Virtuosismo x Feeling

Autor Mensagem
nukebass
# dez/02


Sou viciado em Tapping, acho uma técnica interessante pois abre um grande leque de possibilidades; ou seja é uma técnica que requer um bom tempo de estudo para ser aprimorada mas me traz recursos que poucos baixistas tem; tanto em solos como em acompanhamentos...

estou querendo dizer e provar que técnica pode até não ser o mais importante mas que ajuda pra C.A.R.A.L.H.O ajuda!!!

Ouçam: Stu Hamm, Billy Sheehan, Victor Wooten, Jeff Berlin, Zuzo Mossawer, Steve Bailey...etc...

...vcs vão concordar comigo a respeito de virtuosismo!!!

Pergunta ao nukebass
# dez/02


Sou um baixista iniciante q não conhece muita coisa, e, por isso mesmo, pergunto: Q música o cara consegue manter a base no tapping?!

nukebass
# dez/02


Cara vc tem que ouvir o Stu Hamm ou o Victor Wooten...
Eles fazem muito isso;
Vc sabe um pouquinho de harmonia?
Tente fazer um baixo bem simples na mão esquerda e o resto do acorde(terça+quinta ou terça+sétima) com tapping da mão direita sempre tentando manter o ritmo...começe bem lento...tipo com uma bossa-nova ou uma balada pop...

nukebass
# dez/02


No começo é um pouco difícil mas não desanime. Os pianistas fazem isso o tempo todo!!! Não é preciso ter dois cérebros para fazer isso; é só pensar no baixo que vc faz normalmente na mão esquerda e fazer um ritmo na mão direita com o resto do acorde!!!

Digao
# dez/02


Nukebass: Tecnica é um meio (algum artificio pra vc se expressar melhor, como o tapping) e nao um fim... quando o pessoal entender isso meio caminho ja esta andado, tem gente q gosta de se expressar tocando rapido outros devagar...

E sobre o paganini pelo q eu sei ele morreu na franca mas ficou 3 anos sem ser enterrado pq o pessoal tinha medo(por causa do pacto q eles acreditavam q paganini tivesse com o tinhoso), dai a familia dele conseguiu pegar o corpo e trazer pra italia pra enterrar o coitado...

nukebass
# dez/02


Digao--> Concordo plenamente; queria que as pessoas entendessem que técnica não é só velocidade mas sim recursos que justamente nos faz expressar todo nosso FEELING!!!

eu
# dez/02


jimmy hendrix é um ícone nao só se sua época, mas sim da guitarra elétrica. ele revolucionou a parada enquanto o malmsteen é uma febre das ultimas gerações q não sabe o que é música boa.

nukebass
# dez/02


EU: porque vc não se identifica? Quantos anos vc tem pra falar de Hendrix e Malmsteen? Vc já escutou quantos discos do Hendrix e do Malmsteen pra poder argumentar assim? O que é música boa pra vc meu amigo??? Quais são suas preferências musicais? Que tipo de música vc ouve??? Quero que vc me defina aqui e agora o que é música boa? Tenho a impressão que vc não vai saber dar uma boa definição...
PRA CRITICAR, DISCUTIR OU DEBATER TEM QUE TER ARGUMENTO MEU AMIGO, TEM QUE CONHECER REALMENTE DO ASSUNTO!!!!!
PRA FALAR DE ALGUMA BANDA PRIMEIRO TEM QUE OUVI-LA MUITO!!!

re
# dez/02


esse nukebass pensa que é o rei do assunto. se acha o entendido do rock. só porque escuta algumas coisas que ninguém nunca ouviu falar tá achando que sabe tudo. tá na hora de vc penerar esse teu gosto musical meu chapa.

Digao
# dez/02


Nukebass numa outra resposta vc disse q o Hendrix nao era um virtuose, eu acho q Hendrix era virtuose sim, na epoca dele ninguem fazia aquilo, ele inventou uma nova forma de tocar a guitarra, mudou o conceito do instrumento... Se Brian Jones era considerado virtuose na epoca imagine Jimi...

Eu: Malmsteen nao e apenas uma febre, o cara assim como Hendrix mudou a forma de se enxergar a guitarra, foi ai q surgiram os guitar heroes e o malmsteen pode ser considera do um dos patronos do Shreders dos anos 80 e toda a evolucao q a guitarra teve nesta decada principalmente com o Metal Melodico...

nukebass
# dez/02


re: cara sinceramente não me acho o rei não, mas pelo menos sou um cara muito bem informado, cabeça aberta, que estuda muito e ouve de tudo sem preconçeitos e radicalismos... e outra dos meus gostos musicais cuido eu; quero continuar assim, ouvindo de tudo pra poder ter argumento em um debate livre e inteligente!!!

Digão: nota-se que vc tem a cabeça bem aberta e livre de argumentos infundados; continue assim brother...

re
# dez/02


se vcs querem saber, antes de malmsten teve um cara chamado van halen. Um cara de muita técnica. esse sim, abriu novos caminhos para guitarra depois de hendrix. Malmsten e clones vieram depois dele. ´´E isso aí, continue estudando, um dia vc vai perceber que só a inteligência sem a sabedoria não vai adiantar nada. Veja malmsten, um cara patético. Arrogante, desprovido de qualquer humildade. Alguém escuta falar dele? Somente nas revistas especializadas. Mas o cara já era meu. Não teve humildade, dançou.

nukebass
# dez/02


Concordo com vc a respeito do Van Halen, indiscutível sua importância, mas não há como negar que o Malmsteen inspirou toda uma geração nos anos 80.
Se o cara é arrogante ou não isso não me interessa, pois não moro, nem trabalho, nem convivo com ele, e mesmo que trabalhasse com ele não ia me importar pois estaria sendo muito bem pago.
E outra: o Malmsteen é muito falado ainda, é tanto que os discos dele vendem que nem água e seus shows em qualquer lugar do mundo lota. Ultimamente tem feito uma turnê mundial com uma orquestra montada só pra trabalhar com ele. Na China, onde foi gravado um DVD dessa turnê que estou falando, ele é considerado um novo Mozart. Assista esse DVD e tire suas conclusões....

nukebass
# dez/02


E tem mais re: já que vc preza tanto por humildade, tem muito músico por aí que que é super arrogante e chato e nós nem sabemos. Quero dizer que vc de repente idolatra um músico e nem sabe que o cara é um fanfarrão!!! Mas isso pra mim não tira os méritos musicais de ninguém!!!
Exemplos: Tim Maia, Lulu Santos, Kiko Loureiro, Jeff Berlin, Jaco Pastorius...etc...

Thiago
# dez/02


ah é nukebas?? Kike Loureiro se acha??? Eu sei q o Jaco afirmava ser o melhor baixista do mundo, mas nao sabia q o Kiko era assim...(Eu escuto Angra)
Agora Tim Maia e Lulu Santos...aff

nukebass
# dez/02


Assista um Workshop do Kiko e tire suas conclusões...

Digao
# dez/02


Tem um monte de gente q fala q o Kiko e mala mesmo... na video aula q eu tenho ele nao e simpatico nem arrogante.. fica na dele... Diferente do Faiska aquele cara e comedia...

Leandro
# dez/02


Voltando ao tema original do post, acho q há lugar tanto para virtuoses como para caras q têm muito feeling...
Por exemplo, B.B. King fazia músicas muito fáceis de se tocar, e fez muito sucesso... Malmsteen é um cara extremamente técnico, tb faz um sucesso do cara***...
Mas além desses itens, há outras coisas importantes, como a criatividade e a irreverência, por exemplo, Stevie Ray Vaughan e Jeff Beck.
O Vaughan é o guitarrista de quem eu mais gosto, pq na minha opinião ele era a fusão de tudo isso... Tinha velocidade, feeling, irreverência... Se quer saber do q estou falando procure assistir os vídeos de Leave My Girl Alone e a versão dele de Voodoo Chile ao vivo em Seattle.
O Steve Vai, na minha opinião, é outro exemplo... Basta conhecer For The Love Of GOd... é uma música completa, tem de tudo...
Bem, vou parar por aki pq acho q já escrevi muito...
Flw pro6 galera... e um conselho, parem de criticar e tentem pegar o q os caras têm de bom.

nukebass
# dez/02


Com certeza...
A criatividade é o pré-requisito para a inovação...
E a inovação é o que separa os excelentes músicos dos Deuses Imortais!!!

Leandro
# dez/02


Só pra citar outros guitarristas bons, não se eskeçam de Joe Satriani, Marty Friedman, Frank Zappa, Iommi, Slash, Kirk Hammet, Eric Johnson...
Pensem bem... esses aí são muito diferentes entre si, mas todos têm legiões de fans, são respeitados no mundo da música e são considerados bons por muita gente (muita gente mesmo).
E o baixista CLIFF BURTON... o cara revolucionou a música, ele tinha tudo... virtuosismo, feeling, técnicas novas... ouçam Anhestesia (pulling teeth)... só vem provar q o importante é a junção de tudo.
Flw.

n
# dez/02


com certeza absoluta o feeling!!!!!

Anônimo
# dez/02


Galera... vcs sao baixista .. ca entre nos pra q velocidade de mamstem no nosso intrumento?

nukebass
# dez/02


E porque não???

Anônimo
# dez/02


Burton era o mais rápido e era o melhor (claro q vai aparecer alguém dizendo q é o Flea, o Harris, ou qualquer outro, mas o negócio é q ninguém fez músicas tão lokas quanto ele).
E outra coisa, nem todo mundo aki é baixista, veja os comentários, tb estão falando sobre guitarristas... esse tópico possibilita falar não só de baixo, mas de qualquer outro instrumento.

nukebass
# dez/02


EU SÓ QUERIA SABER SE É CRIME TER RECURSOS TÉCNICOS PARA EXPRESSAR MÚSICA E FEELING EM UM INSTRUMENTO!!!
PORQUE QUE HOJE EM DIA É MODA DIZER QUE QUEM É VIRTUOSO NÃO TEM FEELING??? EU SIMPLESMENTE NÃO ENTENDO!!!
QUANDO ABRI ESTE TÓPICO "VIRTUOSISMO x FEELING" NA VERDADE EU QUERIA PROVAR QUE OS DOIS PRECISAM ANDAR JUNTOS!!! COLOQUEI-OS UM CONTRA O OUTRO SÓ PRA VER O QUE VCS DIRIAM... E NO FINAL VEJO QUE REALMENTE, EM PLENO SÉCULO 21, AINDA É FEITA ESSA SEPARAÇÃO... QUERIA MESMO QUE NÃO FOSSE ASSIM....

Leandro
Veterano
# dez/02
· votar


Ae nukebass, vc tá certo! Eu tb acho isso e vi, nesse tópico, q o pessoal anda separando assim mesmo. Tb não entendo... pra esses eu digo, ouçam caras como Steve Vai e Joe Satriani (sei q é um tópico de baixo, mas vale como exemplo). A melhor coisa é ouvir um virtuose com feeling. Não tem essa de qual é mais importante. Eu acho q todos os músicos procuram estar o mais próximo possível da perfeição, então tudo é importante. Um músico q não tenha um dos dois será incompleto (mas não q não possa ser bom mesmo assim, será apenas incompleto).

hnq
Veterano
# dez/02
· votar


nukebass ,leandro e digao sao os caras....falaram tudo e me esclareceram altos baratos =)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Virtuosismo x Feeling