Afinaçao em ré baixo de 5 cordas

Autor Mensagem
Varg
Veterano
# jan/07


Toco numa banda de Thrash Metal e preciso afinar a corda mi em ré, mas assim a corda fica mto solta e dificulta tocar com mais velocidade mesmo tocando proximo a ponte, queria saber se afinar a corda sí em re causaria mtos danos ao braço e se alguem tem alguma soluçao para esse problema...
ja me falaram pra deixar a afinaçao em mi e ficar utilizando o ré na tercera casa da sizona mas como as musicas sao mto rapidas dificultaria mto a execuçao =/

John Arch
Veterano
# jan/07
· votar


Varg
A única solução é essa msm kra. Mas acho q o problema da corda solta é regulável. Afinação em Ré é mto utilizada, e geralmente as pessoas não tem maiores dificuldades com isso. Qquer coisa, leva num luthier

eltonbass
Veterano
# jan/07
· votar


cara pra tocar coisa rapida tem que ser rapido msm, e a si ia ficar mto esticada em ré, aconselho a terceira casa da s o jeito é ficar rapido.

WormKrash
Veterano
# jan/07
· votar


um viva pas cordas 0.50. Ré com tensão de Mi... como exemplo posso citar o DiGiorgio, que usa 0.50, afina um tom abaixo e tira aquela sonzeira.

Varg
Veterano
# jan/07
· votar


as cordas 0.50 deixam o ré com tensao de mi? O.o
se for assim mesmo pode ser um soluçao mto boa xD

Cerberus
Veterano
# jan/07
· votar


Varg

Isso deve servir para mim também, já que a minha afinação é C#.

WormKrash
Veterano
# jan/07
· votar


acho que só luthier vai saber dizer ao certo a tensão relativa, mas do que eu já usei, 0.45 ficava muito solto. 0.50 com certeza fica bem melhor.

bass_addicted
Veterano
# jan/07
· votar


Tenho um baixo de 5 e afinei em ré durante 5 anos. a 0,45 já ajuda um pouco. O ideal é a 0,50 mesmo.

Rafael do Baixo
Veterano
# jan/07
· votar


Uma boa solução pro teu caso,já q eu ví q vc tem uma banda de heavy metal tbm, é uma tarracha com D-tune e cordas 0.50,pq assim vc desafina e afina rápidamente a corda E sem problemas de cordas frouxas.

marcioazzarini
Veterano
# jan/07
· votar


Varg

Não tem necessidade de mudar a afinação de um baixo de 5 cordas, é só adaptar uma nova digitação, tendo em vista que temos o D grave na 3ª casa da corda B. A não ser que vc queira obter notas mais graves que o Bzão, não vejo necessidade.

Um abraço!

Varg
Veterano
# jan/07
· votar


Rafael do Baixo
vou procurar saber mais dessa tarracha com D-tune e testar as cordas 0.50 mesmo...
vlww

marcioazzarini
ja me falaram pra tentar isso, se fosse um outro estilo de musica mais lento essa seria a melhor soluçao sem duvidas, mas para o Thrash metal acho q complicaria mto, ja tentei adaptar a digitaçao mas nao ficou a mesma coisa, com a afinaçao em D a marcaçao fica bem mais facil e eu consigo mto mais velocidade, o problema é a corda mto solta mesmo =/
vlws

WormKrash
Veterano
# jan/07
· votar


marcioazzarini

riffs de thrash abusam de cordas soltas, até pela questão do peso. mudar digitação é extremamente desconfortável.

Varg

cara, poem 0.50 e seja feliz, só isso e uma boa regulagem pra tocar em ré. lembrando que é interessante ter um baixo com bons captadores pra não perder definição do grave em tons mais baixos.

Cerberus
Veterano
# jun/07 · Editado por: Cerberus
· votar


Alguém sabe se fazendo alguns ajustes, trocar calibre de corda, etc...é possível afinar o baixo um tom ACIMA? Estou com um baixo de 5 cordas agora, e gostaria de ver se é possível afinar em c#...

marcioazzarini

riffs de thrash abusam de cordas soltas, até pela questão do peso. mudar digitação é extremamente desconfortável.


essa inclusive é uma das razões desta pergunta...ficaria horrível mudar a digitação de todas as músicas para B...

denismonteiro
Veterano
# jun/07
· votar


uso afinação drop d (GDAD) pra tocar algumas músicas e não sinto tanta diferença assim.... o que o pessoal comentou é uma boa, coloca uma corda mais firme! o meu antigo ibanez era inteiro um tom abaixo (a#FCGDA) e rolava bem! usava d'addario EXL165-6

Rafael do Baixo
Veterano
# jun/07 · Editado por: Rafael do Baixo
· votar


Cerberus

Vc pode fazer o q o denismonteiro disse,usar um jogo de cordas bem pesado,e dropar o baixo todo em 1 tom,mas com a excessão da corda E,q vc pode dropar 1 tom e meio.

Algumas bandas seguem esse padrão de afinação e o resultado é bem legal,já q o som continua bem firme e pesado.

Tem tbm uma outra opção,q não é a mais recomendada, q é a de vc comprar um jogo de cordas com um calibre bem baixo(abaixo de 0.40),e afiná-las 1 tom acima.O problema é q as cordas vão tencionar muito o braço do baixo,e talvez ele fique muito duro de se tocar,e com a ação um pouco alta,nesse caso o ideal é vc levar o baixo em um luthier pra ver se ele aguenta tanta tensão no braço.

edit:
Um jeito bem fácil(e meio mirabolante),de mudar a afinação sem muito transtorno,seria se vc tivesse um capotraste,tipo os q os violonistas e guitarristas usam,não sei se eles são fabricados em medidas diferentes,ou se servem para baixos tbm,mas não custa nada dar uma procurada.

Shakal
Veterano
# jun/07
· votar


Tenho um baixo de 5 e afinei em ré durante 5 anos. a 0,45 já ajuda um pouco. O ideal é a 0,50 mesmo.

Cara... A 0.045 tem menos tensão na E que a 0.040. Pelo menos é oq o site da daddario diz.

Shakal
Veterano
# jun/07
· votar


Tb vi a algum tempo sobre o mesmo modelo de corda mas com a E mais grossa.

Por exemplo tempos a 0.040 que é a G, com a E em 0.095. E temos a mesma 0.040 com 0.100...

Não entendi mt bem pra que serve isso. Diz tb Medium Scale, Long Scale, Super Long scale. Alguém sabe me dizer o porquê dessa diferença?

dani_low
Veterano
# jun/07
· votar


pq n bota aquelas pestanas q seguram a corda pra vc na 3ª casa? =D

kadudu2
Veterano
# jun/07 · Editado por: kadudu2
· votar


Varg Faz o seguinte:

Pega uma corda "E" e afina ela em "D" e coloca no lugar da corda "B"

vai ficar mais leve e nao trasteja

Shakal
Veterano
# jun/07
· votar


Mas e a B? uaHUAHuahua coisa de português

kadudu2
Veterano
# jun/07
· votar


A "B" deixa guardada... portugues

eltonbass
Veterano
# jun/07
· votar


Shakal
coisa de português
o TugaBass vai ficara chateado!

Shakal
Veterano
# jun/07
· votar


Ele quer deixar a E com afinação de D... Pra quê ele vai tirar a B e colocar no lugar dela?? Não é mais fácil deixar onde está?

Ainda não entendi a lógica!uhaahuaHauaUhaU

Shakal
Veterano
# jun/07
· votar


eltonbass
Mas num é? Pow... não existe melhor expressão para uma situação como essas!? Vou falar oq? auhaUhaUha

kadudu2
Veterano
# jun/07 · Editado por: kadudu2
· votar


Shakal

Pq ele tem um baixo de 5 cordas, nao ker usar a corda B na afinação normal, nao ker afinar a corda B em D pq vai ficar muito esticada. etc, etc

Entao a forma mais simples dele usar o D grave ja que nao vai usar a corda B é retirar a B e colocar uma corda E e afinar em D.
Ta ligado?

Assim ele teria o D livre e as outras cordas na afinação normal de um baixo de 4 cordas.

Shakal
Veterano
# jun/07
· votar


Ele falou que a corda E afinada em D fica mt solta... Qual a diferença de colocar no lugar da B ou deixar no msm lugar? Vai dar na mesma... Troca seis por meia dúzia.

Acho que o melhor seria pegar um jogo de cordas onde a E tenha tensão maior, tipo a 0.050 e afinar como D mesmo, daí não ficaria tão solta. E deixa a B como B mesmo... As Super Long Scale tem tensão maior até que as 0.050.

Afinar B em D é mt coisa... Deve arregaçar tudo o braço, se não arrebentar a corda e levar um pedaço seu junto.

Flw

kadudu2
Veterano
# jun/07 · Editado por: kadudu2
· votar


Shakal Assim iria tirar o padrão da escala na corda E, eu ja colokei uma corda "E" 0.45 no lugar da B e afinei ela em B, nao ficou trastejando nao, so ficou com menos peso, é questão de regularem.

Cerberus
Veterano
# jun/07 · Editado por: Cerberus
· votar


Pessoal, não é D, é C# que estou perguntando! A pergunta original do tópico é D...

só pra esclarecer...

Edit: ou Db, pra quem preferir...

Rafael do Baixo
Veterano
# jun/07
· votar


Cerberus

Tenta fazer o q eu falei q funciona:

A afinação vai ficar:

F
C
G
C#
A

Se tú quiser pode dropar o A pra G#.

Varg
Veterano
# jun/07
· votar


ressusitaram o topico hehe
valew ae todos q tentaram ajudar, mas do começo do ano pra ca ja consegui me adpatar a tocar com essa corda solta mesmo, decidi nao tentar nenhuma solução mirabolante =P apanhei mto mas consegui, acho q ate faltava um pouco de tecna mesmo para tocar o estilo, mas agora ta tranquilo hehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinaçao em ré baixo de 5 cordas