com/albums/h416/ToneMagic/image.jpg5_zpsjmawd vnm.jpg
    http://i1108.photobucket.com/albums/h416/ToneMagic/image.jpg1_zps4lx6b ezx.jpg
    http://i1108.photobucket.com/albums/h416/ToneMagic/image.jpg4_zpsgylbf 5gb.jpg
    http://i1108.photobucket.com/albums/h416/ToneMagic/image.jpg2_zpsvooen j9u.jpg

    Rod_A_Lopes
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Meu amp e minha pedaleira possuem saída balanceada, portanto eu posso mandar o sinal direto pra mesa certo? Sem a necessidade de um Direct Box?

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    SkyHawk

    Sistema digno de gringo. Parabéns - mas eu não confio em note e celular ainda kkkk

    Rod_A_Lopes

    Qual a pedaleira? POD?

    Rod_A_Lopes
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    É uma Zoom B3.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Segundo o manual, sim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a maneira correta de usar um direct box?