[F-C-G-D-A-E] Vou tentar fazer isso no meu Tagima!

Autor Mensagem
nukebass
Veterano
# dez/06 · Editado por: nukebass


A galera que tem Baixo de 5 cordas tem feito essa parada de colocar as 5 primeiras cordas de um encordamento de 6 cordas... ficando com uma afinação C-G-D-A-E... o que alguns chamam de "Tenor Bass".

Já faz um tempo que eu estava querendo comprar um baixo de 5 cordas pra fazer isso... venderia meu antigo Tagimão 6 cordas pra comprar um de 5 e usar essa afinação... mas estive pensando... e se eu colocar uma corda de guitarra no lugar da corda "C"? E então afinando ela em "F"?

Será que seria possível isso? O maior problema que vejo é achar um encordamento que vença as 34" do braço do meu Tagima... Eu sei que essas cordas vêm bem grandes... mas será que ela consegue chegar até a tarracha? Outra coisa... tem que ver qual o calibre da corda que vou usar... um colega meu me deu uma 7ª corda de guitarra... mas ela é mais grossa que minha corda "C" :-S

Teria que ver também se, mesmo com um calibre proporcional, a corda vai afinar e ficar com uma afinação estável sem quebrar. Talvez uma "mizona" ou uma corda "A" sejam ideais? Tive essa idéia ontem... ainda não deu tempo de comprar um encordamento de guitarra ra testar... e também não queria gastar 15 reais (equivalente a 6 cervejas! Hehehe) pra não dar certo :-/ Comprar encordamentos importados-custom está fora de cogitação... muito caro.

Algum de você já pensou em fazer algo do tipo? Ou já fez?

nukebass
Veterano
# dez/06
· votar


Esqueci de falar... tem outra dúvida...
Será que um captador de Baixo consegue captar uma corda de guitarra?

NESCAU
Veterano
# dez/06
· votar


nukebass
olha, o captador funcionar eu sei q funciona, resta saber se a a corda vai ser comprida o suficiente. Tem tambem que ver o calibre da corda da guitarra pra nao ficar desproporcional, qual calibre das cordas de baixo q vc usa?

daniel_japeta
Veterano
# dez/06 · Editado por: daniel_japeta
· votar


Vou tentar explicar a sua questão.

Em relação ao comprimento da corda, não tem problema nenhum, pois na maioria das marcas as cordas de guitarras vem com 38 polegadas de comprimento. Desde que a tarraxa da primeira corda fique perto do capostraste, vai ter o comprimento exato prá enrolar o suficiente.
O problema é que a bolinha que ancora são menores nas cordas de guitarra, ou seja, a bolinha vai passar pelo buraco da corda e não vai prender. Um jeito de resolver isso seria passar um prego de aço na bolinha da corda de guitarra para servir como âncora. Dependendo da ponte, deve funcionar numa boa.

Antes de explicar o porquê, já digo que a corda que você precisa é uma quarta corda D de guitarra, 0.024 .

Agora a explicação:
As cordas são projetadas para que numa guitarra ou baixo, todas as cordas quando na afinação padrão tenham, cada uma, praticamente a mesma tensão. Isso prá que a sensação de "dureza" das cordas sejam todas iguais de corda prá corda, além de evitar que se tenham mais tensão de um lado do braço, o que causaria uma torção natural do braço.
Na guitarra, as cordas ficam com tensão entre 6 à 8 kilos cada, no baixo ficam entre 16 à 19 kilos.

A afinação de cada corda em relação à tensão está diretamente relacionada ao calibre da corda e o comprimento da escala. Ou seja, uma sexta corda de guitarra 0.042 quando afinada em E numa escala de 25.5 polegadas fica com aproximadamente 6,5 kilos de tensão. A quinta corda 0.032 afinada em A fica com 7 kilos, e assim por diante. No final, todas as cordas afinadas ficam com tensão entre 6 à 8 kilos, e ficam praticamente com a mesma sensação de "dureza" na hora da digitação.

As cordas de guitarra e baixo são projetadas do mesmo jeito, não há diferença.
A quinta corda de guitarra A tem espessura de 0.032, e a primeira corda de um baixo de 6 cordas C tem também 0.032. Ou seja, são as mesma cordas. A de guitarra fica com tensão de 7 kilos afinada em A numa escala de 25.5, e a de baixo fica com tensão de 17,7 kilos afinada em C numa escala de 34 polegadas.
Então se você quer uma corda que fique afinada em F mais aguda que C na escala de 34 polegadas que fique na mesma tensão das outras cordas, você precisa de uma corda mais fina que a C.
Como a C de baixo é a mesma que a A de guitarra, e a próxima na guitarra é a D de 0.024, significa que a 0.024 numa escala de 34 polegadas afinada em F vai ficar com a tensão entre 16 e 19 kilos.

É meio difícil de se explicar assim escrevendo, mas pode confiar. Eu já tentei explicar isso prá outras pessoas, mas tem gente que simplesmente não consegue seguir o raciocínio, então vou deixar assim mesmo. Tem toda uma explicação física, mas aí já está fora da minha capacidade linguística.

Enfim, a corda que você precisa é uma quarta de guitarra 0.024 . O problema é adaptar a forma de ancorar a corda na ponte do baixo.

kadudu2
Veterano
# dez/06
· votar


Eu ja fiz assim num baixo de 4 cordas:

1ª (D-A-E-B) 4ª

não ficou muito legal nao o timbre ficou extranho.. hehhe

mais no seu caso deve ficar legal

nukebass
Veterano
# dez/06
· votar


NESCAU
A calibragem que uso é .030

daniel_japeta
Cara... MUUUUITO boa a explicação! Entendi perfeitamente o raciocínio! A tensão também é relacionada ao tamanho da corda, coisa que eu não sabia! Essa tua explicação me ajudou muito brother... quanto à aconragem, acho que de todos os problemas, esse é o mais simples! A idéia do prego já vai ser testada. Essa semana compro um encordamento... se não der certo (mas acho que vai dar certo) eu vendo ele pro guitarrista da minha banda ;-)

Valeu mais uma vez Daniel!


kadudu2
Cara, quando eu anda muito lá no forum de Baixo do Harmony-Central (forum gringo), tinha uma galera lá fazendo isso aê... eles até chamavam de "Earthquake Bass" (Baixo Terremoto).

MaurícioLeite
Veterano
# dez/06
· votar


Eu ja fiz assim num baixo de 4 cordas:

1ª (D-A-E-B) 4ª


Duca tambasco conta num coverbaixo q fazia isso
c uma regulagem mto bem feita, ficou ótimo.

NESCAU
Veterano
# dez/06
· votar


nukebass
cara, acho q se vc pegar uma 6ª corda de um jogo 009 de guitarra vai dar certo.

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# dez/06
· votar


nukebass

só tem q ver se naum vai ficar mais baixo... mas naum precisa comprar um jogo neh... pega uma corda velha de alguém, ou compra a corda q vc quer separada... hehehhe

MaurícioLeite

Duca tambasco conta num coverbaixo q fazia isso

só que ele fazia isso porque afinava em C, dai são outros quinhentos...

jkdias
Veterano
# dez/06
· votar


nukebass

Fala nuke, eu uso no baixo de 5 cordas assim: C-G-D-A-E.
A corda C geralmente eu compro a corda A de guitarra com tensão 0.032, do jeito que o daniel_japeta falou, mas pretendo experimentar a 0.036 na próxima vez pq eu tenho a pegada um pouco forte e às vezes estala um pouco (mas pode ser q não fique bom, vamos ver).

Eu acho que vai ficar muito bom o seu bass com a Fzinha, compra avulsa uma A e uma D de guitarra, vai ficar show!

marcioazzarini
Veterano
# dez/06
· votar


nukebass

Sempre tive muita vontade, mas pouca coragem... Acho que o resultado seria bem interessante, mas não sei dizer qual seria o calibre mais apropriado..

Um abraço!

MaurícioLeite
Veterano
# dez/06
· votar


AnDerSon_BoLLo

só que ele fazia isso porque afinava em C, dai são outros quinhentos...

nem, ele afina em B mesmo
tenho a entrevista aqui

leobozzo
Veterano
# jan/08
· votar


Ressuscitando o tópico

Eu comprei um baixo de 6 cordas só pra fazer isso, deixei no luthier aqui da minha cidade a 3 dias atrás e hoje eu liguei pra ele e perguntei se já tinha terminado o serviço, (muito ocupado), ele me falou que provavelmente a corda Ré de guitarra não vai segurar uma afinação em Fá, que provavelmente terá que ficar um ou meio tom a baixo, por causa da tensão.

Queria saber se alguém aqui já fez isso? O cara não está sabendo fazer? Dá certo mesmo?

Foi ele inclusive que me falou que teria que ser uma corda Ré (eu já sabia também) antes de falar que colocaria.

O que faço? Deixo ele tentar fazer? Salvo meu baixo das mãos dele? Me ajude quem souber ou já tiver feito isso... :-(

DotCom
Veterano
# jan/08
· votar


Talvez abaixando o calibre da corda você consiga.

O lance é fazer ela ficar segura na tarracha do baixo, que é grande, e a corda não vai ser grande o suficiente pra dar muitas voltas no poste, além de como fixá-la na ponte.

Pela tensão que a corda vai fazer no braço, não vejo risco de danificar o braço não. No máximo, a corda vai estourar com a tensão (aí você pode tentar com um calibre menor)

rcardo_lemos
Veterano
# jan/08
· votar


Um baixo afinado em GDAE, normal... e um baixo afinado em DAEB, com um encordoamento de 5 cordas sem a G... possuem o quê de diferente para se exigir regulagem, se as cordas geram cerca de 16 a 19 quilos de tensao?
Ou viajei?

leobozzo
Veterano
# jan/08
· votar


DotCom
Pode ser, ele tava usando uma de encordamento 0.10, uma mais fina vai ficar com menos tensão?

rcardo_lemos
Acho que o daniel_japeta falou sobre isso quando ele disse que o Sizão pode ter uma tensão maior no braço que o Dozinho no baixo de 6 cordas... ou tô viajando também?

Gui
Veterano
# jan/08
· votar


as cordas mais graves são menos tencionadas que as mais finas..aplicam menos força no braço..mas fica entre 16 e 19kg mesmo!

rcardo_lemos
Veterano
# jan/08
· votar


Gui

Ainda assim eh preciso regular bonitinho ou dah pra levar?

E lance de afinaçao... afinar um tom abaixo, meio tom... a tensao diminui mais do que utilizar uma Bzona no lugar da G neh?

makumbator
Moderador
# jan/08
· votar


Gui

No caso do baixo, a corda de maior tensão é a D (podem conferir nas embalagens que acompanham os encordoamentos).

rcardo_lemos

Vc pode tentar pegar uma D de encordoamento 08 de guitarra, pois ele vai ser mais fina, e ter menos tensão.

Gui
Veterano
# jan/08
· votar


rcardo_lemos
sim...é necessario...principalmente as oitavas!
makumbator
sim..facto!!

leobozzo
Veterano
# jan/08
· votar


Hoje fui buscar o baixo no luthier e ele me falou que após vários testes e cordas quebradas ele não conseguiu fazer isso....

Na verdade ele só testou com encordamento de guitarra 0.10 e as cordas sempre quebraram. Ele me falou que poderia deixar a corda RÉ com uma afinação em Ré bemol no máximo, pra não quebrar.

Mas alguém aqui também tentou fazer isso? porque como ele não tentou com uma 0.08 de guitarra eu acho que é possível...

GuilhermeBaixista
Veterano
# jan/08
· votar


leobozzo


Vi um DVD da Chaka Kan onde o baixista toca num Ken Smith de 7 cordas (uma Fázinha) e o Francisco Falcon agora é endorsser de um 7 cordas da D´Alegria, logo é possível fazer sim e acho válido vc seguir as recomendações do nosso daniel_japeta.

No Brasil temos também o Chico Gomes que também usa um 8 cordas que ao que me parece tem uma mais aguda ainda.

Abç

DotCom
Veterano
# jan/08
· votar


Com cordas mais finas você vai ter menos tensão para uma mesma afinação, possibilitando uma afinação mais aguda.

leobozzo
Veterano
# jan/08
· votar


Hoje comprei umas cordas de guitarra e testei por conta e risco usar a afinação que queria [F D G C A E] e mesmo uma ré de guitarra 08 que é 0,021 quebrou ( a 09 de 0,024 também) então o que sobra é uma corda Sol (usei de 09) de 0,016, a grande diferença dessa corda é que ela é lisa, então o timbre muda MUITO, só que afina facilmente (acho até que é assim que o Chico Gomes usa, vou pesquisar)

Mas queria ajuda aqui de quem sabe regular tensor de baixo de 6 cordas porque ele tem acho que 2 tensores. Como funciona? (tô enrrascado)

liberei um pouco um deles e parou completamente de trastejar...


DotCom
Tentei com uma corda Ré de guitarra encordamento 09 uma 0,024 e QUEBROU !!, chefou num mí mas não aguentou... acho que não tem jeito uma ré :p

GuilhermeBaixista

Na verdade foi vendo o Chico Gomes tocar que eu pensei em usar uma afinação assim, quando pesquisei sobre o assunto, ví que o
nukebass já tinha pensado em fazer isso, a muito tempo atrás, no entanto aqui não fala o desfecho da história, até pq que eu sei ele (nuke) só está usando o tagima 6C com afinação padrão ( O Joel Moncorvo também tem um 8 cordas)

nukebass
Veterano
# fev/08
· votar


Falem com esses dois cabras:

Erasmo Lousada é um excelente luthier daqui de Fortaleza... é o cara que cuida dos meus Basses... ele fez um Baixo de 8 cordas para o cara do profile abaixo (Danilo). O próprio Danilo pode também dar informações a vocês a respeito de soluções.

Erasmo Lousada (luthier)
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=14769520000821737221

Danilo Sampaio (possui um 8-cordas)
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=6821325464867083611

;-)

jkdias
Veterano
# fev/08
· votar


nukebass

fantasmas do FCC.... sai prá lá assombração!!

haha

denismonteiro
Veterano
# fev/08
· votar


com uma afinação dessa da pra tocar como se fosse uma guitarra praticamente!!!

jkdias
auihiauheaiuheaiueaihuea
dia das bruxas!

leobozzo
Veterano
# fev/08
· votar


nukebass
Aew Nuke vc por aqui? e o teu set? você chegou a fazer isso com teu tagima? ahhh só pra costar.. você foi uma das minhas maiores fontes de inspiração... hehehe

tenho usado o baixo com essa afinação que citei acima mas pra triplo dominio eu acho ele "muito limitado", ainda estou tentando tocar dois compassos em triplo dominio e NÃO consigo! hehe... acho que, eu é que ainda sou ruim mesmo ( e não tenho muito tempo pra praticar agora, trabalhando muito).

nukebass
Veterano
# fev/08
· votar


jkdias
BooOOOOooOoOo!!!
AHueheuaheuahea!!!
"Membro #9" :-D

leobozzo
Eu não cheguei a fazer isso, mas por falta de vontade mesmo. Pensei bem e decidi fazer isso só quando trocasse meus captadores. Acho que vale a pena, mas seria um instrumento muito específico. Bom pra quem tem outro Bass mais versátil e pode ter um para experimentações ;-)

leobozzo
Veterano
# fev/08
· votar


nukebass

Realmente eu comprei um de 6 cordas só pra fazer isso, considero um outro instrumento, eu até penso de uma maneira diferente na hora de tocá-lo...

Na banda eu toco com o Shelter SX e as vezes com o washburn Lyon que eu transformei em fretless então por enquanto tenho um baixo pra cada caso e a transformação não me afetou em nada :-)

A proposito aquela musica "Imaginary landscape" é sua? é muito bonita...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [F-C-G-D-A-E] Vou tentar fazer isso no meu Tagima!