Qual o melhor jeito de guarda o baixo pra longo prazo?

    Autor Mensagem
    Clinton_Jacks
    Veterano
    # nov/06


    Bom... vo da um tempo a musica, vo encosta o baixo e queria saber qual a melhor maneira de guarda ele pra q ñ de problema em nd... ele ta dentro do case afinado + com cordas velhas... ñ sei c as cordas velhas podem danifica os trastes... é isso.. []'s

    Soulface
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Clinton_Jacks
    Encostar por qnto tempo mais ou menos?
    Bom, o problema com as cordas velhas é q se estiverem enferrujadas, podem passar a ferrugem para a ponte e trastes. Aí o prejuízo pode ser grande.
    Se vc optar por deixar ele sem cordas, tem q afrouxar o tensor para q ele nõa forçe o braço desnecessariamente.
    O ideal é q mesmo q vc não vá usá-lo mais com tanta frequencia, pegue ele de vez em qndo. Dê uma limpada, toque um pouquinho... É até bom pra desestressar do dia a dia.
    Mas se mesmo assim, vc disser q não vai mais usar ele mesmo, eu te passo o meu endereço e vc manda pra mim. Prometo q cuido dele direitinho! hauehuaheuhaeuhaea

    dani_low
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    tem 2 na fila hehehe

    Stackinho_bass
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Ótima resposta Soulface!

    leomezz
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Clinton_Jacks

    Guarde-o de forma que o braço fique resguardado de qualquer pressão. Por exemplo, coloque o baixo pendurado pelo headstock, como nas lojas. Ou ainda, deitado sobre uma superfície macia com os caps virados para baixo. (em cima de um colchão, por exemplo) ou no suporte para instrumentos usado em shows, ensaios, etc. Se for guardá-lo no case, bag ou capa, deixe-o em pé rente à parede. Nunca apóie-o inclinado, pois o ângulo criado entre a parede e o braço produz tensão e pode empená-lo. Com relação às partes metálicas você pode revesti-las com filme plástico (aqueles plásticos de cozinha para embalar alimentos). Faça isso no braço, para proteger os trastes, nos capatadores, caso sejam de polos expostos, ponte, tarrachas, knobs, etc. Não deixe de tomar esses cuidados, principalmente se a sua região for de clima úmido ou litoral.
    Abç.

    Abner E.D.
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    leomezz

    Já ouvi dizer que pendurar pelo headstock faz mal para o instrumento.

    Mas sempre achei que fosse mais uma "lenda", afinal até as grandes marcas produzem esse tipo de suporte.

    leomezz
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Abner E.D.

    É uma lenda mecadológica.

    daniel_japeta
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Clinton_Jacks

    A dica do leomezz é boa.
    Passe o filme no braço, sobre a escala e por baixo das cordas, de modo que as cordas não fiquem em contato direto com os trastes, assim evita da ferrugem passar das cordas pros trastes.
    Deixa afinado e dentro do case. E coloca o case em algum lugar da casa que seja mais fresco, que não pega luz do sol, que não tenha umidade, e que seja menos suscetível a mudança de temperatura. Por exemplo, não deixe num quarto só de telha, sem forro, ou um quarto de laje de concreto sem telhado, por que são lugares que normalmente viram um forno em dias quentes e geladeira em dias frios.
    Mas acho que o case funciona como um isolante térmico, então talvez não seja tão crítico assim.

    Já que as cordas já são meio velhas, talvez o ideal seja tirar as cordas e dar uma polida nos trastes e por as cordas de volta, assim evita da qualquer ferrugem que já tiver nos traste de se alastrar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual o melhor jeito de guarda o baixo pra longo prazo?