Compressor e Limiter, tem a função de igualar o som, ou é só o compressor ?

    Autor Mensagem
    rickalencar
    Veterano
    # nov/06


    Bem é isso...
    Eu só queria saber se os dois tem essa função de igualar o som, ou se é só o compressor/sustainer mesmo...

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    rickalencar

    Bem man... vi que tah querendo saber memso, deixou até scrap em outro tópico... jah tive essa dúvida também e fiz um tópico, veja ai:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/132105/

    Mas se ligue... ambos tem essa função mas sendo que o limiter ele tem a função de tirar os picos altos, ou seja limitar o som, a galera fala que é bom pra slap justamente por isso, pois quando está no pizzicato e vai pro slap as vezes dar akele estalo (os picos de volume) e o limiter uniformisa isso, e tem uma parada lá também que dar mais brilho no som... Já o compressor ele além de fazer isso que o limiter faz, ele faz o contrario também, que eh deixar as notas que saem mais baixinhas em evidencia, que eh bom pra tapping e solos rapidos e outras coisitas, além do slap e alguns dizem q encorpa o som...
    O grande lance que alguns baixistas não pegam um compressor, é pq os baratos são pra guitar, e alguns dizem que isso mata os harmonicos... mas a grande maioria usa e se dar muito bem, cabe a você testar e veh o que te agrada mais... eu particulamente se fosse comprar pegaria um compressor pois um limiter não teria muita utilidade pra mim... faça uma busca ai, e leia esse topico que fiz... fica na paz

    rickalencar
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    AnDerSon_BoLLo

    Valew cara.
    Eu ja tinha lido seu tópico, mas acho q lí só os 1ºs comentários.
    Mas agora ja sei que o limiter não realça as notas mais baixas, e era isso que eu queria saber.


    Abraço !!!

    zegotinha
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Então no caso de eu for fazer um linha de funk o limiter seria mais aconselhado que o compressor, pois não "mataria as dead´s notes"? O compressor pode tirar um pouco a dinamica do Slap então?

    NESCAU
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    exatamente! por isso q eu uso limiter!

    Anulsotam
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    então pra quem toca coisas mais rapidas o compressor funciona melhor??

    zegotinha
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Anulsotam
    pelo o que eu entendi é isso mesmo...

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    NESCAU
    zegotinha

    Mas teoricamente o compressor também realça as Deads Notes... no meu Bass V-amp vejo isso... mas o caso é que o compressor tem q saber usar com cautela, pois se não mata é o som todo... não sei se isso acontece no limiter, e nem no pedal de compressor...

    HadeziN
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    legal
    tava com essa duvida tb xPP

    vlws aeAnDerSon_BoLLo
    \o

    Ronin
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Tanto o compressor quanto o limiter reduzem a amplitude dinâmica do baixo... ou seja, dão uma segurada nos sons mais altos e depois dão um ganho para aumentar os sons mais baixos. Uma das melhores analogias que ví sobre isto é a de se ter um tiozão na mesa de som, com a mão no volume, e a medida que você começa a "tocar mais alto", o tiozão abaixa o som.

    Para entender a diferença entre o Limiter e o Compressor tem de entender ao menos duas configurações dos mesmo. Threshold e Compression. O Compressor/Limiter não fica ativo o tempo inteiro, o "tiozão" só começa a mexer no volume quando o som ultrapassa o volume estabelecido no Threshold. Ou seja, o Threshold define a partir de quantos dBs o Comp/Limit entra em funcionamento, e quando o som fica abaixo do Threshold novamente, ele torna a se desativar.

    A partir do momento em que o volume ultrapassa o Threshold é que o COmpression entra em ação, e é aqui que se diferencia o Limiter do Compressor. Normalmente este comando (compression) chama-se RATIO, pois define a "taxa de compressão", em valores do tipo 2:1, 4:1, 8:1, 16:1 e normalmente um "infinito (aquele 8 de lado)". X:Y significa que para casa X decibéis que ultrapassam o threshold, o compressor permitem Y passar. No caso de 16:1, para cada 16dBs acima do Thresold o compressor deixa 1 dB passar.

    O LIMITER é, simplesmente, um compressor regulado no INFINITO (8), pois ele simplesmente limita o som ao volume estipulado no threshold, não deixando passar nem um fio acima daquilo.

    Em resumo, a diferença entre o Limiter e o Compressor é a configuração da Taxa de Compressão. Ou seja, a quantidade do efeito.

    Normalmente compressortes/limiters contam ainda com mais 3 parâmetros: Attack, Release e Gain (ou Volume).

    Attack define, em milisegundos, uma margem de tempo entre o som ultrapassar o Threshold e o efeito se ativar. É um dos comandos mais importantes na compressão do baixo e infelizmente não existe na maioria dos pedais (o que ainda me levará a comprar um rack). Com um Attack bem configurado você define o som do baixo, mas deixa passar aquele primeiro impacto físico do som do baixo, principalmente utilizando slap.

    Release define o tempo, tbém em milisegundos, entre o volume ficar novamente abaixo do thresold e o efeito se desativar. Bem regulado ele evita um efeito conhecido como "breathing" no qual a medida que o compressor se ativa e desativa, pequenos harmonicos somem e tornam a reaparecer, dando um efeito de "respiração".

    Finalmente o ganho, que simplesmnete controla o volume final nisto tudo, normalmente compensando a redução do volume que é típica do compressor.

    Putz, falei pacas. ^_^

    zegotinha
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Ronin
    Valeu a explicação aí...
    Tipo, no compressor, atuação nas notas mais "baixas" ( de volume menor ), vai ficar igual? dependendo da regulagem do Threshold é isso?


    O LIMITER é, simplesmente, um compressor regulado no INFINITO (8), pois ele simplesmente limita o som ao volume estipulado no threshold, não deixando passar nem um fio acima daquilo.


    então qual a vantegem de se ter um limiter?

    Ronin
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    zegotinha
    Tipo, no compressor, atuação nas notas mais "baixas" ( de volume menor ), vai ficar igual? dependendo da regulagem do Threshold é isso?
    O compressor sempre atual nas notas mais "altas", quanto maior o Threshold, mais baixa são as notas consideradas altas, ficou claro? Acho que ficou mais confuso ainda, rsss. ^_^

    zegotinha
    então qual a vantegem de se ter um limiter?
    Normalmente pedais de compressão são "Compressor/Limiter", acho que se separar uma coisa da outra só serve para ganhar dinheiro. ;)

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Ronin

    Boa explicação man... soh acho que tah misturando as paradas... eh porque tamo falando de pedais e lá naum tudo misturado (e como você disse eles devem soh separar soh pra ganhar dinheiro... hehehe)...

    O compressor sempre atual nas notas mais "altas", quanto maior o Threshold, mais baixa são as notas consideradas altas

    Mas é que o cara perguntou a função do threshold no pedal de compressor... pelo menos eu acho... e pelo que entendi você repondeu na função do pedal de limiter... hi... o caso é que no rack tem os dois e no pedal não... em resumo o pedal de compressor tem de diferente do o de limiter a função de realçar as notas baixas... vlw man... se estiver errado me corrija, mas foi o que entendi... vlw

    HadeziN

    na paz man...
    espero que tenha entendido...

    Ronin
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Boa explicação man... soh acho que tah misturando as paradas... eh porque tamo falando de pedais e lá naum tudo misturado (e como você disse eles devem soh separar soh pra ganhar dinheiro... hehehe)...

    http://www.pedaleira.com.br/produto.php?prod_id=94 - Este é um exemplo de pedal com tuod misturado. Com a diferença que usam o termo "sustainer" ao invés de "compressor". O que acontece noirmalmente com o pedal é um "acúmulo" de funções nos controles... ou seja, por exemplo, pega-se o Threshold e o Ratio e coloca-se num só botão, e chama-se de "EFFECT" ou algo assim. Então, em resumo, se te tiram a opção de controlar o "RATIO" então acabamos sem a possibilidade de escolher entre o limitador e o compressor.

    Não existe pedal no mundo que aumente o sustain real do seu instrumento, simplesmente pq isto vem de uma combinação entre madeira e corda. O que um pedal "enhancer" "susteiner" ou qualquer o nome fantasioso que a empresa queira dar ao Compressor/Limiter faz é lhe permitir que aumente o volume (ganho) para que o som do instrumento dure mais tempo (o som demora mais a se tornar inaudível), e controla o volume mais alto impedindo que fique esganiçado.

    No pedal, no rack ou na pedaleira... a única diferença real entre o conceito de compressor e limitador é a taxa de compressão, que é infinita no limitador. A questão é como as empresas aplicam isto nos seus pedais... normalmente condençando vários controles em um só, ou deixando alguns controles pré-definidos.

    Mas é que o cara perguntou a função do threshold no pedal de compressor... pelo menos eu acho... e pelo que entendi você repondeu na função do pedal de limiter...

    Threshold é igual em ambos. Em ambos ele define a partir de quantos dBs de volume o efeito passa a agir em cima do seu som. A diferença é que no limitador o som não sobe acima do threshold por nada deste mundo, não importa o quanto você esmurre seu instrumento, e no compressor ele passa acima do thresold em uma razão de X:Y (lê-se X por Y) definida pelo RATIO, ou seja, para cada X bds acima do Threshold, o efeito permite a passagem de Y dbs.

    o caso é que no rack tem os dois e no pedal não... em resumo o pedal de compressor tem de diferente do o de limiter a função de realçar as notas baixas
    O pedal deixa de ter os dois quando você tira do usuário o poder de controlar o RATIO, o que não acontece no caso deste compressor que lhe mostrei (que, na minha opinião, carece de um controle de ATTACK). A questão de realçar as notas baixas é apenas uma "ilusão". O que, tanto o compressor quanto o limiter, faz é reduzir os volumes das altas, assim você pode aumentar o volume (ou ainda o próprio pedal possui um aumento próprio de ganho) de forma que as notas baixas surjam sem que as altas fiquem insuportavelmente altas.

    Em resumo, ambos os pedais fazem seu baixo soar mais baixo, e não mais alto. Só que por agir apenas nas notas a partir de X dBs (threshold) permite que você aumente o ganho de forma a fazer com que as notas mais baixas fiquem audíveis.

    Espero ter sido mais claro, mas estou aberto a perguntas se necessário... ou até mesmo a correções, caso eu esteja errado.

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Ronin

    hum... blz man, vlw... realmente eles fazem a mesma coisa sim, mas como vc disse é a falta de botão, hehhe, e por isso mesmo que escrevi acima diferenciando-os, pois memso que eles exerçam a mesma função teoricamente, essa falta desses botões fazem eles soarem como pedais diferentes e ai que as empresas ganham em cima... no final as pessoas compram pois tem finalidades diferentes... vem k man e que acha dakele compressor de guitar no baixo??? pra tapping vc indicaria qual dos 2 pedais??? e pra slap???

    vlw man... se tiver msn me add ai... soh eh clikar em "veterano"... vlw

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: AnDerSon_BoLLo
    · votar


    Ronin

    Agora que vi aki man... naum tem como definir o threshold no compressor (o de guitar que te falei boss cs3)... dah uma olha da ai:

    http://www.pedaleira.com.br/produto.php?prod_id=31

    e ai como fica???
    por isso que nao dar pra juntar os pedais pra dizer que tem a mesma função... hehehe... por causa dessas ondas da falta de botão memso... acho que dever ser que o threshold fique por conta do level do pedal memso... se aumentar menos ele fica ali, se aumentar mais ele não limitará os picos como um limiter mas deixará o som mais fraco nos picos sei lá, e assim cortará um pouco dessas ondas... ah sei lah, nem sei... mas eh a unica explicação que veio em minha mente... e quanto mais compressão, girando o sustain, mais ele lima os picos e ao memso tempo aumenta os volumes baixos, iai q achou de minha teoria... hehehe

    Ronin
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    AnDerSon_BoLLo
    Neste BOSS, provavelmente o LEVEL seja o ganho, e o Sustain seja uma combinação entre o Threshold e o Ratio, saca? Mas o ideal seria testar para ver qual é. Se o ATTACK for realmente um controle do tempo de ação do efeito, pode ser um ótimo pedal para slap e tapping.

    Vc perguntou sobre Slap e Tapping. Para Slap é ideal que o compressor tenha o controle de attack, para que você pode dar o efeito, sem matar o primeiro "punch" de cada nota... bem configurado o slap fica bem percussivo e sem aquelas notas altas do pluck. Já para tapping, a configuração é um pouco diferente. Voce precisará de um efeito mais imediato, sem Attack, um Threshold baixo e um Ratio alto, se não infinito, pois assim as notas sairão com facilidade e em todos os volumes... claro que você perde dinâmica, mas a dinâmica não é a coisa mais importante no tapping.

    Como resolver isto? Dois pedais, ou uma pedaleira configurável, seriam a solução. ;)

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Ronin

    mas se tirar todo atack desse ai que te mostrei... e aumentar o sustain, tb naum eh ideal pra tapping??? mas o ratio naum cortaria todos os picos do tapping, teria que aumentar no level neh??? veja se eh isso... a gente corta o limite com o ratio e o threshold baixo, e dai aumenta todo no level neh?? e o som ficará o uniforme no tapping, mas agora veja serah que essa eh a melhor opção, pois se for isso ateh um pedal de volume resolve, pq na verdade o que temos que fazer eh aumentar o volume, e o threshold e o ratio ainda por cima vão impedir desse volume passar dali, o q nauma cho ideal no tapping... pois isso sim naum estará aumentando os sinais baixos e sim aumentando o level... mas iai qual a solução??? esse que passei ai ele aumenta os sinais baixos acho q no sustain... mas iai???

    Ronin
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    AnDerSon_BoLLo
    Vixi... vamos ver se entendi tudo:

    mas se tirar todo atack desse ai que te mostrei... e aumentar o sustain, tb naum eh ideal pra tapping???
    Pode ser que sim. Teria de testar o pedal para ver exatamente o que que o fabricante entende por Sustain.

    a gente corta o limite com o ratio e o threshold baixo, e dai aumenta todo no level neh?? e o som ficará o uniforme no tapping, mas agora veja serah que essa eh a melhor opção, pois se for isso ateh um pedal de volume resolve
    O pedal de volume não aumenta o seu volume, só abaixa... ele até serviria se vc deixasse o ampli esgassado e controlasse no pedal de volume, mesmo assim, para as notas mais baixas do tapping aparecer o volume teria de estar muiiiiito auto, e qualquer batida mais forte no baixo "berraria" - inclusive aparecia o som, por exemplo, da raspagem das mãos nas cordas - e é este controle do volume máximo que faz o compressor/limiter.

    Como eu disse, não posso lhe dar uma receita de bolo para cada pedal, só uma idéia do conceito por traz do efeito e de como utilizá-lo. Para tapping, como o volume constante é muito mais importante que a dinâmica, o ideal é realmente se ter um RATIO alto, um Threshold baixo - cortando nos volumes mais baixo - e o GANHO - level?? - controlando o volume final.

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Ronin

    blz vlw man...
    mas eh que em pedal naum tem compressor/limiter... eh separado, mas vc sabe disso... vlw as respostas... xauz

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compressor e Limiter, tem a função de igualar o som, ou é só o compressor ?