primeira dúvida do meu baixo luthier: qual espaçamento de cordas (6)?

    Autor Mensagem
    WormKrash
    Veterano
    # set/06


    Acho que finalmente encontrei um luthier no Rio Grande do Sul com um trabalho de ótima qualidade e um preço muito bom. Pretendo visitá-lo ainda esta semana, mas estou com uma dúvida me mordendo, que é essa questão do pitch, o espaçamento entre as cordas.

    eu tenho mãos e dedos realmente grandes e vou fazer um instrumento de 6 cordas. já tive instrumentos de 4 cordas de 19mm, me adaptei sem problemas, já tive de 5 cordas 17mm, que pra mim parece um baixo de brinquedo, fico muito preso nele, e já tive instrumentos de 19mm de 6 cordas (uma tora). O de 6 era realmente exagerado, mas parecia parfeito pra mim, e queria a opinião de vocês sobre isso. Cogito 18mm ou 19mm, e gostaria de ouvir opiniões, lembrando que primo muito pelo tapping (o que pode favorecer) e pelo pizzicato mais progressivo, o que pode prejudicar.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/06
    · votar


    WormKrash
    Utilize o padrão do Yamaha TRB-6 (veja no site dessa marca).
    Abç

    WormKrash
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    o site da Yamaha é completamente bugado, mas só de olho já digo que é de 18mm, e estou me convencendo que é o melhor "conforto X tocabilidade". mais opiniões?

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Se não me engano o espaçamento entre as cordas do Yamaha TRB-6 é de 19mm, e na minha opinião,é o espaçamento ideal para um baixo de 6 cordas,pq ele permite a execução de várias tecnicas sem desconfortos,principalmente slap e tapping,já o pizzicato sai um pouco prejudicado em frases rápidas com saltos de cordas sweeps e arpegios,mas nada q um pouco de prática e costume não resolva.

    WormKrash
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Rafael do Baixo

    The Yamaha TRB series has 19mm spacing IIRC...

    realmente, me enganei.

    aí está o ponto interessante, os arpeggios no meu de 5 com 17mm eram realmente muito mais simples de serem executados, percebi isso agora que estou tendo que tocar com ele seguido, mas o tapping com 19mm é muito mais confortável. que dilema...

    HadeziN
    Veterano
    # set/06
    · votar


    eh froyd
    pra slap vai ficar complicado 18
    mas pra tap deve ficar perfeito...arpejos tb
    parece q vc vai ter q decidir pela tecnica q vc vai usar mais...
    mas vc tb pode se acostumar com slaps c/ 18mm
    só treinar
    aheuahuaehaueh

    XaMBs
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Velho... 19 mm n é normal n???
    meu baixo tem 18 e axo ele normal (minha mao é meiu pekena)

    WormKrash
    Veterano
    # set/06
    · votar


    XaMBs

    de 6 cordas? é meio raro, 19mm é para instrumentos de 4 em geral.

    HadeziN

    o mais interssante é que não me lembro de já ter tocado em algum baixo com 18mm pra fazer o tira teima.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a primeira dúvida do meu baixo luthier: qual espaçamento de cordas (6)?