Conserto braço inteiriço

    Autor Mensagem
    Rodrigobass
    Veterano
    # jan/07


    Vi aqui pelo tópico que se um braço inteiriço empenar não tem conserto. É isso mesmo?

    Se eu precisar dar uma regulagem nele, nao tem como?

    Espero que o kra q falou isso esteja enganado. Eu acredito que esteja, mas é só pra confirmar mesmo.

    Respondam aí. Valeu.

    WormKrash
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Rodrigobass

    baixos inteiriços têm tensores como qualquer outro baixo, é só regular.

    Rodrigobass
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Eu tinha 99% de certeza disso, mas teve um noob aí que falou q se o braço empenar nao tem conserto, vc perde o bass. Absurdo!

    Vlw pela resposta.

    Continuem respondendo aí confirmando.

    Metal bass
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Metal bass
    · votar


    Claro q dá pra regular! o tensor tá pra isso ué!
    é como o WormKrash disse!!
    flw

    conehc
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Rodrigobass
    O que nao da pra fazer com braço inteiriço é o segunte: vc deixou o baixo por 1 ano, encostado na parede de forma inadequada, so com as cordas sol e re... quando vc pegar no baixo denovo, o braço vai estar mais torcido que uma espiral... braço torcido nao tem como consertar so regulando o tensor, daí seria necessario um novo braço... mas ele é inteiriço num eh? entao como que tira o braço e coloca o outro...

    outro exemplo é se vc cisma de regular o tensor, faz cagada e danifica ele, faz o braço torcer e espana a rosca de regulagem... ai nao tem concerto... é um abraço...

    NESCAU
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    conehc
    tem conserto sim, é só retirar a escala, nivelar o braço e arrumar a rosca do tensor, o problema é qto isso custa... caro caro... E nao é qualquer luthier q faz isso.

    conehc
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    NESCAU
    sim... dessa eu sabia... mas tem luthier que nao sabe nem trocar traste direito, imagine entao fazer isso... tem que ser um luthier muito bom e o preço deve sair meio salgadinho, vc acha?

    mas pra que pensar em luthier ne... se vc tiver cuidado com seu instrumento o braço dele nunca vai empenar nem torcer (claro, se for um instrumento bom)...

    Jfactor
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Jfactor
    · votar


    conehc
    NESCAU

    já ouvi um papo que o cara cortou o braço inteiriço e colocou um aparafusado, da pra fazer ou e historia de papai noel?

    abçs

    Alex Navarro
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    NESCAU
    conehc

    é .. a grande maioria dos luthiers nem luthier são... levasse tanto tempo para aprender realmente a fazer um bom instrumento e de 5 anos pra cá está havendo a multiplicação dos luthiers.
    A grande maioria são pessoas que sabem apertar parafusos, afinar, coisas básiacas e por alguma razão (provavelmente financeira) começam a executar o trabalho pois devem pensar que é uma forma de ganhar dinehiro fácil.. daí vemos esses caras fazerem uma série de cagadas nos instrumentos dos outros.

    O pior é que um tempo veio aqui em casa um cara que está fazendo um curso com um luthier de SP e faz meses que o cara tá lá pagando uma cacetada por mês e não sabia várias coisas básicas.

    Conheci o Nik Hüber e seu amigo o Lars que fizeram um curso na Espanha em Formentera onde aprenderam a fazer violões, guitarras, contrabaixos e captadores em 20 dias!

    Tempo suficiente para aprender os primeiros passos e por o nêgo na direção certa. O Nik faz guitarras espetaculares na linha das PRS. E foi com 20 dias de aula que ele obteve os conhecimentos que depois com mais estudos e prática (muita prática mesmo.. meses e meses) chegou nessa qualidade.

    Aqui é uma zona.. qualquer um pode ser luthier e qualquer um pode ser professor de luthieria.. é incrível!!!

    Eu acho que já tá na hora disso virar uma profissão com qualificação. Tipo um curso dentro de uma faculdade de música que o cara faça e saia realemente formado, um curso sério. Os professores tinham de ter seus instrumentos aprovados por uma série de músicos exigentes e tal...

    Assim teriamos profissionais realmente competentes.. Tem até quem escreve livros e colunas em revistas com um monte de dicas xucras que dá dor de estomago!

    Total desrespeito...


    Rodrigobass

    Filho... primeiro vc tem de ver se o braço do seu instrumento apresenta algum problema mesmo.
    segundo vc avalia se o intrumentento vale a pena gastar com ele pois um conserto desses fica em média 250 a 350 (tem quem cobre 900 a 1000)
    Para um instrumento de 800 1000, gastar 300 num conserto pode não valer a pena, mas num de 2000, 5000, 8000 é bagatela.
    terceiro, se valer apena por qualquer motivo e no caso de ser problemas no tensor as soluçoes podem ser:

    - Se o defeito for na bucha, pode-se retirar o último gomo da escala na linha dos trastes se for o caso de não conseguir retirar ou se a falha estiver na rosca ou coisa assim.
    - Se o problema for interno pode-se extrair os trastes e Retirar a escala com vapor. Corrigir o defeito ou mesmo fazer a troca da peça (tensor). Preparar gabarito e re-colar a escala. Nivelar e entrastar.
    - Se o tensor tiver ação ainda, mas o problema for uma torção irregular e vc perceber que tal torção está estabilizada pode optar em apenas retirar os trastes e nivelar a escala corrigindo a superfície e reentrastar em seguida. Solução pratica e mais barata para quem não precisa exigir muito do baixo ou para poder vende-lo .....acho que é uma boa.

    NESCAU
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Alex Navarro
    faço minhas as suas palavras!

    Gui
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Alex Navarro
    faço minhas as suas palavras!
    (2)

    só acho que curso de facul seria estranho..uma matéria optativa? acho mais valido um curso tecnico em luthieria...

    Jfactor
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Alex Navarro


    M E S T R E!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!e os captadores e circuitos???????????????

    abçs

    Alex Navarro
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Jfactor


    M E S T R E!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    uauheuhauhuheuhauhuheuha

    ... eu só sou um chato!!!!!!!!!!

    Gui

    Sei lá.. onde seja, foi só um exemplo.. facul impõe respeito.. foi essa a idéia..
    Mas isso já seria um lance para os verdadeiros mestres.. aqueles que constroem intrumentos não só elétricos como os de caixa com cursos comprovados no exterior como o Carlos Novas.

    --------

    Ah .. eu comentei sobre o Nik.. o site dele é www.nikhuber.de eu tenho umas fotos ao seu lado heheh coisas de fã tive a oportunidade de passar um tempo lá aprendendo todas as etapas de construção. Ele que me mostrou um lance de colocar trastes quentes na escala. Depois conversando com o gerente da Made in Brasil (loja de SP) ele disse que na feira da música dos EUA que ele foi, na stand da PRS tinha uma demonstração disso lá. Achei legal, pois alguns luthiers já tinham zombado de mim quando falava isso como se eu tivesse inventando.
    Acho que em 2008 eu volto pra lá...


    O Site devagarinho está voltando ao ar moçada...

    Agora semana que vem vai ter a possibilidade de comprar parcelado

    stevbass
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    opa compra parcelada, blz cara agora eu pego o meu set

    Gui
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Alex Navarro
    Sei lá.. onde seja, foi só um exemplo.. facul impõe respeito.. foi essa a idéia..
    Mas isso já seria um lance para os verdadeiros mestres.. aqueles que constroem intrumentos não só elétricos como os de caixa com cursos comprovados no exterior como o Carlos Novas.

    sim...isso é...num pode ser qualquer manezão...é que facul seria muito tempo pra nada...sei lá...é estanho...um curso de menos de um ano já daria bastante efeito..mas um curso decente!

    Alex Navarro
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Gui

    na, não.. não que o nego deva fazer a facul .. um curso profissionalizante dentro da facul .. de uma facul de musica, arte, etc...

    mas foi só um chute...

    Alex Navarro
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    stevbass

    O site já está quase disponível para vendas em parcela... só que a maioria dos modelos eu só vou ter em estoque em alguns dias ...

    tenho os 6000, 1000 um par de JBS4 um par de JBA4 .. pera.. qual vc quer heheh fica mais fácil

    Gui
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Alex Navarro
    na, não.. não que o nego deva fazer a facul .. um curso profissionalizante dentro da facul .. de uma facul de musica, arte, etc...

    mas foi só um chute...

    hum..é...talvez uma optativa...seria interessante...

    Homem da Ciência
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Que nada... Uma optativa dá pra isso não. O certo seria criar um curso com matérias de Física, Cálculo, Eletrónica Analógica, Biologia ou seja lá o que for (estrutura e espécies de madeiras...) com bastante aulas em laboratório onde realizariam testes com as madeiras, aulas de marceria e MUITA PRÁTICA hahaha


    Acho que é por aí

    Gui
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Homem da Ciência

    Que nada... Uma optativa dá pra isso não. O certo seria criar um curso com matérias de Física, Cálculo, Eletrónica Analógica, Biologia ou seja lá o que for (estrutura e espécies de madeiras...) com bastante aulas em laboratório onde realizariam testes com as madeiras, aulas de marceria e MUITA PRÁTICA hahaha


    Acho que é por aí
    bastante interessante isso..o bom é que eu poderia aproveitar bastante coisa da minha facul atual (física)

    isso seria quase uma engenharia em luthieria..algo assim!!

    Alex Navarro
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Homem da Ciência

    """""""""""""SUBLIME""""""""""""

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conserto braço inteiriço