Quem ae além de musico trabalha pra se sustentar?

    Autor Mensagem
    Lucas Gatto
    Veterano
    # fev/07


    Bom, quem aqui além de músico tbm tem que trabalhar pra se sustentar?

    fico meio chateado sabe, meus amigos nunca fizeram nada, só faculdade e música, mas eu, desde que tenho o baixo trabalho, tp foda tempo pra treinar, e "investir em si mesmo"

    se bem q se nao fosse o trampo nem baixo eu teria né!

    chr19
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Eu dou aula de Ginástica cara, ve se pode, mas fazer oque. ainda bem que tenho tempo para estudar e tocar em uma banda de jazz, fazer o que ser quebrado é foda.....

    eltonbass
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    eu tb cara!
    estudo de manhã, trabalho a tarde e toco a noite.
    mais a vida é assim, se fossemos por exemplo professores de musica seria bem complicado tb, vc tem que dar aulas em horarios que forem melhor pro aluno, tipo sabado, domingo e ai vai.

    JaderGarcia
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: JaderGarcia
    · votar


    Bah, durante a semana trabalho de manhã e de tarde e ainda faço faculdade à noite, e toco só nos fins de semana... Ah, e durmo também...

    Chega segunda feira dá vontade de explodir o despertador!! haha...

    O brabo é que não tenho tempo de pegar o baixo durante a semana...
    Mas fazer o que...

    Abraços...

    conehc
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Lucas Gatto
    eu era estudante e tocava... ou seja, vagabundo duplamente, mas agora eu estou fazendo da música um trabalho... como trabalhar e fazer facul as vezes vc nem aproveita muito nem um nem outro, eu to usando a musica pra arrecadar fundos pra sobreviver... nao é muito, mas dá pelo menos pra sair, comprar uma coisa ou outra sem ter que ficar dependendo de muita gente....

    edumelo
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    durante a semana trabalho de manhã e de tarde e ainda faço faculdade à noite, e toco só nos fins de semana... Ah, e durmo também... (2)

    Gui
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    eu estudo e toco...só...

    mas tou procurando trampo..T_T

    Soulface
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Estudar, tocar e trabalhar ainda vai. Tem como organizar as coisas.
    O foda é qndo entra mulher no meio! hauehuaheuhaeuhahuea

    Mas enfim, eu só comecei a tocar depois de já ter começado a trabalhar.
    O lado bom é q sempre pude me financiar. Embora ganhar as coisas seja sempre bom, eu nunca precisei depender de ninguém pra gastar dinheiro com coisas q pra muita gente parece inútil.
    O lado ruim é a falta de tempo e tal... Mas a gente contorna.

    NESCAU
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    "Estudar, tocar e trabalhar ainda vai. Tem como organizar as coisas.
    O foda é qndo entra mulher no meio! hauehuaheuhaeuhahuea" (2)


    Lucas Gatto

    Cara, pra se viver de musica hj em dia sem ter um estudio que faça jingles e coisas do tipo, ou vc fica famoso ou vc tem q no mínimo tocar baile numa banda razoável ou se mora numa cidade cujo número de bares é grande, tocar bastante em barzinho, bastante mesmo.
    Eu toquei baile por uns 6 anos. Nesse período, só vivia de música e vivia razoavelmente bem para os padroes de um cara solteiro com 25 anos.
    Devido à minha faculdade, tive que parar com o baile, pelo menos por enquanto entao tive que trabalhar para me sustentar, pq moro em cidade de porte médio, logo bar aqui é em número reduzido e pagam mal, mto mal.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/07 · Editado por: Christhian
    · votar


    Quem ae além de musico trabalha pra se sustentar?

    Fod@ isso.

    Toda vez que alguém pergunta minha profissão e eu digo "músico", sempre tem alguém pra perguntar "Mas não trabalha?".

    Putz, eu trabalho pra KCT dando aulas, levando bandas de noite, trabalhando com voz e violão, banda de som próprio, até fazendo aniversários... Sem contar as abdicações que tenho que fazer, não tomar gelado, não beber, bla, bla, bla.

    Enfim, música é trabalho. Não pra todos, mas é. A diferença está na sua decisão. Se vc decidir levar a música como profissão, vai ter que aprender a ser como o NESCAU sabiamente descreveu: Esforçado. Assim como em qqr profissão, tem que se preparar e lembrar que nem todo cientista ganha o nobel ou descobre a cura pro cancer. Assim como nem todo músico vai ser famosão. Mas dá pra viver bem e dignamente - Eu tenho minha casa, meu carro e todas as minhas coisas, graças a música.

    Agora, se for levar como hobby, já encare isso de vez como hobby. Não existe essa de "trabalhar" pra se manter. Vc pode até ter dois trabalhos, um como músico outro como dentista, por exemplo, mas se não tiver dedicação nas duas coisas igualmente, vai fazer as uma das duas péssimamente.

    Abraços.

    THE BASSMAN
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Christhian

    kualé manow? auahuahuahuahuahuah
    Vem citabdo os brothers naum heim...auhauhauha
    abraxx

    conehc
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    THE BASSMAN
    Vc pode até ter dois trabalhos, um como músico outro como dentista
    de onde eu conheço esse exemplo?

    Christhian
    conheço bem esse exemplo q vc deu... tenho alguns amigos que sao musicos de profissao, eles ralam demais, é faculdade de musica de manha, aulas de educação musical a tarde, aulas particulares de instrumento, projetos musicais e por aí vai... e vivem bem, melhor do que muita gente que rala 8-9 horas por dia e tem orgulho de dizer que trabalha em uma empresa grande....

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    Lucas Gatto
    Bom, quem aqui além de músico tbm tem que trabalhar pra se sustentar?
    Cara, esta sua pergunta ficou meio esquisita.
    Como se músico não trabalhasse pra se sustentar...
    Vc quer saber se os músicos daqui têm como fonte de renda apenas a música?
    Se é possível sobreviver apenas com música ou se além dela os músicos daqui precisam de um segundo emprego?
    Ou vc estaria pedindo um conselho por estar pensando em largar um emprego certo a fim de se dedicar somente à música?
    Cara, na minha opinião existem três situações:
    1. Quem vive de música: pra se dedicar exclusivamente à música tem que trabalhar muito dioturnamente, pois na minha opinião, se trata de uma profissão tão exigente quanto outra qualquer. Às vezes mais até que algumas...
    2. Quem busca viver da música: a grande maioria. Deve ser de músicos que infelizmente não conseguem um lugar ao Sol por conta de um Mercado injusto e daí são obrigados a buscar outras fontes de renda pra complementar seu orçamento.
    3. Quem tem a música como hobby: estes certamente, como eu, possuem seu emprego ou suas atividades bem estabelecidas e, como tal, encaram a música como passatempo dedicando-se a ela nas horas vagas.
    Valeu!!!

    samuray
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Por enquanto só tenho 15 anos, mas pretendo seguir carreira profissional como músico

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    Christhian
    Vc pode até ter dois trabalhos, um como músico outro como dentista, por exemplo, mas se não tiver dedicação nas duas coisas igualmente, vai fazer as uma das duas péssimamente.
    Gostaria só de complementar esta sua observação, meu camarada.
    "Vai fazer profissionalmente uma das duas pessimamente", pois quando são encarados como objetivos diferentes, seu trabalho é profissional (portanto com mais tempo dedicado) e seu hobby é amador (dedicado à medida que existe a possibilidade ou se programando um tempo menor, dadas as outras responsabilidades), mas não necessariamente péssimo. Só vai demorar mais tempo pra se obter os resultados naquilo que vc encara de forma amadora, mas com certeza um dia fará muito bem as duas coisas.
    Valeu!!!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/07
    · votar


    Penta_Blues
    Bem observado. O que eu quis dizer é realmente o que vc postou. Se tentar encarar a música profissionalmente, mas ficar inseguro, mantendo uma outra atividade profissional em paralelo, realmente vai definhar em uma das duas. Mas se for hobby, até pelo prazer, vc acaba tendo uma evolução mais solta - paradoxal, mas real pois qdo existe pressão de qqr tipo, tendemos a evoluir mais lentamente. Realmente daí, vale a frase: se for levar como hobby, já encare isso de vez como hobby.

    Abraços!

    Lucas Gatto
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    ae gente desculpa ter formlado mal a pergunta!

    o certo seria, quem aqui vive de música ou precisa de outra profissão pra se sustentar!

    mas então, mto dificil fazer bailes cara, dps da chegada dos DJs a coisa ficou feia...

    e tentar fazer sucesso, com "sua música"(que infelizmente na midia não existe) ta quase impossivel...

    vou tentar começar a dar aulas e motar algum grupo mais pop!

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Também tive essa dúvida quando tinha 17 anos: Largava tudo e ia viver de música ou ia pra faculdade tentar ter uma vida estável?

    Do povo que tocava comigo somente 2 viraram músicos profissionais. O resto tem na música um hobby hoje.

    Infelizmente esses 2 não são os que estão melhor de vida.

    De todas as bandas que tocavam no final dos anos 70 e que divídiamos os palcos, clubes, praças e que eram da minha região (Zona Norte de São Paulo) só uma realmente virou um sucesso nos anos 80 e os caras estão realmente bens de vida.

    Mas existiam mais de 30 bandas...

    Realmente é um caminho bem árduo e ingrato. Já vi nego bom (que gravou disco como side man de Maria Bethania, por exemplo nos anos 80) sem dinheiro para por comida em casa...

    Mas mesmo assim ainda acho que hoje a coisa está um pouco melhor que a 20 anos atrás.

    Tem gente que se vira em estúdios, faz jingles, dá aula, faz Gig de voz e violão em barzinho ganhando R$ 250,00 por noite... Enfim, consegue ter um carrinho e viver com certa dignidade.

    Tem que ser versátil e corajoso.

    O mais interessante disso tudo é que nem sempre os melhores músicos têm os melhores salários ou são garantia de sucesso... interessante isso.

    eltonbass
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Maurício_Expressão
    O mais interessante disso tudo é que nem sempre os melhores músicos têm os melhores salários ou são garantia de sucesso... interessante isso.
    é assustador!

    ctc
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: ctc
    · votar


    eu sofro desse mal
    toco a noite
    e trabalho de vendedor na teodoro sampaio
    tem dias que pareço um zumbi

    NixonMarques
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    É foda essa vida de trabalho, faculdade e musico (sem falar da atenção q tem q dar pra namorada...)
    De segunda a sexta, minha rotina é sair de casa antes das 8 e chegar lá pelas 23:30... O baixo coitado... Mal ganha minha atenção..........

    Mr Moses
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Soulface
    Estudar, tocar e trabalhar ainda vai. Tem como organizar as coisas.
    O foda é qndo entra mulher no meio! hauehuaheuhaeuhahuea
    (3)

    Ano passado, eu tava num ritmo desses, absurdo. Trampava de 8-17:30, ia pra faculdade, saía às 22:00 hrs e ia ensaiar com uma das duas bandas q tocava, ou ia tocar até 3 da manhã... e depois acordar 7!!

    E o que dava mais trabalho nisso tudo era a Mulher! Hahahuahuhau...

    Eu Virei um zumbi!! Hahuahuhauahu... perdi peso pra caramba. Vivia mal humorado, e coma resistência baixa. Fiquei 2 meses gripado, direto. Daí, saí do escritório, voltei a estudar de tarde e me dedicar totalmente à música às noitas. Putz! Foi difícl, mas hj tô consegindo viver só de tocar, e tô muito mais saudável e menos estressado que ano passado.

    Agora, viver de música é realmente uma tarefa ingrata. Vc acaba trabalhando mais que muita gente que "tem trabalho" bem definido, e ainda tem q abdicar de muitas coisas, como festas importantes de amigos e família quando tem que tocar. Já perdi a conta de quantas festas de formatura de grandes amigos deixei de ir pq tinha de tocar. Esse ano vou tocar no casamento e festa de formatura de alguns amigos, e minha namorada não tá nada contente, pq não vou poder curtir a festa ao lado dela.

    E ainda temos que passar por esse tipo de stuação: ... eu sou "músico", sempre tem alguém pra perguntar "Mas não trabalha?".

    Somos todos heróis!! E não nos deixemos abater!
    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quem ae além de musico trabalha pra se sustentar?