Dúvidas de um novato sobre o v-tone bass

    Autor Mensagem
    Valmick
    Veterano
    # abr/07


    Olá, povo... Sou novato como baixista, mas não como músico. Gou guitarrista há muitos anos mas agora resolvi me enveredar pelo mundo do baixo para expandir meus horizontes musicais. Tenho aprendido muito, tirando músicas de ouvido e a partir delas, tirando idéias para criar minhas próprias linhas de baixo.

    Atualmente estou tocando baixo em uma banda Pop com o meu BX-12 da Condor (sei que está longe de ser um graaande baixo, mas era o que eu podia comprar no final do ano passado, paguei R$500,00 novo na loja). Tenho ensaiado usando os amps dos estúdios onde minha banda ensaia e malhando baixo usando o meu Meteoro Atomic Drive de guitarra (pra malhar, tá belezinha).

    Agora estamos em fase de gravação de nossas pré-demos e aí a coisa complica por eu não ter um bom amplificador de baixo, aliás, nem de baixo o meu amplificador é.

    Perguntinha: um Behringer bdi 21 faria bem pra mim, para gravar? O timbre tem como ficar bom o suficiente para a gravação de uma demo?
    Estamos gravando na casa do nosso guitarrista. Lá dispomos de um Pod XT (para guitarra), uma placa de som razoável e do software Sonar 6. Nossas primeiras gravações ficaram muito boas, mas o timbre de baixo não agradou nem um pouco. O Tio Phil (guitarrista) diz que muito do timbre ruim pode-se atribuir ao meu instrumento, mas acredito que com um bom processador próprio pra baixo já deva dar uma melhorada boa, estou certo?

    Agradeço a quem me responder

    THE BASSMAN
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Valmick

    Acho q o bdi vai te ajudar bastante cara, vc pode gravar com ele em linha e equalizar melhor.
    Olha, o timbre do bx 12 pode naums er a 8a maravilha, ams ja vi alguns baixistas tirando um som muito decente dele...fala presse tio ai q o lance dele é guitarra........Na minha opinião seu timbre pode ficar bom para gravar sim.
    Se eu fosse vc usaria na gravação o cap P (braço), e o tone mais ou menos 1/3 fechado, isso daria um silencio bem legal, o cap J, costuma chiar e fica chato em gravacao, a naums er q use o tone fechado, mas ai tb naum curto naum...fica fechado demais

    conehc
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Valmick
    arrume um bdi-21... timbre ele com paciencia e vc vera como suas gravações vao melhorar...

    Valmick
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    THE BASSMAN
    Obrigado pela sua dica, vai ser valiosíssima, ainda mais pra mim, pois é agora que meu ouvido está começando a se afiar para reconhecer o que serve e o que não serve para timbrar um baixo bem...

    conehc
    Eu tinha alguma dúvida quanto ao equipamento, mas agora to vendo que é o melhor custo-benefício pra quem não está esbanjando...

    THE BASSMAN
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Valmick

    Blz cara boa sorte, e se possivel depois manda ai as gravacoes..
    abraço

    Valmick
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Valmick
    · votar


    THE BASSMAN
    Com certeza, mas só depois de ajustar o timbre :)

    Acho que vou regravar todas as minhas pistas

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Valmick
    Cara, além de comprar o BDI-21 (que eu possuo e acho muito bom), compre um amp de baixo URGENTE.
    Abç

    Valmick
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    meu velho, valeu pelo toque.... o lance é que a prioridade agora é gravar...

    Valmick
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Ah, comprei o meu hoje.... Alguém pode me dar um patch legal?

    THE BASSMAN
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Valmick

    olha, a ym tempo montei um topico sobre isso , ams naum foi muito pra frente naum, tiveram alguns posts. mas o seguinte, no manual , vem algumas regulagens, o q eu faria no seu caso é usa-las e modificá-las a seu gosto!

    Valmick
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    THE BASSMAN
    Mauricio Luiz Bertola
    conehc


    Eu queria fazer mais uma pergunta, pra não ter que abrir um novo tópico...
    Sei que o meu baixo não é a oitava maravilha do mundo, mas acho ele um delícia de se tocar, dá muito certo na minha mão...
    Sei também que, assim como com as guitarras, o timbre final do baixo é o resultado do conjunto: boa madeira + parte elétrica + captação + preamp + amp....

    Ou seja, até agora eu só tenho um direct box, o que, na gravação substitui o amp e o preamp.....

    O Tio Phil falou pra mim que é melhor eu juntar uma grana, vender meu baixo e comprar um baixo decente se eu quiser tocar com um timbre mais ou menos profissional...

    Pergunta: Será que se eu trocasse a captação original do meu bx-12 já daria um bom upgrade, levando em consideração que sou trabalhandor brasileiro e não to cagando nota de 50?

    com um setup: bx-12 + captação emg + BDi21 na mesa dá pra tirar um som decente?

    conehc
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Valmick
    o problema é que com o preço que vc paga numa captação emg vc compra um sx novinho em folha... o unico problema que falam do bx-12 é o corpo de basswood e minimo... dizem que da um som meio embolado.... dizem tambem que os caps emg costumam ser meio independentes da madeira (acho mentira, mas dizem)...

    mas te digo uma coisa: no fim das contas, quem vai saber se seu timbre é legal ou nao é voce... com o bdi e o bx12 ja da pra vc timbrar legal... é um equipamento decente pelo preço... qualquer coisa acima disso, pra ter um ganho real em termos de timbre e tocabilidade vc ia ter que gastar pelo menos uns 1500-2000.... se vc vender o condor, ate quanto ta disposto a gastar?

    Valmick
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    conehc
    Talvez pegaria um Cort Curbow com captação Bartolini. O meu baixo é um instrumento que vende bem, daria pra trocar no pau dando diferença de 500 reais.

    Mas não sei... Talvez eu faça isso num futuro mais distante. Eu de fato gosto muito do meu baixo, acho que ainda temos que viver juntos mais um tempo.

    Ainda mais, que para fazer a gravação o tio Phil pode pegar um Music Man emprestago... mas eu sinceramente me sinto mais em casa no meu instrumento....

    Mas valeu pelo toque... Estou com o BDi só tem 2 dias.... ainda estou aprendendo a deixá-lo como gosto

    THE BASSMAN
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Valmick

    putz..essas cosias sao dificeis ate de dar opinião..
    tem uma banda chamada nobox...se procurar no google vai achar... o site deles..tem muitas musicas e sao todas gravadas com um condor bx 12...
    fica muito bom, agora com o bdi..vc chega lá, eu tb demorei... e ainda nem sei ao certo se cheguei numa regulagem ideal com o bdi

    um baixo bom, naum faz milagres cara..ja tive ate fende5 vintage 1976 e sempre fui eu emsmo tocando ( e mal por sinal) hj tenho diferentes baixos, diferentes timbres de cada um....e nenhum é milagroso....... e continuo dizendo..manda esse tio ai ficar na guitarra q ele ganha mais...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Valmick
    Cara, não há muito o que fazer por seu baixo, talvez um "up-grade" de captadores (Malagoli Alnico PB para o braço e Traditional JB Hot para a ponte). Mas creio que com uma boa regulagem geral, um equipamento minimamente bom (amp) e os pedais certos, vc tiraría bom proveito dele.
    Abç

    denismonteiro
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    qto a upgrades sempre digo: cuidado para não por motor de ferrari em fusca...

    e a cada dia que passa acho que um bom baixo e um bom ampli já resolve praticamente todos os problemas!

    Valmick
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Valeu pelas dicas, galera...

    Vou curtir o baixo que tenho até o dia em que tiver grana pra comprar um REALMENTE MELHOR...

    Ontem passei o dia malhando e escutando gravações de baixistas que admiro tentando timbrar o pedal e obaixo de forma que ficasse o mais semelhante possível... Gostei do resultado no fim das contas....

    De qualquer forma, o BDi foi uma aquisição e tanto... não me arrependo nem um pouco de ter comprado, ainda mais por ter conseguido um por 100 paus

    Gui
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Valmick
    cara...sinceramente...dá pra tirar um som legal do bdi e do teu baixo..mas tu precisa pegar um ampli e deixar ele em flat...ai sim achar o som que quer!=D

    num adianta gravar e sentir o som depois da gravação..é legal pegar antes e já ter uma ideia!=DD

    tenta se inspirar num som de baixo que tu goste e procure ele no seu!=DDD

    Valmick
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    valeu, cara... eu sinceramente curto muito o Geddy Lee... quando malho rush fico tentando fazer o meu baixo soar mais ou menos como o dele...

    CasToR_666
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Valmick

    Cara voce ja tentou gravar com o POD do teu guita??? Minha banda tambem esta gravando... tenho um BDI mas nao usei, pois achei um timbre para baixo no POD de guita que ficou muito bom!

    Ve com ele, tem patches no site da LINE 6 para gravação de baxo no POD XT de guita!

    CasToR_666
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Faz o teste, não custa nada, quem sabe voce acha um timbre bom sem atualizar seu SET

    Valmick
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    CasToR_666
    Meu velho, a gravação ficou melhor no BDi...

    Wilson Fisk
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    O BDI é realmente bom, mas acho legal ter também um pedal equalização - que pra mim é mais fácil de acertar o timbre. E os dois são os únicos "efeitos" para baixo que tenho e quebram bem o galho, ao menos para estudo, considerando que minha aparelhagem é bem "meia-boca" mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas de um novato sobre o v-tone bass