Captadores desalihados ?!

    Autor Mensagem
    asteffanopf
    Veterano
    # jan/07


    Recebi Sábado meu Jazz Bass Shelter JB500R_TOR_BK novinho, e de cara percebi que os captadores estão desalinhados.
    Seguinte: Levando-se em consideração que são 2 bolinhas para cada corda - o captador do braço está com cada corda bem no centro de cada bolinha, e no da ponte as cordas estão na direção da bolinha de cima. Se isso for defeito, acho q não tem jeito mesmo, só se mexer na madeira, aí.......
    Alguém pode me dar uma ajuda ? Preciso tb dar uma regulada básica nele, pois na fábrica (no caso Made in China) vem de qqr jeito, né !? Mandei Email pro Bertola, pois sou ne Niterói tb, mas ele ainda não respondeu.
    Aos curiosos digo q paguei R$ 641 c/ frete na Americanas.com

    Abraços !

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    asteffanopf
    Eu não entendo muito de captação para baixo, mas com relação às cordas, é natural q elas fiquem uma pouco mais longe umas das outras na ponte do q no braço.
    OQ eu não tenho certeza, é se tem captação com medida específica pra ponte e pra braço.
    Em guitarras, a única diferença são os captadores chamados F Spaced (no caso da DiMarzio) q tem um espaçamento maior entre os polos para se adaptar à pontes tipo Floyd Rose.
    Nos demais casos, é tudo igual.
    Mas se for caso mesmo de o captador estar errado, o negócio não vai ser mexer na madeira, e sim trocar esse cap da ponte.
    Vamos ver se o pessoal q entende melhor aqui pode dizer alguma cosia sobre isso.
    Mas eu acho q não tem muito problema do jeito q está não.

    asteffanopf
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Blz !
    Só não sei se expliquei direito... é na vertical que eles estão um pouco desalinhados(mais para baixo, no caso o da ponte) e não na altura dos captadores em relação às cordas... Mas tá valendo !
    Afinal, o som etá sendo captado pelos dois, isso eu já percebi ! rsrsrs...
    Abraços !

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    asteffanopf
    Exatamente...
    Eu sei oq vc qr dizer.
    OQ eu não sei é se existe captação específica pra braço e pra ponte de baixo, e se isso não pode ser invertido.
    É só dar uma pesquisada, mais to meio sem tempo agora. Depois eu dou uma olhada.
    Mas eu acho q esses captadores tem 2 pólos para cada corda justamente pra suprir essa diferença. Eu acho...

    leomezz
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    asteffanopf

    E aí, rapaz....

    Veja bem, as cordas ficam posicionadas sobre a ponte(atrás) e o capotraste(frente). A ponte é mais larga que o capotraste, logo as cordas não ficarão paralelas entre si. O desenho dos captadores não acompanha o grau de diferença gerado em função da ponte e o capotraste. Portanto, nunca teremos as cordas passando entre os polos exatamente iguais nos dois captadores. É claro que os carrinhos devem estar alinhados para que se possa manter um padrão simétrico no distanciamento entre as cordas. Geralmente as cordas Lá e Ré (no baixo de 4) passam exatamente entre os pólos nos dois captadores. O problema ocorre com as eqüidistantes, isto é, as cordas Sol e Mi. Mas não se preocupe com isso, a captação ocorre sem problemas.

    Abç.

    Homem da Ciência
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Captadores desalhinhados é difícil... Deve ser algum ajuste na ponte. Se pudesse tirar uma foto seria de grande ajuda.

    Will Piasecki
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    asteffanopf

    jah tive um jazz bass memphis e tive essa mesma duvida, mas APARENTEMENTE isso nao prejudica o timbre...

    Estive reparando em alguns outros baixos e, nao sei se foi impressao minha, mas um musicman sub que vi uma vez me pareceu ter exatamente as cordas em cima dos pólos... Pode ter sido impressão, mas se for isso mesmo, acho que caps customizados para o afastamento gradual das cordas eh coisa que vai $$$...

    Mas é um ponto interessante que vc pôs, pq, teoricamente, se o campo de vibração das cordas nao estiver bem em cima dos pólos, a captação nao será 100%. Tente... sei lah, jogar um carrinho da ponte um pouco para o lado pra ficar bem em cima do pólo e toque para ver se dará diferença =)

    abrazos

    Gui
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Will Piasecki
    é que as bolinhas dos caps de MM são grandes...ao contrario das de JB...

    ao contrario do que tu disse...no JB tem que ficar no meio...pra quando vibrar pra cima...capta por um polo...e pra baixo..pelo outro..

    Will Piasecki
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Gui

    um MM groovin nao tinha as mesmas caracteristicas de cap, por isso minha indagação quanto ao MM; as cordas passavam de qualquer jeito, e a B estava soh metade da corda em cima do polo

    Gui
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Will Piasecki
    então é mal feito aquele captador...

    é chinês...é foda pedir qualidade boa por preços módicos como os deles..

    asteffanopf
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Aí galera !! Levei o baixo para o Mauricio regular !

    Estava com o braço meio empenado, ele até teve que regular a tensão. Fora isso, só descer um pouco as cordas e a altura do captador da ponte. Os captadores apesar de afastados, não fazem diferença. Só por estética mesmo querer que eles fiquem tão certinhos como num JB Fender. Ele pareceu totalmente montado por algum chinês sem nenhuma experiência musical. Também, o que se esperar de um Made in China ?!
    Mas realmente a qualidade em si me parece ser tão boa ou melhor que um Squier. O Som não é tão encorpado, devido a sua espessura de 4 cm no corpo. Mas a questão do timbre dos captadores eu achei bem legal. Além dele ser mto bonito: Preto com Tortoise. A mão podia ter um formato menos criativo, mas ele tem um peso ideal, nem mto pesado nem leve demais.
    Sabe o que estou sentindo como a principal diferença? A do Precision para o JB. Estava acostumado com o Precision que só mudava o tone. Agora posso alterar entre os captadores, o que é bom para mim que não tenho nenhum pedal.
    É isso pessoal, mais novidades eu posto aki ! Vlw aí pelos comentários !

    Abraços !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captadores desalihados ?!